JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: "JORNALISTAS" DO GLOBO ESPORTE CONTINUAM ERRANDO



Prezados leitores, ontem tivemos algumas novidades no "Escândalo do Brasileirão":
- O promotor Roberto Senise (SP) sofreu uma derrota no Poder Judiciário na sua luta para "virar a mesa" (descumprir o regulamento) e colocar a Portuguesa na Série A do Brasileirão 2014.
- A Portuguesa resolveu enfrentar a FIFA ingressando na justiça comum.
- Nós encaminhamos à Polícia Federal e ao Ministério Público - RJ dados complementares relativos à denúncia que protocolamos nesses órgãos.
Apesar dessas novidades, algumas práticas continuaram acontecendo, como a insistência ndo site Globo Esporte em cometer erros no sentido de colocar o Fluminense como beneficiado pelo rebaixamento da Portuguesa, quando a tabela final do Brasileirão 2013 mostra claramente que o beneficiado foi o Flamengo.
Penso que a solução seja a distribuição de óculos ou de tabuadas na redação.
"Com a punição à Portuguesa e ao Flamengo no STJD, o Fluminense, que havia ficado entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro, escapou do rebaixamento, na 15ª posição. A Lusa terminou em 17º e o Fla, em 16º".

"GLOBO ESPORTE 
PORTUGUESA 
19/02/2014 04h05 - Atualizado em 19/02/2014 08h37
Lusa decide recorrer à Justiça comum e enfrentar CBF por vaga na Série A
Em reunião na noite de terça-feira, membros do Conselho de Orientação e Fiscalização aprovam por unanimidade a medida. Conselho Deliberativo apoia
A Portuguesa definiu: vai às últimas consequências para tentar permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Em reunião realizada na noite de terça-feira, membros do Conselho de Orientação e Fiscalização da Lusa decidiram recorrer à Justiça comum contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva que puniu o clube com a perda de quatro pontos pela escalação do meia Héverton no último compromisso pelo Brasileiro de 2013 e o consequente rebaixamento para a Série B.
A decisão do COF foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Lusa. O argumento a ser utilizado na ação é a violação ao Estatuto do Torcedor pela não publicação da suspensão do jogador. 
Na segunda-feira, durante o evento "Movimento por Um Futebol Melhor", o presidente Ilídio Lico afirmara ser "impossível" a Lusa disputar a Série B e frisou que esperava o posicionamento do Ministério Público de São Paulo para, se necessário, entrar na Justiça comum. Na noite de terça, no entanto, a 43ª Vara Cível de São Paulo negou pedido de liminar feito pelo MP para que a CBF devolvesse os quatro pontos tirados de Portuguesa e Flamengo pelo STJD .
- Ainda estamos aguardando uma posição do MP. Confio muito no trabalho do Roberto Senise (procurador do MP) e acho que vão conseguir resolver sem que a Portuguesa entre na Justiça comum. Mas, se for necessário, nós vamos à Justiça comum, porque nos sentimos injustiçados - disse Ilídio Lico, na segunda-feira, antes da decisão do Conselho.
Entenda o caso 
Héverton foi julgado numa sexta-feira (dia 6 de dezembro) e a decisão só apareceu no site da CBF na segunda-feira (dia 9), depois do jogo contra o Grêmio (dia 8, domingo), no Canindé, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Osvaldo Sestário, advogado que representou a Lusa no julgamento de Héverton, afirma ter comunicado à diretoria do clube sobre a suspensão. Ele chegou a mostrar seu extrato telefônico para provar que havia entrado em contato com Valdir Rocha, do departamento jurídico da Portuguesa. O dirigente da Lusa nega que Sestário o tenha alertado sobre a situação de Héverton.
Roberto Senise, promotor do Ministério Público de São Paulo, disse ter encontrado indícios de que "alguém da Lusa recebeu vantagem" para que Héverton fosse escalado. O presidente Ilídio Lico, que assumiu o comando da Portuguesa depois do fim do Brasileirão, disse que desconfiava de duas pessoas do clube. A identidade do responsável já teria, inclusive, sido repassada ao MP.
O Flamengo, outro clube que foi punido com a perda de quatro pontos em caso semelhante - escalou André Santos, que estava suspenso, na última rodada, contra o Cruzeiro -, também já teria identificado o responsável pelo erro.
Com a punição à Portuguesa e ao Flamengo no STJD, o Fluminense, que havia ficado entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro, escapou do rebaixamento, na 15ª posição. A Lusa terminou em 17º e o Fla, em 16º (Fonte)".

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Prezado Cel Paúl. Estou acompanhando seus posts e concordado com tudo.

    Concordo 100% que a imprensa (incluindo o GloboEsporte) têm beneficiado a dupla de "amantes" Fla-Lusa.

    Só tenho que fazer uma pequena ressalva quanto a esta matéria em questão, uma vez que o GloboEsporte, dessa vez, colocou algo que não contraria os fatos.

    "Com a punição à Portuguesa e ao Flamengo no STJD, o Fluminense, que havia ficado entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro, escapou do rebaixamento, na 15ª posição." .

    Não vejo incorreção nesse texto e explico a seguir.

    Se eles tivessem escrito como coloco abaixo, ESTARIAM NOVAMENTE ERRADOS:

    "Com a punição à Portuguesa, o Fluminense escapou do rebaixamento." - Esse era o erro comum desses caras, pois a punição Lusa SALVOU AO FLAMENGO, não ao Flu.

    No texto em questão no GloboEsporte, a hipótese de "Lusa E Fla" terem os pontos de volta, realmente, o Flu seria rebaixado, ainda que tendo cumprido o regulamento em todas as rodadas. Ao menos isso eles não erraram. Minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. O caso não é a incorreção, mas o fato do Fluminense ser citado em uma matéria sobre a Portuguesa e citado novamente como rebaixado.
    A repetição disso é proposital.
    #JSF!

    ResponderExcluir
  3. Mas o fato da Lusa ganhar os pontos de volta não quer dizer que o Fla irá ganhar também. Somente a Lusa está recorrendo e caso reconquiste os pontos quem cai é o Flamengo. Para a imprensa não é o Flamengo que será rebaixado caso a Lusa ganhe os pontos. Logicamente que se a Lusa ganhar os pontos o Flamengo irá recorrer. O que eles querem que a gente engula é que isso ocorrerá de forma automática. Quem tem o dom da escrita faz qualquer mentira parecer verdade. E vice-versa (Juca Kifouri).

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.