JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 10 de março de 2014

POLÍCIA FEDERAL E POLÍCIA CIVIL OCUPARÃO O ALEMÃO NO LUGAR DA POLÍCIA MILITAR



Prezados leitores, não é verdade o que está contido no título desse artigo, eis o primeiro aspecto que temos que destacar.
Sim, o título é uma mentira.
Na verdade ele é uma isca para atrai-lo para as reflexões que iremos propor, considerando que a realização do policiamento ostensivo não é missão das Polícias Federais e Civis, essa é uma missão das Polícias Militares, conforme o previsto na Constituição Federal, todos sabem dessa verdade.
Leitores, solicitamos que façam uma reflexão com os seguintes parâmetros básicos:
- as Polícias Militares são organizadas militarmente, participaram da invasão e ocupam as comunidades pacificadas do Complexo do Alemão.
- as Forças Armadas são organizadas militarmente, participaram da invasão e ocuparam as comunidades pacificadas do Complexo por vários meses, passando o controle para a Polícia Militar.
- hoje o governo Sérgio Cabral admitiu a possibilidade de solicitar novamente o apoio das Forças Armadas como força de ocupação nas UPPs (Leiam).
- o secretário de segurança é favorável a desmilitarização das Polícias Militares (Leiam).
Perguntamos:
Diante do que estamos assistindo no Complexo do Alemão e das ações que o governo Cabral adotou e pode adotar novamente, existem situações na segurança pública do Brasil que a organização militar é a mais adequada para o cumprimento das missões policiais?
Avalie e responda.
Em seguida, analise como se resolveriam os problemas existentes na ocupação do Alemão, se as Polícias Militares não mais existissem?
Se a desmilitarização tivesse sido aprovada no ano passado, como muitos pretendiam e ainda pretendem, como seria?
Como executaríamos o policiamento ostensivo no Alemão com uma Polícia Civil, uma polícia que não tivesse o treinamento e a organização militar?
Não estamos defendendo a militarização das PMs, nós já tratamos desse assunto incontáveis vezes nesse espaço, estamos propondo reflexões em razão das atitudes adotadas pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário de segurança Beltrame, ambos civis, mas que querem forças organizadas militarmente nas comunidades carentes.
Eles estão certos ou errados?

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.