JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O VERDADEIRO PODER DO FLAMENGO E A ILUSÃO DA NAÇÃO



Prezados leitores, ao longo dessa nossa luta para esclarecer o que aconteceu no Brasileirão 2013, sobretudo entre os dias 6, 7 e 8 de dezembro do ano passado, temos interagido com um sem número de torcedores do Flamengo, quer seja no twitter, quer seja na forma de comentários e artigos publicados nesse espaço democrático. Infelizmente não estamos conseguindo inventar um tempo para interagirmos também com os que fazem comentários no facebook, onde só estamos nos limitando a publicar os links dos nossos artigos. Mais uma vez, solicitamos desculpas aos usuários do facebook pela ausência de nossas respostas.
Nunca antes na história de nossa vida interagimos com tantos Flamenguistas em espaço de tempo tão curto. Isso nos fez conhecer um pouco melhor a Nação, esse patrimônio rubro negro, a maior torcida do Brasil, assim como, nos permitiu traçar um perfil a partir dos que interagiram conosco, aliado à experiência que tivemos ao longo da vida com os rubro negros.
O amor pelo Flamengo é enorme, aliás, como ocorre com grande parte dos torcedores de todos os clubes do mundo, isso não é uma exclusividade dos rubro negros.
Apesar desse sentimento, identificamos uma desinformação sobre o que está ocorrendo com o Flamengo entre nossos interlocutores muito grande, muitos se mostraram inteiramente alheios ao grave problema que se instalou a partir da escalação de André Santos. Isso não combina com o amor pelo clube, quem ama se interessa em conhecer.
Não que estar bem informado seja uma característica dos torcedores adversários, mas isso nos espantou, principalmente no twitter, onde criticaram nossos textos, logo após a publicação dos links, ou seja, criticaRam sem ler uma linha.
Em muitos identificamos que o amor na verdade está mais próximo do fanatismo, algo que foi bem resumido na frase de uma torcedora: se é contra o Flamengo eu não leio.
Qual a importância dessas constatações?
A primeira é óbvia: a possibilidade da manipulação.
Quem não busca as suas respostas, acabam usando as respostas que colocam em suas cabeças.
A parte da imprensa que manipula informações, adora esse tipo de torcedor que aceita o que ouve ou que lê nas manchetes. 
Torcedores assim existem em todos os clubes, cabe deixar claro.
Outra que constatamos é a ideia de que o Flamengo pode tudo. O clube e sua torcida seriam tão fortes que ninguém ousaria contrariar os interesses rubro negros.
Muitos afirmaram que se o Flamengo fosse julgado sozinho do STJD, ele seria absolvido. Como se o Flamengo mandasse na justiça esportiva.
Talvez a falta de punições no escândalo das "papeletas amarelas" tenha contribuído para essa ilusão.
Sim, a Nação é um gigante.
Sim, o Flamengo é uma força geradora de dinheiro fabulosa.
Sim, em função desses dois aspectos, parte significativa da imprensa se coloca, via de regra, ao lado dos interesses do Flamengo.
Sim, o Flamengo é um clube vencedor, tem uma história gloriosa.
Apesar de tudo isso, o Flamengo não pode tudo.
É hora dos que amam o Flamengo acordarem para essa verdade, antes que sejam surpreendidos por situações extremamente constrangedoras.
Quem acha que o Flamengo é o super poderoso, leia esse texto (Link).

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Mas o problema é que essa ''crise'' que o senhor diz que se instalou no Flamengo é somente o senhor quem diz. Só o senhor fala dessa crise, não há mais ninguém, fica difícil acreditar sendo que o senhor claramente defende os interesses do seu clube de coração (Fluminense). Eu respeito o senhor, não duvido da sua integridade, só acho que fala muitas provas nesse caso do envolvimento dos dirigentes do Flamengo neste caso.
    Melhor aguardar a apuração da sua denúncia na Policia Federal do que sair acusando, não é mesmo? Seu clube pode estar envolvido e o senhor sendo inocente nessa história, por que não poderia estar envolvido? Vamos aguardar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cel., Acredite, a grande maioria dos Flamenguistas concordam que a diretoria não precisava correr o risco escalando o A.Santos, até pq é um jogador "meia boca"; mas, para quem acompanhou todo este processo, sabe também que ha controvérsias entre os especialistas no resultado do julgamento, não irei entrar no mérito. O que todo mundo concorda (excluindo os tricolores) é que um clube honrado tem que se manter entre a ELITE ganhando no campo e não fora dele, e o pior, ter como consequencia de um ato falho o rebaixamento, como foi com a portuguesa é no mínimo suspeito. Abraço

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.