JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013: CLUBES DO RIO AINDA NÃO FORAM INVESTIGADOS



Prezados leitores, o recesso continua, mas como as notícias sobre o "Escândalo do Brasileirão 2013" se sucedem, temos que pelo menos transcrever o noticiado e fazer breves comentários.
A fala de um jornalista citando o Flamengo, que publicamos nesse espaço democrático, tem produzido efeitos (Link).
Tudo indica que a matéria publicada no site do Globo Esporte seja uma "resposta" ao noticiado pela rádio.
Nós recomendamos cuidado ao interpretar o texto da matéria, pois temos recebido comentários de torcedores comemorando a "absolvição" do seu clube, o que não ocorreu.

"GLOBO ESPORTE
BASTIDORES FC
Quarta-feira, 30/04/2014 às 08:00
por Martín Fernandez
Ministério Público de São Paulo descarta investigação sobre clube carioca
O Ministério Público de São Paulo continua investigando em duas frentes o rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013: na área cível, o promotor Roberto Senise Lisboa, da Justiça do Consumidor, apura se a postura do clube resultou em algum dano ao consumidor; na área criminal, o Gaeco (grupo do MP que atua no combate ao crime organizado) apura se houve irregularidades na relação entre o clube e o banco Banif.
Segundo o blog apurou com o integrantes do MP-SP, não existe nenhuma investigação em curso sobre o envolvimento de clubes do Rio de Janeiro no rebaixamento da Portuguesa. Os promotores tampouco descobriram até agora qualquer indício ou prova ou suspeita ou qualquer coisa que possa alterar os resultados do Campeonato Brasileiro do ano passado ou afetar o andamento do torneio deste ano. As investigações ainda vão levar muito tempo, afirma quem está diretamente envolvido nela. 
A Portuguesa perdeu quatro pontos no Campeonato Brasileiro de 2013 por ter escalado um jogador (o meia Héverton) que estava suspenso na última rodada do torneio. A punição, aplicada pelo STJD, causou o rebaixamento do time para a Série B. A presença do atleta na partida contra o Grêmio gerou todo tipo de suspeita - uma delas de que o jogador teria sido escalado de propósito, para rebaixar a Portuguesa e salvar outro clube. O próprio jogador, o técnico Guto Ferreira e todos os ouvidos pelo MP-SP negaram com veemência essa hipótese.
Nesta semana, o Ministério Público de São Paulo reafirmou a este blog que jamais recebeu nenhum suposto vídeo em que Héverton supostamente confessa que sabia estar suspenso quando entrou em campo contra o Grêmio, nos minutos finais da partida (Fonte)".

Destacamos:
"Segundo o blog apurou com o integrantes do MP-SP, não existe nenhuma investigação em curso sobre o envolvimento de clubes do Rio de Janeiro no rebaixamento da Portuguesa".
Salvo melhor juízo, o texto é claro: não existe investigação.
Não custa destacar que isso é muito diferente de ter sido realizada uma investigação e nada sido encontrado contra os clubes.
O artigo prossegue:
"Os promotores tampouco descobriram até agora qualquer indício ou prova ou suspeita ou qualquer coisa que possa alterar os resultados do Campeonato Brasileiro do ano passado ou afetar o andamento do torneio deste ano".
A frase merece um cuidado especial, pois ela pode empurrar o raciocínio dos desavisados para uma conclusão ampla, geral e irrestrita sobre a final da investigação e a isenção dos clubes cariocas, o que não é verdade como esclarece a frase final do parágrafo:
"As investigações ainda vão levar muito tempo, afirma quem está diretamente envolvido nela".
Nós, torcedores mobilizados, queremos que seja investigado se ocorreu ou não o envolvimento de outro clube na escalação irregular do jogador Heverton.
Simples!
Infelizmente, tudo indica que o MP de São Paulo não fará tal investigação, mas isso não significa que os fatos nunca serão apurados.
Não podemos esquecer que o MP do RJ também instaurou ICP, por exemplo.
Diante desses fatos, os que querem a investigação não podem desanimar e os que não querem a investigação não podem comemorar.

Juntos Somos Fortes!

12 comentários:

  1. É isso aí, não deixa nunca essa sem-vergonhice cair no esquecimento. Agora em relação ao vídeo qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
  2. Só uma coisa fará a investigação ser mais ampla e objetiva. A solicitação de uma investigação direta e objetiva sobre as seguintes questões:

    1.) Varredura de todas as ligações realizadas pelos dirigentes e advogados do Clube de Regatas Flamengo, Fluminense Football Club, Clube de Regatas Vasco da Gama entre os dias 07/12/2013 e 08/12/2013;

    2.) A partir dessa varredura, identificar se houveram ligações para dirigentes de clubes participantes do Campeonato Brasileiro e emissora de televisão.

    Caso sejam identificadas essas ligações, iniciar uma investigação mais profunda para apurar os fatos.

    Suponho que feito essa varredura, não ficarei surpreso de saber que, depois do jogo Fla x Cruzeiro, houve ligações de pessoas do Flamengo para clubes como Atlético_PR e Bahia, além da Portuguesa de Desportos.

    E suponho que a gasolina para a batalha brutal entre torcedores do Vasco e Atlético-PR tenha vindo de uma dessas ligações.

    Mas, para tal é necessário uma varredura.

    ResponderExcluir
  3. A torcida do Flu tem que aproveitar o bom momento da equipe e, principalmente, o Fla-Flu da semana que vem, pra cobrar o prosseguimento das investigações. Um mosaico seria o ideal. Sugiro: "MP, quem comprou a Lusa?" escrito em vermelho e preto.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre a emissora oficial da ditadura ( groubo), sempre querendo abafar o seu rabo ou o seu queridinho (framengo) ou muito provavelmente os dois. !!!

    groubo e framengo tem tudo haver. !!!

    Opinião minha, depois da copa essa vergonha vai explodir e esse maldito crub
    e as organizações groubo, vão pagar por tudo de mal que já fizeram aos cidadões e torcedores desse país. !!!

    Fluzão 100 %

    ResponderExcluir
  5. Esse texto do 'Globoesporte.com' remete àquela brincadeira de 'quente ou frio' - quando escondemos um objeto e mandamos alguém procurá-lo. Quando a pessoa está longe do objeto escondido dizemos que está 'frio'. Quando a pessoa está perto do objeto dizemos que está 'quente'.
    Neste caso, no meu entender, o MP está 'quente', mas o 'Globoesporte.com' quer fazer parecer, para os seus leitores, que o MP está 'frio' (só pra que o 'objeto' não seja descoberto).

    p.s:Um jornalista da própria rádio Globo (SP) diz que o MP fará revelações que envolvem o futebol carioca. Agora o 'Globoesporte.com' tentar colocar panos quentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA

      NO JOGO , QUANDO ESTÁ FERVENDO , QUEM SABE AONDE ESTÁ , DIZ QUE ESTÁ GELADO , MAS ESTÁ É FERVENDO , NO PONTO DE APARECER ! A VERDADE !

      O CARA FEZ UMA MATÉRIA PARA DIZER QUE NADA TEM ? E DEFENDER O CLUBE CARIOCA ENVOLVIDO !

      Excluir
    2. A varredura tem que envolver telefones de clubes , telefones pessoais também , e todas as ligações da portuguesa , feitas e recebidas , além dos números PESSOAIS DE TODAS AS PESSOAS LIGADAS À PORTUGUESA , ALÉM DA IMPRENSA !
      Além das contas pessoais , viagens , patrimônio etc .

      Excluir
  6. UMA MATÉRIA MUITO ESQUISITA , REBATENDO RUMORES QUE CIRCULAM NA INTERNET , QUE ENVOLVEM UM CLUBE CARIOCA .

    UM TEXTO COLOCADO PARA TENTAR DESMENTIR SUPOSTOS "BOATOS" ?

    TIPO UM , "DEIXA ISSO PRA LÁ" .

    ABRAÇO CORONEL ,


    JUNTOS SOMOS FORTES


    JESUS NOS ILUMINE SEMPRE

    ResponderExcluir
  7. SOBRE ESSA MATÉRIA ..............ESTRANHÍSSIMA!.........................A GAECO DARIA INFORMAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES AO TAL BLOG ? BASTA ELE "APURAR" ?....................................E A MATÉRIA FOI FEITA "SÓ" PARA DIZER QUE NADA MUDOU E NADA SURGIU ?...................................QUE MATÉRIA CONSTRUTIVA" HEM ?


    JSF

    JESUS NOS CONDUZA SEMPRE

    ResponderExcluir
  8. Uma execução de um escândalo como esse caso , exige uma investigação capacitada porque muito possivelmente foram tomadas precauções m relação a contas telefônicas e bancárias , mas sempre ficam rastros , é preciso encontrar , e já deve ter surgido , o "fio da meada" , o rastro para A VERDADE .


    DEUS NOS ILUMINE


    JSF

    ResponderExcluir
  9. "Os promotores tampouco descobriram até agora qualquer indício ou prova ou suspeita ou qualquer coisa que possa alterar os resultados do Campeonato Brasileiro do ano passado ou afetar o andamento do torneio deste ano." Isso é mentira. A 2 ou 3 meses atrás tinha-se indícios e hoje não se tem mais ? Se é que ainda existe alguma investigação ela obviamente se dá no sentido de alterar a tabela do Campeonato de 2013, por que outro motivo estaria se investigando? Não há outra vertente de investigação possível!

    Sinceramente, esse Bastidores FC não é de hoje, já é alvo de grande suspeita por parte de minha pessoa.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.