JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 20 de abril de 2012

POR QUE EU PARTICIPO DO SOS BOMBEIROS? - VALDELEI DUARTE.

Diário Oficial de hoje: 18/04/2012
Secretaria de Estado de Defesa Civil
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO
ATOS DO COMANDANTE-GERAL
DE 17.04.2012
EXCLUI, ex officio, do serviço ativo deste Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a contar de 12 de março de 2012, face o que consta na Nota CI/JD 218/12, publicada no Boletim da SEDEC/CBMERJ nº 049, de 12.03.2012, o Subtenente BM Q10/81 VALDELEI DUARTE, RG CBMERJ nº 06.933, de acordo com o que preceitua o art. 123, inciso III, e art. 124, ambos da Lei Estadual nº 880,de 25.07.1985 (EBMERJ), § 2º do art. 31, do Decreto nº 3.767, de 04.12.1980 (RDCBMERJ), e inciso IV, letra “a”, do art. 13 do Decreto nº 2.155, de 13.10.1978, e o que consta no Processo nº E-27/0030/11161/2012. 
Bom tarde à todos, como podem ver na nota acima fui excluído do CBMERJ, junto com mais 13 BOMBEIROS, e quero deixar bem claro que não  estou arrependindo em nada do que fiz, quem me conhece e acompanha a minha trajetória de luta sabe que eu jamais ficaria de fora deste processo. Desde de 1989 já começava a me manifestar contra algumas situações erradas que comecei a observar no GMar, já desta data em diante os nossos serviços começavam a ficar estagnados, não se investiam mais em material humano e muito menos no operacional, e já começava a faltar quase tudo, não tínhamos mais se quer nadadeiras suficientes para efetuar os nossos socorros, a alimentação era pessimamente servida e precária, além de chegar muito tarde aos postos, e até hoje ainda existem reclamações quanto a este item que deve ser tratado com uma atenção especial. Em 1990 quando houve o concurso a coisa foi de mal a pior, jamais poderiam realizar o concurso daquela forma, 500 ALUNOS de uma única vez, ainda não tínhamos INTRUTORES  e MONITORES preparados para aquele números de ALUNOS, já aconteciam fraudes, peixadas, indicação (QI) e outras coisas a mais, fato é que " DOIS ALUNOS MORRERAM AFOGADOS ". Uma verdadeira vergonha e demonstração de incompetência, o número de INSTRUTORES era ínfimo, e eu já enxergava que poderia acontecer uma tragédia, e infelizmente foi ela foi consumada. Sempre alertava aos meus antigos ALUNOS DO CURSO DE APOIO que eu criei juntamente com o falecido SGT.BM PASSOS em 1989, eu na Barra de Guaratiba e ele na Barra da Tijuca, para que todos ficassem de olho nos demais ALUNOS, e tomassem conta dos outros ALUNOS, porque eles foram para aquele CSMar já com algumas experiências no SERVIÇO DE SALVAMENTO, é porque eles já como APOIO trabalharam voluntariamente conosco no verão anterior ao curso como GUARDA-VIDAS. E depois de 1990 somente houve outro concurso em 1997, outro erro gravíssimo ao SERVIÇO DE SALVAMENTO MARÍTIMO, fato este que o CMS (corpo marítimo de salvamento) da POLÍCIA CIVIL, entrou em extinção também por este erro de administração. 
Depois houve concursos em 1998,1999, 2000, 2001 e 2002, e não diferente os GUARDA-VIDAS se formavam e os seus destinos eram os mais adversos e não eram inerentes aos SERVIÇOS DE SALVAMENTO NO MAR, trazendo com isso a precariedade também ao serviço. Depois desses cursos somente em 2008 houve outro concurso, com várias denúncias também e de todas as formas, como não podia provar somente acompanhei o final deste CSMar, que foi o mais longo de todos, a última turma destes que eram 300, se formaram após 13 meses de curso. Também nos meados de 1990, instituíram a primeira gratificação que viria a dividir e desmotivar todo CBMERJ, as famosas " PECÚNIAS". Era a Lei da farinha pouca, meu pirão primeiro, não diferente como acontece agora neste Governo, com as famosas e tão sonhadas BRAVURAS e as gratificações. Meus companheiros estamos passando por uma das piores fases no CBMERJ, falo isso com propriedade, passei 31anos (trinta e um) aqui no CBMERJ, se pudesse contar tudo o que vi e vivi no CBMERJ, muitos de vocês não acreditariam ou iriam se indignar, mais quem sabe um dia eu venha narrar tudo isso em forma de livro ou autobiografia. Companheiros o ano de 2011 foi um ano que já entrou para história, em março de deste ano um grupo de GUARDA-VIDAS, e quero destacar que os da nova geração, começaram também a observar que o GMAr começava a declinar de uma forma ameaçadora ao serviço de salvamento, fato este que eles resolveram se reunirem e discutirem este assunto, e os primeiros eram somente 06(seis) GUARDA-VIDAS, e vou preservar os seus nomes para protegê-los das covardias que todos estão vendo acontecer, e estes sabendo da minha trajetórias no GMAr me convidaram a participar, e já em março realizamos as primeiras reuniões, logo em seguida um deles lançou o Blog SOS GUARDAVIDAS, que depois se tornou SOS BOMBEIROS, e no dia 17 de abril realizamos o primeiro ato na ZONA SUL, e começamos a denúnciar as nossas mazelas, inclusive apresentando a população os nossos contra cheques, e a grande maioria ficavam surpresos quando viam o valor tão baixo que recebemos pelo nobre serviço que realizamos, não quero dizer com isso que uma vida tem preço, e muito menos e da mesma forma, a nossa também não tem preço, mais o que o Governo nos paga, é irrisório para não dizer humilhante, porque os nossos serviços são valorosos e muito honrado, prova disso é demonstração de carinho e confiança que toda a população tem por nós BOMBEIROS. 
Quero que todos saibam que nós os 14 BOMBEIROS excluídos até o momento, digo isso porque infelizmente tem mais dois companheiros que ainda serão julgados pelo tribunal de justiça, estamos UNIDOS e não desistiremos de lutar e continuar lutando para que todos do CBMERJ alcance a valorização merecida, OFICIAIS E PRAÇAS, ATIVOS, INATIVOS, REFORMADOS E AS PENSIONISTAS, mais para que isso aconteça precisamos estar unidos, e continuar a respeitar os nossos superiores e chefes, mais não deixar de cobrar deles o mesmo, porque essa atitude tem que ser recíproca, para que todos nós avance cada vez mais nessa valorização e que chegue de igual para todos. Agora me dirijo aos companheiros de TODO O CBMERJ, principalmente os que acreditam na nossa luta e na nossa causa, é fato que estamos excluídos do CBMERJ, alguns de nós já estão sofrendo com este processo, e com toda a certeza nenhum de nós queria este final, mais como disse antes, é um processo, e hoje vejo isso como um escolhido de Deus para essa causa, estamos em oração e peçam também que orem por todos nós, como no significado real " ORAÇÃO " (orar e agir), e é o que todos nós devemos fazer, tenham fé e acreditem, nós vamos conquistar o que almejamos, e a vitória virá com toda certeza. 
Estamos também na fase final da fundação da nossa ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO, é importante neste momento que " TODOS " se filiem a essa ASSOCIAÇÃO, será através dela que ficaremos mais forte e unidos, não para confronto com ninguém, mais para todos os tipos de adversidades que possa a nos acontecer, e de imediato essa exclusão que veio acontecer conosco, se um grande números de BOMBEIROS, OFICIAIS E PRAÇAS, ATIVOS, INATIVOS, REFORMADOS E AS PENSIONISTAS se associarem a nova ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS RJ. Essa já seria uma grande demonstração de união e ajuda para com nós os EXCLUÍDOS, porque será através da ASSOCIAÇÃO que receberemos suporte financeiro até reveter toda a situação e processo que estamos passando. 
Valdelei Duarte. 
Juntos Somos Fortes!

8 comentários:

  1. Parabens sub.valdelei temos orgulho do semhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUB ACREDITAMOS EM VC PRECISAMOS DE SUA AJUDA MINHA REINTEGRAÇAO EM REGIME MILITAR SOS POR FAVOR MIHA FAMILIA PEDE AJUDA SOCORRO RESPONDI UM IPM FUI A CORREGEDORIA UNIFICADA , DEGAL ASSEJUR SESDEC COMANDO GERAL

      Excluir
    2. ESTOU COM VARIOS DOCUMENTO QUE PROVA A FRAUDE QUERO AJUDA TEL 021-71872251

      Excluir
    3. Senhores olhem a gravidade que o anônimo esta pstanto, o Ministério Público ou alguma altoridade tem que invetigar esta denuncia.

      Excluir
  2. Valdelei Duarte.....meu herói!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo e irmão Valdelei, já postei no SOS BOMBEIROS o quanto eu amo voces, como disse o anonimo acima voces são verdadeiramente nossos herois, olho para essa situação e consigo ver José no calabouço, Daniel na cova dos leões, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha de fogo ardente, e nós sabemos o final de cada um deles e de seus algozes. Sabe amigo temos uma marca que nos garante a ser vitorioso em todas as lutas, porque o sangue de JESUS nos garante a vitória. Disse isso uma vez e voce me ouviu, ( O CHORO PODE DURAR UMA NOITE MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ SL 30,5) Abraço e um beijo no coração do amigo Pr. Anibal.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sub ten Valdelei, se todos os Bombeiros tivessem a mesma garra que o sr tem o Corpo de Bombeiros já não seria o mesmo, e na verdade não é, mas todas as conquistas que almejamos sem dúvida já teriam sido alcançadas.
    já me associei ao SOS e só estou aguardando que esteja tudo regularizado.

    ResponderExcluir
  5. sub ten valdelei todos os bombeiros que ficaram de fora no ano de 2002 agora e a hora da verdade pode acreditar nosso reintegraçao em regime militar obrigado adilson andre m de sa

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.