JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: UMA DEFESA PARA O LUSA NEWS E NOVO ESTUDO DE LEITOR



Prezados leitores, recebemos na forma de comentário uma defesa para o site Lusa News, em face do estudo feito por um leitor do nosso blog a respeito do contido no referido site (Link para o artigo que publicamos).
Como é nosso hábito, embora não seja uma regra na imprensa, publicamos comentários desfavoráveis às nossa opiniões, isso rotineiramente, como pode ser comprovado por qualquer um que acesse os comentários publicados no blog.
Isso, além de democrático, contribui para que a verdade surja, pois ela pode não estar nas nossas opiniões, mas na opinião de leitores que acessam o blog.
O comentário foi feito pelo senhor Luiz Cruz Ferreira Junior, pelo menos é esse nome que identifica o comentário.
Eis o comentário:

"Luiz Cruz Ferreira Junior
27 de janeiro de 2014 16:09
Caro sr. Paulo Ricardo Paúl, o Lusa News é um site não oficial, idealizado para ser uma fonte de notícias para o torcedor Lusitano e simpatizantes da nossa gloriosa Associação Portuguesa de Desportos, é feito de torcedor para torcedor, mas com respeito à veracidade das informações que são colhidas pelos redatores e repórteres do site. O Sr. já está falando pelos cotovelos, O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: UM PEQUENO PARÁGRAFO E UM GRANDE MISTÉRIO, transmite tanta besteira que o seu texto se torna desconexo e chato, resumindo, é um emaranhado de palavras que o tornam pífio. Pífio sim, tanto o Senhor, quanto o seu texto e sua forma esdrúxula de emanar idéias infundadas. Pífio também esse time do Rio de Janeiro, o Fluminense, que não quer driblar adversários no campo, mas sim, driblar a Moral e a Ética fora dele, mas como diz no velho ditado, "quem fala muito dá bom dia a cavalos ", eis que fica a dica: "Falar é prata, Calar é ouro" ......
Cala-te senhor Paulo !!!"
Responder Excluir"

Os interessados poderão conferir o comentário diretamente no blog.
Por motivos óbvios, não comentaremos as ofensas atribuídas a nós.
Como também não comentaremos o contido nesse outro comentário publicado no mesmo artigo:

"Marcos Teixeira
27 de janeiro de 2014 11:49
Tanta tinta tinta gasta pra nada. O blogueiro deveria ater-se ao princípio básico do jornalismo (e do direito), que é a inocência presumida. Atendo-se ainda à área jornalística, que conheço muito bem, por sinal, a pessoa que escreveu tal artigo deveria ao menos investigar o porque de os jogadores aparecerem na foto. Perguntar a pessoas envolvidas seria um bom começo, pra não dizer o básico: o Gilberto participou do coletivo porque havia a possibilidade de ele jogar, uma vez que o departamento jurídico da Portuguesa buscava conseguir a conversão da pena de dois jogos em multa ou equivalente para que ele pudesse jogar. Simples, né? Era só perguntar. Mas deve dar trabalho, sem contar que é mais fácil jogar o excremento no ventilador e ver no que dá, uma vez que ninguém é cobrado depois.
Sobre o meia Héverton, ele treinou e contava nas informações porque,. de acordo com o site da CBF, estava APTO para o jogo. Não sei se o Ricardo Paul (É este o nome, né? Não vou lembrar o nome do distinto escriba) percebeu, mas talvez só ele não saiba que a defesa da Portuguesa é baseada na falta da publicação do resultado do julgamento. Logo, qual o problema do jogador treinar para o jogo o qual estava em condições de jogar.
No mais, o senhor que escreveu este arquivo deveria ao menos publicar textos que defendessem os dois lados da questão. Assim, não mostraria, descaradamente, seu lado fervorosamente favorável ao tricolor carioca.
Enfim, já gastei muito do meu tempo e das minhas velas com defunto que não vale a pena.
Responder Excluir"

Nos reservamos no momento a perguntar:
Não era mais fácil desmentir o estudo feito pelo nosso leitor?
Pensamos que sim, mas nenhuma linha para contraditar o estudo.
Só ofensas, ofensas e ofensas.
Nós preferimos levar em consideração no momento, além do estudo do nosso leitor, esse outro comentário (estudo) também feito no artigo em referência, mas por outro leitor:

"Michel
27 de janeiro de 2014 10:33 
Este post é uma das provas mais fundamentais que vi até hoje e que mostram que tudo leva a crer que a escalação de Heverton foi, sim, intencional. E explico por que. No fim do ano passado, ao me deparar com o tal post no site oficial da Lusa, eu comuniquei (confidencialmente, via e-mail) ao Cel. Paúl que a publicação foi feita às 18:48, mas foi editada às 22:15. Adiante explico como você mesmo, leitor, pode checar isto. Mas vamos continuar o raciocínio... 
Por que foi importante verificar a edição? Simples: porque o parágrafo que diz que Heverton estava apto a jogar é o maior álibi que a Portuguesa dispõe para provar sua inocência, já que a publicação foi feita antes do jogo do Flamengo contra o Cruzeiro naquele mesmo dia. Mas daí veio uma questão intrigante: por que o post foi modificado cerca de 3 horas e 27 minutos após a publicação original? Outra observação importante veio através de um “teste” que fiz em vários outros posts no site da Lusa, pois constatei que eles raramente editam um post após este ser publicado. Importante frisar que na época em que verifiquei a edição, eu disse ao Cel. Paúl que não havia como checar o que foi modificado. Agora, este post clareia tudo e fecha o raciocínio: o parágrafo que cita que Heverton estaria apto a jogar foi adicionado às 22h15min do dia 07 de dezembro de 2013, ou seja, quando o jogo do Flamengo com o Cruzeiro já havia terminado. 
Abaixo, veja, em apenas 3 passos, como checar o dia e horário em que o post foi modificado. 
1- Entre no site: http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/ 
2- Já estando dentro da página, clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço vazio do post (cuidado para não clicar sobre uma foto) e no menu suspenso que abrir opte por algo como "exibir código fonte" (ou só "código fonte"; depende do seu navegador); 
3- Abrirá então a página com a "linguagem html". Para eu descobrir se houve modificação, digite "2013" no "localizar" (texto) do navegador a vá dando “avançar” até chegar no seguinte trecho nas linhas 38 e 39: 
38 (...) 2013-12-07T18:48 
39 (...) 2013-12-07T22:15 
Como vocês podem verificar, quase ao final da linha 38 consta a data e hora da publicação; idem na linha 39, onde consta a data e hora da modificação. 
Um abraço a todos! 
ResponderExcluir"

O nosso agradecimento ao leitor Michel.
O espaço continua aberto para que alguém do Lusa News conteste agora os dois estudos.

#lusagate

Juntos Somos Fortes!

PS: O Lusa News através do seu twitter informou que os comentários postados no artigo não são de pessoas da equipe do site.
Diante dessa informação, em respeito ao informado, alteramos o título e o primeiro parágrafo.

20 comentários:

  1. eles estão desesperados, engraçado como eles cumpriram suspensões todo campeonato antes de publicar e agora só vale o que está escrito, agora lembraram do estatuto do torcedor. ainda é cedo, mas alguém levou ...

    ResponderExcluir
  2. O cara não contestou o estudo... foi só xingamento sem uma linha sequer para refutar o estudo...

    ResponderExcluir
  3. realmente esse pessoal da Lusa tem razão "quem fala muito dá bom dia à cavalos", é melhor eles irem logo abrindo a cocheira.

    ResponderExcluir
  4. Independentemente de haver modificação no site da lusa, o jogador já estava concentrado desde sexta, o que inclui sábado pela manha.

    ResponderExcluir
  5. http://lusanews.com.br/2014/01/27/nota-de-esclarecimento/ A nota de esclarecimento do sítio sobre a suposta modificação da reportagem do Site,

    ResponderExcluir
  6. Já houve outra alteração dia 25/01/2014

    ResponderExcluir
  7. TRICOLOR INDIGNADO EM BUSCA DA VERDADE27 de janeiro de 2014 às 19:23

    Coronel Paúl, o artigo do site da Lusa News foi modificado e incluído o parágrafo que fala que o Hevertin tinha condições de jogo. Veja o artigo original no site SIGA: http://siga.st/futebol/portuguesa/article/1132722/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano_

    ResponderExcluir
  8. Coronel, então vc afirma que o Blog Lusanews, fez uma fraude, confirma ou vai ficar em cima do muro, por favor não me ofenda , com veja bem ou como no caso do video que o sr diz que viu e não quiz transcrevê-lo ou descrevê-lo, como o sr mesmo diz que é corajoso espero que não afine

    ResponderExcluir
  9. Cel, então o sr confirma que a Lusanews, fraudou e esta ajudando a lusa com mentiras

    ResponderExcluir
  10. Avisem ao Éboli que esse negócio de que o Héverton estava concentrado já caiu....ele falou na CBN a tarde...tá desinformado....

    ResponderExcluir
  11. Conforme alertou o Anônimo acima, o site da Lusa News sofreu edição novamente às 21:30 do dia 25/01/2014. Será que foi tão-somente para apagar a evidência que foi modificado às 22:15 do dia 07/12/2013, depois do jogo Fla x Cruzeiro? Como se diz em Minas, tem caroço nesse angu. Ah, tem sim!

    Outra coisa: o site "Lusa News" não é de torcedor da Lusa coisa alguma. Todo grande clube de futebol possui um site oficial e um "extraoficial" que chamam de "site do torcedor". Conforme diz o próprio site do Lusa News (no menu Quem Somos > Conheça-nos) está escrito: "Lusa News é um portal extraoficial da Portuguesa".

    Para terminar: com tantos ataques disparados contra o Fluminense pelos responsáveis pelo "Lusa News", como crer na "tese" daquele picareta do "Blog do Paulinho" de que a Unimed comprou a Lusa?

    ResponderExcluir
  12. Conforme alertou o Anônimo acima, o site da Lusa News sofreu edição novamente às 21:30 do dia 25/01/2014. Será que foi tão-somente para apagar a evidência que foi modificado às 22:15 do dia 07/12/2013, depois do jogo Fla x Cruzeiro? Como se diz em Minas, tem caroço nesse angu. Ah, tem sim!

    Outra coisa: o site "Lusa News" não é de torcedor da Lusa coisa alguma. Todo grande clube de futebol possui um site oficial e um "extraoficial" que chamam de "site do torcedor". Conforme diz o próprio site do Lusa News (no menu Quem Somos > Conheça-nos) está escrito: "Lusa News é um portal extraoficial da Portuguesa".

    Para terminar: com tantos ataques disparados contra o Fluminense pelos responsáveis pelo "Lusa News", como crer na "tese" daquele picareta do "Blog do Paulinho" de que a Unimed comprou a Lusa

    ResponderExcluir
  13. Não adianta ver o conteúdo da página buscando data de atualização. Somente o acesso ao diretório do provedor (ou aos backups) conseguiriam comprovar. O importante do artigo é que ele coloca claramente que os comentários que se sucederam à sua publicação NÃO FAZIAM referências ao 4o parágrafo. Como ele não está no clipping, as suspeitas aumentam. Vamos procurar comentários de sites confiáveis (coisa difícil) que falem do artigo e do tal parágrafo (importantíssimo) com uma data próxima à sua publicação. Não comentários do meio pro fim de dezembro.

    ResponderExcluir
  14. A Lusa News pode informar onde foi a concentração? Até o momento não li em lugar algum onde foi essa concentração. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  15. Michel, mas você se lembra de ter lido o parágrafo sobre o Heverton após a edição do dia 07.12.13, na época em que comunicou ao Cel. Paul? Ou a inclusão do parágrafo poderia ter sido feita na edição do dia 25.01.14?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo à pergunta do "Anônimo 28/01/14 - 00:53"...

      Posso afirmar com toda certeza que no dia 30/12/2013 o parágrafo dizendo que Heverton estava apto a jogar já estava lá. Aquilo desmontava a "teoria conspiratória" de que o Fla comprou a Lusa, pois foi postado às 18:48, ou seja, 12 minutos antes do início do jogo Fla x Cruzeiro. Comentei isto ao Cel. Paúl por e-mail.

      Mas também verifiquei que às 22:15 o site foi modificado, quando o jogo Fla x Cruzeiro já tinha terminado e um torcedor no site da Lancenet já tinha comentado: "mas o André Santos não estava suspenso?". Naquele dia em que verifiquei a edição do site, eu disse ao Cel. Paúl que não havia como checar o que foi modificado. Mas se descobríssemos que a edição do site foi para a adição do parágrafo sobre as condições de jogo do Heverton, então teríamos matado a charada.

      Agora, o site "Siga Futebol" clareou tudo. O "Siga Futebol" "printou" a página da Lusa às 19:06, quando (muito provavelmente) não havia o parágrafo falando do Heverton.

      Outra coisa importante diz respeito à discussão sobre quem é "dono" do site "Lusa News". Ora, isto é irrelevante. Pode ser qualquer pessoa. O que é relevante é que o próprio post diz que há "uma fonte [dentro da Portuguesa] ligada ao Lusa News". E tudo leva a crer que a tal fonte estava muito preocupada em incluir na notícia que o jogador Heverton estava apto a jogar. Tanto, que o Lusa News incluiu.

      Enfim, os responsáveis pelo "Lusa News" parecem muito nervosos em desmentir o que reputam como teoria conspiratória ridícula. Ora, se é coisa ridícula, por que se irritaram e soltaram uma nota oficial de esclarecimento? E por que editaram novamente o post no dia 25/01/2014 às 21:30?

      Excluir
    2. Peraí. Deixa eu ver se eu entendi...
      Vcs estão querendo dizer que o jogo do flamengo terminou sábado às 21:00 hs e às 22:15 até o site "extraoficial" da portuguesa ja estava "comprado"? Fla faz maracutaia em tempo recorde, hein?

      Excluir
    3. Ninguém aqui está dizendo que o site Lusa News foi "comprado". De onde vc tirou isso? O que se está se levantando aqui são possibilidades em cima de fatos. O fato é que alguém (fonte) da Portuguesa passou as informações do clube ao site Lusa News. Logo em seguida o Siga Futebol "printou" o conteúdo do post do Lusa News. Por que o parágrafo do Heverton não está no Siga Futebol? Possibilidade: terminado o jogo Fla x Cruzeiro, a fonte da Portuguesa pode ter passado outra informação ao site Lusa News: a de que Heverton estava apto a jogar.

      Excluir
  16. Seguindo os passos descritos, percebe-se que o post foi alterado no dia 25/1/2014 (linha 55), justamente quando ele passa a ser divulgado como álibi do Flamengo. Muito estranho.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.