JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

POR QUE O SECRETÁRIO BELTRAME AINDA NÃO FOI SUBSTITUÍDO?



O senhor Sérgio Cabral está por completar sete anos de governo do estado do Rio de Janeiro. 
Nesse período enfrentou várias acusações: as severas críticas que recebeu dos organismos internacionais pelo "tiro, porrada e bomba" que empregou como tática única nas favelas, isso nos dois primeiros anos de governo (e que continua a usar em favelas sem UPPs até hoje); a tragédia das chuvas na região serrana com centenas de mortos; as viagens pelo mundo (turma dos guardanapos); a amizade com empresários; a ligação de concessionárias de serviço público com escritório onde atua sua esposa;  o uso indevido por mais de seis anos dos helicópteros do governo; os insumos hospitalares superfaturados; o superfaturamento da terceirização de parte da frota da Polícia Militar;  a precariedade dos serviços públicos (segurança, saúde, educação, transportes, ...), esses entre outros escândalos.
Não se tem notícia se esses fatos foram devidamente investigados ou não, o certo é que o governo tem sobrevivido a todos eles. Quem sabe isso tudo não passa de intriga da oposição?
Embora seu governo seja o pior avaliado do país e o seu índice de rejeição popular tenha atingido níveis assustadores, podemos considerar que o governador tem até se saído muito bem diante de tantos problemas, chegando a ser cotado para assumir um ministério no governo Dilma, em caso de reeleição da presidente.
Sérgio Cabral é um sobrevivente em um mar tormentoso, ninguém pode negar a sua capacidade de "nadar".
A área da segurança pública o reelegeu com o projeto das UPPs (GPAEs rebatizados), o qual teve um apoio da grande imprensa nunca antes visto no Brasil, isso é fato. Imprensa e especialistas colaboraram muito com seu sucesso, tendo em vista que não noticiaram os inúmeros e facilmente identificáveis efeitos colaterais negativos do projeto. Mas também foi nessa área que enfrentou o maior número de crises, tanto que em pouco mais de seis anos, nomeou CINCO Comandantes Gerais para a Polícia Militar e TRÊS Chefes da Polícia Civil, substituições sempre determinadas por graves problemas.
Atualmente, vive a maior crise da área de segurança do seu governo: as ações de segurança se concentraram na Capital (municipalizou a segurança estadual) causando a  revolta de prefeitos; o projeto das UPPs desandou por completo (Cas Amarildo); o agigantamento e a desqualificação a tropa da Polícia Militar para formar cada vez mais Soldados para UPPs; a insegurança se espalhou com a transferência dos traficantes com suas armas para implantar as UPPs sem enfrentá-los;  o aumentos dos índices de criminalidade; a prisão ilegal de Bombeiros e PMs em Bangu 1 rasgando a legislação; a atuação da secretaria de segurança nos protestos foi um completo fiasco, agindo de forma diferenciada em cada protesto e transformando a PM na instituição mais odiada do Rio de Janeiro e, ultimamente, até os arrastões voltaram para as praias.
Todos os nossos leitores sabem que eu sou a favor da extinção das secretarias de segurança, escrevi sobre isso algumas vezes e apresentei razões mais que suficientes para o seu desaparecimento. Porém, considerando que ela ainda existe no Rio de Janeiro e diante do que está acontecendo na área da segurança pública, do que já aconteceu e, pior, do que poderá acontecer diante da falta de policiamento nas ruas em face da imobilização de quase 10.000 PMs nas UPPs,  disciplinadamente e no exercício da nossa cidadania, perguntamos:
Por que o secretário Beltrame ainda não foi substituído? 
Por mais que nos esforcemos, não conseguimos encontrar uma resposta satisfatória que justifique a sua manutenção na função.
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. BELTRAME EMPURROU O LIXO PARA VILA KENNEDY,VILA VINTEM E ANTARES,É AGORA NÃO SABE COMO RESOLVER E ATÉ CRIANÇAS NO TRÁFICO DE DROGAS COMO MOSTROU A BANDEIRANTES E AGORA SECRETÁRIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Beltrame criou a transferência de traficantes. Tira de um lugar e coloca em outros. Não prende nenhum.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  2. QUERIA SABER O QUE SECRETÁRIO BELTRAME TEM CONTRA ZONA OESTE DO RJ,ESTA ENCHENDO DE BANDIDOS DA ZONA SUL E NORTE,OS BATALHOES DESTAS COMUNIDADES, NÃO ESTÃO AGUENTANDO TANTO EFETIVO DE BANDIDOS.POR EX:14º BATALHÃO NÃO TÁ DANDO CONTA DA VILA KENNEDY,VINTEM. FORA ANTARES QUE É O QG DOS BANDIDOS.
    FORA CABRAL E BELTRAME.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.