JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

FUTEBOL: OS TRÊS PONTOS POR VITÓRIA, VOCÊ PENSOU SOBRE ISSO?



Prezados leitores, não gostaríamos de voltar o nosso blog para os temas tradicionais, sem deixar de comentarmos algo que sempre nos incomodou em termos de mudanças nas regras no futebol: a vitória valer 3 pontos.
Salvo engano essa mudança ocorreu em 1994 no curso de uma Copa do Mundo, por favor, nos corrijam se isso não for verdade.
Antes a vitória valia 2 pontos, o empate 1 e a derrota nenhum ponto.
Na verdade, o jogo valia 2 pontos.
Ocorrendo um vencedor ele ficava com os 2 pontos e terminando a partida empatada cada time ficava com metade dos pontos: 1 ponto.
O advento da mudança trouxe uma situação estranha, isso sem avaliar os motivos que levaram a sua implementação, tendo em vista que passamos a ter jogos que valem 3 pontos e jogos que só valem 2 pontos.
Antes, o jogo valia 2 pontos sempre.
Hoje, ao final da partida, o jogo pode ter valido 3 pontos, quando ocorre um vencedor ou dois pontos quando ocorre um empate.
Isso nos parece irregular.
Jogam Palmeiras x São Paulo e Flamengo x Vasco por um Brasileirão, por exemplo.
Resultados: 
- Palmeiras 1 x 0 São Paulo.
O jogo valeu 3 pontos.
- Flamengo 0 x 0 Vasco.
O jogo só valeu dois pontos.
Não conheço um outro jogo (esporte) onde as partidas possam ter diferentes valorizações para as partidas de um mesmo campeonato.
Não é bizarro?
Salvo melhor juízo, todos os jogos tinham que valer 3 pontos.
Por exemplo, o empate daria 2 pontos ao time visitante e apenas 1 ponto ao dono da casa, afinal jogar fora de casa é uma dificuldade, basta ver o que ocorre nas Libertadores.
Não consideramos essa a solução ideal, mas pelo menos acabaríamos com essa diferença de pontuação entre os jogos em face do resultado final.
Sim, os 3 pontos valorizaram as vitórias, os times que buscam o gol, mas desvalorizaram por completo o empate fora de casa e pior, desvalorizaram as derrotas.
Avancemos com hipóteses.
O Náutico joga fora de casa duas vezes. Uma contra o Flamengo e outra contra o Santos. Arranca dois empates heróicos. Faz 2 pontos.
O Internacional joga duas vezes em casa. Ganha do Criciúma por 1 x 0 e perde para o Vitória por 3 x 0. Faz 3 pontos.
Sinceramente, quem teve o melhor desempenho esportivo?
O Náutico que conseguiu dois empates contra grandes fora de casa, quando o esperado eram 2 derrotas ou o Internacional que ganhou uma e perdeu uma em casa, quando o esperado eram 2 vitórias?
Avaliem o seguinte exemplo.
Um time faz 9 jogos, ganha 3 e empata 6 (não perde nenhum), faz 15 pontos. 
Outro time faz 9 jogos, ganha 5 e perde 4 (não empata nenhum), faz os mesmos 15 pontos, apesar de ter perdido 4 jogos.
Sinceramente, o primeiro time com 3 vitórias e 6 empates teve um desempenho esportivo muito melhor e conseguiu o mesmo número de pontos.
Perder não é mais tão terrível, se uma vitória vier em seguida.
Pior, em alguns campeonatos, o número de vitórias é o primeiro critério de desempate.
No caso o segundo time estaria na frente do primeiro, tendo 5 vitórias contra 3.
Reafirmamos, sem dúvida, o implemento dos 3 pontos valorizou a busca da vitória, mas desvalorizou muito o empate fora de casa, o que sempre foi um bom resultado entre times do mesmo nível técnico.
Na nossa modesta opinião, o grande problema é a existência de jogos com pontuações diferentes, jogos que ao final valem 3 pontos, enquanto outros valem apenas 2 pontos, isso não faz sentido.
Uma opção para equilibrar as contas seria o fim do empate, o que também não nos parece o ideal, embora alguns esportes utilizem. Ao final do jogo, persistindo o empate, o ponto extra seria disputado através de cobranças de pênaltis. Um para cada lado até definir o vencedor.
Na verdade, temos saudade do tempo que todos os jogos de futebol valiam a mesma coisa.


Juntos Somos Fortes!

21 comentários:

  1. ST****

    Caro Sr. Cel. Paúl,

    A sua dedicação torna-o um paladino de causas Justas.
    Meus respeitosos parabéns pela sua lide a favor do Certo contra o Errado. Poucos têem sua verve ou guerream com seu ânimo.

    Quanto ao assunto de sua crônica, "FUTEBOL: OS TRÊS PONTOS POR VITÓRIA, VOCÊ PENSOU SOBRE ISSO?", gostaria de memória e sem consulta contribuir com o seguinte:

    - o modelo inglês de pontuação na tabela classificativa tem como objetivo premiar o time que busca e consegue a vitória por um esforço acrescido em relação a um time que se contenta em não perder, como é o caso do empate;

    - a ideia de uma vitória ser superior a dois empates vem daí;

    - a Copa da Itália em 1990 consolidou a tendência na época crescente de equipes fechadas, de saídas para o jogo apenas em lançamentos longos (muitas vezes a partir do próprio goleiro), ou apenas táticas de jogo de contra-ataque;

    - as características desta copa foram jogos aborrecidos, irritantemente acovardados e recuos do campo adversário para o goleiro queimando tempo, enquanto o time favorito não quebrava o ferrolho;

    - vem daí também outras regras como não atrasar a bola para o goleiro intencionalmente com os pés, a imposição de um tempo cronometrado para o goleiro repôr a bola em jogo, a inversão da regra da vantagem ser da defesa e revisão do off-side;

    - algumas equipes como Emirados Árabes Unidos, Egito e Costa Rica mesmo em desvantagem no score prescindiam do ataque jogando apenas para não serem goleados;

    - a bem da verdade, para essas nações seria vitória suficiente a mera presença entre, à época, as 24 melhores do mundo;

    - a lição aprendida e a solução adotada para incentivar o futebol de ataque e a marcação de gols foi adotar o modelo inglês.

    Pessoalmente, e ainda na década de 80, já eu acreditava nas vantagens desse sistema de pontuação.

    Entretanto, fenômeno semelhante aconteceu com outro esporte, também ele futebol, o Rugby Football, no Brasil chamado "Rúgbi", no qual tive o privilégio de representar a universidade em que estudava em três campeonatos universitários e, ainda, uma temporada de 1ª Divisão.

    Um ensaio, ou "try", valia 4 pts e passou a valer 5 pts.

    Isto porque um "penalty quick" valia 2 pts e não se admitia que dois pontapés ao goal pudessem valer tanto quanto correr 80 mtrs com a bola, driblar 15 adversários e conservar sua posse até a linha de meta.

    Bem, espero que tenha ajudado alguma coisa.

    Meus melhores cumprimentos, caro senhor.

    ResponderExcluir
  2. Tricolores, me desculpem, mas não dá para acreditar em vocês! A imprensa do Brasil e Mundial falam sempre a mesma coisa, porque só os tricolores teriam a razão?

    "...Com a pena, a equipe paulista foi rebaixada e o Fluminense permaneceu na Série A..."

    Vai continuar insistindo na teorema do Pequeno Príncipe para inocentar o FluminenC? Não tá colando, vira o disco Coronel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inocentar?

      Ninguém tá inocentando o Flu pq ele não foi condenado a nada. Foi difamado, atacado. Mas condenação, não houve. Pq o Flu não fez NADA.

      Tanto é que o cumprimento das regras prevaleceu. E, como o Flu às cumpriu da primeira à ultima rodada, foi "beneficiado" (entre aspas).

      Na verdade, ,TODOS os times que cumpriram as regras (não incluo Flamerda e Portucorruptos) foram beneficiados, do contrário poderiam, também, terem inflingindo regras durante a competição, acreditando na não-punição. Simples assim.

      O que pessoas prepotentes, megalomanas e ignorantes não vêem é que o Flalixo errou amadoristicamente e, de salvo do rebaixamento, passou a ter 40% de chances de cair após o erro do sábado.

      "Milagrosamente", a Lusa, parceira do Flalixo durante a competição (empréstimos de jogadores, venda de mando de campo) ERRA igualzinho e garante sua posição abaixo do Flalixo, em caso de punição (iminente).

      O que vc lê na imprensa (brasileiros ou correspondentes) é uma inútil tentativa de imputar ao Flu, culpa que não tem.

      Claro que essa manipulação da Flapress não é perceptiva aos olhos e ouvidos de uma manada manipulada. Só quem pensa pode enxergar o contraditório além da leitura simples, superficial e cômoda que mulambos conseguem fazer.

      Quem permaneceu na A com a punição à Lusa foi o Flalixo. Duvida? Não somos nós, tricolores, que ditem: olhe a tabela de classificação final do Brasileiro 2013 e diga que time teria caido se Lusa não "errasse".

      Excluir
    2. A imprensa só quer proteger o flamengo,do mesmo jeito que protege o corintians .Em 1996,ninguém me falou,eu escutei a gravação do presidente da comissão de arbitragem combinando resultados com o presidente do corintians.O escândalo das papeletas amarelas,foi a maior vergonha do futebol carioca e a imprensa foi abafando,desconversando e os clubes não foram punidos.Eles agora perceberam que o povo involuiu mentalmente,verdadeiros analfabetos,preguiçosos mentais e se aproveitam disso.Acho que aprenderam com o Pt que foram os primeiros a descobrir que é fácil manipular uma massa de ignorantes.Para não precisar te fazer pensar,faça o seguinte,olhe a tabela final do campeonato ou sua acomodação nem isso permite ?Para o seu bem,preste atenção que você não tem uma ideia própria e só repete os outros,coisa que meu papagaio faz,mas só que com muita mais graciosidade.Desse jeito,cara,você será sempre perdedor no jogo da vida

      Excluir
    3. Você é um mulambo jurássico ou um mulambo adepto do revival do LP ?

      Excluir
  3. Não concordo em relação ao o empate de 0x0 e os times ganharem 1 ponto cada, tinha que ser empates com gols cada equipe sim levar 1 ponto, em relação de vitória valer três pontos fazem as equipes buscar a vitória, poderia ser vitória em casa valer apenas 2 pontos e fora 3 pontos isso incentivaria o visitante a buscar a vitória. Sobre o nº de vitórias ser como desempate isso não está certo o correto seria o confronto direto entre as equipes que estiverem empatadas e se tiver mas de duas equipes empatadas o desempate ficaria pelo nº de gols marcados, pois aí as equipes iriam buscar o gol durantes as partidas. Imagina duas equipes ao término do campeonato de pontos corridos terminarem empatadas e ter que disputar uma partida, seria como uma grande final em qualquer posição da tabela e onde seria disputado o jogo? no local onde teve maior público na partida entre as equipes empatadas,com isso haveria incentivo dos clubes para presença dos torcedores nos jogos. Com certeza não haveria jogos com ingresso de 100 reais.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!. A mudança na pontuação foi para evitar que os clubes ficassem jogando para empatar, em vez de jogar para conseguir a vitória.

    ResponderExcluir
  5. Grato pelos comentários.
    O incentivo ao ataque e a busca da vitória foram os norteadores da mudança, eu concordo.
    Porém, vale lembrar que o futebol é um jogo (esporte), talvez o único, onde jogos tem valor diferente como demonstrei. No basquete, por exemplo, incluíram a cesta de 3 pontos, onde o grau de dificuldade é maior, mas não alteraram o número de pontos pela vitória em razão disso.
    A verdade é que apenas no futebol, smj, uma partida vale 3 pontos e outra apenas 2 pontos.
    Isso significa que jogos iguais tem valor diferente, eis o problema.
    #JSF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Cel.,

      A seguinte premissa é sofismática:
      "Isso significa que jogos iguais tem valor diferente".

      O sofisma, e devemos estar atentos a isso, é quanto ao estado em determinado momento.

      Assim explico: a partida em seu momento inicial é distinta da partida em seu momento final.

      Inicialmente todos os jogos são iguais, pois começam com placar de 0 a 0. Porém, ao terminarem, os jogos diferenciam-se quanto à ausência ou quantidade de gols marcados.

      Independetemente do placar são três as categorias: vitória, derrota e empate.

      Logo, no término da partida, isso significa que os jogos são diferentes.

      Daí eu considerar a afirmação "isso significa que jogos iguais tem valor diferente" ser verdadeira em aparência, mas errônea em essência.

      Por conseguinte, não serve como justificativa ou sequer explicação.

      Obrigado por permitir-me o exercício filosófico.

      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  6. De que adianta manter em três pontos ou voltar para dois se o problema é que no fim um Fluminense quando rebaixado mexe uns pauzinhos para tirar pontos dos rivais e escapar mais uma da degola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprenda a seguir REGRAS.
      Aprenda a ganhar campeonatos de forma REGULAR.
      Aprenda a assumir SEUS ERROS.
      Aprenda a não culpar OS OUTROS.
      Aprenda pensar, investigue os fatos, ao invés de REPETlR MENTIRAS.
      Aprenda que seu time é uma FARSA CRIADA PELA FLAPRESS.
      Aprenda a se calar quando as evidências estão CONTRA VOCES.

      Excluir
    2. Você quer que eu aprenda a mentir como vocês mentirosos da formalidade.
      Usar de palavriado formal só torna as mentiras desse blog prolixas, porque a verdade é simples e direta: paguem a série b

      Excluir
    3. Então você possue um complexo, um recalque qualquer.

      Ou é masoquista porque não concorda com o ponto de vista, não aceita a argumentação e não é capaz de conservar o nível e, no entanto, continua por aqui e ainda se dá ao trabalho de responder.

      Você certamente leva uma vida patética.

      A crônica em epígrafe é sobre critérios de pontuação.
      Em nada se relaciona com seu chorrilho de besteiras.

      Pronto, boquirroto, chegou sua vez.
      Pode vociferar a vontade, não vou responder mesmo.

      Excluir
    4. Mulambo, se a Lusa não errasse, quem cairia era o Flamerda. Consulte a tabela, se não souber, peça para um mulambo um pouquinho mais estudado te explicar. Arrego pra você !

      Excluir
  7. Alguns imbecis postando sobre assuntos diversos, não possuem estofo para rebater o argumento e ficam escrevendo abobrinhas. O analfabetismo funcional é fato comprovado e faz a alegria, infelizmente, de muitos políticos; manter o povo na ignorância, acorrentado à bolsas diversas e oferecendo circo de vez em quando mantém milhões escravizados e imbecilizados, a torcida conhecida como Nação é o retrato fiel desse Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Todo flamenguista é um idiota em potencial ou um idiota assumido, como a sua torcida é um retrato fiel do Brasil, encontramos indivíduos de todos os tipos: todas as cores, todos os níveis, centenas de profissões diferentes, todas as crenças, diversos matizes políticos, todas as orientações sexuais, todos os níveis de escolaridade, mas todos eles são idiotas em potencial ou idiotas assumidos !

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Paulo, está certíssimo! Não só penso como também desenvolvi uma planilha com textos explicativos, exemplos e tabelas, demonstrando e comprovando as distorções da pontuação atual. Estou enviando a planilha para seu email. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Acho que vitorias de 1x0 e 2x1 deveriam valer dois pontos; os empates 0x0 e 1x1 nenhum ponto......2x2 deve valer 1 ponto, empates a partir de 3x3 valeriam dois pontos e vitorias a partir de dois gols de diferença e a partir de 3x2 deveriam, ai, sim, valer 3 pontos.....tudo valorizando a busca pelo gol.

    ResponderExcluir
  11. Sempre valorizei o empate (ainda mais fora de casa) pois não é justo uma simples vitória por 1x0 valer mais de que três empates (0x0 ,1x1 e 2x2 por exemplo), pois isso é o que ocorre no atual sistema do campeonato brasileiro, vejamos:

    TIME A e TIME B
    Ambos tem a mesma pontuação na tabela e também empatados em todos os critérios de desempate (nº de vitórias, saldo, gols pró, etc)
    Faltam 3 rodadas para o término desse campeonato e o time A consegue três valiosos empates. Time B inicia perdendo por 3x0 a antepenúltima rodada do campeonato, e na penúltima sofre mais uma goleada, desta vez por 4x0. Porém na última vence suado com gol aos 45mins do 2º tempo (1x0). Sendo assim ambos terminariam com a mesma pontuação, porém Time B ficaria na frente do Time A pelo critério do nº de vitórias (uma a mais). Isso é um absurdo já que o Time A se empenhou muito mais nas três ultimas rodadas.

    Logicamente (como já foi dito aqui), não sou contra aos 3 pontos do vencedor, pois no futebol o ganhador tem sim de ser valorizado por isto, porém eu vejo um empate muitas vezes valer mais do que um ponto (ainda mais se for time pequeno jogando na casa de time grande).
    Uma solução (dentre inúmeras) dada a esta seria:
    Vitória = 3pts
    Empate = 1pt (mandante) 2pts (visitante)
    Uma outra solução
    Vitória = 5pts
    Empate = 2pts
    Dessa forma o empate seria compensado com 40% da vitória (contra aos atuais 33,3% de hoje, lembrando que antigamente o empate era 50% da vitória)
    Mais uma solução:
    Vitória = 3pts
    Empate = 1pt (sendo o ponto extra decidido na disputa de penais)

    Outras soluções como, vitória por dois ou três gols de diferença valer tal pontuação, ou empates de 2x2 ou 3x3 valerem mais do que um empate em 0x0 seria inviável, pois haveriam muitos jogos combinados, ou fácil de serem combinados/manipulados.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.