JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 25 de março de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: A INTERNET NÃO EMBRULHA O PEIXE




Prezados leitores, "o jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã".
Eis um ensinamento que durante muito tempo serve como parâmetro na busca de amenizar os efeitos das matérias divulgadas pela imprensa.
Ele se sustenta no fato de que ninguém lê as revistas e os jornais antigos, eles eram condenados a compor arquivos que só eram consultados por pessoas interessadas em pesquisas ou a embrulharem o peixe nas feiras livres nos dias que se seguiam.
Tal realidade serve para abafar as notícias, pois muitas delas surgem apenas uma vez na imprensa e logo estão embrulhando peixes, não tem continuidade.
Isso faz com muitos dos atingidos (os políticos são um exemplo), diante de uma notícia desagradável, fazem a opção de não tocar no assunto, não conceder entrevistas, apenas deixam o tempo passar para que o fato noticiado caia no esquecimento.
Quem não lembra de um caso negativo envolvendo um político que no primeiro momento se calou, fugiu das entrevistas e que só passou a falar quando a notícia teve continuidade?
A mudança de comportamento é provocada por conta das matérias que produzem outras notícias relacionadas, as quais são publicadas nos dias seguintes, situação que recebe o nome de suíte. Isso é muito usado quando o interesse é pressionar o alvo da matéria negativa para desgastá-lo ou para que adote uma postura de interesse da imprensa.
Existem inúmeros exemplos de políticos que são fritados diariamente pela mídia, isso é fácil de perceber.
No rádio e na televisão também ocorrem esses fenômenos.
No caso que denominamos como o "Escândalo do Brasileirão 13" fica claro que existe uma operação abafa, pois nada mais fácil do que produzir uma matéria abrangente, entrevistando os principais envolvidos para clarificar o que aconteceu, colocando um ponto final nas dúvidas.
O tempo passa, mais de 100 dias, nada de matéria, tudo indicando que querem embrulhar o peixe com os artigos que foram publicados em blogs e sites sobre o tema.
A única voz que ainda se levanta com certa frequência é a voz do Promotor Senise de São Paulo, insistindo que existem indícios de que alguém da Portuguesa levou vantagem na escalação irregular do jogador Héverton.
Apesar da fala do Promotor, nem a Polícia Civil e nem a Polícia Federal sinalizam que estão ou que irão investigar os fatos.
Por sua vez, a imprensa segue com seu silêncio, quebrado apenas quando aparece um Felipe Andreoli e joga no ventilador em tom de pilhéria.
Vez por outra o presidente do Flamengo, quando pressionado, emite uma opinião, a última é que o Flamengo vai processar o Felipe Andreoli.
Embrulhar o peixe, eis a missão.
Esquecem os "feirantes" que a internet não é um arquivo esquecido na redação de um jornal ou em uma biblioteca. A internet é um arquivo vivo, acessado em frações de segundo através de suas ferramentas de busca, trazendo o passado para o presente de forma imediata.
Não se pode embrulhar o peixe com as páginas virtuais da internet, isso é um fato.
Enquanto não investigarem todos os fatos que ocorreram na última rodada do Brasileirão 2013 permanecerão na memória virtual duas versões, embora ambas possam ser mentirosas:
- O Fluminense mexeu os seus pauzinhos, virou a mesa e rebaixou a Portuguesa, isso para não cair para a série B.
- O Flamengo comprou a Portuguesa para que escalasse irregularmente o jogador Héverton isso para evitar que fosse rebaixado, após ter escalado irregularmente André Santos.
As duas possibilidades podem não representar a verdade, mas enquanto estiverem se esforçando para embrulhar o peixe, elas continuarão existindo na internet por anos, décadas ou séculos.

Juntos Somos Fortes!

27 comentários:

  1. valentebombeiro
    segue link do comentário do jornalista Fávio Gomes, torcedor da Portuguesa, que entre outras afirmações pede para que se descubra o que aconteceu para o Flamengo ter escaldo o André Santos.
    http://www.foxsports.com.br/videos/193291843996-flavio-gomes-critica-stjd-no-caso-portuguesa-estragaram-o-futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente é o cúmulo o Fla ter ajudado ao Flu

      Excluir
  2. Se, salvo melhor informação, nem ao Jayme de Almeida perguntaram o porquê da escalação do André Santos, para o da Lusa perguntaram e ele se enrolou todo, mudando o rumo da conversa a cada entrevista, essa Flapress é igual a água da praia do pinto, imunda...

    ST,
    Zalu

    ResponderExcluir
  3. É lamentável a impunidade neste país. Como pode um clube como o Fluminense e uma empresa como a Unimed subornar um clube pequeno para não ser rebaixado pela terceira vez e ninguém ir preso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que a impunidade é a BURRICE do Flu e Unimed de subornar um clube pequeno pra salvar o FLAMENGO de, finalmente, cair pra série B e diminuir sua impáfia artificialmente fabricada pela imprensa muda.

      Fazer isso e ainda ser atacado por corrompido (Lusa) e benificiado (Fla). Esse pessoal burro da Flu e Unimed é fogo...

      Excluir
    2. Mas quando o Flu supostamente corrompeu a lusa não sabia que iria beneficiar o Flamengo,
      Jogada da "FLAPRESS O IMPÉRIO DO MAL".
      Esta é a reclamação dos tricolores que se arriscaram para a ajudar o Flamengo sem saber.....

      Rafael

      Excluir
    3. No sabado todo o mundo esportivo sabia que o urubu ia perder 4 pontos.

      Palavras do Panhoca.

      Pra que gastar dinheiro se a mulabada deu de graca?

      Excluir
    4. simples porque o fluminense nao sabia e ai comprou a portuguesa.
      time sem vergonha na cara

      Excluir
    5. Como você sabia que o Fluminense não sabia? O Fluminense não faz parte do "mundo esportivo"?

      O que você sabe? Onde você estava na hora do jogo? Com quem você conversou? O que você viu?

      Conte tudo pra gente.

      Você é do grupo que tem "vergonha na cara"? Este grupo anda meio desacreditado por aqui.

      Sugiro engajar-se a outro.

      Excluir
  4. No vídeo do link postado em 25 de março de 2014 12:19

    A partir do 5:10min do vídeo, o comentário sobre a escalação do André Santos do Flamengo irregularmente poderia trazer o rebaixamento do Flamengo. E o fato do Héverton ter sido escalado no também irregularmente no DIA SEGUINTE, fez que o Flamengo não caísse para a segunda divisão. Não entendo onde o Fluminense entra neste debate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FlorminenC entra no debate a partir do momento que é de conhecimento geral de suas atitudes no submundo dos bastidores e quando o Promotor Senise do MP/SP indica que os fatos ocorreram na semana que antecedia os jogos da ultima rodada.
      Lembrou agora?

      Excluir
    2. "Entra no debate do momento que é de conhecimento geral de suas atitudes no submundo dos bastidores"

      O prezado poderia exemplificar para nós, os ignorantes, pelo menos uma dessas atitudes no "submundo dos bastidores"? Favor nos apresentar fatos concretos, comprovados ou pelo menos algo verossímil. Não serve o que você acha, pode ser?

      "...o Promotor Senise do MP/SP indica que os fatos ocorreram na semana que antecedia os jogos da última rodada"

      A que fatos o prezado se refere? Depois de detalhar de que fatos está falando, favor trazer-nos um link, um vídeo, qualquer coisa que comprove esses fatos, porque eu, particularmente, vasculho o caso há três meses e não vi em lugar nenhum noticiado o que você nos quer fazer acreditar.

      Grato! Saudações Tricolores!

      Excluir
    3. Claro que posso exemplificar e com todo o prazer.
      Quanto aos bastidores você deveria falar com o pessoal do flusocio, foram eles quem divukgaram e clamaram publicamente por esta atitude na internet.

      Quanto aos fatos do Senise é simples assista a entrevista dele também disponível na internet e veja você mesmo, ele esta investigando fatos e indícios que ocorreram na semana antes da rodada final do Brasileiro, ele quem fala e divulga esta informação oficial da investigação.

      Rafael

      Excluir
    4. Quando se pede prova pro Rafael Paulinho, ele escreve "fale com fulano", ou "leia alguma coisa em algum lugar."

      Assim eh facil. Quero ver protocolar denuncias junto as autoridades policiais, como fez o Coronel.

      Excluir
  5. Veja só a ironia, Coronel.

    Se não houvesse a dúvida sobre o Estatuto do Torcedor, o Promotor da área do Direito do Consumidor, Dr. Roberto Senise, não estaria investigando os crimes cometidos no caso Lusagate.

    Além de outras coisas, já foi descoberto um escândalo financeiro de R$ 600 milhões, que a Lusa sabia que o jogador Heverton estava suspenso e que há indícios de que a Portuguesa recebeu dinheiro para escalar o jogador.

    Se não fosse o trabalho do Promotor, ninguém mais estaria fazendo nada, já que a imprensa está parada desde o início, sem interesse, no máximo irá copiar os resultados da investigação, torcendo para que ela dê em nada.

    Se fosse pela imprensa, o caso cairia no esquecimento, impune como as Papeletas Amarelas e o caso Ivens Mendes.

    A ironia é que o Estatuto do Torcedor, que a princípio seria para reverter a situação de depois das duas instâncias do tribunal, acabou resultando no motivo para investigar e certamente punir os corruptos e seus clubes.

    É por esse motivo que a Portuguesa nunca entrou, nem vai entrar, na Justiça Comum, da mesma forma como o Bandeira de Mello nunca processará o jornalista Felipe Andreoli.

    Pra mexer em vespeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu, da uma lida neste link.

      http://esportes.r7.com/futebol/portuguesa-escala-vice-presidente-juridico-para-defesa-na-justica-comum-26032014

      Rafael

      Excluir
    2. Rafael Paulinho, voce, alem de chato e mentiroso, tambem eh bobinho.

      Quantas vezes mesmo a Lusa ja prometeu entrar na Justica Comum desde que perdeu no STJD, com ajuda do advogado emprestado do parceiro, final do ano passado?

      Nao tantas quanto as mentiras que voce posta aqui, mas uma por semana,

      Excluir
    3. 27/03/2014: Presidente da Lusa teme entrar na Justiça comum: 'Podemos perder tudo'

      http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/03/presidente-da-lusa-teme-acao-na-justica-podemos-perder-tudo.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom

      Excluir
    4. CBF aposta que Portuguesa desistirá de ação na Justiça comum

      Sexta-feira, 28/03/2014 às 12:00 por Martín Fernandez

      http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/cbf-aposta-que-portuguesa-desistira-de-acao-na-justica-comum.html

      Excluir
  6. As rubronecas em momento algum cobram INVESTIGAÇÃO. Só fazem conjecturas mirabolantes, deturpam declarações açodadas a seu favor e fecham os olhos para o óbvio: no dia 8 de dezembro os times que estava ameaçado de rebaixamento eram o framengo(o único que NÃO jogaria mais), o Fluminense, o Vasco o Criciúma e o Coritiba(todos com chance de escapar da degola dependendo dos resultados). Isso é FATO, isso é matemática pura, basta olhar a tabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alexandre, The Great,

      Qual é o seu problema?

      Nenhum flamenguista é contra a investigação que já existe.
      Você não esta satisfeito com o trabalho do Senise?
      Você não confia no trabalho do Senise?
      Quer mais investigação porque se ela já existe?

      Rafael

      Excluir
    2. Rafael Paulinho, o Coronel apresentou vasta documentacao e provas pra Policia Federal, Ministerios Publicos Federal, de Sao Paulo (Senise) e do Rio.

      Ele pode mostrar todos os protocolos de entrega a qualquer momento.

      Voce tem algum numero de protocolo das suas denuncias pra postar aqui no blog do Coronel?

      Excluir
  7. Paguem as séries b que devem tricolores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E VOCÊ PAGUE A 1a SÉRIE, DE ONDE FUGIU!

      Excluir
  8. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 27/03/2014, 9 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu sua afirmação.

    Hoje, 27/03/2014, 3 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Virei todo dia aqui para atualizar a contagem.

    ResponderExcluir
  9. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 28/03/2014, 10 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu sua afirmação.

    Hoje, 28/03/2014, 4 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Virei todo dia aqui para atualizar a contagem.

    ResponderExcluir
  10. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 29/03/2014, 11 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu sua afirmação.

    Hoje, 29/03/2014, 5 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.