JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BRASILEIRÃO 2013: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENTENDER



Prezados leitores, primeiro nossos agradecimentos, o blog ultrapassou 15.000 visitas nessa 2a feira.
Como boa parte dos nossos leitores sabe, o organizador desse espaço democrático é Coronel PM Ref. tendo exercido por quase três anos a função de Corregedor Interno e trabalhado por quase dez anos na área correcional, portanto, conhece alguma coisa da arte de investigar.
Na área da inteligência usamos a expressão "nivelar conhecimento", quando queremos que todos saibam o mínimo indispensável para o cumprimento da missão.
Nós tentaremos fazer isso, nivelar o conhecimento, para que todos saibam o necessário sobre a crise que se abateu sobre o Brasileirão 2013 e que poderá se transformar no maior escândalo do futebol brasileiro, exatamente no ano da Copa.
Nivelando:
1) Logicamente, não existe interesse que o escândalo exploda no noticiário, o estrago político e econômico é incalculável.
2) Certamente, parte da imprensa não tem qualquer interesse que o escândalo se torne público. Assim sendo, matérias para desacreditar o escândalo já foram publicadas e continuarão sendo publicadas.
3) Certamente, existe uma parte da imprensa que quer detonar o escândalo e vai fazê-lo, mais cedo ou mais tarde. Podemos adiantar que alguns órgãos da imprensa já estão se deslocando nessa direção.
4) É importantíssimo saber que existem duas partes que integram a investigação desse escândalo, uma complementa a outra, sendo que interagiram através do twitter. Exatamente, o nosso blog e o vídeo produzido pelo jovem Júnior Vanucci. No domingo ocorreu o encontro entre as duas partes, isso no estado de São Paulo.
5) O nosso blog reuniu (esse termo é melhor que descobriu) FATOS, não trabalhamos com as teorias conspiratórias que surgiram, embora uma delas possa ser a expressão da verdade.
5.1) Começamos no dia 6 e 7 de dezembro de 2013 (6a feira), imprimindo as matérias publicadas em sites afirmando que o jogador André Santos não poderia jogar contra o Cruzeiro. Resolvemos nos concentrar nos sites de maior visibilidade: O Globo e Extra, ambos das Organizações Globo.
5.2) André Santos jogou! 
Passamos a tentar achar uma matéria na imprensa informando que André Santos não poderia ter jogado e que por isso o Flamengo perderia quatro pontos e que passaria (após o julgamento) a ter apenas 45 pontos. Portanto, corria o risco de ser rebaixado. Calculamos o risco: 40%.
5.3) Não achamos nenhuma matéria após o jogo e nem no domingo pela manhã sobre isso, nem mesmo no O Globo e no Extra, sites que noticiaram que ele não podia ter jogado. Isso se tornou suspeitíssimo, pois era um grande furo de reportagem, o maior do campeonato brasileiro: O Flamengo poderia ser rebaixado. Além disso, era dever de ofício dos jornalistas informarem. Na verdade, a notícia sobre a possibilidade do Flamengo perder pontos só surgiu junta com a notícia de que a Portuguesa perderia os pontos, nesse caso a Portuguesa ficando atrás do Flamengo.
5.4) Anotem essa é a primeira pergunta importante:
- Por que os sites do O Globo e do Extra não publicaram que o Flamengo poderia perder 4 pontos e correr o risco de ser rebaixado?
Tentem buscar uma resposta plausível. Um jornalista respondeu para nós no twitter que pode ter sido esquecimento.
5.5) Era obrigação pelo menos do O Globo e do Extra darem a notícia, pois ela interferia com vários clubes que lutavam contra o rebaixamento. Quem quiser entender a diferença que fez essa notícia não ter sido dada, leia o artigo que escrevemos simulando o que poderia ocorrer se a notícia fosse dada (Link). Ele já foi lido por mais de 1.200 pessoas.
5.6) O Flamengo seria rebaixado (após o julgamento) se dois resultados ocorressem juntos: o empate ou a vitória do Coritiba no jogo contra o São Paulo + vitória do Vasco sobre o Atlético Paranaense + vitória do Fluminense no jogo contra o Bahia.
5.7) Concluídos os jogos os Flamengo estaria rebaixado pois o Coritiba e o Fluminense venceram, ambos ficariam na frente do Flamengo.
6) Surge a segunda pergunta importante:
- Por que o Flamengo não caiu?
Simples, porque a Portuguesa repetiu o mesmo erro que o Flamengo e colocou um jogador sem condições em campo, o jogador Héverton.
7) Anote a terceira pergunta importante:
- Qual a possibilidade de dois times escalarem jogadores suspensos, isso na mesma rodada, considerando todos os eventos dessa ordem que já aconteceram nos Brasileiros por pontos corridos?
Nós respondemos com o extrato de um artigo que recebemos do leitor Marcos Gomes: 
"(...) Só que estamos aqui diante de um caso único, em que o Flamengo errou e para se salvar precisava que alguém que estivesse atrás dele na tabela também errasse. É a mesma situação em que jogamos duas moedas ao mesmo tempo, esperando obter duas coroas. Sendo assim, a probabilidade de que os eventos tenham ocorrido por mero acaso é calculado como: P = 4 / 9211 x 4 / 9211 x 100% = 0,000019%, ou se preferirem, uma chance em 5 milhões! (Leia na íntegra).
8) Anote a quarta pergunta importante, isso para quem não leu o artigo que citamos no item 5.5:
Se O Globo e o Extra tivessem publicado que o Flamengo poderia perder 4 pontos por ter escalado André Santos, será que a Portuguesa não teria mais cuidado e não escalaria Héverton?
Cada um que conclua e responda.
9) No meio desse enredo, surge uma campanha nunca antes vista na história desse país para culpar o Fluminense pelo rebaixamento da Portuguesa, algo inteiramente sem sentido, pois bastava olhar a tabela para verificar que quem foi beneficiado com o rebaixamento da Portuguesa foi o Flamengo.
O que isso significa?
Desvio de foco. Jogar a culpa em alguém para se proteger.
Paralelamente, surgiram artigos na imprensa desacreditando as teorias, todos em tom irônico, como se fosse uma maluquice acreditar que poderia existir uma participação de alguém relacionado com o Flamengo no esquema Héverton.
9) Junior Vanucci, torcedor do Palmeiras, após tudo ter vindo a público sobre a perda de pontos do Flamengo e da Portuguesa, encontra Héverton no aeroporto e estabelece uma conversação, na qual o jogador diz que sabia que estava suspenso e que só jogou por ordem do presidente da Portuguesa. Junior gravou com seu celular a conversa e não escondeu, jogou no twitter. Inclusive ele e Héverton tiveram uma discussão acalorada sobre isso através do twitter, quando o jogador negou e Junior disse que entregaria a gravação no Ministério Público de São Paulo.
10) Junior entregou um pen drive com a gravação. Foi intimado posteriormente e ouvido no Ministério Público, quando soube que a gravação não poderia ser usada como prova, pois não existia autorização do jogador para a gravação. Ele solicitou o pen drive de volta.
11) Paralelamente, Junior recebe ameaças, inclusive pelo twitter (o que continua ocorrendo). Resolve deixar sua residência e refugiar-se em um hotel com a família. Hoje estaria sob proteção policial pelo que soubemos.
12) Anotem: o Presidente da Portuguesa estava endividado e teve os bens penhorados (Leiam).
13) Embora todos esses FATOS sejam claros, a imprensa não faz essas ligações que acabamos de apresentar.
Por que?
Por onde anda o nosso jornalismo investigativo?
Será que falta interesse em puxar a ponta do novelo?
Reflitam e respondam.
14) Diante desses fatos, todos comprováveis, esperamos que vocês possam entender as nossas respostas aos questionamentos que são feitos pelo twitter, pois queremos dar um basta nessa repetição de perguntas idênticas.
Isso é um fenômeno natural, pois cada um que toma conhecimento dos fatos, entra na conversação e repete os mesmos questionamentos. Assim, nivelando o conhecimento, cada um que ler esse artigo será um repetidor e poderá sanar as dúvidas.
14.1) Por que não divulgar o vídeo?
É exatamente isso que o andar de cima quer. Se divulgarmos o vídeo a culpa ficará no presidente e no jogador da Portuguesa. Eles serão massacrados e o possível esquema ficará intacto. Não tenham dúvidas de que muitos que pressionam pela exibição do vídeo tem seus interesses.
14.2) Por que a divulgação do vídeo atrapalharia as investigações?
A resposta anterior satisfaz na nossa opinião.
14.3) Quando será entregue a nossa representação?
A nossa representação será entregue na próxima 6a feira, mais tardar na 2a feira. Preliminarmente, no Ministério Público Federal e na Polícia Federal. Em seguida, em outros órgãos, pois a inexplicável  não divulgação do fato do Flamengo perder 4 pontos e a possibilidade de ser rebaixado, violentou preceitos constitucionais, direitos do consumidor e do torcedor, o código de ética dos jornalistas, entre outros.
Importante: Júnior se prontificou a testemunhar.
14.4) A gravação existe?
Sim.
14.5) O Ministério Público de São Paulo a recebeu?
Sim.
14.6) O fato dos sites do O Globo e do Extra não terem divulgado a situação do Flamengo pode ter sido intencional para proteger o Flamengo?
Pode. A investigação policial poderá confirmar ou não, pois agora são necessárias ações que só a polícia pode desenvolver e algumas só com a autorização do Poder Judiciário.
14.7) A escalação de Héverton pode ter sido articulada para ajudar o Flamengo?
Pode. A investigação policial poderá confirmar ou não, pois agora são necessárias ações que só a polícia pode desenvolver e algumas só com a autorização do Poder Judiciário.
14.8) Por que a escalação de Héverton e a punição da Portuguesa ajudariam o Flamengo?
Simples, dois clubes já estavam rebaixados. Restavam duas vagas. A punição da Portuguesa garantia que ela ficaria atrás do Flamengo, portanto, nesse caso, o rubro negro só seria rebaixado se ocorressem três resultados negativos e não dois como antes. O Fluminense teria que ganhar. O Vasco teria que ganhar. O Coritiba teria que ganhar ou empatar. Portanto, as chances de rebaixamento diminuiriam significativamente. Inclusive, na prática, isso não aconteceu, pois o Vasco perdeu.
Diante disso tudo, o que é necessário?
Uma investigação policial ampla, geral, irrestrita e transparente para esclarecer tudo, começando pela não publicação dos fatos envolvendo o rebaixamento do Flamengo, algo sem explicação, isso para garantir a lisura do futebol brasileiro ou será que voltaremos ao tempo das "papeletas amarelas.
Os Flamenguistas no Rio de Janeiro afirmam que existe uma torcida arco-íris contra o Flamengo, formada pelos torcedores dos outros times. É hora da torcida arco-íris mostrar seu valor cobrando a divulgação dos fatos pela imprensa e uma investigação rápida, que alcance resultados concretos, pois o novo Brasileirão se aproxima, além da Copa do Mundo. Se for para estourar um escândalo, quanto mais rápido melhor, assim como, se tudo não passar de uma grande coincidência, que seja logo esclarecido.
Por derradeiro, solicitamos que os nossos leitores propaguem esse artigo nivelando conhecimento.
Quem quiser criticar que escreva um artigo, nos publicaremos com prazer.
E a última pergunta:
O que é mais importante nesse momento?
Garantir a segurança do jovem Junior Vanucci, sua esposa e filhos.

Juntos Somos Fortes!

61 comentários:

  1. Há uma contradição nisso aí. Quando o Junior Vanucci disse que encontrou o Héverton, ele disse que foi na casa da cunhada do Héverton e não num aeroporto...
    Alguém está mentindo nessa história.
    Link do Vanucci dizendo que foi na casa da cunhada: https://twitter.com/JuniorVanucciMV/status/414119334811009024

    Printado pelo caso de ele apagar depois disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, ele sempre falou que foi no Aeroporto, onde a cunhada do Heverton trabalha!!!

      Excluir
    2. Eu sempre escultei que foi no Aeroporto

      Excluir
    3. Tá aí o link onde ele diz que foi na casa da cunhada, só não enxerga a mentira quem não quer!

      Excluir
    4. o pessoal o fluminense não é culpado mesmo não. concordo com Dé. O que contesto é a dubialidade de decisões do STJD. Toda instância jurídica brasileira tem a jurisprudência, ou seja, leva-se em conta uma sentença anterior dada para solução de sentença futura. Ora, sendo assim, temos de voltar a 2010. Pois o mesmo STJD deu causa favorável ao Fluminense que na época, e se o Flu tivesse perdido os pontos não seria campeão. A pergunta que faço é a seguinte por que que em 2010 valeu o definido dentro do campo, o regulamento assinado no campeonato 2010 me parece tinha as mesmas clausulas do de 2013 para este tema. Pau que dá em Chico tem de dá em Francisco.

      Excluir
  2. Paul, baixe o jogo Portuguesa x Grêmio, pela 38ª rodada do Brasileiro 2013. Pelo jogo, você vê que o Hevérton entra 1 minuto após o Fluminense fazer 2 x 1 no Bahia, empurrando o Flamengo para a zona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está errado só de está na sumula não precisa entrar para ser punido; Agora pensa um pouco Fla cai no sábado aí vem a Portuguesa no domingo salva o Fla. Vc não acha estranho Guilherme ?

      Excluir
    2. Não, o jogo do Flu começou atrasado. Quando o Flu fez 2x1, o jogo da Portuguesa já devia estar nos acréscimos, ou até mesmo terminado. O Héverton já havia entrado no jogo.

      Excluir
    3. Guilherme,
      Segundo posts anteriores , o jogo do Fluminense começou atrasado (8 min ?) . De qualquer forma a escalaçao do Heverton foi para garantir a situaçao na tabela , uma vez que o jogo Flu x Bahia estava empatado e iria terminar depois do jogo da Portuguesa

      Excluir
    4. Alanperacci,caso tivesse ficado no banco no STJD de repente a Lusa fosse punida só com multa,ai a questão de coloca-lo para jogar os 10 últimos minutos do 2º tempo,para realmente sacramentar a perda de 4 pontos.

      Excluir
    5. Na verdade não existe a possibilidade de não perder os pontos, independe de entrar no jogo. A regra fala isto. Mas, se o cara não entra em campo, assim como tentaram abafar o caso do André Santos, poderia passar despercebido pela CBF. O Plano A do Fla e Portuguesa, deu errado quando saiu o gol do Flu. Daí mandaram o Héverton a campo pra não haver dúvidas, pois se passa despercebido, o Flamengo e a Portuguesa teriam que denunciar um ao outro, o que os tornaria os tapetões na imbecil opinião pública.

      Excluir
  3. CORONEL A PF VAI QUEBRAR SIGILO FISCAL E TELEFONICO DE AMBOS OS TIMES? SE FOR COMPROVADO O SUBORNO..... VC ACHA QUE A PF IRIA APURAR MESMO?EU NAO ACREDITO QUE A PF SEJA TAO INDEPENDENTE CORONEL...... A GLOBO DEVE TAR POR TRAS DISSO ACHO ESTRANHO NENHUMA TV SE INTERESSAR.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Reirom!
      A GLOBO nunca deixará o FRA cair. A PF não vai ter culhão pra enfrentar a poderosa emissora e outra, acho mto pouco provável que alguém ligado ao FRA tenha pago suborno à portuguesa, isso deve ter sido feito por terceiros. Agora pensem, será que a PF e a Justiça irão mesmo estourar um escândalo dessa proporção em ano de COPA? Eu duvido! Dilminha não vai querer isso...

      Excluir
  4. SE O JUNIOR MESMO MANDOU VC POSTAR O VIDEO

    ResponderExcluir
  5. o junior vanucci mando vc publicar a merda no ventilador. ATE AGORA O SENHOR NAO FEZ. ELE NAO PEDIU NADA DE PROTEÇAO.

    ResponderExcluir
  6. Nesse país, quando ELLES querem, não há nada que os superem. Mexeu com o Flamengo, mexeu com a massa guiada e encabrestada.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente o que postei na rede social quando noticiaram as irregularidades dos dois times, estava bem claro que era isso, só não ver quem não quer, não precisa ser torcedor do Fluminense não,

    ResponderExcluir
  8. Faltou dizer que, "por acaso", os julgamentos da Portuguesa, tanto na 1a. quanto na 2a instância foram antes do do Flamengo, apesar do número processual deste ser inferior. Se tivesse sido ao contrário, o Flamengo estaria rebaixado por algumas horas e, após a condenação da Portuguesa, ficaria claro que a perda de pontos da Lusa salvou o time da Gávea e não o Fluminense.
    Aliás, nesse tempo todo, a imprensa preservou o Flamengo o quanto pode, concentrando o assunto somente na mentira que a perdamde pontos da Portuguesa salvou o Fluminense e mal falou do Flamengo. Somente após as liminares na justiça comum é que a presença do rubro-negro nos noticiários esportivos esportivos tem sido mais constante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur ,
      Segundo posts anteriores , um caso de outro estado tem prioridade
      para ser julgado , se solicitado pela parte interessada.
      Talvez se estabeleça uma praxe ai , nao sei . Mas concordo plenamente com a logica de seu argumento

      Excluir
    2. Isso é uma tese bastante conveniente aos tricolores, pois o FluminenC tbm não poderia ter comprado a Portuguesa, ou melhor, seu presidente?

      Excluir
  9. A VERDADE TEM QUE APARECER E SE POSSIVEL LOGO.

    ResponderExcluir
  10. Interessante disseminar isso entre botafoguenses e, principalmente, entre os vascaínos. #jsf

    ResponderExcluir
  11. TEM É QUE ACABAR COM ESSA IMORALIDADE NO NOSSO FUTEBOL,POIS É A ÚNICO DIVERSÃO A QUE A MINORIA TEM DIREITO, NOSSO SABADO E DOMINGO FICAM VAZIO SEM UMA BELA PARTIDA. NÃO DEIXEM QUE ISSO ACABE EM PIZZA, POIS SIMPLESMENTE , NÓS JÁ ESTAMOS NOTANDO NITIDAMENTE UMA GRANDE MUDANÇA SOBRE AS LEIS EM NOSSO PAÍS, PORTANTO: ESTÁ NA HORA DE MUDAR !

    ResponderExcluir
  12. isso sim é ser um cara investigativo, vá em frente!

    ResponderExcluir
  13. Rapaz, isso nao prova NADA. O flu pagou p o bahia perder (mala branca), e vc nao se mostrou preocupado. Isso é corrupção. A mafia do futebol existe. E o tapetense fc é mestre nesse assunto. Portanto, vamos lutar p q o resultado em campo tenha validade e não ficar criando estorinhas q so desviam o foco da virada de mesa do Tapetense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então me prova que o Coritiba não pagou o São Paulo, que o Criciúma não pagou o São Paulo, você assistiu os Jogos??? Qualquer um poderia ver a insanidade que foi os bambis não passaram do meio de campo, sem contar que o gol do coxa foi contra, você viu os gols do fluminense sobre o Bahia, dois partos de gol a bola entrou chorando em ambos, desviar foco de quem não tem é difícil seu zumbí, a e a presidente que você votou tá construindo um porto em Cuba com seu dinheiro seu otário sem foco, vai ver se é estorinha!!!!

      Excluir
    2. Você tem provas que o Flu pagou o Bahia? Se tiver apresente-as e começaremos a discutir os fatos, se não, cale-se.

      Excluir
    3. Anônimo, vc não consegue enxergar que o Fla errou no sábado e se não foce o ex Presidente da Lusa o Flamengo estaria na serie B. Não exite outra coisa é simples de Mais

      Excluir
    4. O Bahia jogou com se fosse final de copa do mundo. Você é um lunático, demente.

      Excluir
    5. O Fluminense não pagou nada. E o resultado em campo seria outro se os times escalassem jogadores suspensos. Isso ai não é "resultado de campo".

      Excluir
    6. Típico Mulambo!!! Prepare-se para pagar a Serie D!!!

      Excluir
    7. O Lance tb é da Rede Globo e publicou a notícia no Lancenet as 19:38 hs de Sexta Feira.

      Excluir
    8. hehehehe,
      vai zurrar assim lá na praia do pinto.

      ST,
      Zalu

      Excluir
    9. Amigo, ninguém falou que PROVA nada. São apenas indícios. Encontrar a sua mulher pelada numa cama com outro tb não prova nada. É só um indício de que vc é corno! Não é? Ah, e é mala preta, e não branca!

      Excluir
  14. O site do jornal o Lance cometeu o mesmo "esquecimento". Publicou que o andré santos não poderia jogar mas não publicou nada sobre o erro no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  15. http://globoesporte.glob o.com/futebol/brasileirao-seri e-a/noticia/2013/12/lista-de-l esionados-e-suspensos-da-ultim a-rodada-do-brasileirao-2013.h tml

    MAIS UMA FONTE, DIA 7 , REPARE QUE CONSTA UMA ATUALIZAÇÃO DIA 15 /12 , QUE FOI QUANDO ESCREVERAM UMA "ERRATA" LÁ , TENTANDO DISFARÇAR , O QUE AINDA NÃO SABEMOS . ESTÓRIA CHEIA DE INDÍCIOS MUITO , MAS MUUUUUUUUUUUITO COINCIDENTES , QUE NO MÍNIMO , NO MÍNIMO , EXIGE UMA INVESTIGAÇÃO DETALHADA , CHEGA DE MARACUTAIA !

    ResponderExcluir
  16. Eu sou tricolor e acho q o Fluminense deve disputar a série B. O time vai voltar mais forte e o resultado dentro de campo é q deve prevalecer. E é muito suspeito essa vitória do meu Flu e do Coritiba, quem garante q não rolou uma mala branca? Acho q suspeita há de todos os lados, mas é só suposição. Saudações Tricolor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os fatos estão aii para todos. voce nao é tricolor senão nao estaria nessa posição a favor da corrupção e contra seu proprio clube

      Excluir
    2. Isso prova exatamente NADA. Vamos esperar mais informações. Ate agora so conjecturas e uma falsa ideia de q a imprensa está encobrindo. Coronel, apresente as provas. Divulgue na imprensa. Espalhe esse sujeira, se realmente existir. Isso ja foi longe demais. Compre a briga ou vc tem medo? Vamos... mostre servico ou pare com isso... porque está iludindo muita gente.

      Excluir
  17. Com receio de jogar a serie b, valter esnobou o flu:http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/13/walter-esnoba-fluminense-e-faz-exames-medicos-para-jogar-no-sport/

    ResponderExcluir
  18. Blog publicado no Globoesporte.com diz que Ministério Publico de SP desconhece o vídeo e o senhor disse que foi entregue, quem esta mentindo.


    Torcida Organizada Young Flu
    E que me dizem disso?
    BASTIDORES FC
    VEJA TODOS OS POSTS
    Segunda-feira, 13/01/2014 às 15:46 por Martín Fernandez
    Ministério Público de SP desconhece suposto vídeo do caso Héverton
    Roberto Senise Lisboa, promotor do Ministério Público de São Paulo que abriu inquérito sobre o rebaixamento da Portuguesa, afirma não ter visto ou recebido nenhum vídeo - no qual, supostamente, Héverton confessa que jogou contra o Grêmio sabendo estar suspenso. O jogador nega ter feito tal afirmação.

    - Eu soube pela imprensa da existência de um vídeo. Mas nunca o vi. Se alguém veio até o Ministério Público entregar esse vídeo? Não sei, o prédio é grande, abriga vários promotores. Mas seria natural que, por se tratar deste caso, eu fosse chamado a ver esse vídeo. Não recebi nada e acredito que ninguém aqui tenha recebido. Na verdade, não entendo por que não fui procurado.

    O Ministério Público ainda não recebeu os esclarecimentos pedidos ao STJD e para a CBF sobre o caso - ainda falta uma semana para acabar o prazo. No dia 22 haverá uma audiência com a Portuguesa, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Comandante Paul, o site do Globoesporte.com publicou que o Ministério Público de SP desconhece o vídeo, quem esta mentindo ?


    Torcida Organizada Young Flu
    E que me dizem disso?
    BASTIDORES FC
    VEJA TODOS OS POSTS
    Segunda-feira, 13/01/2014 às 15:46 por Martín Fernandez
    Ministério Público de SP desconhece suposto vídeo do caso Héverton
    Roberto Senise Lisboa, promotor do Ministério Público de São Paulo que abriu inquérito sobre o rebaixamento da Portuguesa, afirma não ter visto ou recebido nenhum vídeo - no qual, supostamente, Héverton confessa que jogou contra o Grêmio sabendo estar suspenso. O jogador nega ter feito tal afirmação.

    - Eu soube pela imprensa da existência de um vídeo. Mas nunca o vi. Se alguém veio até o Ministério Público entregar esse vídeo? Não sei, o prédio é grande, abriga vários promotores. Mas seria natural que, por se tratar deste caso, eu fosse chamado a ver esse vídeo. Não recebi nada e acredito que ninguém aqui tenha recebido. Na verdade, não entendo por que não fui procurado.

    O Ministério Público ainda não recebeu os esclarecimentos pedidos ao STJD e para a CBF sobre o caso - ainda falta uma semana para acabar o prazo. No dia 22 haverá uma audiência com a Portuguesa, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Se o Flu pagasse o Bahia para perder, seria mala preta, e não mala branca. Mas não há qualquer indício de que isso tenha ocorrido. Até porque o Fluminense virou o jogo no sufoco e o Bahia jamais facilitou. Quem foi beneficiado nas rodadas finais foi o Criciúma.

    ResponderExcluir
  21. Uma pergunta: POR QUE O FLUMINENSE FC, NÃO SE MANIFESTA.. SE FOSSE OUTRO CLUBE JÁ ESTARIA DE GARRAS AFIADAS, EXIGINDO RETRATAÇÃO E TAL... MAS NÃO PREFERE CHAMAR O CEL. PRA CONVERSAR...HUM.. SEI NÃO...

    ResponderExcluir
  22. TA NA CARA QUE O FLAMENGO TA ENVOLVIDO NISSO AI, ESTE PROJETO DE TIME SEMPRE FOI COMANDADO PELA REDE GLOBO, AQUELE ROBERTO MARINHO ERA UM LUNÁTICO FLAMENGUISTA DE M... QUE SEMPRE FEZ DE TUDO PRA ESSE TIME SER CONSIDERADO GRANDE. PASSANDO POR CIMA DE LEIS E ETC. MAS É COMO O AMIGO FALOU AI, UM ESCÂNDALO DESSES EM ANO DE COPA??? NO BRASIL??? É MAIS FÁCIL ABAFAR E DEIXAR TUDO COMO ESTÁ. SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!

    ResponderExcluir
  23. Vou "agradecer" ao amigo tricolor que insistiu para que eu visitasse (perdesse meu tempo) este blog...

    Muito blá blá blá e NADA de concreto!

    Se quiserem posso começar a inventar teorias muito mais interessantes (e prováveis de serem reais) que mostram que o fluminense é o grande vilão..

    Aliás, QUAL A PROBABILIDADE DE UM TIME EVITAR 3 PASSAGENS PELA SÉRIE B DEVIDO A ERROS DE OUTROS TIMES???? Alguém já calculou???

    Enfim, fico com a minha opinião de que deste canal não vai sair nada concreto.

    Caso esteja errado, que os culpados sejam exemplarmente punidos! SEJA O TIME QUE FOR...

    SR
    Piro Piro

    ResponderExcluir
  24. Eu estava assistindo flaxcruzeiro pela tv, quando o locutor falou que o andré santos estava suspenso, e ele se admirou de que o jogador iria jogar, todos sabiam que ele estava suspenso, e eu fui um dos primeiros a deduzir e escrever isso no facebook que o flamengo estava por tras da queda da portuguesa, porque era o unico que ficaria atras dele, e quando o fluminense fez 2 a 1 no bahia eu ainda comentei se o fla perder os pontos seria rebaixado e vem a portuguesa e salva o flamengo.. por traz desse angu tem caroço. A imprensa pra desviar a conduta do fla jogou e ainda está jogando a culpa em cima do flu porque o fla pertence a GLOBO!! A imprensa disvirtuou tudo era um orgao de investigação e acabou se desvirtuando para prejudicar um clube que não tinha nada a ver com isso!!!!

    ResponderExcluir
  25. O advogado foi na sexta-feira ao Tribunal , representar o HÉVERTON , E TENTAR UM EFEITO SUSPENSIVO PARA O GILBERTO . O GILBERTO estava enquadrado em um artigo que o apenaria em 4 jogos , o mesmo artigo do Heverton , ambos tiveram o artigo descaracterizado e mudado para outro e tiveram 2 jogos de suspensão . Quando ele telefonou para a lusa para comunicar , óbvio que teria que comunicar a decisão do dia , que derrubou o artigo do Héverton para dois jogos , como iria deixar de comunicar para a lusa o motivo de sua ida ao Tribunal ? E como Héverton não saberiaque poderia pegar 4 jogos e pegou 2 ?

    ResponderExcluir
  26. Muito estranho, também, é a tal liminar conseguida em São Paulo que primeiramente devolveu os pontos ao Flamengo e, depois, para a Portuguesa. Dessa forma o Flamengo sequer passou 1 minuto na 2a divisão. Isso é podre, muito podre!!!

    ResponderExcluir
  27. Porque o Flamengo ficou esquecido todo esse tempo,torço pra verdade vir a tona.

    ResponderExcluir
  28. Torço mas está difícil acreditar que vá acontecer algo. Seria ótimo! Uma moralização e justiça contra tudo que falaram do Flu. Esse história de não publicar o vídeo é que deixa sob suspeita, postem logo e escancarem a verdade!

    ResponderExcluir
  29. Só que as contas são totalmente equivocadas. Veja:

    Se realmente foram 4606 jogos até hoje, primeiro que não se pode dobrar para cada time, pois é a possibilidade de ter um jogador escalado errado em um jogo, não para cada time em um jogo. Dividindo o numero de erros pelo de jogos x 2, vc na verdade obtém a chance de uma equipe errar no MESMO JOGO que outra, sendo que seria possível a mesma equipe errar duas vezes também.

    O que deve ser considerado é a chance de errar na mesma rodada!!!!

    Para isso, teria que fazer uma distribuição e da seguinte maneira: 11 Brasileiros, com 38 rodadas cada, fazem 418 rodadas até hoje (Admiti que todos tiveram 20 participantes, mas não estou certo disso).
    Tem que calcular a chance de 2 ou mais erros acontecerem na mesma rodada. O problema é que não são só 5 erros, como apontados na matéria. Lembro de pelo menos 2 mais, Sandro Hiroshi e Cruzeiro. E não se pode descartar um erro, já que a estatística é absoluta.
    Seria muito mais correto descartar TODOS os jogos onde não havia a possibilidade de ter alguém suspenso, pois esses não tinha como ninguém errar, entrando quem fosse. A cada 10 jogos dessa maneira, descartaria uma rodada. Além disso, tem as partidas que não da pra errar, que tem gente suspensa, mas não tem nenhuma polêmica, como 3 cartões amarelos, Suspensão automática ou suspenso machucado, por exemplo. Ou seja, se considerarmos apenas as partidas passíveis de erro, o numero de chances certamente cairá absurdamente. Mas não tenho ideia desses dados e, creio que ninguém tenha.

    De qualquer modo, se não descartarmos nada, coloco como 7 os erros, baseando nos 2 que lembro e nos 5 que o autor apresentou.

    Esse problema é exatamente igual ao paradoxo do aniversário, para calcular a probabilidade de que em uma sala com n pessoas, pelo menos duas possuam o mesmo aniversário,

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_anivers%C3%A1rio

    Ou seja, em 418 rodadas, temos 7 erros e queremos que pelo menos 2 sejam na mesma rodada.

    Então temos:

    P!(n) = 418! / (418^7 x 411!) = 0,95 = 95%. Como P(n)=1- P!(n), temos que P(n) = 0,05 = 5%. Ou seja, muito maior que o proposto!

    ResponderExcluir
  30. Jogo se ganha no gramado, lembrando que o Flamengo ganhou os dois jogos contra o Fluminense, 6 pontos garantidos. E o time que vem se beneficiando nos tapetões, não é o Flamengo.

    ResponderExcluir































  31. Futebol se ganha no gramado, fazendo gol. É bom lembrar que o Flamengo, ganhou os dois jogos contra o Fluminense, foram seis pontos garantidos, e o time que vem se beneficiando nos tapetões do campeonato brasileiro, não é o Flamengo.



    ResponderExcluir
  32. Não se esqueçam que a escalação irregular do jogador da Portuguesa "beneficia" não só o Flamengo, mas todos os ameaçados de rebaixamento na última rodada, que são Coritiba, Fluminense, Vasco. O artigo conduz e induz à uma conclusão de que foi o Flamengo o único a se beneficiar com a situação da Portuguesa. Não se esqueçam disso. Além do mais, é claramente nítido que as opiniões aqui articuladas (no blog e nos comentários) são tendenciosas. Só cego não vê que o Blog defende a tese tricolor, ao passo que os comentários são de flamenguistas, nos quais me incluo. Bom, mas como ele se diz imparcial, poderia avaliar as palavras do Paulo Schimdt, que em 2011 achava imoral mudar resultado de campo (para prejudicar o Fluminense) e agora o faz aguerridamente (para, coincidentemente, beneficiar o Fluminense). Não discuto os argumentos técnicos das teses, Procuradoria/Flu e Fla/Lusa, pois ambas são legítimas e plausíveis, ambas se sustentam. O que me admira é a disposição de se buscar soluções num caso ou noutro. Fato é que nunca, nem hoje nem amanhã, decisões que envolvem futebol no Brasil serão decididas e discutidas sem paixão. Sempre foi e sempre será cada um puxando pro seu lado. E segue o blog, tricolor, e comentários rubro-negros.

    ResponderExcluir
  33. Sempre a Globo protegendo o Flamengo.

    ResponderExcluir
  34. Não se esqueçam que desde 2012 o CRF tem como seu vice-presidente de planejamento e marketing o ex presidente da SKY, empresa das Organizações Globo, Sr. Luiz Eduardo Baptista.

    ResponderExcluir
  35. Que ridículo , esse testamento isso para justificar a subida do Clube que por sorte e virada de mesa sempre ganhou o beneficio de ficar na serie A , meu deus ninguém questiona erro dos clubes agora querer colocar o Flamengo como vilão e demais tricolor 4 vezes rebaixado na bola,

    ResponderExcluir
  36. A torcida do urubu e as demais tem que aprender a ler leis antes de discutir.
    O que mais ouço e leio é sobre o tal resultado de campo que deve prevalecer.
    Esquecem que os referidos jogadores burlaram a lei "em campo' e não no tribunal.
    O STJD não pune, ele se faz cumprir um regulamento aprovado por todos os clubes. Ele também ñ rebaixa nenhuma agremiação. A consequência do erro do clube é q pode levar a isso.
    Se algum torcedor do contra quiser saber quem é quem nessa historia e em outras de campeonatos passados, é só pesquisar q vai perceber q o grande vilão é o Clube dos 13 e a CBF.
    Ñ vou entrar em detalhes pois ficaria muito extenso, mas como eu qualquer um com o mínimo de inteligência vera como eu vi quem é quem.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.