JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 25 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: A IMPRENSA QUER QUE NOS PAREMOS, NÃO VAMOS PARAR



Prezados leitores, nem o melhor analista dos efeitos das redes sociais poderia imaginar que em tão pouco tempo, uma mobilização nas redes poderia mudar tão rapidamente o comportamento de parte da imprensa esportiva no Brasil.
A "Operação NÃO Abafa" que está sendo desenvolvida (importante usar a hashtag #naoabafa em todas as mensagens) nos blogs independentes e nas redes sociais, está gerando uma pressão tão grande que tem obrigado a imprensa a mudar de opinião.
Qual era o quadro um mês atrás?
A torcida do Fluminense acuada, sofrendo represálias, frutos de uma campanha maciça para transformar o Fluminense no vilão do rebaixamento da Portuguesa, uma versão que não se sustentava na verdade, mas que crescia.
Eles não esperavam um contra-ataque tão forte nas redes sociais e estão sendo forçados a diminuir  a campanha contra o Fluminense; a admitir como suspeitos os silêncios dos sites Lance!net, O Globo, o Extra e Portal Terra;  a entender que o beneficiado foi o Flamengo e não o Fluminense e que existe uma possibilidade de fraude na escalação do Héverton.
Mudanças radicais estão acontecendo, uma clara demostração que a mídia poderá ser forçada a abordar publicamente esse novo quadro a qualquer momento.
Ela ainda resiste, mas a pressão poderá se tornar insuportável e para isso são necessárias as nossas ações, principalmente, a continuidade da discussão do tema em todos os espaços disponíveis.
Além disso, precisamos estar atentos a cada passou dessa gente.
O que deseja essa parte da imprensa?
- Que nós paremos de fazer pressão nas redes sociais e nos blogs.
Eles querem abafar o caso e nós não estamos deixando, eis a verdade.
É isso que estamos identificando em cada conversa com jornalistas que tem nos procurando.
Eles querem o silêncio, nós temos que buscar o barulho, o tempo todo.
Obviamente, o nosso caminho deve ser na direção de dar cada vez mais divulgação, colocar sempre os nossos argumentos em cada jornal, revista, blog ou site de jornalistas esportivos ou não e, paralelamente, começar a espalhar para o mundo o que aconteceu na última rodada do Brasileirão.
Em artigo anterior publicamos uma relação de emails de órgãos da imprensa internacional, mandem as suas mensagens, traduzidas ou não, mas mandem mensagens, o volume é importante.
É hora de trabalhar.

#nao abafa

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Se alguém montar um texto traduzido em vários idiomas eu ajudo a divulgar essa notícia no exterior.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém vai me abafar. Vou falar desse esquema Fla-Lusa pelo resto da minha vida. Jamais deixarei uma opinião errada pairando em qualquer discussão. Posso morrer hoje, ou daqui a 80 anos, mas jamais deixarei passar este assunto. O Fluminense, injustamente, até hoje paga moralmente pelo crime dos outros (caso Ivens Mendes). Não deixarei que o escândalo de 2013 vá pra conta trocolor, e mais, principalmente, não deixarei que o "Mais Querido" saia liso moralmente dessa. Nem que isso me custe amizades e cordas vocais. Não calarei. Sou tricolor, não por acaso. Tenho horror dos bovinos.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.