JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CASO AMARILDO: OS DOIS INQUÉRITOS, UM DA POLÍCIA CIVIL, OUTRO DA POLÍCIA MILITAR



Cadê Amarildo?
O Brasil perguntou nas ruas...
Prezados leitores, segundo a imprensa o Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga o desaparecimento do senhor Amarildo, morador da Rocinha, será entregue na próxima semana. O IPM foi desenvolvido no âmbito da 8a Delegacia de Polícia Judiciária Militar, um dos órgãos operacionais da Corregedoria Interna da Polícia Militar (Leiam).
A pergunta que se apresenta diante da notícia é:
- Será que as conclusões do Oficial encarregado pelo IPM serão semelhantes às conclusões do Delegado que conduziu o Inquérito Policial (IP)?
Se as conclusões forem na mesma direção, tudo bem, mas se apontarem outros caminhos poderemos estar diante de um conflito, em face dos resultados diferentes.
Na prática os Policiais Militares acusados estão sendo processados com base na investigação feita pela Polícia Civil, a maioria deles está inclusive presa, eis a realidade atual.
Ao longo das investigações nós fizemos inúmeros comentários através de artigos a cada nova notícia que surgia na imprensa e destacamos em alguns momentos que as provas divulgadas pela mídia (não confundir com as provas existentes nos autos) eram frágeis, isso até surgirem notícias sobre possíveis confissões que nunca foram devidamente explicadas na imprensa, quando o assunto foi perdendo o interesse midiático.
Longe de tentarmos defender os PMs acusados, o que não podíamos fazer por desconhecimento completo do conteúdo do IP, apenas destacávamos que tinham que ser garantidos os direitos constitucionais dos acusados e comentávamos as provas citadas pela imprensa.
O IPM será solucionado pelo Comandante Geral da Polícia Militar através da Corregedoria Interna da Polícia Militar, só nos resta aguardar a solução para constatarmos se os resultados das investigações são convergentes ou divergentes.
Se forem divergentes, a defesa dos PMs ganhará novos subsídios.
A pergunta "Cadê Amarildo" continua sem resposta, a investigação da Polícia Civil não conseguiu localizar o corpo, certamente, a investigação da Polícia Militar também não.
O tempo passou e o corpo não apareceu, mas os PMs continuam acusados, processados e presos.
No julgamento terão que surgir as provas existentes no IP que justifiquem a acusação, o processo e a prisão, provas que a imprensa nunca revelou, caso contrário, os PMs serão absolvidos diante da fragilidade das provas noticiadas.

Juntos Somos Fortes! 

Um comentário:

  1. Cel. Dia 23/02. Passista da PEC 300 em Copacabana 9:00h!!! Coloca no seu blog.


    wwwsosbombeirosrj.com

    Juntos somos fortes! !!!!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.