JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

'O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA" - VÍDEO EXPLICATIVO

Prezados leitores, nós estamos chegando ao final da coleta e da análise de todos os fatos concretos que conseguimos obter sobre uma suspeita (que pode ser fundada ou não) de existir um envolvimento de alguém relacionado com o Flamengo com o fato da Portuguesa ter sido rebaixada.
Como afirmamos nos artigos anteriores o que nos chamou atenção no primeiro momento foi a campanha gigantesca de parte da imprensa e de torcedores do Flamengo nas redes sociais para responsabilizar o Fluminense pelo rebaixamento da Lusa, algo assustador e que chegou a gerar uma reclamação do presidente do Fluminense, diante do assédio moral insano que os tricolores estavam sendo submetidos. O que ocorreu passou em muito do limite das normais gozações, sobretudo porque não existia qualquer indício de participação de alguém do clube nesse episódio. Tal quadro fora da normalidade acendeu a luz vermelha: tem caroço nesse angu.
Despertados por isso, descartada a possibilidade de ser uma overdose de gozação que ocorreu naturalmente, resolvemos coletar dados concretos (não fofocas) e analisá-los.
A primeira pergunta é a quem interessa culpar o Fluminense?
A resposta é óbvia: ao(s) verdadeiro(s) culpado(s).
Se efetivamente ocorreu algo irregular (ou ilegal), o(s) culpado(s) quer transferir responsabilidade, assim ele se safa.
O problema é descobrir se realmente ocorreu alguma coisa errada e quem é (são) o(s) autor (es).
Iniciamos a reunião de fatos concretos antes do julgamento do dia 6 de dezembro no STJD, quando foram condenados os jogadores do Flamengo e da Portuguesa e fomos avançando: fatos dos jogos de sábado e domingo, dias 7 e 8 de dezembro, e fatos sobre o julgamento e a punição da Portuguesa e do Flamengo, o que ocasionou a perda de pontos de ambos os clubes e o rebaixamento da Portuguesa.
Nós ainda esperamos receber mais indícios favoráveis ou contrários às nossas opiniões para enriquecer a "investigação" e nos aproximar da verdade real.
De posse dos fatos concretos, traçamos uma linha do tempo e fomos cruzado fato com fato.
Desprezamos as especulações, tratamos dos fatos concretos, fatos que podem ser confirmados por qualquer pessoa e a qualquer tempo.
Como já adiantamos existem indícios de que pode ter ocorrido algo muito errado, algo que envergonharia ainda mais o nosso futebol já repleto de escândalos.
Escândalos como esse ocorrido no jogo Vasco e Cruzeiro, onde as imagens permitem a leitura labial que desmoralizou o Brasileirão 2013.
São apenas 8 segundos, assistam:



Isso está sendo investigado?
Perguntem à CBF.
Nós fomos citando os fatos ao longo dos artigos que publicamos mais eles acabam ficando espalhados, o que tornam uma visão do todo impossível. Para isso cada artigo teria que ser lido com calma, cada link acessado e novo texto lido. Convenhamos, quantos de nós tem esse tempo livre?
Pensamos em juntar tudo em um artigo, mas ele ficaria gigantesco, um pequeno livro, o que também desestimularia a leitura.
Diante do impasse, surgem dois amigos Flamenguistas que na ânsia de nos gozar encaminham um vídeo no qual o Renato Gaúcho e o presidente do Fluminense são gozados, em razão de suas falas e da perda da Libertadores pelo Fluminense em pleno Maracanã.
Eis o resposta. Pronto, faremos um vídeo, essa é a melhor forma de contextualizar tudo o que reunimos.
O nosso compromisso é publicar o vídeo antes do julgamento dos recursos no pleno do STJD, o que determina que ele não terá a qualidade técnica exigida, considerando o pouco tempo existente, acima de tudo com os festejos natalinos no meio do período.
Ele pode ser um presente de Natal para alguns, pode ser uma má notícia para outros e pode também não produzir qualquer efeito prático, mas nós o faremos.
O vídeo está no forno e continuamos aguardando contribuições.
Por derradeiro, a seguir publicamos um vídeo que foi encaminhado através do twitter pelo "Humor Moleque Rato" (@Raattoo), no qual um homem mascarado faz acusações contra o Fluminense, sem qualquer fundamentação e usando palavras de calão, na ânsia de fazer um humor de gosto muito duvidoso (02:30 minutos).
Interessante que ao acusar o Fluminense o mascarado afirma que "se fosse o Flamengo não cairia".
Talvez ele tenha acertado em alguma coisa.
O nosso será o oposto disso:

 

A Constituição Federal garante a liberdade de expressão, mas proíbe o anonimato, exatamente em razão de declarações como as que assistimos. 

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Flamenguista não sabe argumentar, são pessoas de raciocínio simples e primário. Só falam palavrão e ofendem pessoas. lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo Ricardo,

    Esse idiota com máscara de rato é só mais um rato idiota. Os verdadeiros delinquestes estão na imprensa esportiva que, com técnicas profissionais de manipulação (eu as conheço e posso te recomendar livros sobre elas) incitaram premeditada e deliberadamente todos os torcedores brasileiros a agredir um inocente bode expiatório. Essa gente é perigosa e não tem freio moral. Ate uma menina de 3 (TRÊS!) anos, com a camisa tricolor no colo do pai, foi vítima de agressões verbais de adultos nas rua. Um menino de aproximadamente 12 anos foi agredido fisicamente por um adulto no centro do Rio. Seu "crime": vestir uma camisa do Fluminense.

    Quando a bomba dos atletas irregulares em campo estorou, qualquer pessoa com o mínimo de inteligência já havia percebido que a trama era entre Flamengo e Portuguesa. Mas como a população brasileira já atingiu níveis inimagináveis de burrice e oligofrenia, a imprensa esportiva a manipulou facilmente.

    Estamos lidando com uma simples questão estatística nesse caso, Esse excelente artigo pode te ajudar. http://www.flusocio.com.br/fla-o-clube-mais-sortudo-do-planeta/

    A partir daí, entram os conceitos muito usados nas apurações criminais e na justiça de "verossimilhança" e "inverossimilhança". A incrível coincidência que salvou o Flamengo da série B é uma tese inverossímel. A tese de corrupção, é verossímel.

    E os que querem desqualificar a verossímel tese de corrupção como "Teoria da Conspiração", não passam de arautos da inverossímel "Teoria da Mera Coincidência",

    Os jornalistas esportivos que trabalharam na campanha caluniosa contra o Fluminense sabem disso, são cúmplices e tão criminosos quanto os corruptos.

    Pobre Brasil...

    Abraços e boa sorte!

    Dodô.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.