JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"O FLAMENGO O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA" - DENUNCIAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL



Prezados leitores, nós, blog e leitores, fomos os pioneiros em denunciar o silêncio de parte da imprensa esportiva do Brasil que após publicar nos seus sites que André Santos não poderia jogar (dias 6 e 7 de dezembro) contra o Cruzeiro (dia 7 de dezembro), não publicou nada sobre o fato dele ter jogado e que isso colocava o Flamengo na luta contra o rebaixamento, em razão da provável perda de 4 pontos no STJD (como correu me dois julgamentos por unanimidade), com o percentual de 40% de chances de cair para a segunda divisão. Isso deveria ter sido noticiado logo após o final do jogo Flamengo e Cruzeiro, antes do início dos jogos de domingo (8 de dezembro). Tal "esquecimento" desinformou a opinião pública, violou a ética jornalística e trouxe grave prejuízo para o campeonato, sobretudo para a Portuguesa, acabando por beneficiar o Flamengo (infrator).
Tudo são fatos.
A partir do nosso pontapé inicial, o apoio foi surgindo cada vez em número maior, como também as críticas oriundas dos torcedores do Flamengo que não conseguem entender que o problema é gravíssimo, extrapola o futebol e nos conduz ao papel fundamental da imprensa em um regime democrático de direito, o dever de formar a opinião pública, sem qualquer manipulação, devendo se ater aos fatos e não aos seus interesses comerciais, escolhendo quais verdades deve publicar ou não.
A seguir transcrevemos um email sobre o assunto:

"Prezado Coronel Paúl,
Inicialmente quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho de esclarecimento que vem fazendo em seu blog, particularmente nesse imbróglio envolvendo o julgamento de Flamengo e Portuguesa no STJD. No entanto discordo de sua teoria de que não houve má fé da parte dos dois clubes envolvidos no episódio, aliás, não tenho dúvidas disso.x
Sou pesquisador e utilizo cálculos probabilísticos como ferramenta de trabalho para a aceitação ou rejeição de hipóteses científicas. Usando de meus conhecimentos, calculei a probabilidade de Fla e Lusa terem escalado jogadores suspensos por mero acaso: a chance é de apenas uma em 42 mil. Isso equivale à chance de jogar na Megasena com 4 cartões e acertar a quina (veja a memória de cálculo em //www.flusocio.com.br/fla-o-clube-mais-sortudo-do-planeta/). Com base em minha longa experiência profissional, afirmo categoricamente que uma hipótese com uma chance tão diminuta assim de ser verdadeira, deve ser rejeitada. Mas sei que não estamos diante de uma hipótese científica a ser testada, mas de um possível crime a ser desvendado. Para isso é necessário colher outro tipo de provas, a saber, documentais e testemunhais.
Não me iludo de que nossa imprensa vá fazer um trabalho investigativo sério visando esclarecer essa questão, pois, como você mesmo demonstrou, há fortes indícios de que ela própria está envolvida nessa sujeira toda. Senão, como explicar que veículos como Lance e Globo tenham noticiado que André Santos não poderia jogar no sábado e depois silenciaram quando ele entrou em campo? Não deveriam ser eles os primeiros a perceber o erro? E, em percebendo, não seria um furo fenomenal publicar já no sábado à noite que o Flamengo cometeu um erro capital que poderia levá-lo à 2ª Divisão? E se isso acontecesse, será que a Portuguesa ficaria à vontade para cometer o mesmo erro no domingo?
Então, se não podemos contar com a imprensa para desvendar os estranhos fatos da última rodada do Brasileirão, a quem recorrer?
Na minha humilde opinião, a única arma de defesa que os fracos têm dentro de um regime democrático é a força da Justiça.
Tenho para mim que a única coisa que pode fazer cessar o silêncio da imprensa é uma investigação séria do Ministério Público, pois apenas ele pode arrancar as provas necessária dos envolvidos, através de depoimentos, quebras de sigilo bancário e telefônico, etc. Como sensibilizar o MP para que mexa nesse vespeiro, sinceramente não sei. Só sei que se isso não acontecer, o próprio futuro do futebol brasileiro estará ameaçado, perigando transformar-se de vez num verdadeiro MMA tupiniquim. Ou alguém acha que quem pratica o “crime perfeito”, ainda fazendo a culpa recair sobre outro (o Fluminense), vai parar por aí?
Um forte abraço.
Pedro Vicente"

Os elogios são para todos nós, ninguém muda nada sozinho.
Ontem, recebi uma novo email do senhor Pedro Vicente e com uma ideia que considero muito interessante, a qual pode ser posta em prática por todos nós.
Eis o email:

"Bom dia, Coronel Paúl. 
Inicialmente agradeço pelo retorno ao meu e-mail. 
Não lhe respondi antes porque estava em viagem, sem acesso à internet. 
Autorizo publicar minha mensagem anterior como artigo em seu blog (...).
Ainda sobre o assunto em questão, foi noticiado que a Promotoria do Direito do Consumidor do MP-SP investigará o imbróglio, mas não creio que ela seja o órgão mais adequado para isso, e sim o Ministério Público Federal. Sendo assim, aproveito para sugerir que o sr. coloque em seu blog um link para que os leitores que desejarem ofereçam denúncia ao MPF de seus estados (http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/pfdc/informacao-e-comunicacao/contato/lista-de-e-mails). 
Um abraço. 
Pedro Vicente"

Acessando o link os interessados obterão o email do MPF do seu estado.
É hora de trabalharmos juntos para mudarmos o futebol brasileiro.
Foquem nos fatos concretos.
No blog existem três matérias sobre o fato do André Santos estar impedido de jogar, elas são fundamentais para comprovar o "esquecimento". 

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. Nunca li tanta falácia junta.

    O Flamengo e a Portuguesa erraram ao escalar jogadores que estavam impedidos de jogar e foram punidos corretamente, ponto.

    Se houve um beneficiado nesta lambança toda, este foi o Fluminense,que não teve capacidade em seu futebol para sair da zona de rebaixamento mas se mostrou extremamente habilidoso nos tribunais.

    Todo o pensamento fora disto é pura expeculação e teorias da conspiração criadas apenas para justificar uma vergonhosa campanha tricolor e o pior, encobrir uma medíocre atitude de quem não consegue se manter entre os grandes, dentro do campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flamengo escalou o jogador irregularmente no SÁBADO.ponto. Caso a Lusa não escalasse seu jogador irregularmente no DOMINGO quem cairia ??? Então a Lusa beneficiou quem ??? Onde esta a falácia ??? Já que o Fluminense foi beneficiado pela lusa, tudo bem ,devolvam os pontos da lusa, neste cenário quem cairia ??? Onde está a falácia ???

      Excluir
    2. Prezado Anônimo, provavelmente você é tricolor magoado com a revolta que causou em todos os outros torcedores brasileiros com o vexame causado pelo seu time, não o condeno, mas entenda, fica dificil absolver alguem que comete um mesmo crime mais de 1 vez, como seu time o fez em outras situações. Fico triste pelas crianças que torcem pelo tricolor não poderem mais sair as ruas com seus "mantos"pq correm o risco de sofrerem represálias de torcedores revoltados com a situação causada por uma atitude que denigre a imagem do futebol brasileiro. Futebol tem que ser disputado dentro de campo e não fora dele como seu time insiste em fazer. Desejo à você e aos seus um bom 2014!

      Excluir
    3. Esse Windev deve viver em outro planeta...
      Não conhece a história do futebol e por isso repete o que ouve por aí, tal e qual papagaio de pirata.
      Nenhum tricolor tem vergonha de nada nem deve ter, pois é fato comprovado que Corinthians e Atlético foram os "viradores de mesa" de 96, bem como Inter e Botafogo os "viradores de mesa" de 1999.
      Vamos esperar o desenrolar dos fatos para ele descobrir que o time dele é forte suspeito de ser o "virador de mesa" de 2013.
      Tricolores, não deixem gente assim tentar tornar verdade esse tipo de mentira. Saiam sim com suas camisas e festejem o seu time, que está na elite do futebol por seguir o regulamento e não precisou de nenhuma ajuda para ficar lá. Saudações tricolores e parabéns ao Sr. Paul pelo blog.

      Excluir
  2. Esa é do Netflu - Novo Presidente da Lusa

    " Tenho uma boa ideia, mas ainda não é hora de divulgar para a imprensa. Quem prejudicou a Portuguesa vai ter de pagar. De um jeito ou de outro, vai pagar. O que aconteceu foi muito grave. Isso eu não aceito. Vou abrir comissão de sindicância, farei uma auditoria…"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NINGUEM PODE ALEGAR A SUA PROPRIA TORPEZA EM JUIZO.

      SE HUVE ALGUM BENEFICIO, POR PARTE DO ANTIGO PRESIDENTE, AZAR DA PORTUGUESA, PORQUE ELE A REPRESENTAVA.

      DIFERENTEMENTE A RESPONSABILIZAÇÃO PESSOAL DO ANTIGO PRESIDENTE PELOS DANOS CAUSADOS AO CLUBE.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.