JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 28 de dezembro de 2013

A BOMBA! "O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA"

Prezados leitores, tudo indica que conseguimos identificar um grave problema ocorrido na cobertura jornalística do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013, tendo em vista que passados alguns dias e centenas de comentários, ninguém apresentou até o presente momento uma justifica plausível  para o seguinte fato:



Alguns órgãos da imprensa, inclusive as Organizações Globo, noticiaram que o jogador André Santos não poderia jogar contra o Cruzeiro, isso nos dias 6 e 7 de dezembro de 2013, por estar suspenso. André Santos jogou e nenhum órgão da imprensa esportiva, nem os que noticiaram o seu impedimento em participar, noticiaram ele jogou IRREGULARMENTE e, muito menos, que com isso o FLAMENGO ESTARIA PRESTES A PERDER 4 (quatro) PONTOS E INGRESSAR NA LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO.

Nós republicamos essa síntese em face da dificuldade que muitos estão enfrentando para entender algo tão simples: o silêncio da imprensa sobre algo importantíssimo, pois dizia respeito ao Flamengo, ao Fluminense, ao Vasco da Gama, ao Criciúma, ao Coritiba, ao Internacional e à Portuguesa, equipes que matematicamente ainda poderiam ser rebaixadas conforme a tabela a seguir:


Aproveitamos o momento para informar que não mais discutiremos no blog ou nas redes sociais fatos que não guardem relação direta com os FATOS que sintetizamos.
Por favor, quem não conseguir entender, ocupe seu tempo com outros interlocutores.
Também não cabe mais discutir se o jogador estava ou não irregular, pois isso foi materializado em dois julgamentos:
- Turma STJD - Flamengo perdeu de 5 x 0. 
- Pleno so STJD - Flamengo perdeu de 8 x 0.
Obviamente, não merece prosperar que órgãos da imprensa esportiva tenham ESQUECIDO de noticiar, algo que por dever de ofício, como provaremos a seguir,  deveriam fazer logo após o jogo do Flamengo no sábado e antes dos jogos de domingo, considerando que a classificação sofreu uma grande modificação, diante da possibilidade (que virou realidade) do Flamengo ser punido.
Nada justifica o silêncio da imprensa, pelo menos no sentido de informar que André Santos jogou irregularmente e que o Flamengo poderia perder 4 (quatro) pontos.
Eis a projeção da tabela:


Como explicamos no vídeo o Flamengo tinha no domingo o percentual de 40% de ser rebaixado.
OS FATOS, ESSES CHATOS!
No momento que alguém da imprensa der uma explicação sobre a omissão (culposa ou dolosa), quem sabe nós aceitemos a argumentação, mudando de opinião, mas até o presente momento nenhuma palavra foi dita ou escrita, que tenha sido ouvida ou lida por nós.
Portanto, prezados torcedores do Flamengo, a nossa tese é baseada nisso, não estamos levando em consideração nenhuma teoria conspiratória, só FATOS.
Diante do exposto, temos:
- Fato: Omissão de informação de interesse público e de extrema relevância para o Brasileiro 2013.
- Autor: parte da imprensa esportiva.
- Beneficiado: Flamengo (só o Flamengo ganhou com o silêncio).
- Prejudicado: Portuguesa. 
- Prejuízo financeiro: incalculável, nesse primeiro momento.
Não duvidaremos da inteligência mediana, perdendo o nosso e o tempo dos leitores, para demonstrarmos os efeitos que a divulgação do caso do Flamengo teria nos outros clubes que lutavam contra o rebaixamento. Pois, certamente, esses clubes se cercariam de todos os cuidados para não repetirem o erro do Flamengo.
Nesse ponto, temos que destacar, que se a Portuguesa buscasse melhores informações sobre o julgamento do Héverton, não escalaria o jogador diante de qualquer dúvida, o que significaria o rebaixamento do Flamengo.
A nossa linha é diametralmente oposta à teoria conspiratória que circulou de que alguém da Portuguesa teria colocado Héverton para salvar o Flamengo, recebendo por isso.
Também não perderemos mais tempo para explicar que a entrada de Héverton salvou o Flamengo (após o cometimento do erro) e não o Fluminense como tentaram de todas as formas divulgar, sabe-se lá por quais motivos, talvez inconfessáveis.
É importante abrir uma lacuna para PEDIR AJUDA aos nossos leitores, pois estamos buscando o melhor caminho para apresentar os fatos ao fiscal da lei, o Ministério Público. Quem tiver uma ideia, por favor, encaminhe na forma de comentário ou para o email: 
pauloricardopaul@gmail.com
O nosso êxito caminha junto com o fato de que quanto mais alternativas forem elencadas, maiores chances teremos de encontrar o melhor caminho.
Por enquanto, citaremos trechos do "Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros"

"Capítulo I - Do direito à informação 
Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do CIDADÃO à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação
Art. 2º Como o acesso à informação de RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO É UM DIREITO FUNDAMENTAL, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: 
I - A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO PRECISA E CORRETA É DEVER DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores. 
II - A PRODUÇÃO E A DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO DEVEM SE PAUTAR PELA VERACIDADE DOS FATOS E TER POR FINALIDADE O INTERESSE PÚBLICO
III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão; 
IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, é uma obrigação social. 
V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante. 
Capítulo II - Da conduta profissional do jornalista
Art. 3º O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao presente Código de Ética.
Art. 4º O COMPROMISSO FUNDAMENTAL DO JORNALISTA É COM A VERDADE NO RELATO DOS FATOS, RAZÃO PELA QUAL ELE DEVE PAUTAR SEU TRABALHO PELA PRECISA APURAÇÃO E PELA SUA CORRETA DIVULGAÇÃO. 
(...) 
 Art. 6º É dever do jornalista:
I - opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos;
II - DIVULGAR OS FATOS E AS INFORMAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO;
(...)
VII - COMBATER E DENUNCIAR TODAS AS FORMAS DE CORRUPÇÃO, EM ESPECIAL QUANDO EXERCIDAS COM O OBJETIVO DE CONTROLAR A INFORMAÇÃO;
(...)
X - DEFENDER OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS, BASE DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO; 
(...)
XIII - denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e, quando for o caso, à comissão de ética competente; 
(...)
Art. 7º O jornalista não pode: 
(...)
II - submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação; 
(...)
IX - valer-se da condição de jornalista para obter vantagens pessoais. 
Capítulo III - Da responsabilidade profissional do jornalista 
Art. 8º O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, caso em que a responsabilidade pela alteração será de seu autor. 
Art 9º A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística. 
Art. 10. A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade. 
Art. 11. O jornalista não pode divulgar informações: 
I - visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica; 
(...) 
Art. 12. O jornalista deve: 
(...)
VI - PROMOVER A RETIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES QUE SE REVELEM FALSAS OU INEXATAS e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável; 
(...) 
Vitória, 04 de agosto de 2007. 
Federação Nacional dos Jornalistas (Link).

Salvo melhor juízo, as violações ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são indiscutíveis.
Ficamos no aguardo de suas sugestões, caros leitores.
No início do ano estaremos viajando para São Paulo, onde tentaremos obter novos subsídios, nesse caso com relação às "teorias conspiratórias" e buscaremos um encontro com a direção da Portuguesa.

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. Tem meu apoio, vou acompanhar todos os dias pelo twitter toda essa empreitada.
    parabens e boa sorte, coronel Paul otimo trabalho, e serviço que esta prestando ao seus pais e ao futebol. Obrigado por saber que eh um carioca honrado e tem compromisso com a verdade, fico feliz de saber que temos um coronel da policia assim como voce.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cel. Paúl,
    é de gente como o senhor que precisamos para melhorar nosso país. O desafio é enorme, mas não devemos desistir nunca, estamos juntos nessa.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Se o sr com poucos recursos de informação chega a essas óbvias conclusões, o que dizer do MPSP? Se feita com seriedade essa investigação promete !

    ResponderExcluir
  4. Se fizemos uma simples conta estatística, veremos que a chance de a Portuguesa ter escalado um jogador irregular por erro, logo após o Flamengo ter feito o mesmo no dia anterior é baixíssima (probabilidade condicional). Deve sim ser investigadas ligações telefônicas e até as contas bancárias dos envolvidos nos dois lados.

    ResponderExcluir
  5. Olha os comentarios DO DIA DO JOGO DO FLAMENGO, nessa materia no lancenet: http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html

    ResponderExcluir
  6. Basta querer e ser imparcial, coisa que no Brasil, infelizmente quando está envolvido poderosos é difícil de acontecer. Mas estamos torcendo para que haja justiça e que ela venha a tona. Parabéns pela luta e busca da verdade, Coronel Paul!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.