JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

BRASILEIRÃO 2013: O FLAMENGO E O JORNAL LANCE, NOVAS COINCIDÊNCIAS

LANCE!NET

Prezados leitores, quem acompanhou a nossa série de artigos "O Flamengo e o rebaixamento da Portuguesa" sabe que foi no site LANCE!NET que descobrimos a primeira publicação na imprensa dando conta que André Santos não poderia jogar por estar suspenso, como sabem também que a matéria foi replicada nos sites dos jornais O Globo e Extra.
Não é novidade para vocês que a matéria foi publicada no dia 6 de dezembro de 2013, às 19:39 horas. Rio de Janeiro - RJ, com o título "Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão" (Leiam).
Todos sabem que André Santos jogou e que nem o Lance, nem O Globo e nem o Extra divulgaram que o Flamengo perderia 4 pontos e passaria a lutar contra o rebaixamento com 40% de chances de cair, isso nos dias 7 e 8 de dezembro (antes dos jogos de domingo).
Três sites, nenhum lembou.
Todavia, isso não passa de esquecimento.
Nenhuma novidade, como não é novidade para os que acompanharam a série que ela já ia de vento em popa, quando soubemos através do twitter que @JuniorVanucci teria gravado uma conversa com o jogador Héverton, onde o jogador da Portuguesa teria confessado que sabia que estava suspenso e que teria jogado por ordem do presidente da Lusa, ou seja, não baseamos nossas investigações iniciais no citado e famoso vídeo que nunca aparece. 
Feita essa retrospectiva, vamos tratar de fatos novos.
Leitores, qual foi o primeiro (ou um dos primeiros) a anunciar que a escalação de Héverton, o qual estava suspendo como André Santos, faria a Portuguesa perder pontos e ser rebaixada?
Exatamente, o Lance, isso no seu site LANCE!NET, com o título:
"Irregularidade da Lusa pode salvar Flu do rebaixamento (Leiam)".
Publicada no dia 10 de dezembro de 2013, às 22:07 do Rio de Janeiro - RJ.
Os nossos leitores que são atentos aos detalhes perceberam que as duas matérias saíram da redação do Rio de Janeiro.
Os fatos, esses chatos, como escreveu o jornalista Gustavo Poli, sempre gostamos de lembrar dessas palavras sábias.
A redação do Rio de Janeiro publicou que André Santos não podia jogar no dia 6 de dezembro, ele jogou no dia 7 de dezembro, mas nada foi escrito sobre o Flamengo perder pontos e correr o risco de ser rebaixado.
Héverton jogou no dia 8 de dezembro e no dia 10 de dezembro, a redação do Rio de Janeiro, já informava que a Portuguesa poderia salvar o Fluminense.
Por favor, leiam a matéria até o final... Nada sobre o Flamengo.
Diante desses fatos, como explicar que a redação do LANCE!NET no Rio de Janeiro, a qual publicou que André Santos não podia jogar, não sabia que o Flamengo iria perder quatro pontos e lutar contra o rebaixamento?
Em relação ao Flamengo. não sabiam, mas sabiam com relação à Portuguesa.
E, mesmo após noticiar sobre a Portuguesa, não noticiaram também sobre o Flamengo.
Será que isso é mais uma coincidência?
Mais um esquecimento?
Ou o ovo tem pelo?
Não, ovos não tem pelos...
Nós não conhecemos o jornal Lance, entramos no google e encontramos que o seu presidente é o senhor Walter de Mattos Júnior, um empreendedor da área do jornalismo, embora não seja jornalista.
Avançamos na pesquisa e achamos o site "Jornalista&Cia on line", o qual publicou uma grande matéria sobre o senhor Walter de Matos Júnior.
Por favor, leiam esse trecho inicial:

"Protagonistas da imprensa brasileira 
A opinião e o pensamento de quem decide 
São Paulo, Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014
Walter de Mattos Júnior
Lance: a aposta na mídia esportiva e no jornalismo
Aos 44 anos, Walter de Mattos Júnior, quase uma década depois de ter criado o diário esportivo Lance, comemora o primeiro ano de efetivo lucro do empreendimento. Mais do que isso, o primeiro ano em que pôde, finalmente, distribuir dividendos aos acionistas. Em 2005, a Areté Editorial, empresa que edita o Lance, contabilizou um crescimento superior a 34% na circulação do diário impresso (o que deu ao jornal o primeiro lugar de crescimento em toda a mídia impressa, no País) e outros 38% na audiência do Lancenet, a versão web do diário.
O ano de 2005 foi tão bom que ele decidiu reservar uma parte do faturamento de R$ 70 milhões para distribuir aos funcionários, dentro do Programa de Participação nos Resultados. E quem ganhou menos teve direito a 70% do salário de março, mas houve casos de ganhos de até 150% do salário.
Jovem para os padrões de nossos donos de jornais, e cético em relação à sobrevivência de empresas familiares nessa área, ele, paradoxalmente, vai gradativamente inscrevendo o sobrenome Mattos no seleto clube dos "barões da mídia", ancorado primeiro pela gestão que realizou à frente de O Dia, a convite de Ary de Carvalho, então seu sogro, entre os anos de 1989 e 1996, e depois pelo Lance, veículo que criou em outubro de 1997 e que é hoje um dos mais importantes empreendimentos da mídia brasileira. Mas se esse é o tema, ele desconversa, dizendo não ver mérito em se tornar um “barão”, até porque, no seu entendimento, essa é também uma forma depreciativa de se referir a essas personalidades.
Flamenguista histórico, freqüentador do clube, contabiliza entre seus desafetos figuras como Eurico Miranda e Ricardo Teixeira, inimizades que, ademais, não chegam a empanar a biografia de nenhuma pessoa. Muito pelo contrário (Leiam mais)".




Ele é Flamenguista histórico e frequentador do clube.
Isso nada significa, afinal, quase todo mundo é Flamengo no Brasil.
Isso é uma mera coincidência, não tem qualquer relação com o fato do LANCE!NET não ter divulgado que o Flamengo perderia quatro pontos e que entrava na luta contra o rebaixamento no domingo e com 40% de chance de ser rebaixado, isso nos dias 7 e 8 de dezembro (antes dos jogos).
Aliás, já nos tempos de Márcio Braga, um dos idealizadores da famosa "Frente Ampla pelo Flamengo", o senhor Walter de Mattos Júnior já frequentava o Flamengo, pois foi citado (ou um homônimo) por Márcio, quando passava a presidência, no rol dos companheiros com compromisso com a Causa Rubro-Negra (Leiam).
Obviamente, tudo isso são meras coincidências.
Nada tem relação com nada.
Tudo é fruto de um esquecimento aqui, uma lembrança ali.
Aliás, o Brasileirão 2013 será lembrado como o campeonato das coincidências.

#naoabafa

Juntos Somos Fortes

15 comentários:

  1. Dentro da entrevista com o Sr Walter de Mattos Junior, destaco o seguinte trecho
    "Protagonistas – E como é sua relação com o Flamengo?
    WMJ – Tenho uma ligação histórica com o clube, meu pai foi um dos diretores daquela fase de renovação, no fim dos anos 70. Meus filhos são todos sócios do clube."

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que diz que não existe flapress...

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v =jdFFkcLpQW8


    nega , diz que AVISOU O VALDIR


    VALDIR SUMIU


    JUNTOS SOMOS FORTES


    DEUS NOS ILUMINE SEMPRE

    ResponderExcluir
  4. O GLOBO , GLOBOESPORTE.COM , PORTAL TERRA , EXTRA , LANCENET


    5 SITES

    SERIA BOM VER SE SAIU NOS IMPRESSOS

    ABRAÇO CORONEL PAÚL


    JUNTOS SOMOS FORTES


    DEUS NOS ILUMINE

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=020SpizZbN8

    ResponderExcluir
  6. Quando vc agirá efetivamente?

    ResponderExcluir
  7. Coronel... Nós tricolores com certeza estamos juntos com o Senhor, e todo esse trabalho maravilhoso que está sendo apresentado, será sempre repassado por nós... Eu mesmo estou enviando o Link do seu blog para todos os meus amigos, para que eles os repassem... Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Mas nesse caso o Lance publicou com base na auditoria realizada pela CBF após a rodada.

    ResponderExcluir
  9. É a maior prova da existência da FLAPRESS.

    ResponderExcluir
  10. Torcida do Fluminense =Desembargadores e advogados
    Torcida do Flamengo = Jornalistas e blogueiros
    Parece um FLA x FLU (Jornalismo tendencioso x Justiça Desportiva)

    ResponderExcluir
  11. UHAUHAUHAUHA BOA CORONEL.......... CORONEL VERGONHA..... PERGUNTA PRO POLI... POR QUE ELE SE CALOU........ DURANTE O DIA 8.........

    CORONEL ALGO ESTRANHO TAMBEM. E QUE O ANDRE SANTOS FOI NOTICIADO POR IMPRENSA E TUDO. O HEVERTON FICOU SUMIDO............. NAO VI SITE ALGUM FALAR QUE HERVERTON TAVA SUSPENSO......... PROCURE CORONEL....... OU SEJA......... ESCONDERAM A SUSPENSAO DO HEVERTON PRA USAR NA HORA CERTA CORONEL.................. VERGONHA........ ESSE POLI DO GLOBOESPORTE SABE NADA........ CORONEL TEM COMO DENUNCIAR A IMPRENSA TAMBEM? ISSO NAO SERIA CRIME?

    ResponderExcluir
  12. WMJ não segue a Lei de Gerson, segue a Lei de Ricupero que diz
    "aquilo que a gente fatura nós mostrarmos, caso contrário escondemos"

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Coronel!

    Antes de mais nada, quero parabenizá-lo e lhe agradecer por tudo que tem feito!

    Os pingos nos "is" têm que ser devidamente colocados. Aliás, ainda mais depois do sórdido comentário do Renato Maurício Prado na sua coluna de hj no Globo...

    Os pingos irão para os "is" se o tal vídeo do Junior Vanucci existir e se ele for devidamente divulgado e entregue à PF e MPF. Imagino que seja uma tarefa das mais complexas, pois envolve muitos interesses e a segurança de muitas pessoas. Mas, objetivamente falando, há alguma informação de quando esse vídeo será divulgado? Imagino que o senhor já tenha visto o vídeo... Ele compromete o Flamengo e a Portuguesa?

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  14. Coronel, hoje já é sexta-feira, dia 17/01/2014. O que foi efetivamente feito em relação a denúncias? Eu estou chegando agora, mas conte conosco quanto ao que precisar!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Coronel!

    Antes de mais nada, quero parabenizá-lo e lhe agradecer por tudo que tem feito!

    Os pingos nos "is" têm que ser devidamente colocados. Aliás, ainda mais depois do sórdido comentário do Renato Maurício Prado na sua coluna de hj no Globo...

    Objetivamente falando, o senhor já assistiu ao conteúdo do tal vídeo? Em que ele poderia colaborar para esclarecer os fatos? Portuguesa e Flamengo seriam implicados de alguma forma ou diretores dessas equipes? Quando o senhor entregará o vídeo à PF, MPF, além de disponibilizar no Youtube?

    Obrigado e Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.