JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

RIO: COMO APLICAR 10.000 POLICIAIS MILITARES NA SEGURANÇA ESTADUAL?


FIM DAS SECRETARIAS DE SEGURANÇA


Prezados leitores, em meio à crise instalada no projeto das UPPs, diante do sucateamento dos efetivos dos batalhões e o enfraquecimento do policiamento ostensivo nas ruas, o secretário de segurança Beltrame anunciou que mais 1.500 Policiais Militares passarão a integrar o efetivo do projeto, elevando para mais de 10.000 Policiais Militares empregados no projeto.
O anúncio de novas UPPs em ano eleitoral (2014) era algo absolutamente previsível, esperado na verdade, o que me causaria surpresa seria alguém afirmar que o projeto das UPPs do modo como está sendo gerido é sustentável, ou seja, que poderá ser mantido ao longo do tempo.
Ao ler a matéria do jornal O Globo sobre o assunto, a qual transcrevo em parte nesse artigo, ocorreu-me um questionamento: 
O que um morador da Baixada Fluminense responderia se fosse perguntado a ele como aplicaria um efetivo de 10.000 PMs?
Se ele fosse interessado no tema segurança pública e acompanhasse o noticiário diário sobre o tema com relação ao Rio de Janeiro, penso que responderia:
- Eu dividiria esse efetivo entre todos os batalhões para aumentar a presença de PMs nas ruas, aumentando o policiamento ostensivo, investindo na prevenção.
Isso é lógico.
Se nós estimarmos em 700 PMs (o efetivo da UPP da Rocinha) o número razoável para ser o efetivo de um batalhão, 10.000 PMs significam o efetivo de 14 (quatorze) batalhões.
A quantidade de batalhões será maior ainda se o número citado pelo prefeito de São João de Meriti como sendo o efetivo do único batalhão do município (menos de 500 PMs), os 10.000 PMs significam o efetivo de 20 (vinte) batalhões.
Como você aplicaria o efetivo de 20 (vinte) batalhões para melhorar a insegurança pública que vivemos no estado do Rio de Janeiro?
Para facilitar seu raciocínio informamos que o único município do estado que tem mais de um batalhão é a Capital, o município do Rio de Janeiro. Entre os outros 91 (noventa e um) municípios, alguns não possuem batalhão, o policiamento é desenvolvido por batalhão situado em outro municípios. Em outras palavras, alguns batalhões são responsáveis pelo policiamento em mais de um município.
O que você faria com 20 (vinte) batalhões?
Eis a matéria: 
O GLOBO 
Complexo da Maré ganhará quatro Unidades de Polícia Pacificadora, revela Beltrame 
Secretário afirmou que o governo quer cumprir a meta de implantar 40 UPPs até 2014 
No total, 1.500 homens devem reforçar as unidades na região 
RIO - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quarta-feira, durante entrevista no Quartel General da Polícia Militar, que o Complexo da Maré vai ganhar quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O secretário afirmou que o governo quer cumprir a meta de implantar 40 UPPs até 2014, já que a 35ª (Méier) e a 36ª (Lins) serão instaladas até o fim deste mês. 
— A Maré não é trivial, a questão de segurança no Rio de Janeiro não é trivial. Vamos dividi-la em quatro. Isso por conta do tamanho dela e porque temos ali todas as facções criminosas muito bem divididas geograficamente — ressaltou Beltrame. 
A declaração foi feita após reunião no local com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para detalhar novo plano de segurança para o município da Região Metropolitana. Beltrame adiantou que 1.500 homens devem reforçar as unidades na Maré, por se tratar de um território bastante complexo. Ele disse ainda que há um estudo sobre as ocupações em andamento. 
O secretário relatou que, após a implantação de uma delegacia na Rocinha, na Zona Sul, a próxima comunidade pacificada a receber uma unidade policial será o Complexo do Alemão, na Zona Norte (Leia mais)".
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.