JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

VERGONHA! PESQUISA REVELA QUE PM DO GOVERNO CABRAL É A MAIS CORRUPTA DO BRASIL



Eu trabalhei na área correcional da PMERJ por mais de 10 anos, ou seja, quase um terço da minha carreira e não posso dizer que fui surpreendido pelo resultado da pesquisa.
Na época fui odiado pela denominada "banda podre" e acumulei algumas ameaças de morte feitas de forma anônima.
Apesar dessas verdades, a resposta para essa vergonha não é simples, passa por três aspectos básicos e complexos de serem equacionados:
- A resposta da Secretaria Nacional de Segurança Pública, senhora Regina Miki, é perfeita. Essa é a causa primária da corrupção policial, ou seja, a nossa gente gosta de levar vantagem em tudo, a famosa lei de Gérson. O policial é esse cidadão fardado (PM) ou uniformizado (PC e PF).
Prezados leitores, nesse instante incontáveis pessoas pelo Brasil estão fazendo acordos simbióticos com policiais (militares, civis e federais) para levar alguma vantagem, como não pagar uma multa de trânsito, citando um exemplo corriqueiro.
- A desvalorização dos policiais (militares, civis e federais) é um convite para aceitar tais acordos e para sair em busca deles, o que ocorre nas operações policiais, por exemplo. No Rio, o salário do PM é famélico e quando o PM vai para a inatividade é pior ainda, isso sem falar nas nossas viúvas, que ficam sem as gratificações pagas apenas aos policiais da ativa. A morte de um Soldado PM do BOPE, por exemplo, faz com que a viúva fique com metade da renda para sustentar a família, pois perde  a gratificação do BOPE.
- A desqualificação avança. No Rio estamos "fabricando" milhares de Soldados da PM, dentro e fora do CFAP, para atender a um projeito político do governo Sérgio Cabral. São milhares de novos Soldados mal formados. Os resultados aparecem nas UPPs e nos protestos de rua, claramente.
É hora da população acordar e lutar para termos as polícias que precisamos e que merecemos.
(Foto: Carolina Lauriano/Arquivo/G1)

Jornal Extra 
Casos de Polícia 
06/04/13 14:00 Atualizado em 07/04/13 12:24 
Polícia Militar do Rio é a mais corrupta do país, mostra pesquisa 
Guilherme Amado e Paolla Serra 
A Polícia Militar do Rio de Janeiro está no topo do ranking da extorsão policial no país. Do total de pessoas achacadas por policiais militares, 30,2% são do estado. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao instituto Datafolha, e obtida com exclusividade pelo EXTRA. Segundo o levantamento, o estado tem mais vítimas desse crime do que todos os demais estados da Região Sudeste somados, inclusive São Paulo, que tem a maior população e a maior corporação militar do país. A PM de São Paulo aparece em segundo lugar na pesquisa.
Confira aqui o ranking nacional da pesquisa (Link)
– Essa pesquisa mostrou, de fato, que a PM do Rio é a mais corrupta no país. Mas acho que a gente deve entender que o policial é recrutado na nossa sociedade, é um retrato dela – defendeu a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki (Leia mais).

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.