JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: A DRAMÁTICA SITUAÇÃO DA PORTUGUESA



Prezados leitores, o clube que está sendo acusado de participar de um acordo na última rodada do Brasileirão 2013, isso para beneficiar um dos clubes que lutavam contra o rebaixamento (Coritiba, Criciúma,  Flamengo, Fluminense e Vasco - ordem alfabética), vivia na época e continua vivendo uma situação financeira dramática.
A matéria foi indicada por um leitor do blog.

"ESTADÃO
Indefinição judicial deixa Portuguesa em situação dramática
Em grave crise financeira, elenco de 2013 é desmanchado por falta de pagamento
02 de fevereiro de 2014 | 5h 00
Gonçalo Junior - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - O rebaixamento não é o fundo do poço para a Portuguesa. No subsolo, existe uma crise financeira brava, que estourou nos últimos dois anos após ser empurrada com a barriga por décadas, hábito da maioria dos clubes do Brasil. O motivo: em 2012, o principal parceiro financeiro cortou as linhas de crédito, executou uma dívida de R$ 43 milhões e ainda tirou o seu nome da camisa do clube.
A casa da Lusa caiu, estremecendo a confiança dos jogadores - muitos saíram em 2013 sem receber os direitos de imagem - e esfarelando o orgulho de torcedores e sócios. A namoradinha do Brasil está meio caída e não recebe mais cantadas.
Os jogadores que saíram estão fulos da vida. Souza, bom meia que teve passagens vitoriosas por São Paulo e Grêmio, conta que saiu sem receber quatro meses de direitos de imagem. 
Vale a explicação: direito de imagem é o valor que o atleta recebe pela participação em campanhas publicitárias, ações sociais ou venda de camisetas. Na Portuguesa, ele corresponde a 90% do salário - o salário na carteira representa apenas 10%. Isso porque os encargos trabalhistas são menores sobre o direito de imagem. 
Souza garante que a maioria dos 14 jogadores que deixaram o clube saiu insatisfeita. Moisés, por exemplo, foi embora porque a Lusa não recolhia seu FGTS. "É muito triste trabalhar e não receber. Se eu não tivesse um pé de meia, não sei o que teria acontecido", diz um ex-jogador, que prefere não se identificar. 
No início de dezembro, os jogadores se recusaram a treinar por causa de dois meses de atraso. O elenco ameaçou uma greve na última rodada do Brasileirão, mas a ideia foi vetada pelo Bom Senso, movimento que busca melhorias nas condições de trabalho dos atletas. 
Agora, os sócios. A Lusa tem pouco mais de mil com a mensalidade em dia. Vários reclamam que a piscina olímpica, a principal do Canindé, está interditada há cinco anos por falta de manutenção. "O clube anda abandonado, com vestiários e banheiros sujos", lamenta o sócio-torcedor Felipe Higino. 
A torcida sofre junto. E vai minguando. A Leões da Fabulosa, organizada do clube, tem quatro mil sócios - eram oito mil no fim dos anos 90. A média de público no Canindé é de duas mil pessoas por jogo - na derrota para o Botafogo, quarta-feira, foram 959. "O clube está falido e, no campo, não assusta ninguém", diz Marcelo Cabral, presidente da Leões (Leiam mais)". 

#flalusagate 

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. ENTRE A CRUZ E A ESPADA

    A situação está pior ainda pois a Lusa está entre a cruz e espada. Aceita ficar quietinha na B e recebe dinheiro ou briga para ficar na A e não recebe nada e sofrerá sanções até do Governo. A M... está fedendo cada vez mais

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/marin-tem-certeza-a-portuguesa-blefa-que-entrara-na-justica-ela-nao-ficara-contra-a-globo-o-ministerio-dos-esportes-cbf-e-fifa-a-esperanca-do-pressionado-ilidio-lico-esta-toda-no-ministerio-publi-08022014/

    vendeu a vaga com garantias que receberia como se estivesse na série A, mas agora a Globo não fala com a Lusa enquanto houver ameaça da Portuguesa ir a
    Justiça Comum

    http://m.espn.com.br/noticia/387263_portuguesa-nao-consegue-falar-com-a-globo-e-pede-socorro-para-a-fpf

    ResponderExcluir
  2. Coronel, dos clubes sitados, Coritiba, Crisciuma, Flamengo,Fluminense e Vasco, me parece que os dois primeiros estariam fora da suspeita pois a divida da Lusa é ou era de 43 milhões.
    Dos tres cariocas o que ainda hohe está em pior situação financeira é o Fluminense lutando para pagar as contas e bloqueado ainda pela PGFN e após o término co Brasileirão só fez duas contratações por emprestimo e pagando os salários do Waltre e do possante Chiquinho, Logo ... Sobram dois suspeitos com contratações de vários jogadores.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.