JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

RIO - CORREGEDORIA GERAL UNIFICADA ARQUIVOU MINHAS DENÚNCIAS

Os nossos leitores habituais sabem que tenho por hábito comunicar aos órgãos responsáveis todas as irregularidades praticadas contra mim ou praticadas contra terceiros que chegam ao meu conhecimento. Adotei esse atitude, por exemplo, comunicando a omissão da área de segurança pública do governo estadual que deixou de cumprir seus deveres de ofício e nada fez para evitar que os Bombeiros Militares, acompanhados de familiares, invadissem o Quartel General do Corpo de Bombeiros, isso no dia 03 JUN 2011. Naquele dia, embora tenha me limitado a filmar a mobilização, sem fazer uso da palavra, sem distribuir panfletos, sem segurar faixas ou cartazes e sem ingressar no QG, eu acabei sendo preso ilegalmente quando estava em frente ao quartel.
Eu comuniquei esses fatos à Corregedoria Geral Unificada CGU) e ao Ministério Público (MP), ainda não obtive informações sobre as providências adotadas pelo MP,  mas consegui nessa semana obter uma cópia do Proceso número E-09/4605/0006/2011 da CGU, que arquivou as denúncias.
Obviamente, sendo parte integrante da estrutura da segurança pública, subordinada ao secretário estadual de segurança pública, a CGU só poderia investigar a omissão denunciada por mim com relação ao comando geral da PMERJ, pois caberia a Polícia Militar a adoção das medidas preventivas e repressivas para evitar a "tomada" do Quartel General pelos Bombeiros, suas esposas e seus filhos. Entretanto, a CGU optou por arquivar.
No intuito de avivar a memória de todos e de todas, pois já se passou um ano, assistam o vídeo resumido que fiz sobre a omissão governamental nas diferentes fases da mobilização dos Bombeiros:



No caso da denúncia sobre a minha prisão ilegal, eu prefiro no momento não comentar o contido no processo. Penso que os autos sejam uma robusta ferramenta de defesa para mim, considerando o seu conteúdo e o fato de que tenho sido alvo de perseguições políticas por parte do governo estadual, isso desde 2008. Assim sendo, antes de comentar o arquivamento, vou conversar com os meus advogados.
Oportunamente, tudo será divulgado.
Aproveito para lembrar que até a presente data, passado um ano, o governo estadual não deu publicidade aos resultados das investigações sobre a retomada do QG do CBMERJ pela Polícia Militar, na madrugada do dia 04 JUN 2011, com o emprego do BOPE, quando o local era ocupado por Bombeiros, mulheres e crianças.
Vejam um dos vídeos (1 minuto) sobre a ação do BOPE:


Não custa recordar que a esposa de um Bombeiro Militar passou mal e abortou, pessoas foram feridas e foram produzidos danos ao patrimônio público, inclusive com viaturas sendo atingidas por disparos de fuzis. Nem os laudos do Centro de Criminalística da PMERJ, ricamente ilustrados, foram divulgados? Será que também arquivaram essa investigação?

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. EDUARDO PAES ESTA CAINDO NAS PESQUISAS, NOS VAMOS DAR O TROCO NESSAS ELEIÇOES. SOU BOMBEIRO, FAÇO CAMPANHA O TEMPO TODO CONTRA A CORRUPÇAO DO GOVERNOR SERGIO CABRAL E EDUARDO PAES. JUNTOS SOMOS FORTES!!!

    ResponderExcluir
  2. A CGU é aquele órgão subordinada a SESP que conta com vários Oficiais da PM em seu quadro? Por acaso o Cel PM Castanheira ainda está lá? Então tá explicado!

    ResponderExcluir
  3. aqui em itaguai niguem aquneta tanto badidos e marginais nas redondezas de escolas e as autoridades nao perceberam ainda

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.