JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: ALGUÉM IMAGINA A RECORD POUPANDO A GLOBO?



Prezados leitores, todos e todas que acompanharam as dezenas de artigos que foram publicados nesse espaço democrático, tanto da nossa lavra, quanto da autoria de terceiros, assim como, todos que assistiram os vídeos que produzimos, devem estar fazendo a pergunta que integra o título desse artigo e que podemos reescrevê-la da seguinte forma:
- O que está fazendo com que o escândalo do Brasileirão 2013 não seja divulgado?
A pergunta é uma decorrência lógica diante da quantidade muito grande de fatos e de indícios que promovem suspeição envolvendo a última rodada do Brasileirão, situação que determinaria a divulgação do escândalo, isso em situação de normalidade.
Um escândalo político, por exemplo, com um número muito menor de fatos e indícios relacionados faria com que a imprensa não pensasse um segundo para promover uma ampla divulgação, como ocorre quase que diariamente. Basta surgir um papel com nomes de políticos e números para virar manchete.
No caso do Brasileirão a imprensa está tendo uma postura contraditória.
No momento que o escândalo envolvia o Fluminense,  quando o clube era o "acusado" de virar a mesa, a imprensa esquartejou o Fluminense e a sua torcida, mas quando ficou provado que isso era uma grande mentira e que poderia existir um escândalo de verdade por trás da escalação do jogador Héverton, envolvendo outros clubes, a imprensa se calou.
Prezados, o silêncio da imprensa sobre esse escândalo é anormal, temos certeza que todos concordam.
Se o silêncio é anormal, algo está fazendo com que ele persista. 
O quê?
A situação é tão fora da realidade que organizações jornalísticas que não estariam envolvidas em princípio com o escândalo, ou seja, que não participaram do cala boca inicial sobre a situação do Flamengo após escalar André Santos, também optaram pelo silêncio em um tema que pode desmoralizar concorrentes diretos no mercado da informação.
Alguém imagina a RECORD poupando a GLOBO?
Isso é surreal.
Certamente, se perguntarmos aos "jornalistas" o motivo do silêncio, eles responderão sem pestanejar e bem ensaiados:
- Não existe escândalo, por isso não existe divulgação.
Isso seria também lógico: sem escândalo, sem notícia.
Todavia eles próprios condenaram essa resposta pois divulgaram exaustivamente uma virada de mesa por parte do Fluminense que nunca existiu. Portanto, eles mentem quando interessa a eles, descaradamente.
Além disso, o simples fato de quatro sites não terem noticiado a situação na qual o Flamengo se colocou, apenas isso, é material suficiente para promover um escândalo pois gera enorme desconfiança sobre o alegado "esquecimento múltiplo".
Algo está segurando a divulgação e, provavelmente, está segurando também a investigação.
Nós arriscamos que o escândalo está sendo sufocado em face de interesses financeiros de cifras inimagináveis, pois muitas empresas teriam um prejuízo gigantesco com a desmoralização que se seguiria a divulgação dos fatos, isso sem falar na possibilidade dos indícios serem confirmados, o que seria um desastre completo em termos financeiros e em termos de credibilidade.
Um escândalo sobre o futebol brasileiro no ano que o Brasil organiza a Copa do Mundo seria catastrófico.
Na nossa opinião, atualmente só existe um grupo interessado na investigação dos fatos e na sua publicidade: o grupo de torcedores do Fluminense que se mobilizou em defesa do clube e da torcida.
Só nós queremos que a investigação ocorra, doa a quem doer.
Infelizmente, somos poucos, talvez em número insuficiente para romper essa blindagem, mas se nós desistirmos eles vencerão, isso é fato.
Nós podemos não tirar o sono deles em todas as noites, mas podemos provocar alguns pesadelos, vez por outra.
É hora de assustá-los.

Juntos Somos Fortes!

7 comentários:

  1. O que me assusta não é o barulho dos maus, mas o silêncio dos bons
    inclusive da torcida e dirigentes do Vasco
    saudações cruzmaltinas

    ResponderExcluir
  2. Esses canais essencialmente paulistas/paulistanos, como a Band e a Record estão do lado da Lusa. Desde o final de 2013, eles afirmam, sem ressalvas e com todas as letras, que houve uma virada-de-mesa do Fluminense, etc..

    Vocês estão focados na ESPN e SporTV, mas, as emissoras de canal aberto de SP, desde o início, sempre estiveram contra o FFC. E isso data desde o mito que os torcedores do Atlético-MG criaram contra nós, no "Brasileirão" de 2012.

    Em 2013, portanto, o FFC tornou-se um prato cheio para eles, infelizmente.

    ST

    ResponderExcluir
  3. Coronel, essa notícia é do dia 08/02/2014. Não comentei nada antes porque imaginei que outros o fariam no meu lugar. Ela revelaria a má-fé, burrice, amadorismo ou o que quiserem da Lusa. Eu penso ser importante compartilhar, para quem ainda não leu.

    Essa notícia foi publicada pelo jornal "O Globo", em sua coluna "Panorama Esportivo", do caderno "Esportes". Os autores são Jorge Luiz Rodrigues e Maurício Fonseca. Seguem o link e o texto, transcrito:

    http://pt.scribd.com/doc/205633440/FEV-8-2014-pdf

    "Mais um vacilo da Lusa
    A diretoria jurídica da Portuguesa vacilou outra vez com relação ao jogador Héverton, cuja escalação irregular custou ao clube a perda de quatro pontos e o rebaixamento para Série B. A Portuguesa havia recorrido contra a suspensão de Héverton por dois jogos pelo STJD, quando ele foi expulso em partida anterior, contra Bahia, por ofender o juiz. No entanto, ao vendê-lo este ano para o Paysandu, não cumpriu a obrigação legal de avisá-lo ou ao novo clube sobre o julgamento do recurso pelo Pleno, ocorrido ontem (6/2). Resultado: a suspensão do jogador foi mantida e a Portuguesa deverá ser denunciada pelo descumprimento do artigo 50-A do CBJD, podendo ser multada em até R$ 100 mil."

    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errar é humano
      Persistir no erro é lusitano

      Excluir
  4. Que estrago fez a unimed e o flu ao futebol, triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o estrago permanente da conjunção "Mengão" - "Nação " - Globo ?

      Excluir
    2. Verdade!!!
      Conquistar 3 títulos Nacionais já causa um grande estrago nos adversários do futebol brasileiro.
      Assim como nas torcidas adversárias!!
      Quanto recalque e inveja do Flusão!!!

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.