JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

UMA CONCENTRAÇÃO DE CONTROVÉRSIAS - O CASO LUSA NEWS E AS CONTRADIÇÕES QUE RONDAM A CONCENTRAÇÃO DA PORTUGUESA



Prezados leitores, a seguir transcrevemos mais uma contribuição de leitores no sentido de que cada um possa formar a sua opinião sobre o "Escândalo do Brasileirão" com o maior número de subsídios possível. 

"Uma concentração de controvérsias : O caso Lusa News e as contradições que rondam a concentração da Portuguesa 
#1 Introdução
Como já sabido por aqueles que não se esquivam aos fatos, a Portuguesa é suspeita de receber vantagens financeiras para escalar, propositalmente, o jogador Héverton, que encontrava-se irregular, na última partida do Campeonato Brasileiro do ano passado. Se alguém recebeu vantagens financeiras, alguém forneceu vantagens financeiras. Como foi mostrado neste blog, 5 clubes poderiam se beneficiar de tal escusa manobra, sendo eles, em ordem alfabética: Coritiba, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Vasco.
Nesse sentido, cabe um esclarecimento prévio. Os autores deste texto são torcedores do Fluminense. Nossa intenção não é defender o Fluminense, principalmente porque, dos cinco clubes acima referidos, o Fluminense é, de longe, o que menos se beneficiaria com a manobra, já que passaria, com ela de 85% a 70% de chances de ser rebaixado, como já noticiado por este blog. Será que o Fluminense entraria em um esquema de corrupção dessa dimensão para passar de “praticamente rebaixado” apenas para “quase praticamente rebaixado”? Se o Fluminense está por trás disso, temos a seguinte certeza: seus responsáveis não cumprirão pena no presídio, e sim no sanatório. Sendo as possibilidades do Fluminense tão ínfimas, por que dar-se ao trabalho de investigar e escrever sobre o tema? A resposta é: porque, mesmo sendo o último na fila de suspeitos sob uma análise objetiva dos fatos, o Fluminense é, não somente o maior suspeito, mas o único suspeito aos olhos da opinião pública.
Não analisaremos os outros concorrentes, nos limitaremos ao caso do maior suspeito, dentre os cinco supramencionados, pois este já nos fornece elementos suficientes de estudo. O maior suspeito é o Flamengo. Insistimos: não afirmamos que foi o Flamengo; afirmamos, e para isso argumentamos, diante do silêncio oficial, que os fatos e os indícios posicionam-se sobre os ombros do Flamengo, justamente aquele que, pela lógica, mais se beneficiaria com a manobra.
Como este blog já mostrou, com a manobra envolvendo a Portuguesa, o Flamengo passa de 40% a 7% de chances de rebaixamento, ou seja, de “possivelmente rebaixado” a “virtualmente salvo”. Com outro detalhe: o Flamengo já não jogava mais, os 40% de chances apoiavam-se em conjunções de resultados alheios. (FONTE: http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2014/01/o-escandalo-do-brasileirao-quem-ganhou.html

 #2 O caso Lusa News
Pois bem, sem entrar nos detalhes da engrenagem, que foram exaustivamente expostos aqui neste blog (FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=fkMBAmATXhM|https://www.youtube.com/watch?v=jJEsppYTjmc&feature=c4-overview&list=UUFhu9R30ubEovPM-XqZl1rQ), e exaustivamente ignorados pela imprensa, vamos ao ponto: até o presente momento, e até onde sabemos fora da esfera investigativa oficial, o único (repetindo: único) álibi reivindicado pelos torcedores do Flamengo com o objetivo de mostrar a impossibilidade de seu clube estar envolvido na manobra vem de uma notícia veiculada pelo site Lusa News, publicada originalmente no dia 7/12 às 18h48, em que, no 4o parágrafo, noticia-se que a Portuguesa não contará com Gilberto, suspenso, mas contará com Héverton, que volta de suspensão e está apto a jogar. (FONTE: http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/).
Por que o 4o parágrafo inocenta o Flamengo? Simplesmente, porque ele foi publicado antes da partida do Flamengo em que este escala, irregularmente, o atleta André Santos – a partida começaria às 19h00 do mesmo dia. Ou seja, o 4o parágrafo demonstra que, mesmo que André Santos não fosse escalado, a Portuguesa já tinha a intenção de relacionar Héverton para a partida do dia seguinte. Novamente cabe ressaltar que o 4o parágrafo é, atualmente, o único elemento publicamente conhecido capaz de inocentar o Flamengo.
Qual não seria a surpresa geral, quando se descobre que, na verdade, o famoso parágrafo não constava da publicação original. 
Resulta ser que, por obra da providência, o site SigaSeuTime, que reproduz notícias de outros veículos da internet, reproduziu de forma automática a matéria original do Lusa News em seu site, no dia 7/12 às 19h06, isto é, poucos minutos após a publicação original. Adivinhem se o 4o parágrafo consta no site do SigaSeuTime? Ponto para quem respondeu que não. Adivinhem se, exceto pelo 4o parágrafo, o restante da notícia encontra-se fielmente reproduzido. Ponto para quem respondeu que sim. (FONTE: http://siga.st/futebol/portuguesa/article/1132722/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano) Será que o SigaSeuTime, por algum motivo banal, resolveu omitir exatamente, e unicamente, o 4o parágrafo? Por email, o atendimento do SigaSeuTime respondeu-nos que a captura se dá pelo RSS do site original, o que significa que não há possibilidade de edição ou alteração do conteúdo original (os autores deste artigo não foram autorizados a reproduzir o email, mas qualquer leitor poderá enviar seu próprio requerimento ao SigaSeuTime via formulário online disponível no site). Independentemente da resposta deles, realizamos um teste no site, comparando diversas notícias reproduzidas por eles à notícia original (incluindo algumas do Lusa News), e o resultado foi que o único conteúdo divergente do original é, justamente, o que envolve o 4o parágrafo (o leitor poderá facilmente realizar o mesmo teste).
Outra constatação relativa à matéria do Lusa News é que, ao consultar o site WayBack Machine, que captura sites tal como se apresentam no momento, verificamos uma captura no dia 8/12 às 12h05 de Brasília, em que já consta o 4o parágrafo (FONTE: http://web.archive.org/web/20131208140526/http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/).
Recapitulando: a matéria do Lusa News é publicada dia 7/12 às 18h48; o 4o parágrafo não consta no SigaSeuTime dia 7/12 às 19h06; o 4o parágrafo consta no WayBack dia 8/12 às 12h05.
Se houve modificação, a primeira conclusão é de que ela foi feita entre o dia 7/12 às 18h48, e o dia 8/12 às 12h05. Um fato ao qual retornaremos, apenas para registro: nesse meio-tempo, o Flamengo jogou com André Santos irregular.
A segunda conclusão é que a suposta modificação em nada beneficiaria a Portuguesa. Poderíamos pensar o contrário: Claro que beneficia, haja vista que isso corroboraria a tese inicial da Lusa de que não sabia que Héverton estava irregular.
Entretanto, vejam bem: se a modificação foi realizada antes do dia 8/12 às 12h05, isso aconteceu antes do jogo da Portuguesa. Ou seja, tanto faz para a Lusa se o 4o parágrafo foi modificado dia 7 ou dia 8, o importante para ela é que o parágrafo exista antes de seu jogo, ou pelo menos antes da confecção da súmula; e a partida aconteceria apenas às 17h00.
Aliás, que mal haveria em acrescentar a uma matéria um parágrafo a princípio inocente, contendo informações sobre os jogadores disponíveis para a partida? Nenhum.
Ora, se a modificação é corriqueira e inocente, e se ela não beneficia em nada a Lusa, nada mais natural que o Lusa News se pronuncie no seguinte sentido: “Sim, confirmamos a modificação, trata-se de um procedimento normal”. Certo?
Errado. Por meio de nota virulenta, o Lusa News negou veementemente a modificação, dizendo-se vítima de calúnia. Mas... calma, pessoal, as evidências de modificação são absolutamente cristalinas, e não tem por que negá-la, já que a Lusa de vocês não ganha nem perde nada com a alteração. Intrigante reação, essa do Lusa News. (FONTE: http://lusanews.com.br/2014/01/27/nota-de-esclarecimento/).
Agora aos fatos objetivos: se houve modificação, se ela não altera em nada a situação da Portuguesa, e se o Lusa News insiste em negá-la contundentemente, deveríamos nos perguntar se a inclusão do famoso 4o parágrafo poderia beneficiar algum dos 5 concorrentes ao Oscar da Corrupção. Nesse caso, cabe ressaltar que isso não significaria, de forma alguma, que o pessoal do Lusa News esteja diretamente envolvido na manobra maior. Teriam eles recebido ordens, e simplesmente as cumpriram? Até porque, a princípio, tratava-se de algo sem maiores consequências.
Pois bem, apenas um clube, dentre os cinco, poderia ser beneficiado pela versão de ausência de modificação, e não é por acaso que esse clube é o Flamengo. Por que essa é a única possibilidade? Porque o fato de que a Lusa já tivesse, antes do jogo do Flamengo, a intenção de escalar Héverton depõe a favor da tese de que a manobra já estava articulada antes de o Flamengo cometer seu erro. Quanto aos outros clubes, eles não cometeram nenhum erro, portanto o fato é irrelevante. Tanto faz para os outros clubes se a manobra já estava articulada dia 7/12 à tarde, ou se foi articulada entre os dias 7 e 8, a suspeita em cima deles permanece de igual peso. Já para o Flamengo, é uma questão vital: com modificação, ele entra na lista de suspeitos; sem modificação, ele sai da lista de suspeitos.
Conclusão: se houve modificação, ela não altera em nada as situações de Portuguesa, Coritiba, Criciúma, Fluminense e Vasco. Ela altera apenas, e crucialmente, a situação do Flamengo. 

#3 A concentração da Portuguesa
Em geral, o que torna esse detalhe fundamental, no que se refere à situação do Flamengo, é o seguinte ponto: supondo que houve “compra” da Portuguesa, em que momento esta última decidiu que escalaria Héverton?
Independentemente da matéria do Lusa News, haveria outra forma de demonstrar que a Portuguesa já tinha, antes da partida do Flamengo, a intenção de escalar Héverton?
A resposta é “sim, e encontra-se na concentração da Lusa”. Isso pelo seguinte: suponhamos que (1) a Portuguesa concentrou para o jogo de domingo; (2) jogadores conhecidamente suspensos apenas treinam, mas não concentram com o grupo de atletas conhecidamente aptos a jogar; (3) Héverton concentrou com o grupo; (4) Gilberto não concentrou com o grupo.
Da conjunção dessas 4 hipóteses, surge uma conclusão imediata: a Portuguesa, no momento em que se iniciou a concentração dos atletas, já tinha a intenção consciente de relacionar o jogador Héverton; isto é, ao iniciar-se a concentração, a Portuguesa tinha Héverton como conhecidamente apto a participar da partida; ou, como veremos abaixo, conhecidamente apto até que chegasse o resultado do julgamento.
Agora, acrescentando-se uma quinta hipótese, a saber (5) A concentração da Lusa iniciou-se antes da partida do Flamengo, conclui-se da conjunção das cinco suposições que o Flamengo não pode ter participado da grande manobra.
Antes de analisar mais detalhadamente essas hipóteses, mencionaremos um comportamento estranho que tem pautado a Portuguesa e o Lusa News até agora. A primeira nunca se manifestou sobre o tema, mesmo depois que ele revelou-se ser da mais alta relevância. O segundo prometeu em seu twitter (FONTE: https://twitter.com/lusa_news/status/428204314348498944), no dia 28/01/2014, divulgar uma segunda nota de esclarecimentos contendo todos os detalhes sobre a concentração da Lusa. Dita nota jamais apareceu, e o Lusa News contentou-se em divulgar, também via twitter (FONTE: https://twitter.com/lusa_news/status/428895103835717632), o nome do hotel utilizado para a concentração. Por que não divulgar, também, a data de check-in, a relação dos jogadores que entraram no hotel, e se algum deles deixou a concentração antes do término da mesma? São informações complicadas, dispendiosas? Observe-se que a divulgação do nome do hotel em nada auxilia a informação, já que, obviamente, o hotel não forneceria detalhes sobre hóspedes a qualquer pessoa que ligasse solicitando essas informações.
O site Lusa News, em sua nota de esclarecimentos em que nega resolutamente a modificação da notícia (vide acima), afirma que a concentração iniciou-se aproximadamente às 17h40 do dia 7, o que corrobora as hipóteses (1) e (5); que Gilberto não foi para a concentração, o que atesta a hipótese (4); que Héverton concentrou, o que confirma a hipótese (3). A hipótese (2) nunca foi mencionada por ninguém, mas acreditamos ser a mais evidente dentre as cinco, e por isso a tomaremos por verdadeira, por amor ao debate (note-se que, sem ela, a concentração torna-se irrelevante, e o Flamengo perde mais uma possibilidade de álibi). Bastaria, pois, comprovar essas informações, e o Flamengo teria um argumento de peso. Infelizmente, a tal nota com os detalhes da concentração nunca apareceu.
Mais infelizmente ainda, as informações fornecidas pelo Lusa News são objeto de um festival de contradições envolvendo o técnico da Lusa, Guto Ferreira, e o diretor da Lusa, Valdir Rocha. Vamos ao festival.
Optamos por concentrar-nos apenas nas contradições relativas à hipótese (4). Há diversas contradições envolvendo também (1) e (5), e alguns dizem a esse respeito que não houve concentração, outros que houve, mas ainda na sexta-feira dia 6/12. Entretanto, não aprofundaremos sobre isso, pois acreditamos que houve, sim, concentração, e que ela começou no sábado após o último treino da Portuguesa, como foi noticiado pelo Lusa News ainda na matéria não-alterada (a que consta no site SigaSeuTime). (FONTE: http://instagram.com/p/ho59LYqOun/ ).
Portanto, tudo leva a crer que (1) e (5) são verdadeiros – além de (2), já presumido de antemão. Temos razão para acreditar que (3) também é verdadeiro. (FONTE: http://instagram.com/p/hq2zvwG5G7/) As contradições dizem respeito ao ponto (4).
A pergunta é: Gilberto concentrou? Que ele não jogou, todos nós sabemos, mas agora queremos saber se ele, em algum momento, participou da concentração. Ponto este, como vimos, crucial.
Em sua nota de esclarecimento, o Lusa News afirma que Gilberto treinou normalmente, mas que, um pouco antes do final do treino, recebeu a informação de que o julgamento no tribunal determinou que ele não poderia jogar. Gilberto então, ainda segundo o Lusa News, despediu-se dos jogadores e foi embora, enquanto os demais seguiram para a concentração por volta das 17h40.
A primeira contradição é a seguinte: o próprio Valdir Rocha, o dirigente da Portuguesa responsável pela comunicação com o advogado Sestario, relata que conseguiu falar com este último apenas no sábado, dia 7/12. Como mostra a conta telefônica de Sestario, o único contato entre os dois deu-se às 18h52. (FONTE: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/caso-heverton-advogado-mostra-fax-e-conta-telefonica-e-lusa-rebate.html). 
Ora, recordemos que a publicação original do Lusa News foi realizada às 18h48 do mesmo dia, contendo a informação de que os jogadores já estavam concentrados. Perguntamos: como é possível que, tendo em vista que apenas às 18h52 a Portuguesa foi avisada de que Gilberto não poderia jogar, como é possível que este, antes das 17h40, já tivesse sido informado do julgamento e já tivesse sido liberado? Gilberto é artilheiro da equipe, Héverton é reserva. Sem saber do julgamento, resolveram concentrar o Héverton e liberar o Gilberto?
Não sabemos qual foi o paradeiro do Gilberto, mas acreditamos que, como o resultado do julgamento foi comunicado após o início da concentração, o mais natural é que os jogadores envolvidos no julgamento, Héverton e Gilberto, tivessem sido incluídos na relação de jogadores concentrados, até que o resultado do julgamento fosse conhecido e, eventualmente, algum deles pudesse ser liberado da concentração.
Recapitulando, é fato que a Portuguesa concentrou no sábado antes de 18h48 (e não temos razão para duvidar do horário aproximado de 17h40 fornecido pelo Lusa News). É fato que Valdir foi comunicado sobre o resultado do julgamento às 18h52, como ele mesmo reconheceu. É fato que o Flamengo entrou em campo com André Santos às 19h00 (sendo que o jogador já constava da súmula 1h antes, segundo súmula do jogo que pode ser obtida no site da CBF).
Acreditamos que tanto Héverton quanto Gilberto deram entrada na concentração, pelos motivos já expostos. Sabemos que apenas o último foi liberado. Insistimos que não temos como provar que Gilberto deu entrada na concentração, baseamo-nos na razão para deduzir esse elemento: sem o resultado do julgamento, por que decidir concentrar o Héverton e liberar o Gilberto, artilheiro do time, de um jogo em que a Lusa ainda possui chances matemáticas, ainda que ínfimas, de rebaixamento? O próprio Valdir em várias oportunidades já manifestou sua preocupação quanto ao julgamento do Gilberto, e seu desdém em relação ao Héverton. Fizeram isso para “sacanear” o Héverton e mandá-lo para a concentração? O que este fez para merecer isso?
De qualquer forma, seria muito simples esclarecer a presença do Gilberto, bastando para isso oferecer uma prova fornecida pelo hotel de que Gilberto não deu entrada no dia 7/12, por exemplo através da nota que o Lusa News prometeu e nunca produziu. Em vez disso, forneceu apenas o nome do Hotel Slaviero, em Guarulhos. Ora, alguém além da Portuguesa conseguiria um documento oficial do hotel acerca de seus hóspedes? O nome do hotel e nada, eis a mesma coisa.
Mas as contradições não param por aí, muito longe disso. O técnico Guto Ferreira, segundo reportagem do dia 11/12, ou seja, no calor da revelação do escândalo das escalações irregulares, afirmou que escalou Héverton, mas não Gilberto, porque as informações sobre o julgamento davam conta que apenas o segundo estava irregular. (FONTE: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/tecnico-da-portuguesa-se-defende-eu-jamais-escalaria-jogador-irregular.html).
Reparem que essa versão é perfeitamente compatível com a hipótese de que ambos iniciaram a concentração e que, com o resultado do julgamento devidamente informado, apenas Gilberto foi liberado. Em todos os casos, a informação, deturpada ou não, chegou à concentração quando o Flamengo, no mínimo, já estava em campo.
O mesmo técnico Guto Ferreira declara no dia 24/12, dia da chegada do Papai Noel, que nem sequer sabia do julgamento do Héverton. (FONTE: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/guto-ferreira-gente-nao-sabia-nem-que-tinha-julgamento-do-heverton.html).
Será possível não saber do julgamento, tendo sido informado sobre seu resultado?
Não é tudo ainda, Guto ainda tem como surpreender-nos. No dia 25/1, ele depõe no Ministério Público de São Paulo com uma terceira versão (em 1 mês e meio), em que afirma que não sabia nem sequer da condição de jogo do Gilberto, e que decidiu por conta própria não escalá-lo. Em que momento ele tomou essa decisão, antes, durante ou depois da concentração? 
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/01/25/dirigentes-e-ate-tecnico-da-portuguesa-vao-a-mp-e-dizem-nao-sabiam-de-nada.htm
Perguntamos: essas 3 versões do técnico são compatíveis? Se não, qual é a verdadeira? Se não, qual é o interesse do técnico em modificar tantas vezes sua versão, em tão pouco tempo?
Insistimos novamente em que é necessário esclarecer o ponto (4) acima, o que o Lusa News prometeu e não cumpriu. Gilberto deu entrada na concentração? Em que momento foi liberado?
Sem isso, o Flamengo permanece como o principal suspeito, sem álibi e com todas as evidências contra si, ainda que a imprensa em geral e a “opinião pública” insistam na tese de que o Fluminense é o culpado, seja do que for.
Para finalizar, reverberemos aqui o principal “argumento” brandido por torcedores do Flamengo de que é impossível urdir tal escusa manobra em tão pouco tempo. Quanto a isso, temos de admirar a proeza, mas temos também de ressaltar que, primeiramente, não se trata de um argumento, já que não há até o momento nenhuma impossibilidade cronológica comprovada; e além disso, tendo em vista a dimensão do problema em que o Flamengo teria se metido ao escalar André Santos, toda a urgência do mundo faria sentido. O erro foi cometido num contexto de relaxamento; agora, o contexto era de adrenalina.
Ainda com relação a essa questão, permitam-nos encerrar esse artigo com a seguinte declaração de Candinho, diretor da Portuguesa, há 1 ano atrás: “O Flamengo é um antigo parceiro nosso”. (FONTE: http://www.lancenet.com.br/minuto/Portuguesa-acerta-emprestimo-Muralha_0_872312868.html).

#flalusagate 

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. Coronel, não foi a primeira vez que a Lusa vendeu algo pro Flamengo no campeonato. Ela vendeu o mando de campo e os dois atuaram no Castelão, na 31ª rodada do Brasileirão 2013:

    http://esportes.r7.com/futebol/portuguesa-e-flamengo-empate-sem-graca-e-sem-gols-27102013

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionado com a sofisticação, não somente da apuração dos torcedores mobilizados (entre eles eu), mas também das aparentes manobras para garantir um suposto "golpe perfeito" a favor to time Rubro-Negro.

    Vejam, tenho a mesma crença que o Cel Paúl e demais colegas que têm se empenhado nesse trabalho já que a imprensa vira as costas. E quero igualmente que a VERDADE venha a tona, mais do que tudo e doa a quem doer.

    Só uma coisa não se encaixa: Acho a sofisticação em detalhes muito bem engendrada para poder realmente ter vindo do grupo Rubro-Negro. Será que eles têm inteligência e, principalmente, competência para armar tudo isso em tão pouco tempo? De forma tão genial?

    Se a resposta for sim, certamente, não veio do Bandeira pois, a julgar pela cara dele, não dá pra imaginar que tenha inteligência para um plano desse vulto.

    ST!

    ResponderExcluir
  3. Alguns detalhes adicionais: Só sabiam da suspenção do Héverton os advogados presentes no dia 06/12 (entre eles os de Fla e Lusa) e a imprensa que foi cobrir julgamento do André Santos. Ta mais que claro que a armação começou no mínimo na sexta à noite. Para que flu, vas, ctb etc.. comprassem a Lusa, esta teria que se oferecer. Não tinha como saberem do julgamento. Assim como matematicamente, uma mala preta/branca diminuiria muito mais as chances de rebaixamento do que a escalação do Héverton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sexta-feira à noite não tinha porque o Fla armara nada, só fez a M..no sábado, agora o conhecimento da suspensão isso com certeza agiliza qualquer maracutaia que fosse ser feita,mas a pouco li que o procurador do MP-SP disse que o crime não tem nada a ver com o caso Heverton, durma-se com um barulho desses.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.