JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O EDITORIAL DA REDE GLOBO E O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013



Prezados leitores, primeiro devemos enaltecer a união dos órgãos de imprensa no caso da morte do cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Andrade, uma tragédia provocada por dois mascarados que estavam infiltrados em um protesto legítimo, mas que estavam com interesses diversos dos anseios dos manifestantes, eles queriam promover a desordem, como fazem rotineiramente esses grupos de mascarados e acabaram provocando a morte de um profissional da imprensa, que deixou viúva e órfãos.
Ontem, a Rede Globo emitiu um editorial sobre o caso o qual foi lido no Jornal Nacional.
O editorial nos foi encaminhado por um leitor e o transcrevemos a seguir.
Nele a Rede Globo presta uma homenagem ao cinegrafista morto covardemente, cita a democracia, destaca a importância dos protestos e da atividade jornalística para INFORMAR à população.
Destacamos: 
"(...) Mas é essencial, numa democracia, um jornalismo profissional, que busque sempre a isenção e a correção para informar o cidadão sobre o que está acontecendo. E o cidadão, informado de maneira ampla e plural, escolha o caminho que quer seguir. Sem cidadãos informados não existe democracia. (...)".
Assinamos embaixo o contido no editorial e, simultaneamente, lamentamos que as Organizações Globo não estejam adotando a postura que preconizam no editorial com relação ao denominado "Escândalo do Brasileirão 2013", pois fazem parte da imprensa que está tentando abafar o caso.
É muito triste uma organização jornalística não agir como preconiza no seu discurso.
Eis o editorial:

"10 de fevereiro de 2014 
Editorial da Rede Globo sobre a morte de cinegrafista
A Rede Globo divulgou nesta segunda-feira (10) o seguinte editorial: 
Não é só a imprensa que está de luto com a morte do nosso colega da TV Bandeirantes Santiago Andrade. É a sociedade. Jornalistas não são pessoas especiais, não são melhores nem piores do que os outros profissionais. Mas é essencial, numa democracia, um jornalismo profissional, que busque sempre a isenção e a correção para informar o cidadão sobre o que está acontecendo. E o cidadão, informado de maneira ampla e plural, escolha o caminho que quer seguir. Sem cidadãos informados não existe democracia.
Desde as primeiras grandes manifestações de junho, que reuniram milhões de cidadãos pacificamente no Brasil todo, grupos minoritários acrescentaram a elas o ingrediente desastroso da violência. E a cada nova manifestação, passaram a hostilizar jornalistas profissionais.
Foi uma atitude autoritária, porque atacou a liberdade de expressão; e foi uma atitude suicida, porque sem os jornalistas profissionais, a nação não tem como tomar conhecimento amplo das manifestações que promove.
Também a polícia errou - e muitas vezes. Em algumas, se excedeu de uma forma inaceitável contra os manifestantes; em outras, simplesmente decidiu se omitir. E, em todos esses casos, a imprensa denunciou. Ou o excesso ou a omissão.
A violência é condenável sempre, venha de onde vier. Ela pode atingir um manifestante, um policial, um cidadão que está na rua e que não tem nada tem a ver com a manifestação. E pode atingir os jornalistas, que são os olhos e os ouvidos da sociedade. Toda vez que isso acontece, a sociedade perde, porque a violência resulta num cerceamento à liberdade de imprensa.
Como um jornalista pode colher e divulgar as informações quando se vê entre paus e pedras e rojões de um lado, e bombas de efeito moral e bala de borracha de outro?
Os brasileiros têm o direito de se manifestar, sem violência, quando quiserem, contra isso ou a favor daquilo. E o jornalismo profissional vai estar lá - sem tomar posição a favor de lado nenhum.
Exatamente como o nosso colega Santiago Andrade estava fazendo na quinta-feira passada. Ele não estava ali protestando, nem combatendo o protesto. Ele estava trabalhando, para que os brasileiros fossem informados da manifestação contra o aumento das passagens de ônibus e pudessem formar, com suas próprias cabeças, uma opinião sobre o assunto.
Mas a violência o feriu de morte aos 49 anos, no auge da experiência, cumprindo o dever profissional.
O que se espera, agora, é que essa morte absurda leve racionalidade aos que contaminam as manifestações com a violência. A violência tira a vida de pessoas, machuca pessoas inocentes e impede o trabalho jornalístico, que é essencial - nós repetimos - essencial numa democracia.
A Rede Globo se solidariza com a família de Santiago, lamenta a sua morte, e se junta a todos que exigem que os culpados sejam identificados, exemplarmente punidos. E que a polícia investigue se, por trás da violência, existe algo mais do que a pura irracionalidade".

#flalusagate

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Assim como a Globo e a Band, lamento a morte do jornalista e espero punição exemplar para o assassino. Mas estranho que as duas emissoras tenham tido uma atitude completamente diferente quando uma criança foi assassinada num crime semelhante em Oruro, na Bolívia. Naquela ocasião as duas emissoras defenderam os assassinos, que foram recebidos como heróis em reportagem apresentada no Jornal Nacional.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Adorei a parte:

    "Assinamos embaixo o contido no editorial e, simultaneamente, lamentamos que as Organizações Globo não estejam adotando a postura que preconizam no editorial com relação ao denominado "Escândalo do Brasileirão 2013" "

    Palavras bonitas da Globo. Pena que não são postas em prática em todos os casos... lembram muito as de um certo dirigente Hipócrita que "nunca faria isso".

    ResponderExcluir
  3. Não podemos esperar que estes grupos de baderneiros tenham " racionalidade Manifestações "pacíficas" começaram às vésperas da Copa das Confederações, não por acaso e muito menos de forma espontânea, usando o aumento nos preços das passagens como motivo, Depois do recuo dos aumentos partiu-se para o mais que genérico Saúde, Educação,Segurança, fora Cabral, fora Paes,...
    Existe um pavor por parte da imprensa em se atacar as tais manifestações por se considerar que, em sendo "Democráticas" ( não são ) todos devem apoia-las.
    Tem que se ter um discurso " politicamente correto " ou os hipócritas defensores das ideologias mais canhestras partem para o ataque.
    Se pareço reacionário me explico; em países Democráticos as manifestações seguem REGRAS, a Polícia lhes dá sustentação mas ao mesmo tempo define os seus limites, que são respeitados, para que o resto da população não sofra.
    Existem baderneiros é lógico ( loucos, bandidos e aproveitadores também ). mas são devidamente presos e punidos por danos causados a sociedade em geral.
    No meu modo de ver os "caras" que jogaram o artefato, que vitimou o jornalista, são cúmplices e devem ser punidos exemplarmente, MAS o maior culpado por esta tragédia tem de responder pela sua grande parte de responsabilidade. Estou me referindo ao Poder Público como um todo, que por suas ações e omissões, não antecipou que era uma questão de tempo para termos a primeira vítima fatal.
    Principalmente o poder Executivo, Federal e Estadual, ficaram acuados sem saber o que fazer. Minha impressão é de que eles priorizaram a manutenção do seu mais querido e cobiçado valor: O VOTO.
    E coitada da Polícia que foi jogada no campo de batalha mas que não tinha a menor autonomia para agir de forma efetiva, ainda por cima com uma tropa de defensores públicos em seu encalço para garantir os "Direitos Humanos" de baderneiros e bandidos ( a maioria di-menor ), e a imprensa querendo registrar qualquer ato de abuso de autoridade ( isto vende jornal pra caramba ).
    Para encerrar apenas gostaria de dizer que este movimento " BLACK BOSTA " se arrebentou desta vez. Acertaram um representante da Imprensa. Esta galera não perdoa e não esquece. Vai ter troco a não ser que eles sejam tão hipócritas quanto os defensores das ideologias já mencionados.

    ResponderExcluir
  4. DESESPERO !!!

    O MP SP ENTREGOU A DENÚNCIA PEDINDO ANULAÇÃO DO JULGAMENTO NO STJD.

    A SÉRIE B SE APROXIMA.... NÃO ADIANTOU NADA FICAR AQUI DIFAMANDO O FLAMENGO EXAUSTIVAMENTE.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.