JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

BRASILEIRÃO 2013 - A RELAÇÃO: "INVESTIGADORES" E "INVESTIGADOS"



Prezados leitores, o nosso blog ficou quase silencioso nessa quinta-feira, 16 de dezembro de 2013, isso em face de compromissos pessoais que só nos permitiram interagir no twitter e, ainda, pelo fato de que estamos montando a nossa comunicação a ser encaminhada à Policia Federal e ao Ministério Público Federal, isso no primeiro momento, considerando que os destinos serão diversos.
Por falar nisso ainda não temos um voluntário (a) para fazer a tradução para o francês da denúncia, enquanto temos alguns para o inglês e o espanhol. Além disso, por um equívoco de nossa parte esquecemos que o dia 20 de janeiro é feriado no Rio de Janeiro, portanto, devemos fazer a entrega no máximo até terça-feira. 
Indo em frente.
A pressão tem sido muito grande para que o Júnior Vanucci autorize a liberação do vídeo que ele produziu, isso é muito natural, pois as imagens são a confirmação, em tese, de que ocorreu uma relação ilícita. 
O que significa que o vídeo é o astro principal.
Diante disso, somos forçados a voltar a alguns temas que abordamos aqui e ali, no nosso espaço democrático e que comentamos no twitter. 
Em síntese, a relação entre "investigador" e "investigado", palavras que fazemos questão de colocar entre parênteses em razão de não existir uma investigação formal. Inclusive um dos nossos objetivos principais é que seja instaurado um inquérito policial para que tudo seja esclarecido, pois isso é o que se quer, um futebol limpo, por mais que seja difícil ter alguma área da vida social brasileira imune aos conchavos regidos pela "lei de Gérson".
Antes de entrar no tema, vocês lembram o que se busca clarificar?
Se a entrada do jogador Héverton em campo, apesar de estar suspenso, foi também um erro administrativo, como ocorreu com a entrada de André Santos (suspenso), fato que colocou o Flamengo com 40% de ser rebaixado no domingo dia 8 de dezembro de 2013 (Leia e constate como isso ocorreria) ou foi fruto de um acordo para salvar o Flamengo, uma das teorias conspiratórias criadas por jornalistas.
Lembrando dos artigos repletos de gozações de alguns jornalistas, nessa linha vale destacar que o Flamengo é o único clube do Brasil que poderia ter sido rebaixado duas vezes no mesmo campeonato. O rebaixamento do dia 8 e o rebaixamento no julgamento do pleno do STJD, bastando para isso que fosse obedecida a ordem de julgamento, julgando primeiro o Flamengo e, em seguida, a Portuguesa. Nesse caso o Flamengo ficaria rebaixado por algumas horas, mas nem isso deixaram.
Ingressando no tema esclarecemos que a grande vantagem do "investigador" sobre o "investigado" é o fato de que o segundo não sabe o que o primeiro conhece dos fatos.
O bom "investigador" não coloca todas as cartas na mesa, ao contrário, ele vai usando seus trunfos de formam econômica, sempre para obter uma vantagem.
Isso vai desequilibrando o "investigado", sobretudo quando insinuações são feitas propositalmente para sinalizar que o "investigador" sabe mais do que diz.
Tal realidade, via de regra, faz com que o "investigado" adote posturas defensivas, as quais acabam expondo novos subsídios para a investigação, isso em vários momentos.
Quem não identificou ainda a adoção dessas posturas defensivas ao longo dos últimos dias?
A própria forma como a imprensa está tratando o Fluminense sofreu uma guinada.
Apareceu uma entrevista  estratégica do André Santos, como antes tinham "vazado" emails trocados entre pessoas ligadas ao Flamengo (vazaram para quem?  quem recebeu e mandou para a mídia?), isso sem falar nas pessoas que sumiram ou que foram parar muito longe, como o próprio Héverton.
Coincidências?
Pensem sobre isso.
Prezados leitores, nem o Héverton sabe o que foi gravado pelo Júnior Vanucci.
Ele desconfia, mas não sabe.
Nós não queremos desmoralizar ninguém, queremos esclarecer se houve um esquema ou não para salvar o Flamengo, após o erro de ter colocado André Santos em campo.
Coronel, alegam alguns, mas Héverton estava concentrado antes do jogo do Flamengo, isso derruba a possibilidade de qualquer armação.
Quem disse?
Alguém apresentou uma prova de que Héverton estava concentrado?
E, se existir essa prova, muitos clubes concentram todos os jogadores, inclusive os suspensos, isso é uma prática normal.
O que temos de certo é que ele não foi escalado como titular e só pisou em campo quando o Flamengo estava a um gol de ser rebaixado, caso ele não entrasse.
Coronel, alegam outros, mas o regulamento diz que basta estar no banco. Sim, porém é indiscutivelmente mais defensável, o fato do jogar não entrar em campo.
Além disso tudo, existem fatores importantíssimos, caso tenha existido um acordo, que ninguém abordou até o momento, mas que nós abordaremos em artigo próximo.
Nós, os milhões de torcedores que queremos o bem do futebol, somos os "investigadores e estamos em clara vantagem contra os "investigados", não podemos colocar tudo a perder.
Nós estamos calmos, eles não dormem...

#naoabafa

Juntos Somos Fortes!

12 comentários:

  1. Sem falar que os jornalistas da ESPN acusam o tempo todo a existência de um "tapetão" (que até esses acontecimentos era uma expressão designada para o descumprimento do regulamento para benefício de um terceiro, porém regulamento algum foi descumprido até o presente momento). E ainda temos o canal SPORTV das organizações globo que insiste em entrevistar juristas que nunca militaram no âmbito esportivo e que possuem alguma ligação com a Portuguesa. Ambos sempre pregando a ideia de que existe um vilão que não é nem o jurídico da Lusa nem o do Flamengo.

    Se houvesse uma reportagem/entrevista a favor do Fluminense a cada dez ataques que o clube vem sofrendo, não estaria justo, mas daria para "engolir" até certo ponto. Críticas e imparcialidade são deveres do jornalismo, deveres estes que os jornalistas esportivos em sua grande maioria não tem cumprido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Parte da imprensa faz parte do processo para evitar o rebaixamento do Flamengo, estão apenas se defendendo.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  2. Caro Cel. sou um velho tricolor nascido no inicio da grande guerra quando a lingua francesa era a lingua mais falada, e desde as primeiras palavras era a lingua que me comunicava com minha mãe. Em 1948 ainda uma criança me tornei o interprete de um cap. do exercito frances no exilio, mas o francês não é mais falado e temo me oferecer para traduzir.
    Se puder me passar algumas poucas palavras chaves para que eu teste se serei capaz, lembrando que sou um velho tricolor indignado.
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Logo que entregar, passo uma cópia, sem compromisso.
      Mande um email para pauloricardopaul@gmail.com
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
    2. Ola Coronel, já experimentou a ferramenta google tradutor ? Já entreguei até artigo em faculdade traduzida por tal ferramenta e ficou muito bom. Acredito que do português para o francês ficará quase perfeito a tradução haja vista que são duas línguas latinas com esquemas de concordância parecidas. Vale a pena tentar, sugiro ao tricolor Victor Sampaio que faça o mesmo, pois vai auxiliá-lo nas possíveis dúvidas em relação à tradução.
      Juntos somos fortes !!

      Stefano

      Excluir
  3. Quando terminou a partida do Coritiba X S. Paulo eu e muitos tricolores estávamos conformados com a série B. O time não jogou nada durante várias rodadas. Pelo futebol apresentado o Fluminense merecia cair para a segundona. Ocorre que NUNCA de forma ilegal e contra o CBJD; aí não! Tem uns retardados que entram nos blogs e nos fóruns com uma recorrente "pague a série B". À esses mulambos do miolo mole resta perguntar: como se operacionaliza isso? Será que basta ao Tricolor chegar no Anacleto Campanela e entrar em campo contra o S. Caetano? Ou em Guaratinguetá? Não dependeria de haver uma tabela da CBF, por acaso? Como o próprio time irá "se colocar" na série B? Só retardado para sugerir uma asnice dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Isso é tão óbvio que eu me recuso a comentar.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  4. Cel.,
    posso estar falando besteira, mas no segundo episódio do FFC exibido no PFC tem um francês que é tricolor fanático..., por sinal, a direção do FFC já entrou em contato contigo? Botei uma pilha lá no Blog da Flusócio depois daquele seu post...#naobafa

    ST,
    Zalu

    ResponderExcluir
  5. Cel. eu estava te pedindo o seu email no twiter pra te dar uma sugestão, o Sr. não me respondeu. Compreendo. Mas achei bacana que o Sr. já estava atinado. Era sobre investigar se o Héverton estava mesmo concentrado. Parabéns Cel.

    ResponderExcluir
  6. Paúl, obrigado pelo teu trabalho. Eu e, tenho certeza, os milhares de tricolores que estão acessando o teu blog, estamos na torcida. Gostaria de ajudar, mas tenho noção que deves estar uns 10 passos na minha frente e não quero entregar armas pro inimigo (que também está acompanhando). Pessoalmente estou ansioso pela prova da culpabilidade e sonho com um pedido formal de desculpas. #naoabafa

    ResponderExcluir
  7. Ok, entendo. Mas paguem a série B. E não adianta ficar nervosinha. os torcedores do Brasil esperam essa atitude.

    ResponderExcluir

  8. Não sei se alguém já percebeu que de uns tempos pra cá ficou mais difícil postar uma opinião nas páginas do globoesporte, da sportv, etc... Sempre que eles publicam uma matéria polêmica e vc tenta opinar, aparece a seguinte msg : "SEU COMENTÁRIO SERÁ EXIBIDO APÓS ANÁLISE E APROVAÇÃO"... Acabei de postar um comentário educado, porém contrariando o parecer do adv. Ives Gandra Martins (que defende a nulidade das decisões da Justiça Desportiva) e eles simplesmente não publicaram... Isso pra mim é algo muito grave! É um retorno à censura, uma violação à liberdade de pensamento e de opinião. E vários setores da imprensa estão começando a incorrer nessa prática, cada vez com mais freqüência e intensidade, o que é altamente perigoso para nós, como cidadãos, e um atentado à própria democracia. Não podemos permitir que a imprensa nos censure, que eles continuem abafando opiniões contrárias.... Precisamos nos unir e fazer bastante barulho agora, para que as verdades comecem a aparecer!!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.