JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 18 de março de 2014

HEROICA POLÍCIA MILITAR, QUEM TE SALVARÁ?


Prezados leitores, o Policial é um herói.
Só um herói arrisca a própria vida em defesa da população.
Eis a verdade.
No Rio de Janeiro, os heróis que integram a Polícia Militar estão trabalhando em condições cada vez mais precárias, o que aumenta geometricamente o risco de morte, como tem ocorrido nas comunidades "pacificadas".
Eis a verdade.
Preâmbulo feito, sem dúvida, são aterrorizantes as imagens feitas por um cinegrafista amador onde podemos ver um ser humano sendo arrastado pelas ruas por uma viatura da Polícia Militar. Apesar do fato terrível, não deve passar pela cabeça de ninguém que os Policiais Militares tiveram a intenção de produzir o resultado, tudo leva a crer que ocorreu um acidente no trajeto para o hospital.
O que aconteceu na realidade só será esclarecido após as investigações e os exames periciais que serão desenvolvidos, pois existem vários pontos a serem esclarecidos.
Nós estamos aguardando maiores detalhes para que possamos escrever um artigo sobre os fatos, considerando que existem muitos parâmetros a serem observados e tendo em vista que o noticiário tem apresentado aspectos conflitantes, inclusive com relação à prisão dos investigados. 
Já lemos que eles foram presos administrativamente, mas lemos também que foram autuados em flagrante.
Vamos aguardar nova notícias para comentar, afinal não existe razão para termos pressa, os Policiais Militares já foram condenados publicamente, isso sem qualquer investigação concluída.
Como escrevemos centenas de vezes, há algum tempo os Policiais Militares do Rio de Janeiro perderam o direito à "presunção de inocência", pelo simples fato de serem Policiais Militares.
No caso específico, eles foram condenados:
-  sem que ficasse comprovado que os tiros partiram de suas armas.
- sem que ficasse comprovado nem mesmo se eles tiveram a iniciativa de socorrer a vítima ou se receberam ordens para fazê-lo.
- sem que ficasse comprovado se foram eles que decidiram colocar a vítima no compartimento para transporte de presos ou se receberam ordens nesse sentido.
Alguém conhece a versão deles?
Mas sem qualquer prova condenatória, logo aparece um jornalista para de forma sensacionalista comparar o caso com a tragédia que ocorreu com João Hélio.
O jornalista Caio Barbosa (Jornal O Dia) avocou para si as funções do Delegado, do promotor e do Juiz, condenando os Policiais Militares.
Ele já concluiu: "O problema é que não houve troca de tiros".
Baseado em que ele concluiu pela inexistência da troca de tiros?
Os Policiais Militares já foram condenados publicamente antes dos julgamentos, como foram os acusados de participação no assassinato da juíza Patrícia Aciolly e os acusados do assassinato do morador da Rocinha Amarildo.
Se nada for feito, chegará o dia em que nós seremos condenados só pelo fato de sermos Policiais Militares.
O direito à "presunção de inocência" nos foi tirado e está sendo tirado ultimamente o direito que todo militar possui de ficar acautelado em um quartel com a prisão de Policiais Militares em presídios comuns.
E, assim segue a PMERJ, perdendo sua identidade e seus valores.
Heroica Polícia Militar, quem te salvará?

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.