JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: OS INEXPLICÁVEIS TRÊS SILÊNCIOS DOS "JORNALISTAS"



Prezados leitores, está causando uma grande revolta nas redes sociais o silêncio dos "jornalistas" sobre os fatos jornalísticos que ocorreram nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2013, relacionados com a luta contra o rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro, uma contenda que envolveu vários times brasileiros: Portuguesa, Internacional, Criciúma, Coritiba, Vasco, Fluminense e Flamengo, esse último incluído na luta após escalar irregularmente o jogador André Santos contra o Cruzeiro, isso no dia 7 de dezembro de 2013 (sábado). 
Antes de avançarmos no tema, abrimos uma janela para fazer alguns comentários sobre a profissão de "jornalista", uma atividade profissional de extremo valor social. Apesar dessa verdade, o Supremo Tribunal Federal decidiu em 2009 (Leiam mais) que não é necessário ter um diploma de jornalista para o exercício da profissão. Isso, em tese, significa que qualquer pessoa pode exercer a profissão, algo que deve soar muito estranho para os bacharéis em direito, por exemplo, os quais para exercerem a profissão além de serem obrigados a cursar por cinco anos uma faculdade, ainda são obrigados a passar por uma prova da Ordem dos Advogados do Brasil, que impede os reprovados de exercerem a atividade profissional.
Isso é a cara do Brasil.
Alguns estão lutando contra essa situação esdrúxula, tanto que tramita uma Proposta de Emenda Constitucional no Congresso Nacional para que o diploma seja obrigatório para o exercício da profissão de "jornalista", embora faça algumas concessões (Leiam mais).
Nesse aspecto, nós apoiamos a "Carta aberta em defesa do jornalismo" de autoria dos professores Alfredo Vizeu e Heitor Rocha, texto do qual destacamos: 
"De uma forma bem simples, o Supremo confundiu liberdade de expressão, um direito de cada pessoa, e liberdade de imprensa, aí incluído a profissão de jornalista como atividade profissional, com função pública (Leia mais)".
De volta ao silêncio dos "jornalistas", objeto desse artigo, ele fere de morte os princípios éticos e morais que regulam a atividade jornalística, desviando a imprensa da sua função pública (social) de informar à população brasileira. 
Como afirmamos em artigos e vídeos, a liberdade de imprensa só existe para garantir o direito do cidadão à informação. Imprensa que não informa, não merece ter liberdade, ao contrário deve ser combatida por ferir os valores do estado democrático de direito, deve ser expurgada da vida social. Igual tratamento deve receber a imprensa que informa errado, não informa a verdade e manipula a informação segundo seus interesses, via de regra, interesses econômicos diretamente ligados aos seus patrocinadores (anunciantes).
No caso específico, os "jornalistas" com ou sem diploma, começaram até muito bem, tendo em vista que os sites do Lance!net, do Globo, do Extra e do Terra anunciaram que o jogador André Santos estava suspenso e que não poderia jogar contra o Cruzeiro, isso no dia 7 de dezembro (sábado). Os sites noticiaram com a devida antecedência, cumprindo sua função de informar, publicando nos dias 6 e 7 de dezembro, muito antes do jogo ser iniciado.
Por motivos ainda não esclarecidos, algo que só deve ocorrer em sede policial com a oitiva dos editores, os "jornalistas" que integram as equipes desses 4 (quatro) sites não publicaram logo após o jogo do Flamengo e antes dos jogos de domingo (8 de dezembro) que André Santos jogou e que em razão desse erro da diretoria, o Flamengo perderia 4 (quatro) pontos (49 - 4 = 45 pontos) e entraria na luta contra o rebaixamento, tendo 40% de chances de ser rebaixado no domingo, bastando para isso que Fluminense e Vasco vencessem seus jogos.
O furo do campeonato, não resta a menor dúvida, pois o time de maior torcida, o qual já estava livre do rebaixamento, passava a correr seríssimo risco de ser rebaixado pela primeira vez para a Série B, isso por culpa da diretoria.
Perguntamos:
- Qual "jornalista", tendo diploma ou não, deixaria de publicar esse furo?
Perguntamos:
- Como explicar que 4 (quatro) equipes de "jornalistas" integrantes dos sites Lance!net, do Globo, do Extra e do Terra deixaram de dar o furo do campeonato?
Prezados leitores, dois jornalistas tentaram nos convencer que ocorreu um "esquecimento coletivo" e que não existiu uma ordem para a informação não ter sido repassada para a população (e para os clubes) através dos sites.
Sinceramente, perderam tempo.
Ninguém em sã consciência acredita nesse "esquecimento coletivo".
Prezados leitores, esse silêncio pode ser a ponta do iceberg da prática de crimes que ainda estão submersos, sobretudo se considerarmos que esse silêncio inicial acabou determinando dois outros.
Lembram quando comentamos que quando o criminoso pratica uma atividade criminosa, via de regra, ele tem que praticar outras para encobrir a primeira?
O segundo silêncio foi exatamente o fato de não divulgar o primeiro silêncio dos "jornalistas". Apesar de toda mobilização nas redes sociais, inclusive com mensagens para órgãos da imprensa e para "jornalistas", nem os concorrentes noticiaram o silêncio imoral dos sites Lance!net, do Globo, do Extra e do Terra.
Por derradeiro, o terceiro silêncio é o atual, após "jornalistas", diplomados ou não, terem colocado a "boca no trombone" acusando o Fluminense de ter se beneficiado com o rebaixamento da Portuguesa e terem sido vencidos pela verdade, ou seja, que o beneficiado foi o Flamengo, eles se calaram e não tocam mais no assunto.
Nem o fato de um Promotor de Justiça que investiga o caso em São Paulo ter publicamente declarado que existem indícios nos autos de que alguém da Portuguesa levou vantagem para escalar Héverton, ou seja, alguém foi subornado, fez os "jornalistas", com e sem diploma, se mexerem para descobrirem quem teria subornado esse alguém da Portuguesa.
Só não vê quem não quer ver a verdade.
A FLAPRESS existe!
Nós a pegamos em flagrante.
Os indícios de práticas criminosas na última rodada do Brasileirão 2013 são inúmeros e robustos.
Os "jornalistas" não tocarão no assunto, isso está muito claro, não cortaram a própria carne, quem terá que fazer isso será a polícia, esperamos que já esteja caminhando nessa direção.

Juntos Somos Fortes!

20 comentários:

  1. Isso é o que realmente causa revolta, como torcedor acompanhando o futebol há tantos anos pensava que pelo menos esse segmento da imprensa fosse sério, mas infelizmente tenho que aceitar a realidade, fui leitor do Lance por muitos anos desde 1997 mais ou menos, depois desse episódio juro que não compro mais um exemplar deste jornaleco manipulador. Fosse o jornalismo esportivo do Brasil sério não haveria toda essa balela de discussão sobre estatuto do torcedor, advogado ligou não ligou, etc. Escalou errado? A imprensa teria divulgado o erro a Portuguesa não teria escalado o Héverton o Flamengo estaria rebaixado e pronto. Infelizmente são um bando de vendidos também, depois acham que tem moral para apontar o dedo pra esse clube ou aquele.
    Não só os jornais e sites, mas os programas de rádio e televisão também, onde os psedo jornalistas insistem em afirmar que o Fluminense foi beneficiado pela queda da Portuguesa insultando a inteligencia das suas audiências, jornalistas e locutores esportivos quais eu sempre tive admiração como José Carlos Araújo, Penido , Gilson Ricardo falando que o Fluminense não caiu por que a Lusa errou é dificil de aceitar... Até eles foram amordaçados infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Para reflexão: Se a surra e os abortivos dados à Eliza Samudio tivessem sido escancaradamente publicados e noticiados (a época dos acontecimentos), teria o goleiro Bruno chegado a matar a mesma?

    ResponderExcluir
  3. ALGUÉM PODE ME RESPONDER PQ O PROMOTOR DO MP SP PROPOS UM ACORDO COM A CBF QUE REBAIXARIA (COM JUSTIÇA) O FRU SE ESTE NÃO FOSSE O CORRUPTOR?????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso explicar. Aliás, qq um com mais de 2 neurônios pode:

      O acordo do promotor beneficiaria a LUSA. Ao beneficiar a LUSA, quem cairia, se o acordo previsse isso, seria o F-L-A-M-E-N-G-O.

      A RAZÃO: Vc LEU A TABELA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO??? Viu que o Fla cairia se a Lusinha subisse??? Justiça seria BEBAIXAR o time imundo que comprou a Lusa, e TODOS OS INDÍCIOS apontam pro FLALIXO. CAIA NA REAL!!!!

      CLASSIFICAÇÂO FINAL:

      FLUMINENSE
      FLAMENGO
      --------------------------------------------
      PORTUGUESA (rebaixada)

      -------> LUSA SOBE === FLA DESCE!!!!

      Excluir
    2. Raciocinio de rubroneca eh tao simplorio...

      Excluir
    3. VC falou...falou ... falou e NÃO RESPONDEU:

      PQ a proposta do MP de SP para a CBF foi a de REBAIXAR O FRU se este não fosse o corruptor? Pois o Promotor deixou bem claro depois das investigações, que existia um corruptor e logo depois chama a CBF e faz esta proposta.
      Se fosse outro time o corruptor ele "puniria" o Fru por causa de que???

      Dois neurônios pensam com mais lógica do que um monte que está se negando a enxergar a realidade dos FATOS.

      e ZECA : até o apelido e a fama de vcs, vcs transferem para os outros???

      Excluir
    4. Se o Fluminense fosse o corruptor, ele cairia para a 4ª Divisão ou até mesmo poderia ser afastado das competições por alguns anos, o promotor de SP queria um acordo com a CFB para um campeonato com 24 clubes, aliás se o promotor possui provas robustas contra o Fluminense, pra que acordo ? Acorda !

      Excluir
    5. E quem disse que o FlorminenC não cairá????

      Excluir
  4. Coronel querido, uma pequena correção, quando fala em data, no primeiro parágrafo, você diz 7 de fevereiro, quando, na verdade é 07 de dezembro de 2013.
    Quanto às considerações, PERFEITO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que o mesmo que está escrevendo, colocasse as provas aqui para que todos possam ver. Sem provas do que foi divulgado ou não é fácil acusar.

    ResponderExcluir
  6. Falou o "Nelson Rodrigues Genérico" kkkkk
    Daqui há pouco seu time vai tirar as letras UNIMED da camisa e colocar o belo terceiro uniforme laranja com as inscrições SEOP.

    beijo no ombro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria descrever o significado dessa sigla , não somos obrigados a reconhecer símbolos que, talvez, façam parte do seu cotidiano.

      Excluir
    2. Em breve saberá, aguarde o MP

      Excluir
  7. Esse anônimo acima é um comédia. Como o Coronel vai "colocar as provas" se ele não é do MP e tampouco Delegado da Polícia Civil? Os únicos órgãos que podem investigar crimes são estes dois, quem o fizer estará cometendo usurpação de função pública. Na condição de blogueiro o Coronel Paúl escreve o que ele quiser, e o faz com o máximo de subsídios disponíveis, superando muito órgãos da imprensa nacional. Faz o seguinte, anônimo que quer "provas": volta pro teu lixão, vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acredita MESMO que se existissem provas elas já não estariam aqui?

      Porque ficar plantando teoria baseada em achismo e clubismo se vc mesmo afirma que : " Os únicos órgãos que podem investigar crimes são estes dois" (MP e Polícia Civil) .

      São tantas incoerências que caem em contradição. Isso é que dá querer estar certo, custe o que custar.
      Seria melhor aceitar o rebaixamento. Mas como sempre, quiseram levar vantagem....dessa vez não colou, nem vai colar.

      Excluir
    2. Você está falando da Lusa, não é mesmo ? Deve aceitar que cometeu um erro , foi julgada, perdeu os pontos e em consequência foi rebaixada e ponto final. Quanto ao Flamengo , só posso afirmar que é um clube muito sortudo.

      Excluir
    3. O Flamengo também poderia admitir que o seu advogado não entende muito de legislação esportiva e por isso o André Santos foi escalado e a Lusa deveria admitir que cometeu um erro fatal ao escalar o Héverton, simples assim, caro anônimo.

      Excluir
  8. Engraçado que nenhum comentário contrário se dignifica para explicar este esquecimento, nenhuma tese, nada..apenas o um silêncio ensurdecedor

    ResponderExcluir
  9. 1999 - lagartense 3x2 flores pela Série C15 de fevereiro de 2014 às 01:02

    Inveja patológica do Flamengo, me divirto com as flores tirando a calcinha pela cabeça

    ResponderExcluir
  10. O curioso é que NUNCA houve esse tal jogo, em 1999, em que o Fluminense perdeu para o Lagartense, ainda mais por 3x2. Isso vem sendo divulgado pela internet afora, com entusiasmo, desde o título tricolor de 2010. A informação é falsa, fantasiosa, mas, paciência, esses mulambos sujos são determinados quando resolvem mentir --- e espalhar suas mentiras.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.