JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BRASILEIRÃO 2013: UMA SÍNTESE DO QUADRO ATUAL E DAS PROVIDÊNCIAS



Prezados leitores, bom dia!
A viagem até São Paulo foi cansativa, porém muito produtiva, pois era indispensável o nosso contato com o Júnior Vanucci para conhecer o que circulava nas redes sociais sobre um vídeo, peça muito importante da nossa investigação formalística.
Obviamente, o grande interesse nas redes passou a ser se o vídeo realmente existe e se nós assistimos o referido material, nada mais natural, tendo em vista que o conteúdo do vídeo pode ser a prova definitiva de que algo errado aconteceu com relação ao rebaixamento da Portuguesa.
No intuito de tranquilizar os que estão conosco nessa luta desde o começo, desde o momento que identificamos que existia algo de anormal na tentativa de parte da mídia em tentar culpar o Fluminense, quando resolvemos publicar esse artigo, prestamos alguns esclarecimentos:
1) Salvo melhor juízo das autoridades competentes, temos robustos indícios para subsidiar uma investigação policial, que tem como foco principal o que ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2013. Sendo reducionista, mas especificamente o que ocorreu após o jogo do Flamengo que escalou irregularmente André Santos  e antes dos jogos do domingo. assim como, os desdobramentos em dias subsequentes. Portanto,  a partir desse momento, precisam ser desenvolvidas ações que ultrapassam os limites do jornalismo investigativo. Temos inclusive atos de violência e ameaça.
2) Nós reuniremos o maior número de subsídios para obter a melhor fundamentação possível para a nossa denúncia, a qual será em princípio encaminhada ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, considerando que as investigações tem como foco ações em dois estados federativos. Não estamos preocupados com a competência para apurar, queremos o envolvimento de órgãos federais, mesmo que as apurações sejam remanejadas.
3) Preliminarmente, existem indícios de terem sido violentados além da legislação desportiva, preceitos da Constituição Federal, do Estatuto do Torcedor, do Código do Consumidor, do Código de Ética dos Jornalistas e do Código Penal Brasileiro, entre outros.
4) Na atual fase temos duas preocupações principais: proteger quem participou da investigação jornalistica e apresentar uma denúncia bem fundamentada, inclusive contradizendo de início algumas teses defensivas levantadas aqui e ali de forma precipitada, pois só nos forneceram munições..
5) Diante do descrito no item anterior, continuaremos a receber e a considerar qualquer dado concreto que nos chegue e que possa servir para aprimorar a denúncia. Não podemos esquecer que esse trabalho foi desenvolvido por um grande número de pessoas, a maioria torcedores do Fluminense, indignados com a tentativa de culpar o Fluminense, por algo que ele não fez. Talvez esse tenha sido o maior trabalho dessa natureza produzido por usuários das redes sociais. Parabéns a todos e a todas.
6) No que diz respeito às decisões do STJD, pensamos que publicamos subsídios mais que suficientes para que todos não tenham qualquer dúvida de que a perda dos pontos do Flamengo e da Portuguesa são absolutamente justos e irreversíveis.
7) Diante dessa verdade, as decisões liminares favoráveis ao Flamengo e a Portuguesa não deverão prosperar sob pena de destruir todo o campeonato e de trazer a FIFA para a discussão. Na verdade, ao contrário, as ações na justiça comum ainda poderão trazer sérios problemas para os dois clubes.
8) No tocante ao silêncio da imprensa, ele era esperado. Primeiro porque a imprensa não gosta de cortar na própria carne, segundo em razão de estarmos diante da possibilidade da eclosão de uma grande escândalo no futebol brasileiro, faltando poucos meses para a Copa 2014, a qual será fonte de dinheiro para muita gente e que consumiu bilhões na construção e reforma de estádios, em um país de que não tem saneamento básico para todas sua população e onde os serviços públicos essenciais (saúde, educação, segurança, transportes públicos,...) são lastimáveis. Some-se a isso o interesse pela Copa em um ano eleitoral, podemos esperar uma pressão política pelo "abafa"gigantesca, o que poderá determinar um Brasileirão com 24 clubes, como avisamos há muito tempo nesse espaço democrático. Todo mundo fica feliz e tudo cai no esquecimento. Um escândalo agora poderá significar a perda de milhões.
9) Apesar dessa realidade incontestável,  pois é impossível que a imprensa não tenha percebido a grande mobilização que produzimos no twitter com milhares de mensagens sobre o tema, cumpre destacar que uma grande rede de televisão demonstrou efetivo interesse sobre o tema. Existe ainda um boato de que um grande jornal de São Paulo teria uma matéria pronta para explodir, mas para nós isso é ainda um boato.
10) Consideramos que é hora da presidência do Fluminense se juntar a nós, afinal a instituição e a torcida foram e continuam sendo humilhados. É hora de ingressar com ações indenizatórias contra alguns jornalistas que falaram besteiras sobre o clube tantas vezes campeão.
11) Cumpre destacar, que eu e o Junior Vanucci acertamos que não se fala sobre o conteúdo do vídeo, isso deve fazer parte da investigação policial, falar sobre isso seria ajudar os culpados. Eles não podem saber tudo o que temos, nem nos artigos e nem nos vídeos nós comentamos tudo, isso é estratégia. Ouvir muito, falar o necessário.
Prezados leitores, em apertada síntese, os pontos mais importantes são esses.
Não temos pressa para apresentar as denúncias, algo muito bom ainda pode surgir, mas devemos fazê-las até sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2014.
Os números de protocolo serão publicados nesse blog.

É hora de trabalhar, os adversários estão tontos e não sabem o que fazer, irão insistir no silêncio, mas nós contaremos tudo, isso na hora certa e para as pessoas certas.
Quem diria, citando uma frase de um jornalista, que nos acusou de estar procurando pelo em ovo, que nós acabaríamos encontrando pelo em ovo.

E sabe porque achamos, porque citando um outro jornalista: Nós acreditamos!

Juntos Somos Fortes!

52 comentários:

  1. Cel. Paúl,
    Não tinha a menor dúvida que irias conseguir elementos suficientes para tal dada sua tenacidade e expertise.
    Desde o início deste imbróglio que canto para nossos detratores - ...a PF vai te pegar, a PF vai te pegar...
    Sobre a questão dos pelos em ovos, uma vez transcorrida a infância, todo homem sabe empiricamente que eles existem aos borbotões.
    Esse 2014 promete fortes emoções...
    Mais uma vez, obrigado e parabéns, abs,
    Zalu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      A luta é de todos nós.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  2. Coonel, estamos dependendo do senhor, estamos pagando por algo que nao cometemos, por favor, lute ate o fim e nao nos decepcione. O que precisar estou a disposicao.
    Daniel de Oliveira
    email : danielsgt2@mail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Nós faremos o impossível para que a verdade prevaleça.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  3. Nossa torcida clama por justiça e aguarda ansiosa pelo momento em que todos os pilantras que tentaram subjugar nosso clube respondam criminalmente por suas acusascoes covardes e mentirosas e que os verdadeiros culpados pela manipulação da escalação de jogadores apareçam e sofram as consequências.

    ResponderExcluir
  4. Que a justica nao demore pois o estrago eh grande.

    ResponderExcluir
  5. http://magiarubronegra.com.br/conteudo.asp?id=2320&descricao=Brasileirao+2014%3A+Sem+Confusao+Nem+Chororo

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS CORONEL , ESTAMOS JUNTOS SEMPRE !!!

    ResponderExcluir
  7. Devemos deixar as autoridades e a polícia agirem, que aprofundem as investigações e divulguem a verdade. Boa opção.
    Mas se elas ficarem caladas devemos divulgar tudo o que sabemos e que apuramos.
    Parabéns a todos que colaboraram para desmascarar uma das maiores farsas do futebol brasileiro de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  8. Boa opção.
    É bom deixar que justiça e a polícia aprofundem as investigações, divulguem a verdade e denunciem os culpados.
    Mas se elas não divulgarem a verdade dos fatos, devemos publicar tudo o que sabemos e fazer muito barulho.
    Parabéns a todos que colaboraram para desvendar uma das maiores farsas do futebol brasileiro de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  9. Devemos deixar as autoridades e a polícia agirem, que aprofundem as investigações e divulguem a verdade. Boa opção.
    Mas se elas ficarem caladas devemos divulgar tudo o que sabemos e que apuramos.
    Parabéns a todos que colaboraram para desmascarar uma das maiores farsas do futebol brasileiro de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  10. Coronel, isto tem que parar. Nossos garos na Copinha estão sendo massacrados, de acordo com os comentários de membros da delegação. São uns heróis.
    Vamos seguir em frente e derrotaremos os pseudos gigantes

    ResponderExcluir
  11. Coronel, Parabéns pelo trabalho investigativo. Nossa torcida, nosso orgulho depende de pessoas como você. Estou ansioso para a sexta dia 17 chegar.,

    ResponderExcluir
  12. Cel PM Paul,sou Cap EB e essa sua coragem moral em muito me orgulha e tambem me servira de exemplo no prosseguimento da minha carreira.
    Brasil Acima de Tudo!!!

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS CORONEL PAÚL


    JUNTOS SOMOS FORTES !!!

    ResponderExcluir
  14. Se esta decisão da Justiça Comum for mantida, os campeonatos do Brasil irão virar bagunça. A não ser que jogador que seja expulso de campo vá logo pra cadeia até terminar sua punição. Apenas dois clubes desrespeitaram as regras.
    Qual será a punição para os infratores?

    ResponderExcluir
  15. Eu confio muito na força do senhor!! Tudo vai se resolver! Estamos ansiosos esperando o desenrolar dessa história! Obrigado de coração! O senhor nem imagina o tamanho do peso que sairá de nossas costas! Aquele "UFA!", enfim a verdade! Estamos todos confiando no senhor! Obrigado mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  16. ESTAMOS TODOS ANSIOSOS E CONFIANDO NO SENHOR!!

    ResponderExcluir
  17. Coronel, que Deus o proteja! A luta pela verdade é o alimento dos fortes. Saudações Tricolores - Ricardo Fernandes

    ResponderExcluir
  18. Coronel, que Deus o proteja! A luta pela verdade é o alimentos dos fortes e obstinados. Milhões de tricolores estão com o Sr. Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  19. Faço o que estiver ao meu alcance, como clamar ao Fluminense F.C. que saia desse estado de letargia. O seu sucesso será o sucesso da verdade e o nosso também.

    ResponderExcluir
  20. Juntos somos fortes, Vence o Fluminense. Só falta agora os representantes legais aparecerem e defender o nosso Fluminense.

    ST

    ResponderExcluir
  21. Cade o video? Não tem essa de hora certa, tem q divulgar logo

    ResponderExcluir
  22. coronel seria bom vc tentar uma entrevista..... quando entrar com a açao....

    coronel o video e comprometedor///////////////////////////////////? coronel nao tem como a pf quebrar o sigilo fiscais e telefonicos do fla e lusa? durante aqueles dias

    ResponderExcluir
  23. Precisamos nos unir cada vez mais. Não podemos coadunar com a irresponsabilidade dessa imprensa tendenciosa e com TANTA falcatrua, com tanta gente encobrindo erros de muitos e acusando injustamento poucos, ou seja, muitos erram, apenas e injustamente um é acusado. Contem com meu apio e minha cooperação no que puder!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns, agora quando se iniciar as investigações gostaria que a mídia fizesse uma cobertura descente mostrando a verdade para todos.
    Parabéns pela iniciativa e o trabalho que vem desenvolvendo.
    ST !

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, agora quando se iniciar as investigações gostaria que a mídia fizesse uma cobertura descente mostrando a verdade para todos.
    Parabéns pela iniciativa e o trabalho que vem desenvolvendo.
    ST !

    ResponderExcluir
  26. É de gente séria e responsável como V.Sa. que o Brasil precisa!

    ResponderExcluir
  27. Escrevi no blog do Gustavo, que o que parece ser o maior adianto é a maior sacanagem e o que parece ser a maior sacanagem é o maior adianto. Essa a grande oportunidade de desmascarar de vez essa podridão chamada rede globo e seus asseclas, que vem à anos, transformando o futebol em crime organizado da bola, junto com o timinho pequeno de torcida grande, vulgo menguim, tambem fabricado pela globo. É hora de trazer à tona muita podridão produzida por essa dupla. A mentira sempre teve pernas curtas. Temos sempre que lutar por um Brasil melhor, verdadeiramente. Ass. Paulo Queiroz.

    ResponderExcluir
  28. quem ajé e e cumpre com a verdade , não tem o que temer obrigado ! eu por exemplo não saio com minha camisa tricolor, por causa de represália , eu copu parte de alguns jornalista mal informado .

    ResponderExcluir
  29. Coronel, Lute Até o Fim!!!

    Essa canalha tem que tomar do seu próprio veneno!!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo blog, Coronel Paulo Ricardo! Eu tomei conhecimento dele por meio de outros tricolores, comentaristas do blog do Gustavo Albuquerque. Já li, com entusiasmo, todos os seus posts. Um grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Faz muito tempo que eu venho dizendo que o " SISTEMA RUBRO-NEGRO DE RÁDIO E TELEVISÃO ", aquele do 'PLIM-PLIM", vem acobertando as falcatruas do seu timinho favorito. Os constantes erros, dos últimos anos principalmente, de arbitragem, são literalmente desprezados ou minimizados por grande parte de seus comentaristas esportivos. Está mais do que na hora disto tudo ser devidamente esclarecido ou tudo vai acabar em "pizza" como o caso das 'papeletas amarelas". Saudações Tricolores...

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Paulo Ricardo. Onde estão agora os "MORALISTAS" que defendiam a Portuguesa e acusavam o Fluminense de virada de mesa? Eu sou botafoguense e estou do lado de vocês. Estou do lado do que é justo, como estive do lado do Flamengo quando venceu a COPA UNIÃO DE 1987, e até hoje essa entidade chamada CBF não reconhece o título mais do que justo vencido pelo Flamengo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O campeão brasileiro de 1987 é o Sport. Inclusive o flamengo deveria ter sido rebaixado no ano seguinte, já que o regulamento previa esta punição para quem perdesse jogos por WO.

      Excluir
  33. Finalmente, veremos justica sendo feita, no pais do faz de contas.

    ResponderExcluir
  34. Justiça, é o que todos queremos, vamos desmacarar essa farsa. Conte com todos os tricolores !!!!

    ResponderExcluir
  35. Estive no julgamento da Quarta Comissão e ouvi um repórter de uma rádio de Barra Mansa, se não me engano, falando ao telefone q "avisei ao pessoal do Flamengo no Maracanã que André Santos não poderia ser escalado, mas não me deram ouvidos". Ali eu já percebi q havia algo estranho, já q a tese inicial de defesa deles era de não saber.

    ResponderExcluir
  36. Quanta bobagem, eu gostaria muito que isso fosse verdade pra detonar os mulambos, à principio parece um devaneio de um torcedor sem noção alguma da realidade. Os jogadores da portuguesa e do flamengo não estavam irregular, pois não houve a notificação da CBF e em razão disso, não poderiam perder os pontos....É simples não houve descumprimento de nenhum regulamento, apenas o Estatuto do Torcedor fez valer a Lei, em prol de uma decisão arbitraria do stjd, que agiu de má fé tentando encampar algum clube, tomara que essa investigação vá a frente para descobrir realmente quem manipulou os auditores do stjd, ou alguém tem duvida de que todos os auditores conheciam os artigos 35 e 36 do Estatuto do Torcedor?? é obvio que eles conheciam mas estava ali trabalhando a favor de alguém, isso é claro .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os clubes estavam notificados no julgamento. Isso foi consentido por todos e é amplamente conhecido e praticado desde 2003. Pra ficar só em 2013, foram 37 rodadas de acerto e 1 em que o framengo se enrolou com a Copa do Brasil e a Portuguesa, não se sabe por força de qual desorganização ou propina, cometeu uma bisonhice. Essa marola toda só existe porque o punido com piores consequências é um clube "pequeno" xodó paulista e o principal "favorecido" é o Fluminense, que tem antecedentes em pegar carona em confusões criadas por outros pra escapar de rebaixamento. Fosse favorecido o Criciuma, a Portuguesa cairia pra série B como um prego sem grande barulho. Ninguém manipulou auditores, não precisava. O STJD não vai virar 180 graus depois de dez anos só pra ajudar a pobre Portuguesa. A falta de defesa do que Portuguesa e framengo fizeram ficou patente no julgamento. Só uma vara paulista (sintomático) concedeu liminar pra ações de "torcedores" (óbvios laranjas dos clubes).

      Excluir
    2. excelente resposta a figurinha da mulambada ou da padaria. o Campeonato todo eles cumpriram antes a punição e agora no último eles acham que deveriam ser notificados antes. coitados, não deveriam mandar advogados às audiências, aliás eles deveriam consultar os advogados que pagam para saberem que REGRAS existem neste país.

      Excluir
  37. pra cima deles coronel tamos juntos!

    ResponderExcluir
  38. Se eu puder ajudar em algo,conte comigo. A verdade irá prevalecer.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES.
    Eliane.

    ResponderExcluir
  39. OS INCOMPETENTES DA LUSA E FLAMENGO FAZEM AS BESTEIRAS, E A
    IMPRENSA TENDENCIOSA QUER CULPAR UM CLUB GLORIOSO COMO O
    FLUMINENSE..... PAU NELES CORONEL . TRICOLORES UNIDOS SEMPRE!

    ResponderExcluir
  40. OS INCOMPETENTES DA LUSA E FLAMENGO , FAZEM AS BESTEIRAS E
    A IMPRENSA TENDENCIOSA QUER CULPAR UM CLUB GLORIOSO COMO
    O FLUMINENSE... PAU NELES CORONEL. TRICOLORES UNIDOS SEMPRE
    PARABENS

    ResponderExcluir
  41. O escritório de Luiz Paulo Pieruccetti Marques, autor da ação na Justiça comum que obteve decisão favorável ao Flamengo na semana passada, prestou serviços para o clube em 2013. A coluna obteve comprovantes de dois pagamentos feitos pelo Flamengo ao escritório. O elo entre clube e Pieruccetti pode gerar punições da Fifa, da CBF e da Conmebol ao time, já que as três entidades não aceitam ações de clubes na Justiça comum. Matéria Publicada na coluna PAINEL FC do jornal Folha de Sp.

    ResponderExcluir
  42. Prezado Coronel Paúl.
    Muito me entristece a facilidade com que o povo braseileiro é manipulado e destratado.
    Somos minoria e sabemos que interesses criminosos estão por trás de tudo o que ocorreu. Trata-se de Poder e Muito Dinheiro.
    Sinceramente, temo pela integridade do Júnior Vanucci.
    Espero que Deus os proteja e agradeço pela busca da verdade.
    Com respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  43. Coronel, olhe mais este absurdo e contradição.


    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/fla-e-lusa-identificam-mas-ainda-nao-punem-quem-errou-na-ultima-rodada.html

    #NÃO ABAFA

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.