JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 26 de maio de 2014

DENÚNCIA: A IMPRENSA ESTÁ AMORDAÇADA NO ESCÂNDALO ENVOLVENDO O SECRETÁRIO BELTRAME



Prezados leitores, nós prometemos através do twitter e não cumprimos que ontem publicaríamos novidades sobre o escândalo que envolve o Secretário de Segurança Beltrame, acusado de improbidade administrativa e de superfaturamento dos contratos de terceirização de parte das viaturas operacionais da Polícia Militar.
O que nos fez não cumprir a promessa?
O silêncio da imprensa sobre o escândalo e a não exoneração do Secretário de Segurança.
Isso é muito grave.
As acusações são robustas contra o Secretário de Segurança, não existe justificativa aceitável para o silêncio da imprensa sobre as acusações e para o fato do governador Pezão não ter exonerado de imediato Beltrame.
Mais uma vez, estamos assistindo uma postura política muito estranha, assim como, um comportamento omissivo por parte da imprensa que sinaliza para a "manipulação da formação da opinião pública".
A situação ofende os valores democráticos, destrói a Constituição Federal.
Valores pelos quais o povo brasileiro lutou durante anos para conquistar e que na verdade não conquistou.
Não existe imprensa livre no Brasil!
O que existe são alguns órgãos da imprensa que atuam com liberdade, mas que representam uma parcela muito pequena da mídia brasileira.
É preciso lutar contra isso, não só com relação ao escândalo envolvendo o Secretário Beltrame, mas contra tudo que impeça que a população seja devidamente informada pela imprensa sobre a verdade dos fatos.
Diante desse quadro próprio das ditaduras, temos que repensar estratégias e táticas para lutar da nossa trincheira, pois embora façamos um jornalismo amador, integramos essa diminuta parcela da imprensa ainda livre do Brasil.
Diariamente, cobraremos no blog a exoneração do Secretário Beltrame, cobraremos que ele receba do governo Pezão idêntico tratamento ao que ele tem conferido nesses quase oito anos aos Policiais Militares e Civis. 
Ele não é melhor que nenhum Policial Militar ou Civil.
Ele não está acima das leis.
Só que teremos o cuidado necessário, como fizemos no caso do Brasileirão 2013, para não revelarmos todas as nossas cartas, considerando que teremos uma fase judicial pela frente para esclarecermos tudo.
A luta continua.
O Brasil precisa de uma imprensa livre e não de uma imprensa que faça o jogo do governo, isso não é democrático.

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Infelizmente, poder é a capacidade que o seu dinheiro tem de comprar aquilo que você quer!

    Não que as cédulas de reais estejam sendo distribuídas para proteger quem quer que seja, mas parece óbvio que acordos, contratos, nomeações e algum objetivo comum constituem a principal arma das personagens deste caso. Mesmo que o gaúcho não seja culpado como vislumbrado na denúncia, em outros casos em que funcionários públicos (inclusive PM, PC e BM) são suspeitos a imprensa e o próprio governo querem transparência e apuração rápida: então exoneram, prendem e expõem o troféu (o funcionário) em tudo quanto é telejornal... Tudo sob o pretexto de dar uma resposta à própria imprensa e à sociedade.

    SERÁ QUE O ABAFA TEM A VER COM O ANO ELEITORAL?
    SERÁ QUE EXISTE O MEDO DE EXPOR O RJ A UM GRANDE ESCÂNDALO NO ANO DA COPA DO MUNDO (quando a imprensa mundial estará focada no país)?

    Bem, se o secretário comparecesse à ALERJ e respondesse às questões propostas pelos Deputados pelo menos mostraria que não há o que esconder e que não há uma blindagem em torno de si como muitos estão dizendo por aí (dizem que teria segredos que podem ser usados contra o governo e, por isso, muita gente não pode deixá-lo cair em desgraça para não cair também).

    Culpado ou não, está faltando deixar claro que cumpriu os deveres de EFICIÊNCIA, PRESTAR CONTA e PROBIDADE.

    Eu, particularmente, confio no gaúcho...
    Mas, e se ele não provar que agiu limpo nesse assunto das viaturas? Aí, meus caros, eu é que não vou bancar o marido corno sabido (aquele que finge não estar acontecendo nada até flagrar com os próprios olhos).

    Sgt Foxtrot.

    ResponderExcluir
  2. é treiste,mas é verdade.

    ResponderExcluir
  3. como é que vai ficar ???

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.