JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: PARA PROTEGER O SISTEMA, VEM AÍ NOVA COPA JOÃO HAVELANGE



Prezados leitores, transcrevemos um artigo publicado no site Lance!net e comentários sobre o tema do leitor Sandro Ramos, encaminhados por e-mail: 

1) "E-MAIL:
Para quê cumprir suspensão ? 
Deixamos de usar Felipe, Sobis e até Fred quando queria alguma coisa por suspensão. Será que se eles jogassem as partidas que não podemos utilizá-los não teria feito ao menos um ponto a mais e ter ficado longe de polêmicas ?
Inclusive tivemos efeito suspenso do Felipe negado num sábado, com ele tendo sido suspenso na sexta !xx Se todos os jogadores suspensos tivessem jogado, nós teríamos a mesma pontuação do campeonato ?
Campeonato com mais de 20 clubes torna o futebol brasileiro numa anarquia sem normas.
Se as normas são claras ou não. Vamos discutir daqui para frente. O que existe na atual decisão é o cumprimento das normas há mais de 10 anos.
Outra, se a TV Globo quer fazer campeonato com mata-mata, que se reúna com os clubes e com a CBF e peça. Qual é o problema de defender a tese que mata-mata é melhor para o produto que ela paga ? Assume a posição e levanta o debate. Mas, definam isso para 2016 ou 2017.
Em relação a tabela, ela tem que vir com Fluminense e sem Portuguesa. Se ficar comprovada a corrupção de algum clube do Rio de Janeiro a Portuguesa, seja feita de Flamengo ou Vasco ou Fluminense. Portuguesa e o Carioca Corruptor na D e os outros dois cariocas que não participaram da corrupção na A.
Vamos simplificar. MP-SP, MP-RJ, MPF e PF também precisam ser mais ágeis".

2) "LANCE!NET
Pedindo auxílio à Fifa, CBF repete estratégia que resultou na Copa JH
Na época, entidade ficou dividida entre determinações de Zurique e da Justiça comum
A decisão da CBF de pedir auxílio à Fifa para lidar com as ações da Justiça comum, que tentam invalidar punições aplicadas pelo STJD a Portuguesa e Flamengo, ameaça jogar o futebol brasileiro no nó jurídico-esportivo que provocou a criação da Copa João Havelange em 2000.
Naquele ano, o Gama lutava na Justiça comum contra o rebaixamento definido também no STJD, que deu pontos ao Botafogo no caso Sandro Hiroshi. A CBF, para pressionar o time candango a retirar as ações, foi à Fifa, que acabou proibindo a entidade nacional de realizar o Brasileiro com o clube. Como havia decisão da Justiça determinando o contrário, e o Gama não recuou, a CBF ficou de mãos atadas e delegou ao Clube dos 13 a organização.
Foi feito, então, um torneio, com mais de cem clubes: a Copa João Havelange. No módulo azul, dos principais times, foram colocados Botafogo, Gama e até o Fluminense, campeão da Série C-1999.
A diferença é que em 2000 não havia Estatuto do Torcedor, o qual preza o acesso e descenso, vetando convites, o que ocorreria se a Série A-2014 for desenhada nos moldes da JH.
Além de pedir auxílio, a CBF explica à Fifa, em resposta ao pedido de informações vindo de Zurique, o motivo de não ter punido Portuguesa e Flamengo pelos processos, como indicado pela entidade máxima do futebol mundial em carta enviada em 16 de janeiro. A Fifa chegou a citar o artigo 68 de seu Estatuto, que veta o ingresso na Justiça comum e dá aval às associações para aplicação de sanções.
Por isso, a CBF relata que os clubes não são os autores das ações, mas ressalta que algumas delas foram instigadas por eles. E é aí que vem o pedido de auxílio.
Atualmente, a CBF tenta derrubar três liminares na Justiça de São Paulo que invalidam a decisão do STJD. Por outro lado, há duas no Rio que determinam o contrário (Fonte). 

#flalusagate

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. CEL. PAÚL, peço o seu apoio para que, em caso de surgimento de um campeonato extra ao campeonato brasileiro de 2014, nós como torcedores entremos na Justiça Comum impedindo que este novo torneio venha a classificar clubes para a Libertadores, visto que, esse vínculo ocorre com o suspenso campeonato brasileiro de 2014.

    Ou seja, que façam um torneio com mais de 20 clubes, até mesmo, 200 clubes.

    Mas, enquanto estiver suspenso ou cancelado o Campeonato Brasileiro de 2014, nenhum clube brasileiro se classificará para a Libertadores por outro mecanismo que não os já definidos pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

    Assim, dada essa decisão, apenas o campeão da Copa do Brasil participaria da Libertadores 2015.

    ResponderExcluir
  2. Continuando....

    É importante que fique estabelecido que o campeão do tal
    torneio não seja considerado campeão brasileiro e sim
    campeão do tal torneio.

    Por conta desses absurdos, somos obrigados a testemunhar o
    incomum e singular fato ocorrido em 1979 aonde o Flamengo
    conseguiu ser bicampeão estadual no mesmo ano. Em nenhum
    lugar do planeta, em nenhum tempo e em qualquer esporte, um
    fato como esse foi possível.

    Apenas com o apoio da maior organização jornalística
    brasileira que isso seria possível. Por sinal, é essa
    organização jornalística quem organiza o futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Isso tudo é porque vcs não tem este título?

    ResponderExcluir
  4. "Assim, dada essa decisão, apenas o campeão da Copa do Brasil participaria da Libertadores 2015."

    Vejo isso como uma tentativa de diminuir o valor do Campeonato Brasileiro, já que o flu vai jogar a série B este ano e não terá chances de ir para a Libertadores .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flu joga a Copa do Brasil. Terão as mesmas chances que os mulambos tiveram ano passado de ir à Libertadores 2014, depois da pifia campanha no Brasileiro. Só que o Flu não compra resultados, como na final Fla x Atlético PR, ou os flamenguistas continuam achando aquela farsa uma final legitima?

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.