JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BRASIL: DO QUERER AO SABER - DESIDÉRIO MURCHO

BLOG O CÃO QUE FUMA 


Terça-feira, 17 de dezembro de 2013 
Brasil: do querer ao saber 
Uma ânsia de progresso ainda por satisfazer 
Desidério Murcho Sabemos hoje que o desenho das instituições de um país é fator determinante para a produção ou inibição de riqueza e bem-estar. Com regras, leis e instituições adequadas, os brasileiros, como qualquer outro povo, serão capazes de construir um país mais justo, mais rico e mais realizado. A primeira dificuldade é não haver da parte das elites, que tudo têm a ganhar com as injustiças atuais, qualquer incentivo para mudar as regras.
A segunda é que não basta querer: é preciso saber.
No famoso A Viagem do Beagle, publicado originalmente em 1839 com outro título, Charles Darwin mostra-se maravilhado com a pujança da flora e da fauna que encontra no Brasil, na zona do Rio de Janeiro, mas desolado com os costumes. Numa das passagens mais significativas, sobretudo se tivermos em conta a mentalidade da época, não muito dada a ver as pessoas de outras nações como inequivocamente humanas e dignas de consideração, Darwin conta a história de uma escrava foragida que recusou entregar-se aos seus perseguidores, preferindo atirar-se do alto de uma das imensas formações graníticas típicas da região, lugar improvável no qual vários escravos tinham conseguido esconder-se e extrair uma vida miserável, cultivando o parco terreno que ali encontraram. “Numa matrona romana”, comenta Darwin, “este gesto teria sido designado nobre amor pela liberdade; numa pobre negra, é mera obstinação selvagem.” No Brasil, a escravatura só foi abolida em 1888, mais de cinquenta anos depois de ter sido abolida no Reino Unido. Poucas páginas depois, Darwin conta como ele e os seus companheiros de viagem foram muitíssimo mal recebidos numa estalagem local. Impressionou-o o desinteresse do estalajadeiro em atender adequadamente os clientes que constituíam a base do seu negócio.
Quando leio estas passagens de Darwin, pergunto-me o que mudou em mais de 150 anos no que respeita a estes três aspectos: a ecologia brasileira, o povo mais humilde e a vida económica. Que mudanças veria Darwin? Por um lado, o esplendor da fauna e da flora desapareceu dos lugares que ele visitou; Darwin teria de viajar muitas centenas de quilómetros para longe dos centros urbanos brasileiros para conseguir vislumbrar a natureza original desse continente. O Brasil dos grandes centros urbanos foi feito contra a natureza, sem atender à imensa beleza natural que, com algum custo, conseguimos descortinar no meio do desregramento urbano, da falta de sensibilidade estética, do amontoado de postes de eletricidade no meio das calçadas e ruas das cidades, paredes sujas e por pintar, lixo no chão, mau cheiro e ruas citadinas que nunca são lavadas. Porém, por outro lado, os serviços de má qualidade, a falta de profissionalismo de quem nos atende quando nos hospedamos, compramos uma refeição, um mero par de sapatos ou um café, não parece ter mudado tanto quanto seria desejável desde o tempo em que Darwin, para poder jantar, tinha de matar à pedrada as galinhas do próprio estalajadeiro (Leia mais).

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.