JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: E-MAIL PARA OUVIDOR DO CAMPEONATO BRASILEIRO


Prezados leitores, recebemos e publicamos um e-mail encaminhado para o Ouvidor do Campeonato Brasileiro por um leitor que prefere ter seu nome não divulgado, o que respeitamos.

"Ouvidoria ouvidoriacompeticoes.sardinha@cbf.com.br 
Prezado Ouvidor do Campeonato Brasileiro, 
Li, hoje nos jornais, profundamente preocupado, que o Procurador Roberto Senise Lisboa pretende oferecer um acordo à CBF para manter a Lusa na primeira divisão, acolhendo a estranha tese proposta pelo Juca Kfouri de que a decisão dos tribunais só é válida depois de publicada. 
Acho muito estranho o Procurador não ter ainda abandonado esta tese, mesmo após ter sido demolida publicamente pelo Dr. Heraldo Panhoca, redator do Estatuto do Torcedor. O Dr. Panhoca deixou claro que o objetivo da lei foi torná-la semelhante à justiça federal, onde as decisões são válidas após o término do julgamento. A mim, parece que o Procurador entrou nesse caso previamente determinado a salvar a Lusa, e não está dando a devida atenção aos enormes indícios de suborno envolvendo o Flamengo. 
Considero um erro gravíssimo aceitar a proposta de acordo do Procurador Lisboa para manter a Lusa na Série A. Estamos assistindo a diversos sinais mostrando que estamos caminhando na direção errada já há algum tempo. 
Vou exemplificar: Torcedores do Corinthians, provavelmente patrocinados pelo clube, visto que não tinham emprego fixo, foram à Bolívia e assassinaram um garoto. Foram presos. Houve comoção nas principais emissoras do país. Rede Globo e Rede Bandeirantes fizeram campanha para que os marginais fossem libertados. Tiveram sucesso e os bandidos foram soltos e recebidos como heróis. 
Deram uma carta branca a esses sujeitos, e desde então, já foram flagrados brigando no estádio de Brasília e invadindo o CT do Corinthians, onde agrediram jogadores e furtaram bens. 
Semelhante caso aconteceu em 1986, no escândalo das Papeletas Amarelas. Fizeram vista grossa e não puniram o Flamengo pelo suborno da arbitragem. Não prenderam ninguém e tampouco cassaram o título de campeão carioca. Novamente, com a carta branca para fazer novas bravatas, já no ano seguinte se negaram a disputar a final do campeonato brasileiro contra o Sport. Tentaram levar a taça no grito, com o apoio da imprensa. Os efeitos dessa pusilanimidade e impunidade se arrastaram por mais de 20 anos. 
Agora estamos diante do mais clamoroso caso de suborno do futebol brasileiro. Novamente o Flamengo está envolvido. As evidências são claríssimas e estão disponíveis a todos na internet. A denúncia já foi entregue à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. Novamente a imprensa se cala e escolhe o lado errado para apoiar. 
Para mim está claro que o futebol brasileiro (e talvez o próprio Brasil) vive um momento chave em sua história. Tapar o sol com a peneira, varrer a sujeira para debaixo do tapete, não vão fazer o bem à ninguém. Qualquer solução de acomodação apenas vai dar mais força aos criminosos. Se hoje a Portuguesa pode ser comprada para evitar o rebaixamento, imagine o que eles poderão fazer amanhã com essa carta branca? 
A apuração tem que ser completa. A punição tem que ser exemplar. Doa a quem doer. Imprensa, Flamengo e Corinthians não podem ficar acima da lei. O nome disso é máfia.
Atenciosamente, 
Leitor do blog 

 #flalusagate 

 Juntos Somos Fortes!

17 comentários:

  1. Cel Paul: as denuncias tem que serem direcionadas à FIFA e as agencias internacionais. Aqui no Brasil ta tudo dominado.

    ResponderExcluir
  2. Coronel, não há como a CBF ingressar em uma instancia federal e esta dar uma decisão que acabasse com essa balbúrdia a nivel estadual? Não entendo de direito, por isso pergunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta .Voce sabia que até hoje o caso gama ainda não teve uma decisão do stj?e lá se vão 13 anos.O jeito é derrubar mesmo as liminares,uma a uma

      Excluir
  3. Se os dois atletas envolvidos nesse imbróglio houvessem sido absolvidos , eles teriam condições de jogo ou só poderiam jogar depois da publicação do veredicto do tribunal ? Com certeza essa situação já foi esclarecida, mas não custa explica-la de novo.

    ResponderExcluir
  4. E a imprensa estrangeira, já receberam as denúncias, Cel?

    ResponderExcluir
  5. Não me surpreenderia se soubesse que o comando da CEF teria "acionado" Roberto Senise Lisboa para conduzir isso que chamam de "investigação".

    Algumas evidências da doença de petismo (ou givernismo, como queiram) de Roberto Senise Lisboa:

    ------------------------------------------
    Assédio aos adversários de Fernando Haddad na corrida pela prefeitura de Sào Paulo (Serra e Russomano):

    http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2012/07/13/ministerio-publico-eleitoral-de-sao-paulo-pede-impugnacao-do-pedido-de-registro-das-candidaturas-de-serra-e-russomanno/

    As alegações de Roberto Senise Lisboa contra Serra e Russomano se revelaram improcedentes, como se pode ver aqui:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-07-29/mp-eleitoral-pede-aprovacao-de-candidaturas-de-serra-e-russomanno.html
    ------------------------------------------
    Assédio a candidato a vereador pelo PSDB, ex-coronel da Rota

    http://pt-sp.jusbrasil.com.br/politica/103585135/mp-sp-quer-impugnar-candidatura-tucana-de-ex-coronel-da-rota

    Artigo "Publicado por Partido dos Trabalhadores - São Paulo (extraído pelo JusBrasil)"

    Alegações improcedentes, o ex-coronel da Rota saiu candidato e foi eleito, como se pode ver aqui:

    http://www.eleicoes2012.info/coronel-telhada-45190/
    ------------------------------------------
    E, para descontrair, um barraco público envolvendo o digníssimo promotor e sua ex-mulher... rsrsrs....

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,justica-proibe-ex-de-dar-cheque-de-conta-conjunta,1032961,0.htm
    ------------------------------------------

    ResponderExcluir
  6. "O Dr. Panhoca deixou claro que o objetivo da lei foi torná-la semelhante à justiça federal, onde as decisões são válidas após o término do julgamento."

    O Dr Panhoca comete um erro crasso. Vejamos:

    A legislação federal regula a intimação de atos judiciais de duas formas: a) sentença de primeiro grau; b) decisão colegiada dos tribunais. Na primeira hipótese, proferida a sentença em audiência, as partes já saem intimadas do ato, e não haverá nova publicação da sentença, porque todos os seus fundamentos já constam da ata, cuja cópia poderá acessar o advogado ou a parte. Na segunda hipótese, por se tratar de um julgamento complexo, no qual irão se somar vários votos e possível debate argumentativo entre os integrantes do julgamento, com acréscimo ou retirada de argumentos, a publicidade, para fins recursais, exige a publicação do acórdão, ainda que as partes e advogados estejam presentes quando da prática do ato processual. No caso da justiça desportiva, o regramento legal federal a ser aplicado, no que se refere ao cumprimento da decisão da justiça desportiva, por se tratar de órgão colegiado, é aquele incidente aos julgamentos colegiados dos tribunais, e não o regime jurídico das sentenças monocráticas proferidas em audiência. Isso em virtude das questões antes enunciadas: o julgamento coletivo, iniciado pelo relator, somente se perfectibiliza após acréscimo dos demais votos, e a possibilidade de debates, com introdução de novos argumentos, geraria uma insegurança incompatível com o sistema recursal. Assim, somente após a publicação, com todos os fundamentos, da decisão é que ele passa a ser exigível. Essa interpretação fica mais evidente quando se verifica que o artigo 35, em seu parágrafo 2º (estatuto do torcedor), determina que as decisões, sempre motivadas, devam obrigatoriamente serem disponibilizadas no site, justamente para propiciar eventual impugnação à decisão, para o que a simples presença da parte ou de seu advogado na sessão de julgamento já não se mostra suficiente (tudo em virtude da possibilidade de serem integrados/retirados argumentos durante a sessão - veja-se o caso das sessões do STF, quando o acórdão é publicado já não corresponde ao que foi debatido em Plenário: grandes partes das notas taquigráficas simplesmente são retiradas pelo ministro, embora efetivamente a fala tenha sido produzida em plenário....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso,existe o efeito suspensivo,que nem o flamengo ou a portuguesa solicitou

      Excluir
    2. O que esta sendo questionado junto a Justiça Civil é se o STJD obedece ao Estatuto do Torcedor no que se refere a publicação das sentenças. Bem, a publicação ocorreu efetivamente na segunda feira após o julgamento, fato que ratifica as sentenças proferidas. Em não sendo publicadas tornaria as mesmas sem efeito. Note que o ET não faz menção a prazos para publicação e sim a necessidade da mesma.
      Outro fato é que as sentenças entram em vigor imediatamente, no dia seguinte, ao julgamento, em caso de punição.Todos os procedimentos seguidos neste caso são os mesmos desde 2009, se não me engano, e várias decisões neste período afetaram Clubes que tiveram seus atletas suspensos. Se formos questionar o julgamento em questão teremos que rever os resultados de todos os outros campeonatos também. Se existe algo a aperfeiçoar que se discuta sugestões e se busque mudanças mas questionar algo que ocorreu durante o transcorrer da competição e querer modificar o que esta estabelecido é a verdadeira " Virada de Mesa ".
      Não podemos nos pautar por motivos particulares, contra ou a favor de algum Clube específico, e é para isso que a Justiça existe. Aguardemos.

      Excluir
    3. Piada achar-se mais entendido em direito desportivo do que o próprio signatário da lei em questão(na realidade tanto do CBJD quanto da Lei Pelé e do Estatuto do Torcedor) sem sequer, ainda por cima, se identificar para que os presentes averiguem tua idoneidade e competência para opinar a respeito.

      Não adianta usar de linguagem jurídica pernóstica para confundir. Nada do que você disse corresponde à verdade. A interpretação do Heraldo Panhoca é soberana, visto ser signatário das referidas leis. O autor, mais do que ninguém(especialmente anônimos cínicos e cagões) sabe da abrangência e interpretação correta que quis dar ás leis no momento em que as propôs e confeccionou.

      E ele foi peremptório : não cabe a alegação de que o ET prevalece neste caso ao CBJD. E é mesmo a interpretação correta por uma simples questão de lógica, ou, a seguir este novo viés cínico todos os Brasileiros desde 2003 e todos os julgamentos ocorridos desde então automaticamente estariam na ilegalidade e não valeriam mais, instalando-se o caos no futebol do país. Uma aberração que só atende ao objetivo desesperado de idiotas que querem de qualquer maneira ver o Flu rebaixado e encobrir a verdadeira motivação deste escândalo, que está em algum ponto da ligação entre Lusa e Flavela.
      Invente outra, trouxa.

      Excluir
  7. "MP-SP precisa investigar a existência ou não do acordo FLA-LUSA. Eis a missão"

    Depois de CONCLUÍDAS as investigações o resultado foi :

    O MP SP ofereceu um acordo para a CBF assumir que errou e deixar o Fluminense na ´serie B.

    O que o FLAMENGO tem com isso?

    ResponderExcluir
  8. Por ser um ano de Copa do Mundo (e a Copa sendo no Brasil), todos (mídia, governos, empresas patrocinadoras) estão fazendo tudo para o escândalo não vir à tona. É muita grana em jogo!
    Mas vale lembrar que a falcatrua de Atlético - PR e Corinthians com Ivens Mendes (no Brasileiro de 1996) só veio a público em maio de 1997!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por todo empenho em busca da verdade! O torcedor do Flu e o torcedor do futebol agradecem.

    ResponderExcluir
  10. Mais um brilhante texto! Parabéns a quem o escreveu. Agora, que tal traduzi-lo para um inglês gramaticalmente preciso e enviá-lo a grandes jornais/jornalistas esportivos de língua inglesa?

    ResponderExcluir
  11. Vamos lembrar o que aconteceu em 1999 foi exatamente o que ocorreu em 2013,
    dois clubes do RJ iriam jogar o Brasileiro de 2000 na 2ª divisão, Fluminense
    e Botafogo mas um canal de televisão que tinha o direito de transmissão não
    aceitou isso, então surgiu o imbróglio do jogador Sandro Hiroshi do São Paulo
    que estava irregular, no campo o São Paulo venceu de 5x1 o Botafogo, mas no
    tribunal o São Paulo perdeu 6 pontos e o Botafogo ganhou 3 pontos e acabou
    ultrapassando o Gama que entrou na Justiça Comum apoiado pelo canal de TV,
    o que aconteceu a CBF não pode fazer o campeonato. Em 2013 já sabíamos antes
    da última rodada que um clube carioca já estava rebaixado, no sábado por um
    erro infantil do Flamengo a possibilidade de ter dois times carioca na 2ª
    divisão aumentou consideravelmente e foi aí que a Tv, a mesma de 1999 começou
    a elaborar um novo imbróglio e incluíram a Portuguesa nessa confusão, pois
    neste ano a coisa estava pior porque a concorrente vai transmitir a 2ª divisão
    então o que ela fez com o Gama, está fazendo agora com os Torcedores de
    Flamengo e Portuguesa a todos a entrarem na justiça comum, então o que vai
    acontecer, a CBF não poderá fazer o campeonato.

    ResponderExcluir
  12. Este último comentário não deixaram publicar na página do globo esporte (bastidores f.c., porque será?

    Juntos Somos Fortes

    ResponderExcluir
  13. Como tem gente idiota no mundo... pqp...
    Pelo visto o senhor que escreve esse blogo tem uma raiva pavorosa do Flamengo e do Corinthians...
    Teoria da conspiração da porra...

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.