JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 1 de março de 2014

O PULO DO GATO (04) - O FLAMENGO QUE VOCÊ NÃO CONHECE...

Prezados leitores, dando sequência a série "O Pulo do Gato", uma série para os torcedores do Flamengo conhecerem melhor o seu clube de coração, transcrevemos um artigo do excelente site Jornaleiros, artigo que recebemos por e-mail.
Antes que os nossos detratores destilem o seu veneno nos comentários, mais uma vez, esclarecemos que o nosso objetivo é informar, fornecendo subsídios para que cada um possa formar a sua opinião.
Se você não concordar com o que está escrito, comente e/ou mande a sua versão na forma de artigos (o que preferimos).
Encaminhe para pauloricardopaul@gmail.com
Eis o artigo, temos certeza que muitos rubro-negros se surpreenderão:

"SITE JORNALHEIROS
sábado, 4 de janeiro de 2014 
Dossiê Urubu 



Após os estrondosos sucessos do Dossiê Bacalhau e do Dossiê Cachorrada, e meses de pesquisa (com ajuda especialmente dos grandes amigos Alexandre e Ramón), está aqui o aguardadíssimo Dossiê Urubu! Lembro a todos que esta postagem não tem o intuito de menosprezar ou diminuir a gloriosa história do Flamengo, clube que respeito e admiro, um dos maiores do Brasil e do mundo. O único objetivo desta é mostrar atitudes incorretas tomadas por dirigentes e torcedores do clube ao longo da história, como um alerta para que nunca mais se repitam. Sintam-se livres para utilizar o espaço dos comentários para fazer as suas considerações sobre estes e outros casos. Um outro lembrete: aqui não foram considerados erros de arbitragem que tenham eventualmente beneficiado o Flamengo, pois estes não podem ser necessariamente imputados à má fé de dirigentes ou torcedores do clube. 
1912 - Entrando pela janela na primeira divisão do Carioca 
Já em seu primeiro ano no futebol profissional, o Flamengo cabulou a segunda divisão do Campeonato Carioca. Graças à intercessão do Fluminense em seu favor junto à Liga, o Flamengo pôde começar sua jornada já na primeira divisão. Após ler isto, muitos rubro-negros se sentirão constrangidos ao bradar "Pague a Série B" para os rivais, né? 
1927 - Trapaceando para se tornar "o Mais Querido" 
A marca de água mineral Salutaris e o Jornal do Brasil promoveram um concurso para descobrir qual era o clube mais popular do Rio de Janeiro. Em jogo, estava a bonita Taça Salutaris. O torcedor deveria escrever o nome de seu time favorito no rótulo da garrafa de água, ou no cupom impresso no jornal. Nunca se bebeu tanta água mineral no Rio, e duas torcidas se engajaram especialmente na disputa, as de Vasco e Flamengo. E a torcida rubro-negra trapaceou, inutilizando milhares de rótulos com votos para o Vasco. A história completa desta bizarra conquista do Flamengo já foi contada aqui, neste link
1979 - Virada de mesa: transformando um turno em um Campeonato 
Em 1978, a CBD determinou que os Campeonatos Carioca e Fluminense fossem unificados (para os leigos: até então, havia dois campeonatos: o Campeonato da Capital era o Carioca, e o Campeonato do Interior era o Fluminense). Como as tabelas dos Campeonatos de 1978 já estavam confeccionadas, convencionou-se que eles seriam as fases preliminares do primeiro Campeonato Carioca unificado, cuja fase final seria disputada no começo de 1979. O Flamengo venceu a fase classificatória, que terminou em 3 de dezembro de 1978, numa emocionante final contra o Vasco. Em 23 de janeiro de 1979, entretanto, o Flamengo convocou um Conselho Arbitral para propor uma "virada de mesa": seria coroado como Campeão Carioca de 1978, e a fase final a ser disputada nas semanas seguintes seria um "Campeonato Especial". A proposta foi derrotada por 9 votos a 8. Entretanto, no dia seguinte, houve nova votação, e o Madureira mudou seu voto, fazendo vencedora a proposta da virada de mesa rubro-negra. O Flamengo venceu o "Campeonato Especial de 1979" (que nada mais era que a fase final do Campeonato Carioca de 1978) e, como acabaria campeão também do real Campeonato de 1979, declarou-se de forma bizarra "tricampeão em 2 anos". A Federação do Rio de Janeiro considera oficiais os "três" Campeonatos, apesar de ter organizado diversos outros "Campeonatos Especiais" ao longo da história (Torneios Abertos, Torneios Municipais, Torneios Extras e Taças Guanabara [entre 1965 e 1971 e em 1980, a Taça Guanabara foi um torneio à parte do Campeonato Carioca]), sem considerar nenhum deles na contagem dos Campeonatos oficiais. 
1981 - Tapetão na Copa Libertadores 
No jogo-desempate da primeira fase da Copa Libertadores de 1981, Flamengo e Atlético Mineiro brigavam pela classificação no Serra Dourada. Entretanto, a partida não terminou: foi encerrada pelo árbitro carioca José Roberto Wright aos 37 minutos do primeiro tempo, após o Atlético Mineiro ter 3 jogadores expulsos, de forma um tanto esquisita. No tribunal, o Flamengo foi declarado classificado à segunda fase, e acabou se sagrando campeão meses depois. Até 2009, esta havia sido a única classificação fora de campo na história da Copa Libertadores. 
1981 - O ladrilheiro invade o gramado e esfria o jogo 
Na decisão do Campeonato Carioca de 1981, o Flamengo vencia o Vasco por 2 a 0, e ia conquistando o título com relativa tranquilidade. Mas, aos 38 do segundo tempo, Ticão diminuiu, ressuscitando as chances do Vasco. Entretanto, logo após o gol do Vasco, o ladrilheiro Roberto Passos Pereira, torcedor do Flamengo, invadiu o gramado, e foi agredido pelo lateral-esquerdo vascaíno Gilberto. Instalou-se então uma confusão generalizada no Maracanã. Algum tempo depois, a partida foi reiniciada, mas o ladrilheiro conseguiu atingir seu objetivo, o de esfriar o Vasco, que não teve forças para continuar a reação. 
1986 - Papeletas amarelas 
Um conflito político interno do Flamengo, por causa do "sumiço" da quantia de 300 mil cruzados, trouxe à tona um dos maiores escândalos da história do futebol brasileiro. Vazaram registros em papeletas amarelas, que indicavam que o destino do dinheiro havia sido o suborno de juízes do Campeonato Carioca (o Flamengo foi campeão carioca em 1986, interrompendo uma série de 3 títulos seguidos do rival Fluminense). Apesar das muitas evidências contra o Flamengo, o clube não recebeu punição alguma. Em muitos países, casos similares resultaram em rebaixamento dos clubes envolvidos (na Itália, até mesmo os poderosos Milan e Juventus foram rebaixados administrativamente, devido a escândalo similar, anos antes).
Link para o vídeo:
1987 - Tentativa de tapetão na famosa Copa União 
Ao contrário do que muitos insistem em dizer, o regulamento do Campeonato Brasileiro de 1987 previa, sim, o quadrangular final da competição, com os dois finalistas de cada módulo (que viriam a ser Flamengo, Internacional, Sport Recife e Guarani). No dia 15 de janeiro de 1988, o Flamengo convocou o Conselho Arbitral para tentar modificar o regulamento com o Campeonato em andamento, e ser declarado campeão brasileiro. O clube obteve maioria dos votos, mas para modificar o regulamento era necessária a unanimidade, e cinco clubes votaram contra a mudança (Sport Recife, Guarani, Náutico, Fluminense e Vasco). Os jogos do quadrangular final aconteceram, com venda de ingressos e presença dos árbitros. Flamengo e Internacional não compareceram, perdendo suas partidas por W.O.. O Sport Recife venceu o Guarani e sagrou-se campeão brasileiro. Meses depois, Sport Recife e Guarani foram os representantes brasileiros na Copa Libertadores da América. O troféu do Campeonato Brasileiro de 1987 está, até hoje, na Ilha do Retiro. O Flamengo ainda se considera o campeão brasileiro daquele ano, a despeito do reconhecimento do Sport Recife pela CBF. A história está contada com detalhes e provas em A verdade sobre 1987. Dois anos depois, o Coritiba abandonou o Campeonato Brasileiro de 1989 e foi punido com uma suspensão de um ano e o rebaixamento para a segunda divisão. 
1996 - Entregando um jogo para rebaixar o rival 
Talvez o episódio mais triste da história do Flamengo se deu na tarde de 24 de novembro de 1996, quando o clube propositalmente entregou o jogo para o Bahia, que brigava com o Fluminense contra o rebaixamento. No jogo, disputado em São Januário, o Flamengo, já sem pretensões no Campeonato, escalou um time misto, com um goleiro juvenil, e teve dois jogadores expulsos. O Bahia venceu por 1 a 0 e terminou 1 ponto à frente do Fluminense. O ato imoral do Flamengo acabou não tendo resultado na prática: o Fluminense escaparia do rebaixamento meses depois, graças ao escândalo de manipulação de resultados por Corinthians e Atlético Paranaense (o caso Ivens Mendes). 
2002 - O caso Wendell 
Durante o Campeonato Brasileiro de 2002, o Flamengo escalou o volante Wendell de maneira irregular, em três partidas (contra Ponte Preta, Bahia e Grêmio) - o próprio Wendell admitiu que sua situação contratual estava irregular. De acordo com o regulamento daquele ano, o Flamengo deveria ter perdido 5 pontos por partida com escalação irregular - 15 pontos ao todo - o que provocaria o rebaixamento do clube à segunda divisão. Uma das rebaixadas daquele ano, a Portuguesa (ora, vejam que irônico, a Portuguesa!) entrou com uma ação no STJD para evitar seu descenso. O Flamengo acabou absolvido. 
2011 - Não existe um rubro-negro maior do que ele 
Caso que contei aqui em 2011: jogadores do Flamengo estavam sendo julgados no STJD, pelo mau comportamento após a eliminação para o Ceará, na Copa do Brasil. O julgamento absolveu o goleiro Felipe, o zagueiro Ronaldo Angelim, e o técnico Vanderlei Luxemburgo. Até aí, nada demais. Curiosa foi a fala do auditor José Teixeira Fernandes, ao justificar seu voto favorável aos flamenguistas. Sem nenhum pudor, ele declarou em alto e bom som: "Não existe um rubro-negro maior do que eu, pode existir até igual, mas maior não!". Conflito de interesses pouco é bobagem... 
2013 - Tapetão no Campeonato Carioca 
No Campeonato Carioca de 2013, o Flamengo empatou com o Duque de Caxias, mas foi ao TJD-RJ pedir a anulação da partida, alegando que foi prejudicado por um erro de arbitragem. Tapetão na acepção da palavra, mas acabou não adiantando nada: mesmo que ganhasse os três pontos do jogo com o Duque de Caxias, o Flamengo não conseguiria alcançar o Fluminense na tabela de classificação. O rubro-negro acabou desistindo do processo. Meses depois, na confusão do Campeonato Brasileiro, de maneira hipócrita, o presidente do clube Eduardo Bandeira de Mello ainda teve a cara-de-pau de declarar que, se estivesse no lugar do Fluminense, o Flamengo se recusaria a cumprir a decisão do tribunal e jogaria a Série B. Farinha pouca, meu pirão primeiro... 
2013 - Uma impressionante coincidência no Campeonato Brasileiro. Ou algo mais? 
Em um julgamento do STJD na sexta-feira, 6/12, o lateral-esquerdo André Santos foi suspenso, mas mesmo assim o Flamengo o escalou no dia seguinte, um erro grosseiro que o próprio advogado do clube condenou ("Qualquer especialista em direito desportivo, caso fosse consultado, por cautela, recomendaria deixar o atleta de fora, pois saberia informar sobre o entendimento da CBF e da Justiça Desportiva em situação como essa."). Punido com a perda de 4 pontos, o Flamengo foi ultrapassado pelo Fluminense, e seria rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, numa coincidência impressionante, a Portuguesa cometeu o mesmo erro no dia seguinte, e caiu no lugar do Flamengo. "Não podemos nos esquecer que se não fosse o descuido da Portuguesa, éramos nós na Série B.", afirmou o sábio advogado rubro-negro. Vale ressaltar: dentre os 4606 jogos do Brasileirão desde 2003, apenas em cinco houve escalação de atletas suspensos. Dois casos acontecerem na mesma rodada é uma coincidência tão espetacular que dá margem a algumas teorias da conspiração... 
PCFilho"

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. Quando a grande imprensa nacional e internacional citam as viradas de mesa do FluminenC você diz que é perseguição, mas quando um pasquim fala o que interessa a vocês afirmam ser fatos.
    Depois se ofende quando os seus são acusados de plantar provas contra inocentes.
    Seu blog está cada vez mais ridículo.
    Cadê o amarildo e quem da Unimed liberou a propina para o Manoel da Lupa?

    ResponderExcluir
  2. Patropi... parece nome de palhaço. .. o mulambo a unimed comprou a lusa pra salvar o framerda????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo Dondoca,

      Sei que ficou chateado com o esculacho moral que passou quando discutimos em outro artigo deste blog aqui do coronel.
      Agora que o seu ibope é ruim e suas ideias e teorias já foram derrubadas o Sr. Assume a postura de anônimo ou usa o codinome Amarildo.
      1- É uma vergonha para torcida do Fluminense ter um elemento despreparado emocionalmente como você.
      2- É uma vergonha para torcida do Fluminense ter um elemento que apresenta sinais de uma carência intelectual. Você não é burro, apenas lhe falta inteligência.
      3- É uma vergonha para a torcida do Fluminense assistir você com tal descontrole emocional.
      4- Por fim é uma vergonha o Coronel permitir a sua participação em qualquer tipo de debate.

      Para finalizar é muito fácil perceber a sua nova estratégia em seus textos, mensagens ou tentativa de comunicação mesmo que precárias dado ao seu nível intelectual, fica evidente o seu DNA (demência neurológica avançada).

      Seja homem e assine as suas mensagens assim como eu faço.

      Rafael

      Excluir
    2. Tá pedindo algo impossível em sua última frase

      Excluir
  3. em 1912 teve dois campeonatos da primeira divisão um amador e outro profissional o Flamengo jogou o Profissional, não tinha time amador para o outro.

    1927 os dois roubaram: http://globoesporte.globo.com/.../como-o-flamengo-se.../

    1981 tem nem o que falar, não é culpa do arbitro o outro time entrar em campo par bater e não foi a primeira partida a terminar por falta de jogadores.

    Invasão de campo só acontece com o Flamengo? sério...

    1987 então nem se fala, não foi o Flamengo que não quis disputar e sim a maioria dos clube dos 13, mesmo que fosse outro time não seria disputado a final e outro detalhe Sport e Guarani não terminaram a disputa do modulo da CBF quando estava em 13x13 encerram a disputa de penalti, algo super comum né.

    É vascaino não tem moral para falar de 2002 esquece de Jorginho Paulista em 2000 né que jogou irregular varias e varias partidas da copa João Havelange se o vasco perdesse os pontos conforme regulamento não passaria para as oitavas de finais e nunca seria campeão. Isso sim foi um titulo roubado.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.