JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

JUCA KFOURI SABIA? ou A PREMONIÇÃO DE JUCA KFOURI



Prezados leitores, um novo grande mistério ronda o Brasileirão 2013, envolvendo um dos mais renomados comentaristas esportivos do Brasil: Juca Kfouri.
No dia 24 de dezembro de 2013, Juca Kfouri publicou no seu blog o artigo "Você acredita?"
Na época todos e todas criticaram a ironia do jornalista decodificando o texto como uma crítica ao Fluminense.
O tempo passou, quase dois meses, e quem ler ou reler o artigo nos dias atuais poderá ter uma opinião muito diferente.
Ele sabia?
Ele estava fazendo uma premonição?
O certo é que no dia 24 de dezembro de 2013, Juca Kfouri escreveu:

"O Flamengo se deu conta na noite do sábado do erro cometido em escalar André Santos contra o Cruzeiro e de que poderia ser rebaixado. 
Aí, um Maquiável rubro-negro procurou o advogado rubro-verde que fez chegar ao presidente da Lusa e, por este, ao técnico do time, a necessidade de escalar o suspenso Héverton no jogo contra o Grêmio. 
Caso o Fluminense estivesse vencendo o Bahia — o que aconteceu fruto de outra combinação que redundou na demissão do treinador tricolor baiano — o jogador luso irregular entraria em campo, com o que a CBF poderia denunciá-lo por intermédio do procurador do STJD e este derrubaria a Lusa, salvando o Flamengo. 
O prêmio? 
Pagar o aval do presidente luso num empréstimo de mais de R$ 40 milhões com um banco. 
Mais: a Lusa segue com a mesma cota que a TV paga na primeira divisão, com o que garante sua volta rapidamente.
Mais ainda: a Lusa passaria a contar com o patrocínio de uma empresa estatal, a Caixa, em 2014 
Com o que o Brasileirão do ano que vem não sofreria tanto e a Série B, agora na Rede TV!, não ganharia a audiência no Rio. 
Uma trama genial como se vê, que envolve além da cartolagem do futebol, o governo e a Globo".

A narrativa feita por Juca Kfouri foi uma ficção criada por ele ou ele tinha ouvido alguma coisa concreta a respeito?
Impressiona como a narrativa que parecia ficcional, hoje PODE expressar a verdade, inclusive com riqueza de detalhes.
Obviamente, como escrevemos incontáveis vezes, existem várias possibilidades para explicar os acontecimentos misteriosos da última rodada do Brasileirão 2013, Juca Kfouri pode estar errado. Inclusive a ocorrência do duplo erro administrativo por parte do Flamengo e da Portuguesa, embora seja uma possibilidade em 5 milhões, quem sabe não foi exatamente essa possibilidade que ocorreu?
Apesar da multiplicidade de versões, a escrita por Juca Kfouri não pode ser descartada e, salvo melhor juízo, ele deveria ser ouvido nos inquéritos em curso na condição de testemunha. Descobrir como ele construiu uma narrativa tão detalhada, isso é muito importante para o esclarecimento dos fatos mesmo que ele não revele as suas fontes, caso elas existam.
Nós só queremos uma coisa:
- Investigação!
Não podemos deixar que tudo seja abafado.
É preciso descobrir a verdade, seja ela qual for.
O que não podemos é permanecer na dúvida, pois isso contribui para que pessoas e instituições sejam colocadas sob suspeita, uma situação que pode perdurar por anos, caso tudo não seja esclarecido.
A verdade precisa surgiu, como surgiu no livro "Pagar o quê?" que coloca um ponto final na gozação no sentido de que o Fluminense deve pagar rebaixamentos, demonstrando a completa insustentabilidade da piléria.
A torcida do Fluminense se mobilizou, recolheu fatos (provas) e indícios encaminhando tudo para a Polícia Federal, para o Ministério Público e para a CBF.
Nos falta ainda encaminhar cópias da documentação para a FIFA, a CONMEBOL e entidades de classe ligadas à imprensa (jornalismo), o que faremos tão logo seja possível.
Cabe esclarecer que já encaminhamos para a FIFA e para a CONMEBOL e-mails com um resumo do contido na documentação e só encaminharemos parte da documentação para as entidades de classe, pois a elas só interessa em princípio a postura omissiva dos órgãos de imprensa.
A luta deve continuar em duas frentes principais:
- Cobrar a instauração da investigação sobre os fatos.
- Cobrar que a imprensa divulgue o "escândalo do Brasileirão" não importando a versão que os "jornalistas" escolham para divulgar, só não podem ficar inertes diante da gravidade da situação.
Prezado leitor, Juca Kfouri fez uma premonição ou sabe de algo concreto sobre o "Escândalo do Brasileirão?"

Juntos Somos Fortes!

53 comentários:

  1. Curioso como ele acertou até mesmo no patrocínio da CEF, que anteontem, segundo divulgado pela imprensa, entrou em negociações com a Lusa.

    Muuuuito estranho...

    ResponderExcluir
  2. Muita gente sabe, ele inclusive. Apenas adicionou uns elementos ficctícios à trama para que parecesse, à época, uma pilhéria cínica. Me refiro a insinuação sobre a demissão do técnico Cristóvão Borges do Bahia, pois quem assistiu a partida e viu o estádio de Pituaçu lotado não pode crer que tenha havido uma mala preta ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas houve infelizmente. Um time denota o lider e campeão numa rodada e perde p uma baba, vulgo flu, na última. So não ver q em tricolor.

      Excluir
    2. E o São Paulo perdendo pro Coritiba ?

      Excluir
  3. É no mínimo estranho. Estou acompanhando o caso desde o início e em nenhum lugar li tantos detalhes assim. Realmente ele deveria ser convocado para explicar como chegou a tais fatos envolvendo tantos detalhes. Ao que parece, alguém passou essa informação à ele, basta saber quem...

    ResponderExcluir
  4. Ola coronel, segundo o site aqipossa juca Kchupa sabe da verdade, entretanto confia na impunidade. Segue o link:
    http://aqipossa.blogspot.com.br/2014/01/rebaixamento-2013-juca-kfouri-sabe.html

    ResponderExcluir
  5. Quantos anos precisarão para recuperar alguma reputação para esta podre instituição Fluminense? De que adianta repetir como um papagaio Flamengo para lá, Flamengo para cá, se vocês foram rebaixados em campo? Ninguém no Brasil inteiro irá esquecer isso só porque vocês se especializaram em roteiros de novela e conspirações do filmes americanos, vocês foram rebaixados e agora já devem três. Não me parece que os tricolores estão tão confiantes no êxito dessa virada de mesa, a julgar pelo temperamento e ódio contra jornalistas e figuras importantes. Até quando acham que levarão esta farsa adiante? A Unimed e o Fluminense vão cair e o Brasil irá rir ainda mais de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patropi, você deveria esquecer a UNIMED, empresa privada que faz o que quiser com seu dinheiro (aliás, tem tido excelentes resultados, tanto em termos empresariais, como de marketing) e se preocupar mais com o dinheiro público da CAIXA, que é meu, seu, nosso, financiando uma meia dúzia de escolhidos ao sabor da política (e da bebida, se é que me entende).

      Se me perguntassem, eu diria que não quero o que eu pago de impostos bancando clubes de urubus e gambás.

      Excluir
    2. Vamos admitir que 1/1000 do tempo necessário para recuperar a imagem do clube das papeletas amarelas, do diretor pedófilo, do goleiro assassino, dos roubos do Wrigth contra o Atlético Mineiro, dos milhares de torcedores podres, boçais e imbecis como você. Percebeu? Nem foi preciso falar em flamerda, pois o nome em si já sugere dejeto. Quanto ao Brasil rir, não sei não, pois chacota milhões de brasileiros já são, nas ruas defecando em local público, danificando patrimônio público, furtando vasos sanitários e torneiras em próprios públicos. E advinha pra que time torce a maioria das pessoas que cometem tais atrocidades? Portanto, se preocupe com a sua opção clubística, um lixo fortemente degradado, que precisa de dinheiro público para sobreviver, que se mantém pela fragilidade intelectual de pessoas como você, que se evidencia pelo papel ridículo que exerce ao teclar em um espeço destinado a pessoas decentes, de bom caráter, que em hipótese alguma se assemelha a você e a seus partes. Não existe ódio contra vocês, existe completo desprezo, o que não é nada demais, tratando-se de um zero à esquerda, um parasita, um sacripanta, que não tem senso crítico. Você adota o mesmo lema das milícias, ou seja, a justiça (do campo?) acima da lei. Não serve para viver em uma sociedade que tenha regras. Um idiota inconsequente, porque acusa sem provas, como no post abaixo. Enfim, um boçal de dimensões paquidérmicas. Te conheço!

      Excluir
    3. Patropi, você é um representante típico da "Nação ", alienado, quase um marciano e além de tudo insiste em não aceitar os fatos , quais sejam : "Mengão " e Lusinha fizeram M, foram denunciados, foram julgados, perderam pontos, resultado final : "Mengão " salvo e Lusinha rebaixada, muito simples, mas a mulambada prefere as versões da mídia manipuladora . Acorda !

      Excluir
    4. Olha esse patético Blog? Virou o muro das lamentações de menininhos tricoletes que foram molestados na infância. O cara só sabe falar do Flamengo, uma cômica tentativa de tentar canalizar em um único picadeiro todas as peças que se tem nota na crônica desportiva. Certo dias desses esbarrei com o Juca em Congonhas, comentei sobre esse blog, francamente, a única reação dele foi abrir o velho e conhecido sorriso. Uma manada seguindo um cego. Existe apenas para isso: aplacar ou dissimular a opinião pública, já que a virada de mesa é fato e a Copa dificilmente a CBFlor não irá abafar o escândalo provocado pela delinquência de alguns dirigentes do Flupetão, único time tido como 'grande' do Rio com título da Terceira Divisão. Que triste fim dessa curral tricolor, o último a sair apague as luzes.

      Excluir
    5. Caro Patropi, grato por participar do blog.
      Aconselho a ler um pouco mais sobre os temas que pretende abordar, pois escrevendo sobre o que não sabe você acaba sendo ridicularizado.
      Não se ridicularize.
      #JSF!

      Excluir
    6. Anônimo19 de fevereiro de 2014 17:00 DESTRUlU o Patropi.

      Que bom fazer parte da minoria q pensa.

      Como eu AMO meu Flu!

      Excluir
    7. PatOpi: manada manipulada é quem segue a imprensa tendenciosa. Não fosse ela (inprensa suja), esse blog não precisaria existir, pois o direito ao pensamento amplo e contraditório seria possível.

      Uma única declaração sua ja' desqualifica suas palavras: os bois da manada manipulada, inclusive vc, repetem o erro de chamando de "tapetão"o simples cumprimento das regras em todas as rodadas, mesmo quando cumpri-las altera a classificação final.

      O Flu foi beneficiado por CUMPRIR as regras. O resto é chororô de hipocritas incompetentes e corruptos (Fla-Lusa). Simples assim.

      Excluir
    8. Patropi , vai baixar em outro terreiro, você não percebe que faz um papel ridículo quando posta sandices aqui ? Acorda mulambo !

      Excluir
  6. O Fluminense podia dar uma forcinha e usar de suas relações com o BANIF para ajudar a Lusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que, Patropi? Pra depois os cartolas da Lu$a ficarem acusando o Fluzão, dizendo que ele o responsável por todos os males do mundo? Tu tá de sacanagem.

      Vamos então pedir pro DA LUPA devolver o nosso dinheiro. Ou ele já gastou? O Carequinha Pinóquio deve saber.

      Excluir
    2. Patropi,
      Só podia ter esse pseudônimo! Fale acerca da história do futebol do framengo? Como surgiu? O framengo futebol foi fundado quando? Ou e só regatas!!! Hehehe

      Excluir
  7. Pérola do Kfura no blog de ontem: "E os que acreditaram em Papai Noel tiveram a comprovação de que ele não existe mesmo e que a Lusa não se vendeu."

    Ou seja, na sua santa ingenuidade, basta entrar na Justiça que ficará provado que alguém está com a razão.

    É assim que ele tira as suas conclusões? E eu um dia cheguei a achar que ele era um bom jornalista.

    ResponderExcluir
  8. No início do texto ele escreveu também:

    "Foi mesmo necessária muita fé, como é para acreditar no que segue abaixo."

    ELE FOI IRÔNICO NESTE TEXTO.

    Pra quem se diz tão inteligente, culto e chama os outros de ignorantes....
    Quero acreditar que foi burrice na interpretação... pq senão seria o que? má fé?

    ResponderExcluir
  9. Nossa... que burro, dá zero pra ele em interpretação de texto.
    é... até entendo...o Juca é um cara inteligente demais pra ser compreendido por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca deve ser inteligente perto de vc.

      Porque cabeça dura que Juca é, ainda insiste em discutir Estatuto do Torcedor, Lei Pelé, etc, contrariando os relatores dessas Leis.

      Só Juca e os burros ignorantes ou mal intencionados é q defendem conflitos inexistentes nessa legislação.

      Piada vcs.

      Excluir
  10. "Nos falta ainda encaminhar cópias da documentação para a FIFA, a CONMEBOL e entidades de classe ligadas à imprensa (jornalismo), o que faremos tão logo seja possível."
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Pede para o Pequeno Príncipe uma vaga na Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mengão, Coringão, Caixa , eleições,Dilma, Lula, quanta merda reunida !

      Excluir
    2. Vaga na Libertadores pra times "pequenhos" (leia PassionLibertadores.com) como o Fla, não vão longe, não.

      Excluir
    3. Melhor estar lá e tentar do que nem ir pq foi rebaixado.

      Excluir
    4. Torça pra Lusa ter sucesso na Justiça Comum ! Resutado: Mengão o time da massa sem dentes, analfabeta, miserável e manipulável na série B !

      Excluir
  11. Só de suprimir parte dos textos já prova que a intenção é de manipular....

    "No ano da Copa do Mundo no Brasil, o Campeonato Brasileiro talvez seja chamado de Taça Sveiter, ou Marin, ou, quem sabe, Héverton.

    Mas que teremos confusão, teremos.

    E os que acreditaram em Papai Noel tiveram a comprovação de que ele não existe mesmo e que a Lusa não se vendeu.

    Tomaram?"

    transcreva o texto inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da mesma forma que não existiu o Mensalão e o Lula 51 não sabia de nada !

      Excluir
    2. Pantoja: costumo usar esta frase que vc digitou para descrever o fluminense:
      eu não tenho culpa, não fiz nada, foi a cbf

      Excluir
    3. Pior foi o departamento jurídico do menguinho que achava que sabia alguma coisa, por que não fez consulta ao final do julgamento do dia 6 de dezembro ? Soberba ou a certeza da impunidade ?

      Excluir
  12. Eu acho que o "Anônimo" é o Juca Kfura infiltrado/mascarado.

    Ambos usam a mesma técnica de redação confusa, irônica e enigmática, que não dizem nada em frases soltas e desconexas.

    Espero que essa escola de jornalismo não vingue. Prefiro a informação direta e verídica.

    Não mais fantasias, alucinações, premonições, ironias, camuflagens, etc.

    TÔ DE SACO CHEIO DISSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora Fabio.... aqui, por exemplo, está cheio de fantasias, premonições, ironias, camuflagens....

      Se é para criticar o texto do Juca que transcreva o texto inteiro, apenas uma parte dele dá margem para o que vc condena: fantasias, premonições, ironias, camuflagens....
      ou é esta a intenção e eu que não entendi?

      Excluir
    2. Anonimo, transcrevo ao final o texto do Juca na íntegra.

      Continuo sem entender o seguinte:

      1) Quem são os que acreditam em Papai Noel? Que eu saiba, só crianças acreditam no bom velhinho.

      2) Por que as crianças fazem parte deste debate, mais apropriado aos adultos?

      3) Que provas o Juca apresentou às crianças que o Papai Noel não existe?

      4) Que provas o Juca apresentou às crianças (e aos demais mortais) que a Lusa não se vendeu?

      5) Por acaso ele está acompanhando o trabalho do promotor do MP/SP, Dr. Roberto Senise, que já disse que alguém na Lu$a levou algum?

      Já que vocês são próximos, aconselhe-o a pesquisar sobre o tema. Tem até entrevista dele no site do Milton Neves.

      Juca Kfouri 18/02/2014 21:45

      Lusa na Justiça como fez o Gama e se deu bem no começo deste século.

      Tudo graças à incompetência e à truculência do STJD.

      Os conselheiros da Portuguesa foram unânimes em trilhar o único caminho que lhes restou.

      E Flávio Raupp, ex-dirigente do Gama, foi aplaudido em pé.

      No ano da Copa do Mundo no Brasil, o Campeonato Brasileiro talvez seja chamado de Taça Sveiter, ou Marin, ou, quem sabe, Héverton.

      Mas que teremos confusão, teremos.

      E os que acreditaram em Papai Noel tiveram a comprovação de que ele não existe mesmo e que a Lusa não se vendeu.

      Tomaram?

      Excluir
  13. Dessa forma o crente lê a Bíblia e acredita ser mais especial que os outros. Tricolores, parem de chorar e paguem a Série B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubras-negras: Paguem a Lusa como pagaram o Atlético PR na final da Copa do Brasil 2013 (aquele ENGODO pago pela Globo).

      Excluir
    2. Aceta que dói menos, fru tapetense

      Excluir
    3. Mengão errou. Mengão foi julgado, Mengão perdeu os pontos, Mengão só não foi rebaixado porque a Lusinha, numa coincidência fantástica, cometeu a mesma CAGADA !

      Excluir
  14. No Vasco: vai vascão;
    No Botafogo: vai fogão;
    No Flamengo: vai mengão;
    No Corínthians: vai timão;
    No FluminenC: vai Paulão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Anônimo19 de fevereiro de 2014 18:47: Vai tomar no seu ...zão.

      Excluir
    2. E na sua casa : Vai Bestão !

      Excluir
  15. Só o fato de flamenguistas entrarem no blog e digitarem descarregando tanta raiva,comprova que no íntimo eles sabem que subornaram à portuguesa.São ignorantes,mas não são ingênuos

    ResponderExcluir
  16. O Juca Kfouri nào tem argumentos. Ele é da mesma laia do tal de Poli, do globoesporte.com.

    Só sabem fazer ironias idiotas e afetar superioridade. Teatro puro! Delinquência jornalística da pior espécie. Vigarice.

    ResponderExcluir
  17. O texto do Juca Kfouri pode ser resumido na seguinte frase:

    "A Lusa vai entrar na justiça comum, portanto ela não se vendeu."

    Como é fácil levar brasileiro no bico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Só sabem fazer ironias idiotas e afetar superioridade. Teatro puro! Delinquência jornalística da pior espécie. Vigarice."

      Penso o mesmo sobre o chopinho do procurador com o advogado da cbf que "defendeu" a Lusa, sobre o mesmo advogado com a irmã do outro procurador ganhando camisa do frederico; da cbf não aceitar seu erro, da tentativa de afastar o Promotor do MP, do caso ter sido levado para o Rio.... e muitas outras tapetadas.

      Excluir
    2. E de acordo com o estatuto da FIFA, não participará de competições de futebol durante muito tempo. Ou a Lusinha é diferente dos outros times ?

      Excluir
    3. O molambo agora acusa uns e outros pelo "crime" de tomar chopp e de tirar foto com o Fred.

      Ah, vá pastar!

      Excluir
  18. A grande verdade.
    Odebrecht, IMX, de Eike Batista, e AEG pagará R$ 5,5 milhões anuais para administrar o Maracanã.
    Sou flamengo e minha pergunta é.
    Você acredita que só o Flamengo banca o Maracanã? Claro que.não
    Você acredita que a toda poderosa Odebrecht(Andrade Gutierrez) iria deixar.
    O Vasco tem são Januário.
    Botafogo tem o Engenhão.
    Sobra Flamengo e Fluminense, se tirar um já era Maracanã.
    Acordem

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.