JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA

Lance Net

Prezados leitores, após o conflito ocorrido entre torcedores do jogo entre os times do Atlético Paranaense e do Vasco da Gama, realizado em Joinville (Santa Catarina), escrevemos um artigo sobre a presença ou não de Policiais Militares realizando segurança particular  no interior dos eventos privados.
O nosso principal tema sempre foi a segurança, não pretendemos enveredar pelos jogos de futebol, podem ficar tranquilos, mas como gostamos da arte da investigação, resolvemos abordar alguns pontos sobre o rebaixamento da Portuguesa, algo que ainda poderá ser revertido através do recurso.
Longe de aderirmos a uma teoria conspiratória, somos forçados a escrever que algumas coisas estranhas cercam o rebaixamento da Portuguesa, um simpático clube paulista que se assemelha ao querido América F.C. do Rio de Janeiro, tido durante muito tempo como o segundo time dos cariocas.
A Portuguesa é um clube tradicional, como explicar o erro grosseiro cometido que levou a perda dos pontos?
Eis o primeiro mistério.
Certamente, o departamento jurídico da Portuguesa se preocupa com esses aspectos.
Como foi errar logo na rodada final do Brasileirão, no jogo realizado no último dia do campeonato?
Como errar e se colocar sobre o risco do rebaixamento, algo que estava superado?
Não foi um erro raro, muitos clubes já incorreram em erros semelhantes. mas é estranho devido às circunstâncias.
Sim, o Fluminense já foi beneficiado no "tapetão" em campeonatos brasileiros. Uma vez caiu para a segunda e puxaram ele de volta para a primeira. Caiu de novo para a segunda, não foi reconduzido novamente, jogou  a segunda e caiu para a terceira divisão. Ganhou a terceira e subiu para a segunda, mas não jogou a segunda, foi convidado para jogar a primeira.
Tudo isso aconteceu, faz parte da história, com também aconteceu o atual rebaixamento no campeonato brasileiro de 2013.
Apesar disso tudo, o Fluminense não teve qualquer participação no rebaixamento da Portuguesa. Nenhuma!
Quem errou foi alguém de dentro da Portuguesa, isso é óbvio, como é óbvio que o STJD só cumpriu o regulamento. Não se pode criticar nada na decisão atual. 
Inexplicavelmente, a primeira vista, iniciaram uma campanha gigantesca para responsabilizar o Fluminense pelo rebaixamento da Portuguesa.
Pegaram o passado e tem feito de tudo para relacioná-lo com o presente, mas isso só é possível gerar convencimento em mentes que não sejam pelo menos medianas.
Eis outro mistério.
Por que querer culpar o Fluminense?
Quem tem interesse nesse "crime", ensina o famoso investigador da ficção?
Salta aos olhos que quem errou na Portuguesa tem todo interesse de tirar a responsabilidade dos seus ombros e tratou de buscar um outro culpado: o Fluminense.
O verdadeiro culpado não quer que a revolta da torcida venha contra ele, o autor do erro absurdo, isso é possível.
Apesar dessa possibilidade, ele não teria a capacidade de promover esse tsunami contra o Fluminense e contra seus torcedores.
Será que existe mais alguém interessado em culpar o Fluminense?
Eis outro mistério.
O que estaria provocando essa avalanche contra o Fluminense?
Lemos aqui, lemos ali, achamos coisas boas, achamos coisas ruins.
Achamos até uma teoria conspiratória recheada de acusações.
Você já leu ou ouviu algo sobre a FlaPres?
Leitores, quem também foi punido pelo mesmo motivo que a Portuguesa?
O Flamengo, só que com a perda dos quatro pontos, a nação não terá que percorrer os estádios da segunda divisão, foi poupada desse infortúnio. Além disso, perder a nação como telespectador é um prejuízo gigantesco.
Imaginem a TV Globo com exclusividade para transmitir o Brasileirão do ano da Copa e uma outra televisão com a exclusividade da segunda divisão, transmitindo jogos do Flamengo e do Vasco, outro gigante do futebol. A Globo teria uma perda de faturamento muito grande, isso sem falar na perda financeira dos patrocinadores do Flamengo e do Vasco.
Ninguém pode duvidar que seria um desastre para as torcidas do Flamengo e do Vasco, assim como, uma perda financeira gigante para as Organizações Globo e os patrocinadores.
De volta ao campeonato, mas o Flamengo perdeu os pontos e não caiu, grita a nação, mas poderia ter caído.
Como o Flamengo poderia cair?
Fatos:
1) O Flamengo jogou no sábado contra o Cruzeiro e o resultado foi um empate em um gol (confira). Nesse jogo o Flamengo erra absurdamente e escalou um jogador irregular que causou a perda dos pontos. Identificado o erro a perda dos pontos era inevitável, como acabou ocorrendo.
2) Todos os times que lutavam diretamente contra o rebaixamento iam jogar no domingo, como jogaram e dependendo dos resultados, o Flamengo poderia ser rebaixado com a perda dos pontos.
3) Dois times já estavam rebaixados: Náutico e Ponte Preta. Duas vagas ainda precisavam ser preenchidas.
4) A perda dos pontos colocaria, como colocou, o Flamengo com 45 pontos, podendo ser ultrapassado:
- Coritiba: Tinha 45 pontos, mas estava atrás do Flamengo em razão do terceiro critério de desempate: o número de gols marcados. O Flamengo tinha 43 e o Coritiba tinha 42. Se não perdesse para o São Paulo (acabou vencendo), o Coritiba passaria o Flamengo.
- Vasco: Tinha 44 pontos e se ganhasse do Atlético Paranaense alcançaria 47 pontos, passando o Flamengo.
- Fluminense: Tinha 43 pontos e se ganhasse do Bahia alcançaria 46 pontos, passando o Flamengo, como ocorreu. 
- Criciúma: Já tinha 46 pontos e ficaria na frente do Flamengo, como ficou, com a perda de pontos inevitável.
Tudo são fatos.
Eles significam que se Fluminense ou Vasco vencessem seus jogos e o Coritiba não perdesse, o Flamengo estaria rebaixado após o julgamento do STJD, em razão da perda dos pontos.
Se o Vasco vencesse e o Coritiba não perdesse, cairiam Flamengo e Fluminense.
Se o Fluminense vencesse e o Coritiba não perdesse, caso o Vasco não vencesse, cairiam o Flamengo e o Vasco.
Se o Coritiba perdesse, o Flamengo se salvaria se o Vasco e o Fluminense não vencessem. Se ambos vencessem, o Flamengo cairia junto com o Coritiba.
O domingo começa com essa apreensão na Gávea, o Flamengo poderá jogar a 2a divisão do campeonato brasileiro de 2014.
O time grande que não cai estava a um passo de cair. Quem sabe a um gol de cair? bastava um 1 x 0 a favor do Vasco ou do Fluminense para o Flamengo cair. Pois bastava um 0 x 0 para o Coritiba escapar.
Até aqui tudo são fatos, ninguém pode contestar.
Os jogos começam e tudo parece estar dando certo para o Flamengo: Vasco e Fluminense estão perdendo. Ufa!
O tempo vai passando e o jogo do Vasco é interrompido por uma hora, o placar era 1 x 0 para o Atlético, mas o jogo vai terminar muito depois de todos os outros, ou seja, o Vasco poderia virar e rebaixar o Flamengo.
O Coritiba faz um gol.
O Fluminense empata e isso coloca o Flamengo em grande risco, pois uma vitória do Fluminense colocaria o Flamengo na segundona.
Diante dessa possibilidade, como salvar o Flamengo com os jogos em andamento e o jogo do Vasco terminando muito depois? 
Primeiro vamos verificar quais times poderiam ficar atrás do Flamengo (após a perda dos pontos):
O Fluminense que não quer ser rebaixado, quer ganhar. 
O Coritiba que não quer ser rebaixado quer ganhar. 
O Vasco que não quer ser rebaixado, quer ganhar. 
Ninguém.
A teoria da conspiração começa nesse momento.
Nenhum dos que poderiam salvar o Flamengo aceitariam dar uma "ajudinha"...
Leitores, o que escrevemos até o momento são fatos.
Em apertada síntese: o Flamengo errou e com a perda dos pontos poderia ser ultrapassado por Vasco, Fluminense e Coritiba, caindo para a segunda divisão.
No tocante à teoria conspiratória para salvar o Flamengo, a Rede Globo e os patrocinadores, selecionamos a que consideramos melhor fundamentada para que vocês possam ler e tirar suas conclusões (Acessem, leiam e opinem). 
Para facilitar o entendimento acessem a tabela final do brasileirão (Link).

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. O Erro do Flamengo foi detectado assim que o jogo acabou, ( por alguém da CBF ou alguém mesmo do Flamengo) começaram então a vascular as sumulas dos times e encontraram uma brecha no time da portuguesa.
    >
    Viram que tinha um jogador da Portuguesa sem condição de jogo e enxergaram ali uma boa oportunidade.
    >
    Já no sábado a noite mesmo pegaram um Jatinho com um representante do FLA e da Globo com uma pasta "Rechonchuda" e em 45 minutos já estavam em São Paulo tratando pessoalmente com o presidente da Portuguesa o plano para salvar o Fla da SÉRIE B.
    >
    Mas ai vão aparecer pessoas dizendo que isso é um absurdo de teoria da conspiração !
    >
    Mas o que é mais absurdo..?? acreditar nesta teoria ou acreditar QUE FOI MUITA, MAIS MUITA CONCIDÊNCIA dois clubes terem escalados jogadores irregulares na mesma rodada ???

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Coronel,

    "No tocante à teoria conspiratória para salvar o Flamengo, a Rede Globo e os patrocinadores, selecionamos a que consideramos melhor fundamentada

    Ter meu texto sendo considerado como o melhor fundamentado, me faz agradecer, mas devo dizer que não o criei simplesmente. Apenas expus de forma que houvesse um melhor entendimento dos fatos existentes. Não se trata de um "hoax" ou algo assim, como fizeram diversos e até mesmo repetitivos, para a Copa de 98 com a Nike, a Libertadores do Corinthians, e recentemente a absurda repetição da Copa do Brasil trocando a França pelo Atlético, o Brasil pelo Flamengo e a Nike pela Adidas.

    Recolhi, das fontes citadas no AQIPOSSA, as informações que melhor "ilustrariam" uma suspeita que li no Facebook que me alertou para o fato de o Flamengo ser o verdadeiro beneficiado pela punição da Portuguesa.

    Dos tantos flamenguistas que se sentiram ofendidos nos comentários no AQIPOSSA, onde apenas poucos foram liberados, para na resposta, fazer entender aos demais alguns pontos, teve um que questionou que a Portuguesa estaria perdendo 17 milhões com a queda para a Série B. Devido ao linguajar utilizado por este torcedor do mais protegido, não pude permitir a liberação do comentário.

    Mas faz-se pensar em algo. Questionam que a Lusa perderia muito dinheiro. Sim, mas o acordo, se teve, não foi com "carnês de pagamento". Não foi feita à Lusa. Foi feito a quem pouco se importa com o clube. E sabemos que por lá, no momento, o caráter de seu presidente não é lá dos melhores, tendo inclusive, mostrado isso com sua dívida particular de 47 milhões.

    Fora isso, caso a Lusa fosse a corrompida e não o Sr. Da Lupa, pensemos nos 17 milhões. Entendemos que seriam necessários pelo menos 17 milhões para compensar o prejuízo.

    Se não, vejamos. A emissora coloca nos cofres do Flamengo por ano, com direitos de transmissão, mais de 100 milhões de Reais, visto com clareza na ocasião do golpe ao Clube dos 13. Quem investe 100 milhões em algo, sabe que vai lucrar mais que isso. A emissora receberá de volta além dos 100 milhões com toda a certeza.

    O que seria esses 17 milhões para quem está prestes a perder por volta de 100? Deixariam de pagar 17 para perder quase 100, ou manter suas expectativas de lucrar mais de 100 e perder agora apenas 17?

    Flamengo e Vasco na Série B, em ano de Copa do Mundo, e a emissora que vai transmitir é a Rede TV que venceu a licitação na época do golpe ao Clube dos 13? Não deixariam isso acontecer nunca! Não só a perda do lucro maior com os jogos, mas também com o fortalecimento, embora insuficiente para desbancar a Platinada, da sua nova rival?

    A Teoria que um dia disse que a Terra era redonda e não plana e que era ela quem girava ao redor do Sol e não o contrário, foram cada um na sua época, os maiores absurdos até então dito por alguém.

    Abraços,
    Mauro Axlace.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, grato pelo comentário.
      Vou postar seu comentário como artigo, afinal queremos esclarecer os fatos e todos os subsídios que chegarem serão úteis.
      Parabéns!
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  3. A globo pode transmitir os jogos do flamengo mesmo se ele cair para segunda divisão,não tem nada a ver isto,o corinthians tb caiu e tem uma grande torcida em São Paulo e nem por iso a globo deixou de passa-lo na segunda divisão,o culpado é o fluminense e acabou,ele é o protegido do stjd e isso não vem de hoje,parem de inventar histórias..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A globo não transmitiu jogos do Corinthians naquele ano porque os direitos eram da Band, e em 2014 serão da RedeTV por articulações feitas no passado da própria Globo. Leia a matéria:
      http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2013/11/19/Serie-B-sai-da-Band-e-vai-para-a-RedeTV.html

      Excluir
  4. Sacanagem eh linchar publicamente o Flu. Como tricolor estou indignado!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.