JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: OS INDÍCIOS SÃO ROBUSTOS E INTERLIGADOS



Prezados leitores, investigar é uma arte, como escrevemos nesse espaço democrático. O investigador tenta recriar o que aconteceu reunindo os indícios que possui, buscando a relação entre eles, para encontrar as provas que demonstrarão como o(s) fato(s) aconteceu (ram).
Avancemos com um exemplo:
Desprezando nesse momento a possibilidade da acusação ter sido feita desde o princípio de forma dolosa para desviar o foco e culpar o Fluminense pelo que ele não fez, o que é uma possibilidade, podemos considerar que parte da imprensa quando acusou o Fluminense de ser o beneficiado pelo rebaixamento da Portuguesa fez uso de um "indício".
Concluída a 38a rodada, o Fluminense estava no grupo dos rebaixados ao lado do Vasco, Ponte Preta e Náutico. Após a aplicação das sanções ao Flamengo e a Portuguesa, o Fluminense não foi rebaixado e a Portuguesa acabou caindo.
Isso pode ser considerado equivocadamente como um indício de que o Fluminense foi o beneficiado.
Obviamente, tal interpretação não resiste a qualquer análise, caindo por terra com a simples consulta à tabela final do Brasileirão 2013.
Além disso, não existe qualquer outro "indício" que possa ser ligado a esse para dar consistência a uma linha de raciocínio que leve a culpar o Fluminense.
Inteiramente diferente é a situação do Flamengo ser considerado o principal beneficiado, inclusive o primeiro indício surge na própria tabela, pois foi o Flamengo quem foi salvo pela Portuguesa com a escalação de Héverton.
Aliás, avançando nos conceitos, a tabela apresenta mais que um indício, a tabela demonstra uma PROVA:
- O Flamengo foi salvo do rebaixamento em virtude da escalação de Héverton.
Não existe qualquer dúvida sobre isso, trata-se de uma certeza matemática.
Portanto, uma parte do mistério está solucionada, quem obteve uma vantagem com a escalação de Héverton foi o Flamengo.
Isso nos coloca de volta ao início do processo.
Alguém do Flamengo fez algo para que o clube obtivesse esse benefício através de uma negociação com alguém da Portuguesa ou isso foi apenas uma coincidência, ou seja, os dois clubes erraram?
Tecnicamente, conforme estudo técnico feito por um estatístico e publicado nesse blog, a probabilidade desse "duplo erro" acontecer é de uma em cinco milhões.
Portanto, as chances da escalação irregular de Héverton ter sido dolosa é infinitamente superior, o que constitui um indício, o qual ganha força ao ser associado a outro indício, o fato do Promotor Roberto Senise ter declarado publicamente que nos autos do Inquérito Civil existem indícios de que alguém da Portuguesa levou vantagem para que Héverton fosse escalado de forma irregular.
Observem que os dois indícios se relacionam e se complementam.
Pegando a máquina do tempo e voltando para os dias 6 e 7 de dezembro de 2013, lemos em 4 (quatro) sites que o jogador André Santos do Flamengo estava suspenso e não poderia enfrentar o Cruzeiro. Ele joga e nenhum dos sites publicam que o Flamengo seria punido, perderia 4 (quatro) pontos e entraria na luta contra o rebaixamento, isso com 40% de chances de ser rebaixado.
Por que não publicaram o "furo de reportagem"?
Se publicassem a Portuguesa teria desculpas para justificar a escalação também irregular de Héverton?
Difícil imaginar tal possibilidade.
Quais foram os sites?
O Globo, Extra, Lance e Portal Terra.
O Globo e o Extra integram as Organizações Globo, assim como, a Rede Globo que transmitirá o Campeonato Brasileiro 2014 da Série A, mas não transmitirá o da Série B.
As Organizações Globo tinham interesse no rebaixamento do Flamengo?
O prejuízo financeiro seria grande?
Pior, Flamengo e Vasco, os clubes de maior torcida no Rio de Janeiro não estariam na Série A.
O dono do Lance é um Flamenguista histórico como comprovam reportagens.
Junte todos esses indícios e tente aceitar que os 4 (quatro) sites, simplesmente, esqueceram de noticiar a situação do Flamengo.
Os indícios dão conta que o "esquecimento" foi proposital.
Os indícios seguem se interligando: as controvérsias do técnico da Portuguesa sobre o seu conhecimento a respeito do julgamento de Héverton e as controvérsias de André Santos, jogador que repentinamente passou a ser entrevistado várias vezes, contando uma versão diferente em cada uma delas.
De volta ao mundo da matemática, novo indício, após escalar André Santos o Flamengo passou a ter 40% de chances de ser rebaixado, mas se a Portuguesa escalasse Héverton, o que aconteceu, essa probabilidade cairia para apenas 7%.  Um ganho gigantesco.
Pegue o estratégico vazamento dos e-mails onde se "vende" a ideia de que o Flamengo foi salvo pelo erro da Portuguesa. "Se não fosse o erro da Portuguesa, seríamos nós na Série B". Uma clara tentativa de fortalecer a possibilidade do "duplo erro", aquela que ocorre uma vez em cada cinco milhões de possibilidades.
Quem recebeu os e-mails e vazou?
Nesse conjunto de indícios adicione a tentativa da imprensa de culpar o Fluminense logo no início do processo, o que desviou o foco da possibilidade do Flamengo ser o culpado.
Adicione finalmente o atual silêncio da imprensa, a imprensa que quando o Fluminense era o suspeito defenestrou o clube e a sua torcida, mas que se calou por completo quando o possível culpado passou a ser o Flamengo.
Entregue isso tudo a um investigador policial e temos o material necessário para a instauração de um Inquérito Policial para apurar se ocorrerão crimes na escalação irregular do jogador Héverton da Portuguesa e quem são os responsáveis pelas ações ilícitas. 

#flalusagate

Juntos Somos Fortes!

13 comentários:

  1. Post conciso, de precisão cirúrgica. Um dos melhores que o Sr já escreveu, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. E no meu conceito de ver situações semelhantes,só conheço 2 motivações para o risco de suborno:poder e muito dinheiro.Se o flamengo não tivesse sido beneficiado pela escalação de Heverton na portuguesa,seria rebaixado por incompetência ,descaso,soberba,negligência de seus mandatários e não por desempenho dos jogadores,fato único no futebol brasileiro,com consequências calamitosa,para sua diretoria como impeachment ou renúncia .O contrato de 350.000.000,00 com a adidas reza uma cláusula de ruptura em situação como essa em que o clube não pode se expor ao ridículo e nem os seus membros,incluindo aí atletas,dirigentes.Poder e dinheiro,as duas motivações entrelaçadas no mesmo suspeito.Hoje minhas suspeitas,já é quase uma convicção ,porque qualquer outro culpado,já estaria nas manchetes da mídia ou alguém desconhece quem é o queridinho da imprensa escrita e falada? O que reforça minha convicção é que este crime é um dos mais fáceis de elucidar,pois diante da urgência da situação ,com certeza muitos rastros foram deixados para facilitar uma investigação.
    Eu,que nem sou policial,desvendo isso em menos de uma semana e os nossos agentes,nada.Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Apenas discordo quanto ao vazamento dos emails do Flamengo ter sido proposital. Pode ter sido sim, mas também pode ter sido acidental, o que não exime o Flamengo como o maior suspeito de ter subornado a Lusa. Não acredito que os dirigentes do Flamengo falassem abertamente dentro da Gávea sobre o crime que teriam cometido, muito menos em emails ou telefonemas. É claro que se comunicariam em código. Assim, o suborno viraria "descuido". Estamos cansados de ver gravações de criminosos sendo divulgadas no Jornal Nacional e sabemos como eles se comunicam. É assim. Cocaína vira pó. Maconha vira chocolate. Fuzil vira peça. E por aí vai. Um - zero - zero.

    ResponderExcluir
  4. E quem teria interesse nessa investigação Coronel?
    A corrupção vem de cima pra baixo, o Senhor mesmo combate isso.
    Podemos escrever mil palavras, mas o mantra que a imprensa plantou os flamenguistas vão defender até a alma.
    Haveria de existir alguém com coragem pra desvendar um mistério tão simples, desde que houvesse INTERESSE

    ResponderExcluir
  5. A imprensa não mostra porque não pode, o controle na imprensa é visível e os fatos como provas estão aí, mas isso afetará não só o clube A,B ou C, mas um país que se propôs a organizar o maior evento futebolístico mundial onde ficaria manchado justamente no ano da Copa com o escândalo do campeonato brasileiro. Assim como faz com vários casos que ocorrem no país a imprensa brasileira é obrigada mais uma vez a fazer vista grossa do que está realmente acontecendo no Brasil, estamos caminhando para um futuro sombrio, pois muitos que abrem os olhos já não estão aguentando com essa imposição. JSF

    ResponderExcluir
  6. O Problema é que indícios não são provas !!! E Como o Coronel falou, provas só com investigação. Como aparentemente NINGUÉM esta interessado em investigar...

    ResponderExcluir
  7. Flupetão vai salvar o mundo da imprensa.

    ResponderExcluir
  8. Já que o Fluminense nunca VIROU A MESA, a imprensa do Brasil é do Mundo precisa ser avisada da armação para 'beneficiar' o verdadeiro 'vilão' que, segundo eles, é o Flamengo! Será que o mundo todo está enganado sobre o Fluminense?

    http://esportes.terra.com.br/infograficos/viradas-mesa/

    http://fotos.estadao.com.br/tapetoes-historicos-no-brasil,galeria,8699,,,0.htm

    http://esportes.r7.com/futebol/viradas-de-mesa-sao-comuns-no-futebol-brasileiro-17122013

    http://esportes.br.msn.com/fotos/flu-reincidente-e-campeonatos-inchados-relembre-viradas-de-mesa-e-escândalos-no-brasil-e-no-mundo

    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/03/28/os-times-beneficiados-pelas-viradas-de-mesa/

    http://jornaldehoje.com.br/stdj-pune-portuguesa-e-mantem-fluminense-na-serie/

    INTERNACIONAIS:

    http://newsok.com/tribunal-ruling-saves-fluminense-from-relegation/article/feed/628650

    http://www.ole.com.ar/futbol-internacional/america/Se-viste-de-Flu_0_1050495233.html

    http://www.goal.com/en/news/584/brazil/2013/12/17/4484727/fluminense-saved-from-relegation

    http://www.newsdaily.com/article/e63ec937110c60ce439254a01e6ce279/tribunal-ruling-saves-fluminense-from-relegation

    http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-25411036

    Claro, a imprensa do Brasil é como vocês dizem: marrom. E a mundial? Brown Press?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mais sobre as viradas de mesa no futebol brasileiro e surpreenda-se com os times envolvidos , já percebi que você é desses que acredita somente naquilo que te interessa, não quer saber da Verdade, quer apenas acreditar nas mentiras que te façam bem.

      Excluir
  9. Você Henrique é tão otário ,que não sabe que a imprensa estrangeira só repercute o que é passado pra eles,pela nossa imprensa,que é marrom sim.Essa imprensa que você acha imparcial ,já tinha divulgado que o artefato que matou o jornalista,veio da polícia militar e eu escutei isso na globo news.Portanto,meu camarada,se alguém por acaso não tivesse tirado as fotos que esclareceu esse episódio ,a imprensa estrangeira ia repercutir o que foi divulgado pela globo news.Um conselho pra você: pensar não paga imposto,faz bem aos seus neurônios e o distinguirá dos animais irracionais

    ResponderExcluir
  10. "Promotor Roberto Senise ter declarado publicamente que nos autos do Inquérito Civil existem indícios de que alguém da Portuguesa levou vantagem para que Héverton fosse escalado de forma irregular"
    Ou este Promotor é maquiavélico em suas investigações, ou esta querendo os seus momentos de fama. Tanto ele como o Juiz da 42 ª Vara Cível - SP mostram todo o interesse de que a Portuguesa tenha seus pontos devolvidos e mantenha -se na Série A em 2014. Estão jogando para a galera ? Assumindo uma posição de defesa da pequena Lusa, em resposta ao " clamor das torcidas e da imprensa "neutra" a resposta é sim.
    Agora foi dado entrada, por um sócio-torcedor, no STJ-DF de um pedido de Liminar para que todas as outras, mesmo as do Rio de Janeiro, sejam dirigidas para apreciação na referida vara de São Paulo, alegando-se ser ela a primeira a apreciar o caso. É sim o caso do lobo tomando conta das ovelhas.
    O STJ acaba de negar o pedido mas, segundo a fonte da informação,"o mérito da questão ainda sera julgado pela 2 ª Seção do STJ, ainda sem data marcada"; ha esperança para a galera que torce pela Lusa e para o _________ ( abafa ).
    Coronel, estas informações eu obtive através do Blog Bastidores da globo esporte e o que chama a atenção é que todas as noticias são vinculadas ao Fluminense e nunca ao Flamengo, o grande preservado. A mídia não vai noticiar nada que se aproxime do " mais queridinho " porque seus torcedores não aceitam, não sabem não entendem, que pena.
    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  11. ALGUÉM PODE ME RESPONDER PQ O PROMOTOR DO MP SP PROPOS UM ACORDO COM A CBF QUE REBAIXARIA (COM JUSTIÇA) O FRU SE ESTE NÃO FOSSE O CORRUPTOR?????????????????????

    ResponderExcluir
  12. "Se não houver provas é melhor ficar calado.
    Ou então se sabe de algo que o diga , porque o silêncio neste caso seria cumplicidade, acobertamento de crime."

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.