JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A IMPRENSA CONTRA A PAREDE - "O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA"



A imprensa livre é imprescindível para o estabelecimento do estado democrático de direito. Ela tem o dever de conhecer, investigar, analisar, concluir e publicar os fatos de interesse público. Isso não só para o cumprimento do seu dever ético, mas sobretudo para que cumpra o seu compromisso social de formar a opinião pública baseada em verdades, caso contrário,  a imprensa deixa de ser um bem para a população e passa a ser uma forma de manipular a opinião pública, algo criminoso. Um crime contra o povo, contra a pátria e contra a democracia.
Infelizmente, paralelamente a tais verdades inquestionáveis, a imprensa é uma atividade comercial, situação que sempre a coloca contra a parede quanto tem que publicar algo contra governos que são anunciantes e contra as maiorias, pois perder anunciantes e leitores é algo impensável para a atividade comercial da imprensa.
Por outro lado, contra alguns ela é impiedosa.
Os Policiais Militares são algumas de suas vítimas preferenciais quando querem escandalizar.




Cito o exemplo recente de dois PMs que foram presos acusados de terem roubado uma senhora em uma UPP. Isso é uma demonstração clara da falência da segurança pública no Rio de Janeiro. 
A matéria diz que confessaram o crime, portanto, não podemos escrever nada para defendê-los, mas a narrativa que as Organizações Globo colocaram em um vídeo que teria sido feito por um morador é inverídica. 
A comprovação está no artigo que escrevemos e nas imagens amadoras que produzimos e que ilustram esse artigo (Acessem o artigo, assistam a reportagem e vejam as fotos - Link).
Pois é ...
Nós, o blog e os colaboradores, cada vez em número maior, colocamos a imprensa contra a parede.
Provamos que órgãos da imprensa esportiva, inclusive as poderosas Organizações Globo, noticiaram nos dias 6 e 7 de dezembro de 2013, que André Santos não poderia jogar, ele jogou contra o Cruzeiro, isso colocou o Flamengo em risco de rebaixamento (40%) e ninguém noticiou isso entre o final do jogo do Flamengo e o início da rodada de domingo. Isso foi gravíssimo. O Flamengo foi claramente beneficiado e a Portuguesa prejudicada.
Nós achamos "batom na cueca", desculpem o emprego do dito popular.
É flagrante delito de uma omissão que favoreceu ao clube de maior torcida do Brasil e prejudicou a Portuguesa. Pior, além do silêncio, insistiram em tentar jogara culpa no Fluminense, transferindo responsabilidade. 
Não é essa a imprensa que queremos.
Todos silenciaram sobre isso e até a presente data ninguém comenta que isso ocorreu, embora as provas sejam fartas.
Como até hoje ninguém explicou porque a Portuguesa foi julgada antes do Flamengo no pleno. Se isso tivesse ocorrido, o Flamengo ficaria por horas rebaixado à 2a divisão. Porém , isso é de menor importância. O silêncio de sábado e domingo é que constitui algo muito grave, assim como, não denunciar isso até hoje.
Felizmente, tenho recebido comentários no blog, mensagens no twitter e emails que dão conta que está começando a crescer uma onda de questionamentos contra a imprensa em face desse silêncio.
São torcedores e, inclusive, jornalistas, que estão começando a apertar o cerco contra o silêncio da imprensa, forçando que a verdade seja pública e que a imprensa corte na própria carne.
É hora de todos e de todas pegarem essa onda, quem sabe não a transformamos em uma tsunami e esprememos a imprensa contra a parede, para que ela noticie os fatos que envolvem "O Flamengo e o rebaixamento da Portuguesa".
Como você pode fazer parte desse movimento pela ética e pela moralidade na imprensa?
É muito simples.
Use emails e as redes sociais para encaminhar para os órgãos de imprensa, para o Ministério Público (aceita denúncia anônima por email), para os órgãos de defesa do consumidor, para os clubes de futebol e outros destinatários que considerar convenientes, a seguinte pergunta (faça as alterações que considerar úteis, mas não se afaste do foco):

- Por que nos dias 6 e 7 de dezembro de 2013, as Organizações Globo e outros órgãos de imprensa, publicaram em seus sites, antes do jogo Flamengo e Cruzeiro, que o jogador André Santos estava suspenso e não poderia jogar. Ele jogou. Erro que fez com que o Flamengo ficasse exposto a perder 4 pontos (como perdeu), ingressando na prática na luta contra o rebaixamento (no domingo tinha 40% de chances de ser rebaixado) e nenhum órgão da imprensa noticiou tais fatos até o início da rodada de domingo, dia 8 de dezembro de 2013? Qual o motivo para o silêncio que perdura até hoje?

Faça isso, entre na corrente cívico-democrática.
Vamos ver até quando a imprensa aguentará a nossa pressão.
Se for preciso poderemos ir para as ruas de forma organizada, ordeira e pacífica para lutar por uma imprensa livre no Brasil, pois sem isso, não existe democracia.
Caso essa seja a primeira vez que está acessando o blog, procure os artigos e o vídeo explicativo da série "O Flamengo e o rebaixamento da Portuguesa" para ficar inteirado sobre as provas.

Juntos Somos Fortes!

7 comentários:

  1. cara que silêncio? atente-se aos fatos sem clubismo. A verdade é o que importa. O fluminense pode sim estar envolvido assim como dirigentes da lusa, CBF, STJD e até do flamengo. O importante aqui é apurar os fatos. Não vi vc publicando matéria sobre o encontro do sestário com o fred, do sestário com o paulo schmidt e ainda de uma foto com o sestário e uma mulher em Londres (mulher esta que está ao lado do fred, no encontro deste com o sestário), como fez o blog do Paulinho. Então, queremos a verdade e não ataques infundados a um único clube. Vamos nos ater aos fatos e não à teoria da conspiração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo anônimo, não existe qualquer clubismo. Aliás, o que a imprensa fez, manipulando a verdade, ao publicar que AS não podia jogar, ele jogar e a imprensa se calar, omitindo que depois do jogo o Fla tinha 40% de chance de ser rebaixado, ultrapassa em muito o futebol. Isso ofende o estado democrático de direito, que não coexiste com imprensa manipuladora. Eu acessei o blog do Paulinho. Eu publiquei o mesmo vídeo que o Paulinho publicou e comentei. O vídeo é do Extra na verdade. No tocante ao encontro de Fred com Sestário, por favor mande o link, não tenho tempo para vascular o blog do Paulinho. Li o artigo do Sestário em Londres e não vi nada demais. Ao que parece Paulinho se dedica às teorias, eu prefiro os fatos.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  2. Eu realmente acredito q haja algo, mas não mutreta de um time isolado!!! Esse julgamento em tempo recorde, num horário fora de propósito! ! Sestario informando errado na sexta à Portuguesa sobre a penalidade do jogador!!! Até aí tem cheiro de tricolor no meio!!! So q entra um situação improvável. O flamengo come bola!!! Escala o jogador e, de acordo com sua teoria, o fla ou a globo ou a cbf ou o stjd paga alguem da lusa para fazer o rapaz treinar no sábado, e depois concentrar no sabado e ainda jogar no domingo. Cara, com certeza nao ha so um culpado aí! !! Eu diria q o flu, fla, lusa, cbf e stjd estao todos enrolados. Se surgir algo, todos caem. O seu tricolor será o primeiro pois será mentor mediato.kkk antes q diga, sou cruzeirense... tri campeao brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. A acusação não é ao flamengo e sim à mídia.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, o debate é sobre a atuação da imprensa que é muito mais importante e não sobre a fraude (manipulação) do campeonato, isso tem que ficar claro, quanto eles (organizações globo) perderiam financeiramente se os acontecimentos não fossem alterados a tempo e quanto eles ganham com governantes mais corruptos que dirigentes esportivos, com certeza muito mais, por isso a conivência a décadas, seja com ditadores ou não.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, faz muitos anos que não acredito na imprensa, principalmente a GLOBO, pois tendo a força que tem e quisesse agir não sobraria um político corrupto. As novelas são suas principais armas, mas não utiliza de forma adequada. Uma hora é um jogador do Flamengo, outra é uma torcedora do Timão. Teve um dia que o Jornal Nacional dedicou um bloco inteiro à fase do Timão, que não vencia há 5 jogos. Isso é palhaçada! A nação corintiana não pode desanimar. Toda hora sai alguma coisa justificando a Copa União de 87, mas nunca vi nada a respeito do campeonato brasileiro de 96 ou 99. Deixa o Flu levar a culpa. Hoje conheço a história graças a internet. Nenhuma setor da imprensa se preocupa em contar os fatos dos rebaixamentos do Flu, exceto o PVC, uma vez na ESPN. Você pode até considerar o Flu culpado, respeito todas opiniões, mas quem o considera como ÚNICO CULPADO, é fruto de imprensa imparcial. Não adianta, nossa opinião é fruto de uma outra bem argumentada. A imprensa é formadora de opinião. E por isso deve se posicionar em cima de fatos, não de paixões, ódio ou desprezo.
    Acredito como você neste caso. Não isento nem mesmo o Fluminense, embora confesse que torço para que ele não esteja envolvido. Mas o único FATO REAL, hoje a ser apurado é a OMISSÃO da imprensa em não divulgar a escalação irregular do André Santos. Falem o que quiser. Isso foi omissão proposital com algum interesse. Uma FURO deste não poderia ser perdido. A última rodada seria muito mais emocionante, com o Flamengo correndo risco de rebaixamento, e certamente a Lusa não colocaria o Everton. Outra situação: A Lusa salvou O Flamengo ou o Fluminense? Por que todos insistem que foi o Flu? Por que ninguém fala que o REGULAMENTO rebaixou o Flu (no critério de desempate), regulamento que foi respeitado sem qualquer tentativa de "virada de mesa". Agora o REGULAMENTO é cumprido mais uma vez e se fala em "virada de mesa". Como acreditar numa IMPRENSA como esta? Espero que a campanha do Paúl vá adiante sim! Sem demagogia clubística, e sim pelo nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito. É inadmissível um país continental como o nosso ser manipulado por uma única emissora. Não há regularização da imprensa. O povo é manipulado ao bel prazer dos interesses dessa emissora em todos os níveis tanto no meio esportivo como no político. Vamos investigar. "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.