JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CASO AMARILDO: GOLPE MUITO DURO NAS UPPs

A divulgação de parte do contido no relatório do inquérito policial instaurada para investigar o desaparecimento do senhor Amarildo, morador da rocinha, foi um golpe muito duro no projeto das Unidades de Policia Pacificadora (UPPs). 
Longe de generalizar, tomando o todo pela parte, o fato do relatório apontar como suspeitos dez Policiais Militares não mata o projeto, mas provoca um novo grande ferimento, sobretudo se considerarmos que se confirmado no poder judiciário, não será o primeiro caso de violência policial em UPPs, além dos casos de corrupção que já eclodiram. 
Penso que o advogado da família do senhor Amarildo tenha sintetizado muito bem uma conclusão que começa a se desenhar, durante entrevista ao jornal Extra: 
- (...) O que é mais duro é que os moradores continuam em poder do tráfico e agora com a polícia violenta, que sequestra e mata - comentou o advogado. 
A acusação contra os PMs ainda precisa ser provada, tratarei dela em artigo apartado, mas que o tráfico continua atuando nas comunidades onde foram instaladas UPPs, isso é uma realidade. Portanto, se os Policiais Militares efetivamente se desviarem das suas missões de servir e proteger a população, passando a condição de opressores, os moradores serão vítimas dos crimes praticados pelo tráfico e dos crimes praticados pelo governo. 
Eis o pior cenário possível para os moradores das comunidades “pacificadas”. 
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.