JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: SITE LUSA NEWS - ESCLARECIMENTO - PEDIDO



Prezados leitores, publicamos a seguir artigo do site Lusa News onde seus responsáveis prestam esclarecimentos que consideramos relevantes. 

"LUSA NEWS 
Nota de esclarecimento
27 de janeiro de 2014 às 17h 26m Futebol 11 comments
O Lusa News vem a público repudiar as calúnias divulgadas a seu respeito, na manhã desta segunda-feira, através das redes sociais. Torcedores do Fluminense, incomodados com o rebaixamento justo de seu clube, compartilharam sobre uma alteração que nosso site teria feito em uma notícia para beneficiar uma das partes no caso Lusa/STJD/Flu. 
No dia sete de dezembro de dois mil e treze, um sábado, nossos repórteres Felipe Higino e Lucas Ventura acompanharam, pela tarde, no Canindé, o treinamento da Portuguesa, o último antes da partida diante do Grêmio, no dia seguinte, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. 
Por conta da situação da Portuguesa no nacional (já estava praticamente livre do rebaixamento), os atletas fizeram apenas a parta física e, posteriormente, realizaram o chamado “rachão”, assim como acontece nos demais clubes. 
Todos os atletas participaram da atividade, com exceção a Moisés Moura – que apenas acompanhou de fora, Henrique, Souza, Diego Viana, Romão, Douglas Washington e Matheus. Os dois últimos realizaram um treinamento à parte. 
Antes do treino, por coincidência, nossa equipe de reportagem conversou “em off” com um jogador rubro-verde, justamente o meio-campista Héverton, pivô de toda polêmica do Brasileirão 2013. Durante o papo, o jogador comentou que domingo seria o seu último jogo pelo clube, já que estava analisando propostas de outras equipes, e também falou que tinha salários a receber, o que foi negado prontamente por uma fonte do Lusa News horas depois. 
Durante todo o treinamento, que teve início por volta das 15h e durou até o final da tarde, a dúvida estava em torno da escalação do atacante Gilberto, que aguardava a informação do advogado para saber se teria condições de atuar ou não, o que aconteceu a poucos minutos do fim do treino. Sabendo que estava impossibilitado de atuar, o centroavante se despediu dos companheiros, já que era a sua última atividade pelo clube. 
Com apenas a informação do ex-atacante Gilberto, os demais atletas relacionados – entre eles Héverton – seguiram para a concentração por volta das 17h40. 
Com o final da última atividade do ano, um dos nossos repórteres produziu a matéria, exatamente como é possível ver neste link: http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/. 
O “Siga”, site que faz a divulgação de notícias dos principais times do Brasil, colocou a matéria em seu portal, porém, sem o pedaço mais importante, que é que fala sobre o treinamento, o que não faz sentido, tendo em vista que o mais relevante em uma notícia sobre o treino é, justamente, a atividade. 
Não sabemos se foi apenas um erro do site parceiro ou se foi proposital. De qualquer forma, negamos qualquer tipo de alteração em nossa reportagem que poderia beneficiar A ou B e atitudes serão tomadas, principalmente por se tratar de um portal parceiro. 
O Lusa News está à disposição de todos para esclarecer quaisquer dúvidas, reitera que torce para que o caso seja esclarecido o mais rápido possível e afirma que tomará as atitudes cabíveis contra os responsáveis por tal calúnia. Além disso, torce sempre para que a justiça seja feita, principalmente em um país onde um clube pula da Série C para a A sem disputar a B. 
Atenciosamente. 
Equipe Lusa News 
Chrystian Gedra
Felipe Higino
Lucas Ventura
Luciano Filho
Luiz Eduardo Pêcego"

Nós parabenizamos aos responsáveis pela nota esclarecedora, pois nesse momento em que clubes tradicionais do futebol brasileiro, entre eles a Portuguesa, estão sendo alvos de acusações e de investigações, a transparência é fundamental.
Nessa direção, embora a informação para nós não tenha relevância, mas parece ter para inúmeras pessoas que estão companhando os fatos nas redes sociais, solicitamos aos responsáveis pelo Lusa News que ponham um ponto final nessa discussão e informem no próprio site:
- O local onde a Portuguesa se concentrou.
- Data  e horário da entrada e da saída da delegação.
- Relação de jogadores que concentraram.
São informações facílimas de serem obtidas e de serem checadas.
Isso será a pá de cal sobre esse assunto que só aumenta a discussão nas redes sociais.
Prestem esse serviço.
Antecipadamente, agradecemos.

Juntos Somos Fortes!

15 comentários:

  1. Mesmo a lusanews afirmando que Gariel se despediu dos companheiros e foi embora depois do treino, não podemos ter 100% certeza, já que o parágrafo que informa que Heverton estava retornando e Gabriel estava suspenso foi adicionado APÓS a última rodada do Brasileirão 2013, conforme estudo feito por um leitor.

    ResponderExcluir
  2. "principalmente em um país onde um clube pula da Série C para a A sem disputar a B."

    Da pra levar essa nota a sério?! hahahah. Creio que não né.

    ResponderExcluir
  3. Duvida! A nota informa que os repo´rteres estiveram no Canindé no Sábado, e que a dúvida seria se o Gilberto poderia jogar. Mas o Julgamento não foi na Sexta? Demorou de sexta a noite até sábado ao final da tarde para a notícia chegar?

    ResponderExcluir
  4. Coronel, como afirmei alguns posts atrás: existe uma possibilidade do resultado do julgamento ter sido alterado pela CBF. Para isto, basta que as ligações do Sestário venham a público. Talvez o Héverton estivesse liberado para jogar e, depois da lambança vermelha e preta, CBF/Globo armaram pra cima da Lusa, aumentando a pena do Héverton para 2 jogos e salvando o Fla da queda.

    O Flu foi campeão da série C e convidado para disputar a Copa João Havelange no seu módulo azul, por causa da pirraça do Gama na justiça comum. A CBF foi impedida de organizar o campeonato, que ficou a cargo do Clube dos 13. Todos os clubes concordaram com o regulamento e o choro dos pequenos é livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O julgamento e gravado, já levantaram está questão. Puniram o Heverton com 2 jogos na sexta feira

      Excluir
  5. Quer dizer que elkes estão incomodados com calúnias? Só estão fazendo isso com o Flu e eles se sentem incomodados? Cambada de hipócritas e mentirosos.
    O rebaixamento do Flu foi mesmo justa mas a punição pelo erro de clube de várzea também.

    ResponderExcluir
  6. Não esclareceu nada, foi apenas mais uma desculpa que não explica nem justifica: eles não esclareceram que alteração foi essa feita no site no dia indicado no código fonte do site no dia 25/01/2014 e nem as demais observações feitas pelo nosso colega leitor tricolor que escreveu o citado artigo.
    Segundo informação obtida na própria página citada:
    \
    \
    Responsáveis pelo site LusaNews, respondam: Porque a página foi editada no dia indicado acima e o que exatamente foi alterado ?

    ResponderExcluir
  7. E repetindo duas observações importante sobre o caso Lusa-urubu que ainda não vi ninguém fazer:

    1 – Uma coisa que poucos atentaram é que, se a Lusa foi comprada pelo Flu, porque não cumpriu o acordo e desceu para a série B quietinha, sem reclamar? Pelo contrário, se uniu ao Flamengo para atacar o Flu, fazendo dele o vilão. Não seria uma quebra de acordo com o seu comprador?
    2 – Como poderia se comprar a Portuguesa durante a semana se a confirmação da punição do Heverton foi somente na sexta a noite? Portanto essa “compra” só poderia ser feito a partir de sábado.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma importante observação em mensagem da LusaNews, principalmente o trecho a seguir:

    "Além disso, torce sempre para que a justiça seja feita, principalmente em um país onde um clube pula da Série C para a A sem disputar a B...".

    A acrescentar:

    1) A Portuguesa terminou o campeonato brasileiro de 1999 (série A) na 21a. Ou seja, REBAIXADA;

    2) Logo, da mesma forma que o Flu que vinha da série C em 1999, a Portuguesa deveria disputar a série B em 2000, não tivesse a CBF se ausentado por causa de impasses e tivesse acontecido a Copa João Havelange.

    CONCLUSÃO INICIAL: Foi "convidada" a jogar a JH no módulo verde em 2000 IGUAL AO FLU.

    3) Apesar de se colocar em 21o. em 2000 (na famigerada Copa JH), JOGOU A SÉRIE A EM 2001. Lembrem que o Flu foi 9o.colocado na Copa JH em 2000.

    Ao LusaNews: Não cuspa pra cima que cai na sua cabeça.

    ResponderExcluir
  9. "Além disso, torce sempre para que a justiça seja feita, principalmente em um país onde um clube pula da Série C para a A sem disputar a B"
    O time que eles torcem faz uma lambança gigantesca, com ou sem intenção, é cedido um espaço no seu blog e eles ainda tentam dar uma de baluartes da moralidade. VTNC

    ResponderExcluir
  10. Coronel Paul,
    Parabéns pelo seu trabalho. Estamos todos com você.
    Interessante a justificativa do site Lusa News.
    Eu pesquisei no site da CBF as sumulas do STJD (está disponível para todos) e uma coisa interessante surgiu.
    O jogador Gilberto foi julgado no dia 02/12 e não no dia 06/12. Portanto a Portuguesa já sabia desde segunda-feira que o mesmo estava suspenso. Por isso a programação da semana já constava ele como fora da partida.
    Isso inclusive inutiliza o argumento do Promotor que fala sobre a programação incluir o Gilberto e não o Heverton.
    O Heverton foi julgado apenas na sexta, então não seria possível nenhum tipo de "compra" antes do julgamento, pois o mesmo poderia ser absolvido ou pegar pena máxima de 04 jogos.
    A única justificativa do site da Lusa estar em dúvida sobre a participação do Gilberto no jogo de domingo, seria a tentativa de um efeito suspensivo.
    Isso poderia ser facilmente comprovado se ocorreu ou não. Se não ocorreu não havia dúvidas, ele estava fora.
    A Lusa errou, se intencionalmente ou não, não interessa, fato é que sabiam do julgamento, estiveram presente e ouviram a sentença.
    E se alguém comprou. somente poderia ser feito após o julgamento e sabemos a quem interessava isso no sábado a noite.
    Continue firme na busca da verdade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Coronel, o único interessado em comprar a Lusa ANTES da rodada era o Coritiba. Caso a Lusa fosse punida, o Coxa poderia até perder para o São Paulo que mesmo assim ficaria na frente da Lusa. Já Flu e Vasco precisavam vencer seus jogos, sendo assim para estes clubes não bastaria só comprar a Lusa.
    Detalhe: o Sestário atualmente é advogado da federação paranaense de futebol.

    As últimas notícias dão conta que vários funcionários da Lusa sabiam que o Héverton seria julgado na sexta, sendo assim fica difícil comprar todos. A hipótese do resultado do julgamento do Héverton ter sido alterado depois da rodada deve ser levada em consideração.

    ResponderExcluir
  12. Abre o histórico de uploads da página, backups do servidor, fora isso qualquer nota de esclarecimento é conversa pra boi dormir.

    ResponderExcluir
  13. CARAMBA!!! MAIS DUAS COINCIDÊNCIAS QUE FAVORECEM O FLAMENGO???

    "Antes do treino, por coincidência, nossa equipe de reportagem conversou “em off” com um jogador rubro-verde, justamente o meio-campista Héverton, pivô de toda polêmica do Brasileirão 2013."

    "O 'Siga”, site que faz a divulgação de notícias dos principais times do Brasil, colocou a matéria em seu portal, porém, sem o pedaço mais importante,"

    ResponderExcluir
  14. Coronel Paúl - E Heverton saiu da Lusa com salarios atrasados? Teve sua rescisão paga de que forma se a LUSA esta com a corda no pescoço. O MP quando inquirir Heverton deveria saber da quitação trabalhista, e talvez buscando nas contas do jogador encontre resquicios de onde veio o dinheiro. Na materia Heverton manifesta que está com salarios atrasados e agora esta CALADO! Todo silencio tem seu preço?

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.