JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

"O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA" - A SOLUÇÃO SOBRE AS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS



Prezados leitores, nós não nos guiamos por teorias conspiratórias, o que nos permitiu comprovar que parte da imprensa beneficiou com seu silêncio o Flamengo e prejudicou a Portuguesa.
Tudo são fatos.
Os fatos, esses chatos, como escreveu o editor-chefe do site do Globo Esporte.
As provas são tão contundentes que após milhares e milhares de postagens em blogs, sites, twitter, facebook, ..., ninguém da imprensa levantou a voz para sair em defesa da própria imprensa.
A imprensa optou por não falar sobre o caso, pois não tem como argumentar.
Ensina o dito popular: contra fatos, não existem argumentos.
No tocante a quem foi beneficiado pelo rebaixamento da Portuguesa, também não existe qualquer dúvida, basta dar uma olhada na tabela final do Brasileiro 2013, para constatar que foi o Flamengo, mas a imprensa insiste me escrever e falar que foi o Fluminense. 
Eles estão contrariando a matemática, fazer o quê?
Diante desse cenário, resolvemos escrever esse artigo e mergulharmos nas teorias conspiratórias, para por um ponto final em toda essa onda pró-Flamengo e contra o Fluminense e a Portuguesa.
Vamos esquartejar o problema.
A que clube interessava que a Portuguesa colocasse um jogador irregular para ser punida e perder pontos?
Salvo melhor juízo, essa é a pergunta central.
Para respondê-la devemos consultar a tabela após a 37a rodada:
Não interessava ao Flamengo (11o colocado) e nem ao Bahia (12o colocado), ambos matematicamente fora do rebaixamento.
Não interessava a Portuguesa (13o colocada), obviamente.
Apenas Internacional, Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense poderiam ter interesse na punição da Portuguesa.
Se a Portuguesa perdesse no domingo 3 pontos (caso perdesse para o Grêmio, a punição seria de 3 pontos, já que não teria ganho nenhum). Automaticamente, ela ficaria com 44 pontos e atrás de Internacional, Criciúma e Coritiba e teria o mesmo número de pontos que o Vasco., independente dos resultados desses times no domingo. 
Acrescentando outro componente, Internacional, Criciúma e Coritiba só dependiam de seus resultados. Será que participariam de um esquema fraudulento para ter um ganho que talvez nem precisassem?  A lógica diz que não.
Sobram Vasco e Fluminense.
Ambos não dependiam só de seus resultados para escaparem, dependiam de resultados negativos de outros times.
No caso do Vasco se ele entra em uma armação com a Portuguesa, mesmo assim teria que ganhar do Atlético do Paraná, isso no Paraná, caso contrário, mesmo com um acordo com a Portuguesa, poderia ser ultrapassado pelo Fluminense, se o tricolor ganhasse do Bahia, fora de casa.
A situação do Fluminense ainda é pior que a do Vasco, mesmo fazendo um acordo com a Portuguesa, teria que torcer por outros resultados.
Em apertada síntese, diante da classificação da penúltima rodada, nenhum clube poderia fazer um acordo prévio com a Portuguesa para que ela escalasse um jogador irregular, isso para que perdesse pontos e com isso garantisse ao clube participante do acordo a permanência na primeira divisão.
Isso é muito importante, repetimos: 
"...com isso garantisse ao clube participante do acordo a permanência na primeira divisão".
Escrito isso, pensamos que fica descartada a hipótese de qualquer acordo prévio com a Portuguesa diante da classificação antes da última rodada.
Bem, avancemos para a 38a rodada, a última, dando uma conferida na tabela de classificação após os jogos de sábado, depois do Flamengo ter escalado irregularmente André Santos e com isso estar fadado a perder quatro pontos ( três mais um do empate com o Cruzeiro):
11) Bahia = 48.
12) Portuguesa = 47.
13) Internacional = 47.
14) Criciúma = 46.
15) Flamengo = 45.
16) Coritiba = 45.
17) Vasco = 44.
18) Fluminense = 43.
Ponte Pedra e Náutico já estavam matematicamente rebaixados. 
Vale lembrar e isso é muito importante, que dos clubes relacionados apenas o Flamengo não tinha mais jogos para fazer e restavam duas vagas para serem preenchidas para o rebaixamento.
O Flamengo poderia ser superado pelo Coritiba, pelo Vasco e pelo Fluminense.
Como demonstramos nos artigos anteriores a chance do Flamengo ser rebaixado era de 40% no domingo.
Prezados leitores, refaçam o raciocínio que fizemos com a classificação que existia na 37a rodada.
Existe algum clube que garantiria sua permanência na primeira divisão, fazendo apenas um acordo com a Portuguesa?
O Fluminense continuaria dependendo de outros resultados. Nada adiantaria fazer um acerto com a Portuguesa, pois teria que ganhar do Bahia e torcer por insucessos do Vasco e do Coritiba.
O Vasco também continuaria dependendo da sua vitória sobre o Atlético Paraense, portanto, o risco era grande de fazer um acordo e cair da mesma forma.
E o Flamengo?
Bem, se o Flamengo fizesse um acordo com a Portuguesa, isso após seu erro no sábado, para que ela também colocasse um jogador irregular em campo, caso ela perdesse apenas 3 pontos (mínimo a perder), a tabela passaria a ser a seguinte, antes dos jogos de domingo: 
11) Bahia = 48.
12) Internacional = 47.
13) Criciúma = 46.
14) Flamengo = 45.
15) Coritiba = 45.
16) Portuguesa = 44.
17) Vasco = 44.
18) Fluminense = 43.
Nesse caso, como a Portuguesa ficaria com menos pontos que o Flamengo, o mais querido do Brasil só seria rebaixado se:
Coritiba, Vasco e Fluminense o ultrapassassem.
Vasco e Fluminense teriam que ganhar e o Coritiba teria que ganhar ou empatar.
Certamente, uma combinação de resultados possível, mas pouco provável.
O Coritiba ganhou, o Fluminense ganhou e o Vasco perdeu.
Os resultados rebaixaram a Portuguesa, mas não o Flamengo.
O Flamengo só seria rebaixado se a Portuguesa não tivesse colocado Héverton em campo.
Portanto, senhores adeptos das teorias conspiratórias, caso alguma delas tenha sido colocada em prática, os fatos demonstram que a maior probabilidade recai sobre uma participação do Flamengo nessa conspiração.
Alguém ainda duvida?
Não acreditamos nisso, o Flamengo não participaria desse acordo.
Por derradeiro, insistimos que desconsideramos as teorias conspiratórias, preferimos nos ater aos fatos e esses comprovam que quem foi salvo pelo rebaixamento da Portuguesa foi o Flamengo.
A tentativa de encobrir isso através da responsabilização do Fluminense é um  ato de COVARDIA ou de INTERESSE PRÓPRIO, nem mais, nem menos.
E, por hora, até que apareça algo de concreto, esqueçam as teorias conspiratórias, por favor.

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:


  1. Coronel, o anúncio de que "Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão" foi divulgado pela REDE GLOBO em 2 de suas página:

    http://oglobo.globo.com/esportes/suspenso-andre-santos-nao-enfrenta-cruzeiro-pelo-brasileirao-10999145

    http://extra.globo.com/esporte/suspenso-andre-santos-nao-enfrenta-cruzeiro-pelo-brasileirao-10999144.html

    Será que ninguém acompanhou esta GRANDE "emissora" (minuscula e entra parentese para ironizar) que deu o notícia em primeira mão por 2 meios de comunicação antes do jogo??
    Vale investigar mesmo!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Márcia.
      Usei em um artigo, excelente.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  2. Caro Coronel Paúl, peço licença para que seja feita uma correção no texto.
    É sobre a punição sobre a portuguesa, a punição são 3 pontos mais os pontos conquistados com o resultado do jogo. Portanto, se a Portuguesa tivesse vencido o jogo contra o Grêmio, ficaria com os mesmos 44 pontos (derrota 47+0=47, 47-(3+0)=44; empate 47+1=48, 48-(3+1)=44; vitória 47+3=50, 50-(3+3)=44)e não ficaria com menos pontos que o Fluminense sem que este jogasse.
    Estou achando muito interessante a maneira como o senhor vem tratando os VERDADEIRO FATOS que não podem ser negados.
    A verdade há de aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermann, grato pelo comentário.
      Você tem toda razão.
      O interessante é que aquela parte não fazia parte do texto original, resolvi acrescentá-la para que não restasse dúvida sobre os outros resultados possíveis. Fui descuidado.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  3. Coronel, apesar do senhor ter escrito no Twitter que não leio, e que se leio, não entendo, vou expressar aqui a minha opinião após a leitura do texto acima:

    Na 36ª rodada, o Flamengo derrotou o Corinthians no Maracanã por 1 a 0, gol de Paulinho e alcançou os 48 pontos, afastando qualquer ameaça de rebaixamento. Por isso, fomos a campo na 37ª rodada, enfrentar o Vitória-BA no estádio Barradão com apenas 4 titulares, e saímos derrotados pelo placar de 4 a 2. Creio que a questão de contrariar a matemática encerra-se aqui.

    Apesar de não ser jurista (sou estudante do curso de Administração), e contrariando suas expectativas de NÃO gostar de ler, busquei o Artigo 133 do CBJD e acho que consegui interpretar. O Artigo 133 do CBJD diz: proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão de julgamento, SALVO NA HIPÓTESE DE DECISÃO CONDENATÓRIA, CUJOS EFEITOS PRODUZIR-SE-ÃO A PARTIR DO DIA SEGUINTE À PROCLAMAÇÃO. Artigo 43, §2º: considera-se prorrogado o prazo ATÉ O PRIMEIRO DIA ÚTIL SE O INÍCIO ou vencimento CAIR NO SÁBADO, domingo, feriado ou em dia em que não houver expediente normal na sede do órgão judicante.

    Logo, se a decisão foi condenatória e a proclamação se deu na sexta-feira, os efeitos serão produzidos a partir do dia seguinte, sábado. Contudo, de acordo com o artigo 43, §2º, que trata de prazos, o prazo que se iniciar no sábado é prorrogado para o primeiro dia útil, ou seja, SEGUNDA-FEIRA! O Flamengo está pleiteando algo que não lhe é de direito? Será que as leis e regulamentos das competições, confusas como todas as outras leis do país não são falhas e dão brechas para erros de interpretação?

    Ainda sobre o cumprimento de leis, em 2010, Paulo Schmidt, procurador geral do tribunal, quando questionado sobre a irregularidade de Tartá (Veja a reportagem: http://esportes.terra.com.br/blog-do-sormani/blog/2013/12/13/se-o-stjd-condenar-a-portuguesa-tem-que-tirar-o-titulo-de-2010-do-fluminense/), disse que rediscutir o título que foi conquistado no campo de jogo seria um caos. Porque em 2013, prestes a cair para a Série B, o Fluminense quer tanto que a lei seja cumprida e tenta se passar por vítima, não tendo nenhum interesse neste processo, mas participando ativamente dos dois julgamentos no STJD? E o Coronel ainda quer falar de #FLAPRESS e criticar a imprensa nas redes sociais? Teorias conspiratórias?????

    É apenas a minha opinião. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Fiquei feliz ao constatar que você lê (brincadeira).
      Salvo melhor juízo, você cometeu alguns equívocos.
      O artigo 43 trata de prazo, isso é fato, mas prazo de intimação e de citação.
      No caso do artigo 133, os efeitos são imediatos (sempre foram), a exceção que trata o artigo se refere ao fato das partes não estarem presentes (o que não foi o caso), nesse caso vale a publicação, nada mais natural.
      Realmente, o Fla estava matematicamente livre do rebaixamento, mas isso até escalar AS. A partir do jogo de sábado passou a ter 40% de chances de ser rebaixado. Basta ler os artigos e os vídeos.
      Escreva um artigo com a sua versão, terei prazer em publicar.
      Um abraço fraterno.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.