JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

FUTEBOL É APENAS UM JOGO, A IMPRENSA É UM PILAR DA DEMOCRACIA



Prezados leitores, temos recebido algumas críticas, raras por sinal, sobre o fato de estarmos dedicando parte significativa do nosso espaço democrático ao tema "O Flamengo e o rebaixamento da Portuguesa", isso é um ótimo sinal.
Primeiro, considerando que os críticos não deixam de ter sua parcela de razão, temos conversado muito sobre futebol, o que nunca foi um assunto comentado no blog, o qual sempre foi dedicaco a temas de relevância muito maior.
Além disso, por serem escassos os comentários críticos, podemos depreender que a quase totalidade dos leitores identificou que o nosso foco não é o futebol, mas que na verdade são a liberdade de imprensa e os deveres éticos e morais que ela deve cumprir no exercício da sua atividade de interesse público, informando os fatos para que a população possa formar a sua opinião, construindo uma opinião pública qualificada e baseada na realidade.
Exatamente, a violação dos preceitos éticos e morais por parte de órgãos da imprensa tem sido o centro das nossas preocupações. A violação ocorreu na área do futebol, dessa vez, apenas isso. Dias atrás publicamos um artigo onde a manipulação ocorreu na área da segurança pública, citando um exemplo.
Uma imprensa que informa errado ou não informa, não cumpre seus desígnios, deixa de ser um sustentáculo da democracia. Pior, pode ingressar no território antidemocrático da manipulação da informação para produzir a manipulação da opinião pública.
É contra isso que estamos lutando, nunca contra qualquer clube de futebol.
O título da série de artigos "O Flamengo e o rebaixamento da Portuguesa" deve-se a duas verdades inquestionáveis.
A ação (no caso a omissão) de parte da imprensa teve um beneficiado e um prejudicado, respectivamente, o Flamengo e a Portuguesa.
Nós demonstramos isso com clareza solar, as provas são robustas e cristalinas.
Quem não conseguiu enxergar isso deve buscar socorro médico o mais rápido possível.
O Flamengo pode não ter qualquer culpa na omissão da imprensa, mas foi o beneficiado, isso é evidente.
Portanto, solicitamos que os fanáticos por futebol façam um esforço muito grande para entender o foco da luta pela democracia que estamos travando. Nós, o blog e os seus leitores, dignos colaboradores.
Não estamos lutando contra o Flamengo, estamos lutando pela democracia no Brasil, algo ainda incipiente.
A nenhum de nós interessa uma imprensa que manipule as informações.
Uma imprensa que publique o que quer e quando quer, pois não é esse o papel social da imprensa.
Ela deve informar todos os fatos relevantes da vida social.
No blog temos agido dessa forma, informamos nele todas as notícias que recebemos sobre o tema que estamos abordando, publicando inclusive artigo e comentários contrários às nossas posições. Isso é indispensável: o contraponto.
Inclusive temos estimulando aos nossos críticos que escrevam seus artigos e que encaminhem para o nosso email, teremos prazer em publicar opiniões diferentes das nossas. O artigo deve ter a sua autoria plenamente identificada, obviamente.
Email: pauloricardopaul@gmail.com
Não queremos formar a opinião de ninguém, queremos informar ao público que nos lê, milhares de pessoas diariamente, para que cada um possa formar a sua opinião.
Futebol é apenas um jogo, a imprensa é um pilar da democracia.

Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. A IMPRENSA EM SUA MAIORIA É MENTIROSA. A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DEVERIA CONSTRUIR CASAS. MORADORES DE FRIBURGO E OUTRAS FAMÍLIAS NÃO TEM ONDE MORAR E A CAIXA PÕE MILHÕES EM CLUBES DE FUTEBOL. E ESSE DINHEIRO É UTILIZADO PARA FINS ILÍCITOS EM CERTOS CASOS. COMO ACABAR COM ESSA FARRA ????????????

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.