JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 25 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: UMA REPORTAGEM ESTRANHA NO SITE DO GLOBO ESPORTE



Prezados leitores, ontem, surgiu uma reportagem estranha no site do Globo Esporte.
Aliás, após iniciada a mobilização em blogs independentes e nas redes sociais (twitter e facebook) em defesa do Fluminense, que estava sendo colocado como "bode expiatório" no rebaixamento da Portuguesa, começaram a surgir artigos estranhos, inclusive contraditórios em alguns sites da imprensa nacional.

"GLOBO ESPORTE.COM 
23/01/2014 21h22 - Atualizado em 23/01/2014 23h48
Torcida do Flu ironiza Fla: ‘Urubu comprou a Lusa para jogar a Série A’
Tricolores cantam música no Maracanã sobre caso Héverton durante partida contra o Bonsucesso, pelo Carioca
Por Richard Souza
Rio de Janeiro
Além da troca de farpas entre os presidentes do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e do Fluminense, Peter Siemsen, o polêmico caso Héverton, que resultou na permanência do Tricolor na Série A e rebaixou a Portuguesa, rende provocações entre as torcidas dos dois clubes cariocas. Na noite desta quinta-feira, na partida entre Fluminense e Bonsucesso (empate por 1 a 1, melhores lances ao lado), pela segunda rodada do estadual, os tricolores cantaram uma música que ironiza o Rubro-Negro sobre o episódio e critica a imprensa. Confira a letra:
“Ih... pior imprensa que eu já vi
Fica tentando abafar
Que o Urubu comprou a Lusa
Só para jogar a Série A
Êee... mulambo pague a Série B,
mulambo pague a Série B”
Na última rodada da Série A de 2013, Portuguesa e Flamengo perderam quatro pontos cada por conta das escalações irregulares de Héverton e André Santos, respectivamente. Com isso, o Fluminense – que tinha sido rebaixado – subiu para o 15º lugar e permaneceu na elite. O Flamengo, que também perdeu quatro pontos, ficou com 45 e caiu para a 16ª posição. A Lusa, com 44, foi para a 17ª colocação e caiu para a Segunda Divisão. A musiquinha da torcida tricolor é baseada no fato de que, caso a Lusa não tivesse escalado Héverton, e o STJD tivesse julgado da mesma forma apenas o caso André Santos, o time paulista teria 48 pontos, assim o Flamengo ficaria na 17ª posição e seria rebaixado".

O público divulgado foi superior a 18.000 torcedores (Link).
18.000 torcedores fazem um considerável barulho no Maracanã, sobretudo se forem de uma única torcida.
Imagine esse número de pessoas cantando a música que é o tema de destaque da matéria, o som seria captado pelos microfones espalhados pelo campo de jogo.
Nesse momento surge o mistério: a matéria é ilustrada com um vídeo de 4:32 minutos (Link), no qual são retratados os melhores momentos da partida.
Nada mais natural que em algum momento destacassem o cântico da torcida tricolor, isso era o esperado, inclusive pelo conteúdo da matéria.
Acesse o link e assista o vídeo até o final.
Não existe um segundo de som ambiente, a narração parece ter sido feita em um estúdio, apenas a voz do locutor é ouvida.
Isso não é fora do normal, considerando o destaque dado a canção na matéria?
Nada é por acaso, não esqueçam disso.

#naoabafa

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. O vídeo ta editado. O microfone da torcida tava aberto durante o jogo, tanto que eu escutei a música pela televisão.

    ResponderExcluir
  2. Tentei ver o video nesse link, mas deu um erro. Já retiraram o video.

    ResponderExcluir
  3. Coronel,

    perplexo fiquei também foi com a forma pejorativa com a qual o jornalista se expressou: "A musiquinha da torcida tricolor"

    Simplesmente lamentável. Um pequeno fragmento do texto que mostra que não há imparcialidade alguma.

    Como dizem por ai: a imprensa que torce distorce!

    ResponderExcluir
  4. onde está a som da torcida cantando o hino do urubu: “Ih... pior imprensa que eu já vi Fica tentando abafar Que o Urubu comprou a Lusa Só para jogar a Série A Êee... mulambo pague a Série B, mulambo pague a Série B kkkkkkkkkkk muito estanho ontem o vídeo tinha o som a noite tinha um aviso sobre problemas e agora editado com o som do narrador somente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (pus o este comentário na globo e não publicaram)
    http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2014/01/torcida-do-flu-ironiza-fla-urubu-comprou-lusa-para-jogar-serie.html

    ResponderExcluir
  5. Tem que transformar em hino!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.