JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: A HISTÓRIA DA PASTA É INACREDITÁVEL



Prezados leitores, por favor, leiam esse trecho de uma matéria publicada no site do Globo Esporte, ontem, dia 30 de janeiro de 2014:

" (...) A apuração do MP até aqui levantou "fortes indícios", nas palavras de Senise Lisboa, de que funcionários da Portuguesa receberam "vantagens indevidas" para prejudicar o clube no caso. O presidente da Lusa, Ilídio Lico, disse desconfiar da postura de dois funcionários - inclusive contou isso ao MP.
Senise e Lico desconfiam de funcionários da Lusa por conta de os procedimentos internos do clube na última semana do Campeonato Brasileiro terem fugido ao padrão do resto do torneio.
Toda segunda-feira, o departamento de futebol da Portuguesa abre uma pasta _ uma pasta física, de papel mesmo_ na qual relaciona os jogadores que por algum motivo não poderão atuar na próxima rodada. 
Aparece ali quem está machucado, em tratamento, suspenso, com julgamento marcado no STJD ou tenha qualquer outro motivo que o impeça de atuar na partida seguinte. É com essa informação que a comissão técnica trabalha.
Na semana da última rodada do Campeonato Brasileiro, só o nome do atacante Gilberto estava na pasta. Héverton não. Por que não, se no dia 3 de dezembro o clube recebeu um e-mail da CBF avisando que o atleta seria julgado na sexta-feira, dia 6, dois dias antes da partida contra o Grêmio? (...)  (Leia a íntegra da reportagem)".

Prezados, não custa lembrar que na época seria jogada a última rodada do Brasileirão 2013.
Vamos avançar em outra matéria do Globo Esporte, mas dessa vez datada do dia 11 de dezembro de 2013, quando explodiu a notícia da perda de pontos. O trecho que destacamos contém uma declaração de Héverton e um arremate do colunista:

"(...) - Não estou sabendo de nada. Eu nem sabia que tinha julgamento. Eu achei que tivesse pego só um jogo, e cumpri (a automática) contra a Ponte. Ninguém da Portuguesa me falou nada. Tanto é que o Gilberto foi suspenso e não participou do jogo - disse Héverton, lembrando o exemplo do centroavante que não enfrentou o Grêmio, na última rodada, justamente por estar suspenso. Vale ressaltar que o julgamento de Gilberto foi na segunda-feira, quatro dias antes do de Héverton (...) (Leia a íntegra da reportagem)".

"Vale ressaltar que o julgamento de Gilberto foi na segunda-feira, quatro dias antes do de Héverton"
Diante do exposto, concluímos que o nome de Gilberto estava na pasta em razão da Portuguesa saber com antecedência que ele seria julgado na segunda-feira, faz sentido.
O nome do Héverton não estaria em face de alguém ter recebido o email sobre o julgamento dele na sexta-feira e não ter colocado na bendita pasta, por isso o técnico e o restante da comissão técnica não sabiam que Héverton não podia jogar e o colocaram em campo.
Tudo resolvido, crime esclarecido: "prendam" os caras da pasta.
Alto lá, cara pálida!
Primeiro, como um jogador profissional, cumpre uma suspensão automática e não sabe que será julgado?
Héverton alegou que não sabia que tinha julgamento.
Héverton achou que tinha pego um jogo só.
Como ele achou que tinha pego um jogo só, se nem sabia se seria julgado?
Pior, como um clube tradicional como a Portuguesa pode achar que um jogador que cumpriu uma suspensão automática não seria julgado até a última rodada do Brasileirão?
Isso tá muito ruim.
Um jogador profissional sabe como funcionam as coisas do futebol.
Um clube profissional sabe como funcionam as coisas do futebol.
Vamos esquecer que querem nos enganar e vamos aceitar que os funcionários sabotaram a Portuguesa em troca do vil metal, não colocando o nome do Héverton na pasta.
A omissão dolosa dos funcionários faria com que a Portuguesa ficasse com 44 pontos, qualquer que fosse o resultado do jogo com o Grêmio.
O ardiloso esquema foi montado durante a semana que antecedeu a última rodada. 
Na luta contra o rebaixamento estavam:
Portuguesa = 47 pontos.
Internacional = 47 pontos.
Criciúma = 46 pontos.
Coritiba = 45 pontos.
Vasco = 44 pontos.
Fluminense = 43 pontos.
Em razão da ação fraudulenta dos funcionários da Portuguesa, a situação passou a ser a seguinte:
Internacional = 47 pontos.
Criciúma = 46 pontos.
Coritiba = 45 pontos.
Portuguesa = 44 pontos.
Vasco = 44 pontos.
Fluminense = 43 pontos.
Prezados leitores, o arranjo daria vantagem imediata ao Internacional, Criciúma e Coritiba, tendo em vista que a Portuguesa ficaria com menos pontos que esses clubes.
Será que foi um deles que comprou os funcionários?
No caso do Vasco, ele teria uma vantagem potencial, pois teria que vencer o Atlético Paranaense, pois se empatasse poderia ser ultrapassado pelo Fluminense, caso esse vencesse o Bahia. Portanto, o Vasco teria que comprar também o Atlético Paranaense, caso contrário, nada adiantaria subornar os caras da pasta.
Será que foi o Vasco que subornou os funcionários?
A situação do Fluminense é pior ainda, caso o Fluminense subornasse os funcionários, isso só evitaria o rebaixamento se ele  vencesse o Bahia, o Vasco empatasse ou perdesse, além disso, o Coritiba tinha que perder para o São Paulo. 
O Fluminense tinha que subornar os funcionários, o Bahia, o Vasco e o Coritiba.
Será que foi o Fluminense que comprou os funcionários?
Nós preferimos desconsiderar a história da pasta e insistir que a investigação deve começar pelo clube que mais vantagens obteria com a escalação de Héverton no domingo, após ter cometido um erro no sábado: o Flamengo.

#lusagate

Juntos Somos Fortes!

10 comentários:

  1. Se a investigação do Exmo. Promotor Senise concluir que a culpa for de 2 funcionários da Portuguesa, então a minha suposição desde o início estava certa: esse inquérito só foi aberto para livrar a cara dos dirigentes da Portuguesa, e consequentemente do Flamengo. A declaração de ontem do Bandeira de Mello, de que o Flamengo estava disposto a colaborar com a investigação, só foi dada depois da certeza do mesmo que ela não vai chegar ao Flamengo. Mas se alguém "subornou" 2 funcionários, o Exmo. Promotor Senise vai ter que dizer quem foi? Aí ele vai dizer que agora o caso vai para a Promotoria Criminal e, podem apostar: ESSE CASO NUNCA SERÁ ESCLARECIDO!!!!!! Lembrem-se que o Exmo. Promotor quer obrigar a CBF a revogar o rebaixamento da Portuguesa, com aquele argumento absurdo do Estatuto do Torcedor! E o Fluminense será no imaginário de alguns, o culpado por ter subornado os 2 funcionários!
    CORONEL, ISSO AQUI É BRASIL!!!!!!!!
    Qualquer um pode notar que a postura do Flamengo no caso é de tentar ajudar ao máximo a sua cúmplice no crime, a Portuguesa. Por que o Flamengo está comprando briga com o STJD, a CBF, até com a FIFA entrando na justiça comum, se ele NÃO FOI REBAIXADO? Era pra ele ficar na dele, quieto.
    Coronel, não acredito nem que a Polícia Federal entre no caso. A última esperança será a Veja. Se não aparecer nada nela, não vai aparecer em lugar nenhum.
    P.S.: Cadê a Record que não investiga esse caso?

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer acima que o Exmo. Promotor Senise armou tudo bem direitinho, inclusive quando disse que o técnico Guto Ferreira não sabia que o Héverton estava suspenso, sendo que o mesmo deu 2 declarações contraditórias.
    P.S.: Espero que vcs tenham percebido que as várias vezes que usei o termo "Exmo" para o promotor foi uma ironia...

    ResponderExcluir
  3. Continuando:
    E quem leu e acreditou nas mentiras escritas pelo Paulinho, vai achar que o culpado é o Fluminense.
    É amigos, a trama foi bem costurada pelo Senise/ Lu$a / Fla / JucaKfouri-Paulinho.
    E o Flamengo vai escapar mais uma vez...

    ResponderExcluir
  4. no FAX recebido pela Portuguesa mostra o Art. 243-F - a pena mínima será de suspensão por quatro partidas. Como escalar um jogador assim?

    ResponderExcluir
  5. Nunca poderia ser levada a sério essa investigação do MP-SP, onde o promotor do caso exige que a CBF recoloque a Portuguesa na Série A. Para isso acontecer, primeiro ele teria que tirar a culpa dos dirigentes. E é o que ele está fazendo...

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao flalixo, não faz diferença saber quem bancou ou não a escalação do André Santos, pois foi burrice regada a prepotência megalômana. Tinha mais que se ferrar e perder os 4 pontos.

    O que preocupa é o lado da Lusa: Vão culpar peixes pequenos. Insistir em dizer que não houve corrupção ou que, se houve, foi de um laranjinha que ganhou uma bolsa de fim-de-ano. Uma VERGONHA com todos os requintes de safadeza. Provavelmente alguém será pago na LUSA pra assumir isso no lugar do Manuel da Lupa, comparsas e, claro, os clientes burronegros.

    ResponderExcluir
  7. A portuguesa recebeu e-mail avisando do julgamento na terça 03/12. Como Héverton estaria na pasta segunda-feira, se só souberam do julgamento na terça?

    ResponderExcluir
  8. O Flamengo e a Portuguesa não têm que cair pra Série B. Eles têm de ser eliminados das competições nacionais e ralar suas vagas na Série D através do campeonato fluminense e do campeonato paulista (dentro dos quais deveriam ser rebaixados à divisão inferior). Ou das copas estaduais.

    ResponderExcluir
  9. Contraditória essa análise.O jogador foi expulso e indiciado.Cumpriu a AUTOMÁTICA contra a Ponte Preta.Portanto,estava aguardando o julgamento.Como não informaram à comissão técnica sobre o resultado do tal julgamento e da consequente punição imposta,liberaram o Héverton(que achava estar regular) para atuar contra o Grêmio.A grande maioria dos jogadores de futebol não sabem se expressar.Aliás,coronel,você não acha que seria melhor o Flamengo pagar 10 milhões de mala branca ao Bahia e ao Atlético-PR para vencerem os seus jogos ao invés de ter que comprar a Lusa por quase 40 milhões e esperar que nenhum dos dois vencessem???Vê isso direito,rapaz...

    ResponderExcluir
  10. Meus caros, o Héverton disse que pensou que tinha pego um jogo só se SE REFERINDO AO JOGO DA SUSPENSÃO AUTOMÁTICA, isso é claro. Jogadores sabem que se forem expulsos ficarão UM JOGO fora AUTOMÁTICAMENTE...agora quanto ao julgamento, nem todos se inteiram e muitas vezes ocorre de fato de só terem que cumprir a automática, ou seja, não são condenados a jogos extra - como regra, os jogadores não se inteiram do teor do julgamento. Continuo achando que o tumulto foi criado em conjunto pela própria Globo e CBF, além dos patrocinadores, por razões econômicas, pois ficaria muito mal o Rio de Janeira só ter 2 representantes na série A, isso seria muuuito para o orgulho da "Cidade Maravilhosa",...,, ex-capital desse nosso Brasil cheio de virtudes...

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.