JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 6 de outubro de 2013

CASO AMARILDO: NOVIDADE! AS IMAGENS PERDIDAS...

Prezado leitor, logo que iniciei as postagens sobre as investigações do "Caso Amarildo" tive o cuidado de deixar claro alguns pontos: não conheço uma linha do Inquérito Policial; escrevo sobre o que a imprensa noticia e não escrevo para defender os PMs acusados, mas para destacar a importância de respeitar os seus direitos, sobretudo com relação à presunção de inocência, ao contraditório e à ampla defesa.
Lembro que os PMs estão presos.
Neste artigo sugiro algumas reflexões partindo da hipótese de que os Policiais Militares sejam realmente culpados das acusações que foram imputadas a eles. Detiveram Amarildo e o levaram para a sede da UPP, em seguida o conduziram para a mata, onde o torturaram até a morte, ocultando o corpo.
Peço que junte a essa hipótese a triste realidade de que ao longo do tempo inúmeros Policiais Militares já foram condenados por sequestro, tortura e morte no Rio de Janeiro, sendo inclusive expulsos da corporação em razão dos crimes praticados. Portanto, os fatos podem ter se repetido na UPP da Rocinha.
Criado o cenário, solicito que assistam a essa reportagem (1 minuto):



O que você viu?  
Uma rua da comunidade. A base da UPP. Inúmeros Policiais Militares. Uma viatura da UPP. Pessoas da comunidade. Em dado momento um homem (Amarildo) sai da base da UPP e entra na viatura. Uma mulher (esposa de Amarildo) que estava no local, corre em direção à viatura. A viatura conduzindo o homem deixa o local.  Isso associando as imagens à narrativa.
O que salta aos olhos?
A normalidade dos fatos, o desenrolar de uma ocorrência policial em uma comunidade, não existe indício de que algo esteja sendo feito às escondidas.
O homem (Amarildo) caminha normalmente e entra na viatura. Nenhum PM tenta impedir que a mulher chegue até a viatura. Tudo normal. 
Por favor, volte ao vídeo. Se você observar as imagens com muita atenção, irá perceber que existe uma descontinuidade quando alcança os 57 segundos. Isso ocorre logo após a aproximação da mulher da viatura. Fica mais fácil perceber observando o deslocamento de outra mulher (carregando uma sacola) na direção da viatura. Repentinamente ela desaparece e surge outra mulher com uma criança no colo caminhando no sentido oposto.
O que isso significa?
Apenas que um período dos fatos não foi retratado nas imagens.
O que gerou isso?
Uma falha técnica no equipamento ou uma edição das imagens.
Isso tem relevância para a investigação?
Penso que não. Pelo posicionamento dos PMs, pouco alterado após a descontinuidade, foi uma fração de tempo muito pequena a que não aparece nas imagens. O que poderia ter acontecido?
A relevância está em mostrar que imagens podem não traduzir a realidade dos fatos quando ocorre falha técnica ou são editadas.
Arguiram contra os PMs que eles alegaram que Amarildo teria saído da UPP e descido uma escadaria, mas isso não aparece nas imagens. Tais imagens nunca foram divulgadas pela imprensa.
Afirmam ser isso um forte indício contra os PMs, eu concordo, em tese, pois diante do que assistimos no vídeo, pode também ter ocorrido uma falha nos equipamentos que filmavam a escadaria, isso pode, sendo certo que prefiro ignorar a possibilidade da edição das imagens.
Colocado esse pequeno detalhe, apresento uma dúvida:
Será que Amarildo não deixou efetivamente a sede e desceu pela escadaria sem que a câmera registrasse?
Eis uma possibilidade que não pode ser ignorada, diante do que assistimos no vídeo.
Proposta a dúvida, acrescento que se os PMs realmente praticaram os crimes pelos quais estão sendo acusados e que podem ter praticado, como faço questão de reafirmar, eles são muito "inocentes".
Deter, torturar e matar um morador que foi visto sendo conduzido por familiares e outros moradores de uma base para a sede da UPP no interior de uma viatura policial. Isso é ofender a inteligência mediana.
Ter o trabalho de inutilizar as câmeras em frente à sede para não ser filmada a saída do morador. Não inutilizar a câmera que filma a escadaria. Inutilizar também os GPSs das viaturas para não ser rastreado o trajeto, o que poderia ser feito através de outro equipamento da viatura, como foi feito. Fazer tudo isso, ter todo esse cuidado, ter todo esse trabalho e não destruir as imagens que assistimos, acabando com a prova técnica da detenção e condução de Amarildo, representa que todos esses fatos poderiam ser usados como cenas de um filme do tipo Loucademia de Polícia.
E, por derradeiro, não custa lembrar que o Comandante da UPP é um ex-integrante do BOPE, um Oficial experiente e acostumado a atuar em comunidades.
Deixo as dúvidas, não tenho as respostas.
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Caro Cel Paúl,

    Compartilhei no meu facebook este artigo.

    Beijos,
    CHRISTINA ANTUNES FREITAS

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.