JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: OS 60 DIAS DO APAGÃO DA IMPRENSA...



Prezados leitores, aconselhamos a leitura desse importante artigo sobre o "Escândalo do Brasileirão 2013":


PANORAMA TRICOLOR 
Os 60 dias do apagão da imprensa (por Paulo-Roberto Andel) 08/02/2014 Lá se foram 60 dias. 
O promotor Senise quer salvar a Portuguesa de qualquer jeito, diz que as provas estão à mão, depois diz que a investigação poderá ser demorada. 
A imprensa esportiva marrom, outrora arrogante, agressiva e criminosa contra o Fluminense, faz o clima de “Bom, deixa pra lá…” – achando que o assunto pode ser esquecido ou varrido para debaixo do tapete como se fosse uma reles papeleta amarela modelo 1986. 
A turminha que nunca primou pela ética baixou a cabeça e anda pelos cantos a lamuriar. Afinal, a CBF acabou de divulgar a tabela do Brasileirão 2014 e, como não poderia deixar de ser, o Fluminense está entre os 20 clubes da Série A de acordo com a irregularidade da Portuguesa na maior coincidência da história do futebol brasileiro. 
Qualquer bípede racional sabe que a escalação de Heverton não foi um acidente. 
Qualquer bípede racional sabe o que aconteceu na véspera da escalação de Heverton, 8 de dezembro: de forma irregular – fato amplamente divulgado em jornais de todo o país na sexta-feira -, André Santos entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro. Com isso, a perda de pontos de seu clube era inevitável. Mas provando que é muito fácil um raio cair duas vezes numa mesma rodada de campeonato, a santa Portuguesa salvou o santo Flamengo. 
Relatos das rádios cariocas dão conta de bate-boca no vestiário, do ataque de nervos de Paulo Pelaipe e do natural desespero que tomou a Gávea depois da presepada, que poderia custar-lhe simplesmente o rebaixamento no domingo, dependendo dos outros resultados. 
No maior apagão da história da imprensa esportiva do Brasil, NENHUM jornalista do eixo Rio-São Paulo – o maior da América Latina – tocou no assunto no domingo. Nenhuma manchete, nenhuma matéria, nenhum debate em rádio e TV. TODOS se esqueceram do óbvio: “André Santos joga irregularmente, Flamengo perderá pontos no STJD e pode ser rebaixado.” 
São centenas de profissionais que lidam com o futebol 24 horas por dia. TODOS tiveram um lapso de memória a respeito de uma notícia que poderia mudar todos os rumos do campeonato brasileiro. TODOS? Uma coincidência antes só vista em casos como o do ex-deputado cassado João Alves, lembrado aqui no PANORAMA. 
http://www.panoramatricolor.com/pedra-flor-e-espinho-por-paulo-roberto-andel/ 
E se coincidência pouca é bobagem, piorou: não é que justamente o time que poderia “salvar” o Flamengo de seu desastre, caso cometesse um erro de escalação irregular, acabou realizando o feito e desafiando estatísticos do planeta Terra? O caso Heverton.. e se não fosse a Lusa… 
O primeiro passo da imprensa marrom foi sugerir a participação da patrocinadora do Fluminense no processo de um possível suborno ao Canindé. Piada: o Tricolor teria que ganhar um jogo dificílimo em plena Fonte Nova lotada contra o Bahia e ainda torcer contra outros dois resultados negativos de Coritiba (que não aconteceu) e Vasco (que aconteceu em situação suspeitíssima depois de um caos de violência em Joinville). O que o jogo da Portuguesa teria a ver com o Flu sem os resultados paralelos? Nada. Então o Flu subornou todo mundo? Façam-me o favor! 
Depois, cofiando os bigodes virtuais ou reais, alguns jornalistas travestiram-se de divindades supremas, senhores absolutos da verdade e da inteligência (apagadas) para, com verborragia extremamente oca e difusa, tentar convencer alguém que as supercoincidências foram obra do acaso, que se busca pêlo em ovo à toa, que era uma conversa de Papai Noel. Subitamente, com o passar dos dias, começaram a desconversar sobre o tema, exceto um ou outro deslumbrado teimoso e petulante numa incansável guerra defendendo uma probabilidade menor do que a de um raio cair duas vezes num mesmo lugar, como se todos os leitores fossem idiotas e incapazes de estabelecer o contraditório. Gênios do jornalismo 140 caracteres… 
No campo, o Fluminense venceu, o Coritiba venceu, o Vasco perdeu (numa situação absurda e mal explicada em termos da retomada do jogo), a Portuguesa cometeu um erro crasso e o azarado Flamengo tinha cometido erro similar à véspera. Chega de hipocrisias: as irregularidades foram cometidas dentro das quatro linhas! Campo tem regras e regulamento. 
O show de coincidências poderia ter dado certo e gerado total silêncio caso Samuel, num gol inesperado a minutos do fim, não “quebrasse a firma” (aka MC Magalhães). Se não tivesse marcado, a bomba iria sobrar para o Vasco, futuro 17º colocado do campeonato. Mas Samuel foi a pedra no sapato sem saber. Ninguém sabia. “O time inteiro do Fluminense e a torcida choraram num ritual de teatro”… patético é quem afirma isso. 
E se o óbvio prevalecesse, com a partida do Vasco remarcada depois da absurda violência sem polícia, e o time conseguindo uma difícil – mas possível – vitória sobre o Atlético-PR – que poucos dias antes tinha jogado pessimamente contra o … Flamengo… nas duas partidas finais da Copa do Brasil -, o que seria? 
 Quem cairia depois da óbvia goleada de 13 x 0 no STJD? (Leia mais).

#flalusagate

Juntos Somos Fortes!

7 comentários:

  1. Kd o video????? Não tinha um vídeo? Sou tricolor e quero saber: kd o vídeo que ia escancarar a roubalheira do brasileirão 2013?

    ResponderExcluir
  2. 60 dias que vc está criando essa conspiração sem provas! Precisamos de provas! Essa da imprensa defender o framengo não dá mais! Eles podem até ter culpa, mas precisamos de provas! Até agora não vi nada !!! O blog do paulinho afirmou que tem provas de que a UNIMED comprou a lusa (ou o seu antigo presidente), por que não questioná-lo? o MP já disse que o "corruptor" prejudicou as vítimas "lusa e framengo"... pô, quando suas provas serão apresentadas efetivamente? Ou apresente-as ou pare com essa palhaçada!!!

    ResponderExcluir
  3. http://www.transparencyinsport.org/
    https://twitter.com/AAndrewJennings

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 16 h do dia 8/2, também estou esperando que esse tal de Paulinho apresente as provas ao promotor de SP encarregado desse caso. o que ele está esperando ? Quer mais atenção para seu blog ou quer algo mais ? Muito suspeito esse tal de Paulinho, afirma que possui provas que incriminam a UNIMED , mas não as apresenta, isso sim é uma grande palhaçada !

    ResponderExcluir
  5. Como é fácil manipular os brasileiros, basta fornecer pão e circo, nos últimos anos uma bolsa qualquer coisa também ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Pq os torcedores do fluminense tem mania de perseguição?
    São sempre as vítimas.
    Beneficiadas sempre... mas consideram-se vítimas de tudo e todos.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.