JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DUAS NOTÍCIAS DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO - "O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA"



Prezados leitores, na nossa série de artigos não tratamos das denominadas teorias conspiratórias envolvendo o rebaixamento da Portuguesa, buscamos sempre os fatos e PROVAMOS que parte da imprensa, após noticiar que André Santos não poderia jogar contra o Cruzeiro (como comprova a matéria de O Globo contida nesse artigo), NÃO  informou à opinião pública que em virtude dele ter jogado, o Flamengo passou a ser passível de ser punido com a perda de 4 pontos (como foi) e que no domingo estava correndo 40% de risco de ser rebaixado. Tudo provado.
Nós denunciaremos os fatos, só não o fizemos pois estamos aguardando notícias complementares de São Paulo.
Missão cumprida, temos dado uma olhada rápida nas teorias conspiratórias e, vez por outra, encontramos algo interessante que merece um aprofundamento.
É de domínio público que André Santos e Héverton foram punidos na sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2013. 
Partindo desse parâmetro, leiam essa duas notícias, ambas das Organizações Globo.
A primeira datada de sexta-feira, às 19:44 horas, informando que André Santos não poderia jogar.
A segunda datada de 8 de dezembro de 2013 (domingo), às 06:55 hs
Observe que a segunda é publicada mais de 24 horas após a primeira  e cerca de 10 horas após o jogo do Flamengo, mas não informa que Héverton estava suspenso e nem que André Santos tinha jogado de forma irregular no dia anterior (sábado).
Pergunta:
Como explicar que duas matérias oriundas da mesma organização, contenham disparidades tão flagrantes no tocante a informar ao público?
Outro detalhe interessante é que Héverton não é anunciado como titular, portanto, não existia qualquer garantia de que jogaria. 
Leiam,  analisem e tirem suas conclusões.

1) JORNAL O GLOBO 
ESPORTES 
06/12/2013 - 19:44 
Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão
Lancepress
O técnico do Flamengo, Jayme de Almeida, ganhou um desfalque de última hora para o duelo com o Cruzeiro. O lateral-esquerdo André Santos, que foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, foi julgado na tarde de ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e recebeu um jogo de suspensão. Como a Copa do Brasil se encerrou naquela partida, o jogador rubro-negro terá de cumprir a punição na última rodada do Campeonato Brasileiro. 
No o lugar do camisa 27, Jayme de Almeida colocará o reserva imediato João Paulo. Este, inclusive, chegou a ser titular da equipe enquanto André Santos não estava 100% fisicamente e jogava como meia. 
Assim como André Santos, o Rubro-Negro terá outros desfalques. Os dois principais goleiros, Felipe e Paulo Victor, estão fora da partida. O titular, lesionado, e o reserva se recupera de uma cirurgia bucal. Por isso, o jovem Cesar faraá sua estreia como profissional. Além dos arqueiros, o volante Elias, os zagueiros Chicão e Wallace não irão atuar. 
Flamengo e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro (Fonte).

2) SITE GLOBOESPORTE.COM 
8/12/2013 06h55 - Atualizado em 08/12/2013 06h55 
Com problemas financeiros, Lusa e Grêmio se despedem do Brasileirão Paulistas, que têm pequeno risco de queda, fizeram greve por causa de calote. Gaúchos, garantidos na Libertadores, também reclamam de atrasos.
(...) 
As Escalações
Portuguesa: Guto Ferreira manda a campo o que tem de melhor à sua disposição. O atacante Diogo volta após dois jogos fora, enquanto Souza foi vetado pelo departamento médico. Bruno Henrique é outro problema, por suspensão. Assim, a provável Lusa que enfrenta o Grêmio tem: Lauro; Luis Ricardo, Valdomiro, Lima e Rogério; Ferdinando, Willian Arão, Moisés e Wanderson, Diogo e Gilberto.
(...) 
Quem está fora
Portuguesa: o volante Bruno Henrique está suspenso e meia Souza sentiu dores na coxa direita e também não joga. De resto, o departamento médico da Portuguesa segue com Diego Viana, Romão, Washington, Matheus, Henrique, Ivan e Moisés Moura
(...)"
Leia na íntegra essa reportagem (Link).

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. O jogador Heverton, da Lusa, era reserva. Talvez por isto não tenha sido noticiado no domingo, dia 08/12/2013. O que não se justifica naturalmente é o total silêncio da mídia (tradicional e virtual) no tocante à escalação irregular de André Santos. E obviamente que foi estranhíssimo a Lusa escalar Heverton e, pior, colocá-lo em campo para jogar.

    ResponderExcluir
  2. Estranho é criar uma conspiração inexistente e não querer ver o óbvio! a CBF armou para a manutenção do Flu na 1a. Divisão focando apenas na lusa. Por falha do flamengo, este acabou entrando na parada! criando-se assim um álibi perfeito para os vilões da história (FLU, CBF e STJD). é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Presado Antonio, respeito sua opinião mas não concordo. O fato é tão óbvio, o desorganizado e cambaleante Flamengo se deu conta da bobagem que fez no sábado e, com o apoio da Globo, que permaneceu de bico calado sobre a escalação irregular, fechou a operação de resgate do Fla com a Portuguesa!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Antônio, a verdade é transparente e obvia! devolva os pontos da pobre Portuguesa e ficará evidente o verdadeiro beneficiado! O resto é pura balela da Flapress!

    ResponderExcluir
  5. Para de chorar pelo seu tricolor Coronel...
    Embora o choro seja livre foi feio o que o Fluminense fez, tapetão não faz parte do futebol.
    O fluminense mais uma vez será reconhecido pela sua incapacidade profissional para o futebol e capacidade profissional para o "tapetão".
    O choro é livre... Para de chorar Coronel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara tú e mais um manipulado Vc não entendeu nada do que foi exposto??
      só pode ser torcedor daquele time mesmo.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.