JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 20 de maio de 2014

DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR - A DITADURA ACABOU

Prezados leitores, achamos mais um texto que prega a desmilitarização das Polícias Militares, esse circulando pelo facebook, que também não trata do produto final: a nova polícia, após a desmilitarização das PMs e a unificação com as PCs.
É um texto perigoso para os desavisados tendo em vista que contém verdades como a distância que separa os Oficiais e os Praças, mas que de forma oportunista esquece de dizer que existe idêntica separação entre Delegados e Agentes nas Polícias Civis e na Polícia Federal. Portanto, unificar não acabará com essa situação, ela não é exclusiva das PMs.
Interessante também destacar que trata da vantajosa unificação, mas não quer a unificação de todas as Polícias.
Por que é vantajoso unificar as PMs e as PCs e não é vantajoso unificar as PMs, as PCs e a PF?
Se é bom uma polícia única estadual, melhor seria uma polícia única federal.
Alguém duvida?
Policiais Militares, Policiais Civis e Policiais Federais não se deixem levar por oportunistas.
Todas as polícias brasileiras precisam melhorar muito.
As Polícias Militares precisam, por exemplo, com urgência rever seus regulamentos, adequando todos ao texto constitucional.
Nós continuaremos a procurar um artigo que apresente o produto final, como será a estrutura e o funcionamento da nova polícia, pois esse conhecimento deve preceder qualquer tentativa de alteração do sistema policial.
Não podemos correr o risco de fazer mudanças e piorar o quadro.



Tem gente confundindo o que é a Desmilitarização das PMs e BMs. 
Tentaremos ser claros e precisos de uma forma bem resumida. 
Desmilitarizar não é acabar com a Polícia, e sim acabar com o MILITARISMO que existe na Polícia. Militares são treinados para a Guerra, ou seja, aniquilar, executar o maior número de inimigos. 
O papel da Polícia e Bombeiros é proteger o cidadão civil. 
Com isso, torna-se desnecessário que sejam MILITARIZADAS. 
A Polícia não vai acabar gente, o que vai ter fim será a formação MILITAR do Policial e Bombeiro. 
Resumindo, continuaremos com um segmento UNIFORMIZADO e outro a PAISANA, mas ambos civis, com um comando único.
Hoje as PMs e PCs mas parecem times de futebol adversário, pois vivem brigando entre sí. 
A ‪#‎Pec51‬ colocará fim a essas brigas que só enfraquecem a Segurança Pública no Brasil, e fortalecem a bandidagem. 
O sonho da Desmilitarização é antigo, pois só quem é Praça sabe dos abusos e humilhações que passam nas mãos dos Oficiais dentro dos quarteis. 
A Desmilitarização não tem partido político, ela é uma CAUSA em prol da liberdade e valorização dos Praças. 
Quem não quer uma Polícia valorizada, equipada, com profissionais motivados que atendam com excelência os pedidos de socorro da população? 
Mas para isso o Policial tem que estar motivado, e com a aprovação da PEC 51, vamos ter a Carreira Única, Ciclo Completo, Desmilitarização, enfim, teremos uma Nova Força Policial, com formação bem diferente dos dias atuais. 
O autor do projeto da PEC 51 é do PT, sim sabemos disso, mas a Desmilitarização não tem partido político, ela é uma CAUSA que já vem sendo abraçada pela maioria dos Praças desde o início do ano 2000, ou seja, não é uma idéia que surgiu hoje. 
Finalizando, caso a Pec 51 não seja aprovada, tudo ficará como está. 
É isso que vocês querem? 
Continuar sendo comandados por pessoas que não tem experiência nenhuma em segurança pública, mas pelo simples fato de passar num concurso pra chefe, se tornarão os donos da verdade e da razão, dando ordens e não ouvindo policiais com vasta experiência profissional? 
Por isso que os Delegados e Oficiais são contra a Pec 51 gente, eles não querem perder as regalias e tampouco se misturar. 
Mas hoje não há mais espaço para essa divisão nas Polícias. 
Os Policiais querem, o povo quer, o Brasil precisa de uma Nova Força Policial. 
Pec 51 já!!!"

Juntos Somos Fortes!

25 comentários:

  1. HOJE NA PM, O MILITARISMO SÓ BENEFICIA OS OFICIAIS, NÓS PRAÇAS QUE NÃO SOMOS RESPEITADOS PELA NOSSA ANTIGUIDADE, VEMOS FREQUENTEMENTE, RECRUTAS QUE ATRAVÉS DE CONHECIMENTO, APADRINHAMENTO E INDICAÇÃO ATROPELAM OS SEUS SUPERIORES, CABOS SARGENTOS E SUB. TENENTES E POR ISSO JÁ NÃO CABE ESSE ARGUMENTO DE HIERARQUIA E DISCIPLINA POIS OS OFICIAIS SE APROVEITAM DO SEU POSTO E NÃO RESPEITAM A HIERARQUIA DOS SEUS SUBORDINADOS .

    ResponderExcluir
  2. Caros irmãos.a disciplina que o regime militar impõe,fica restrita somente aos praças,isto é fato,o resto é balela,os oficiais querem perpetuar este militarismo,pois eles tem por formação a ignorância,como também, de serem controladores e arbitrários,já foram feitas pesquisas e foi unanimidade,ninguém quer saber mais da PM,a própria ONU já disse que a PM tem que ser extinta,não sou só eu,a própria sociedade clama por isso,ela não quer saber se o policial é soldado ou coronel,ela quer a presença policial no local,e isso já basta.
    Se a militarização,fosse tão boa, todas as instituições seriam militarizadas,quanto a um servidor ser ele civil,nunca foi sinônimo de indisciplina(sempre alegado pelos oficiais),pois todos eles estão sujeitos a regras estatutárias que o serviço público as impõe,e podem ser exonerados caso se prove alguma irregularidade,com direito a um processo administrativo,ampla defesa e ao contraditório,presunção de inocência,tudo isto sobre a égide da nossa Constituição Federal,o que não vemos no militarismo,não temos os Direitos Constitucionais preservados e respeitados,muitos praças,são presos por pura vaidade de muitos oficiais,por coisas banais,que se utilizam deste regulamento arcaico e covarde como uma forma controladora,utilizando muitas das vezes por pura vaidade e para satisfazerem também suas vontades pessoais,os oficiais vivem falando da PCERJ que ela tem dificuldade de controlar seus policiais no desvio de conduta por falta de um regime militar,o que não é verdade, pois verificamos maior desvio de conduta nas Polícias Militares, mais não falam da PMERJ, não olham para o próprio umbigo, acham que prendendo e punindo se resolve alguma coisa,agora depois deste assunto de unificação das polícias,querem rever o "RDPM", já se passaram 200 anos e as coisas só pioram,se o militarismo fosse tão bom,a PMERJ estaria uma maravilha, agora que os oficiais corruptos estão sendo presos,eles querem invocar a Constituição Federal,mais onde está o Regulamento,o Estatuto ,o militarismo que os oficiais enaltecem e defendem com unhas e dentes?
    Excelentíssimo Sr. Cel Paul ,o senhor foi Corregedor da PM, seja primeiramente homem, depois honesto e diga aqui para seus leitores o que acontece com os processos envolvendo Oficiais na Corregedoria da PM,para quem não sabe da verdade "são arquivados", e processos contra praças "exclusão dos quadros da corporação", não são minhas palavras, tenho um amigo que trabalha na Corregedoria da PM e me contou isso, ainda tem o fator, de que os Oficiais só são excluídos por decisão do TJ/RJ,claro quando a denúncia é repassada o que em 99,9% das vezes não acontece, fora os boletins que são reservados, o próprio Cel paul deve lembrar da "Operação Gladiador", na qual muitos policiais foram presos injustamente , por estarem próximos aos locais de investigação e o pior " em serviço", em decisões Judiciais os Magistrados na dúvida "absolvem os réus", na PM mesmo, na dúvida os condena e exclui(os praças), depois o praça que se vire na Justiça, mais o pior são os danos psicológicos e morais que o policial que venha a ser injustiçado sofreu durante todo este tempo, e isto dinheiro e justiça no mundo paga .
    O pior disso tudo é que,estes Oficiais "bandidos", continuam nos quadros da corporação e ainda sendo "promovidos", evidente, pois os Oficiais também são os seus próprios Juízes na PM, sem ao menos terem prestado concurso para a função, pergunto: "Não é uma maravilha este militarismo na PM" ?
    Enfim, o texto é muito elucidativo, quem tiver dúvidas vejam com calma a PEC 51 na íntegra, muitos oficiais tem uma visão ultrapassada e conservadora,o que está levando a PMERJ E O CBMERJ a sua breve extinção, quem viver verá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, devo ser o Oficial da PMERJ que mais tempo trabalhou na área correcional.
      Você sabe que a legislação é diferente para Oficiais e para Praças, isso é injusto, sem dúvida.
      Realmente, temos muita dificuldade para excluir os Oficiais e facilidade para excluir Praças, mas isso pode ser resolvido e não é algo determinante para mudar o modelo organizacional.
      Temos que mudar a legislação e os regulamentos.
      Por favor, apresente como será a estrutura e o funcionamento da nova polícia. Isso é o importante.

      Excluir
    2. Não é determinante, porque os Oficiais não são excluídos, por um processo administrativo totalmente falho e imoral, quem é praça da corporação e antigo e os atuais sabem do que estou falando, as injustiça deste sistema arcaico levou a exclusão de muitos policiais chefes de família injustamente, sem ao menos terem sido julgados e condenados pela Justiça,o que não é levado em conta por este sistema, injusto, Cel Paul, importante deve ser os processos dos Oficiais bandidos serem arquivados e estes mesmos Oficiais continuarem nos quadros da PMERJ e ainda serem promovidos, conheço aos montes,e você vem falar que isso não é determinante,claro que é um dos inúmeros fatores determinantes para abolir o modelo arcaico,fora o abuso de autoridade praticados contra os Praças amparados por este RDPM(agora querem rever),que só pune os Praças, recebi uma denúncia de um Soldado de uma UPP, a pouco tempo, que estavam trocando tiros com marginais ,após o tiroteio chegou o reforço juntamente com a supervisão e sabe o que o Tenente Supervisor disse para os policiais que quase foram mortos: "CADÊ A COBERTURA"?
      Vou aproveitar a oportunidade de réplica, e responder a alguns comentários, como bem coloquei na postagem anterior, quanto a um servidor ser ele civil, nunca foi sinônimo de indisciplina (sempre alegado pelos oficiais), pois todos eles estão sujeitos a regras estatutárias que o serviço público as impõe, e podem ser exonerados caso se prove alguma irregularidade ou crime, com direito a um processo administrativo,ampla defesa e ao contraditório,presunção de inocência,tudo isto sobre a égide da nossa Constituição Federal o que não existe no sistema atual, quanto a hierarquia e disciplina existe em qualquer Instituição, mais na PMERJ, fica restrita somente aos praças,isto é fato,o resto é balela,os Oficiais querem perpetuar este militarismo,pois eles tem por formação a ignorância,como também, de serem controladores e arbitrários.
      Cel Paul, acredito que tenha cometido erros no passado, quem nunca cometeu, mais nada tem mudado, as queixas são as mesmas ,já se passaram 200 anos nada melhora só piora, o sistema atual é ultrapassado, totalmente desigual e até desumano, pode não acreditar, mais admiro algumas de suas iniciativas, mais ainda o vejo muito conservador.
      Cabe observar, que lendo alguns comentários sobre outras polícias militares no mundo, não vamos confundir, uma policia militar, com as militarizadas, pois elas realizam um ciclo completo de polícia, estão sujeitas às leis civis e são valorizadas, seus agentes são tratados com respeito, assim como qualquer cidadão, qualquer servidor público merece.( CONTINUA).

      Excluir
    3. (CONTINUAÇÃO) PARTE 2
      O militarismo se justifica pelas circunstâncias extremas de uma guerra, quando a disciplina e a hierarquia militares são essenciais para manter a coesão da tropa. O foco do treinamento militar é centrado na obediência e na submissão, pois só com estas se convence um ser humano a enfrentar um exército inimigo, mesmo em circunstâncias adversas, sem abandonar o campo de batalha. Os recrutas são submetidos a constrangimentos e humilhações que acabam por destituí-los de seus próprios direitos fundamentais. E se o treinamento militar é capaz de convencer um soldado a se deixar tratar como um objeto na mão de seu comandante, é natural também que esse soldado trate seus inimigos como objetos cujas vidas podem ser sacrificadas impunemente em nome da sua bandeira.
      Verifiquei aqui,comentários querendo induzir o leitor ao erro, nossa Polícia Militar é uma distorção dos principais modelos de polícia do mundo. Muitos países europeus possuem gendarmarias, que são forças militares com funções de polícia no âmbito da população civil, como a Gendarmerie Nationale na França, os Carabinieri na Itália, a Guardia Civil na Espanha e a Guarda Nacional Republicana em Portugal. As gendarmarias, porém, são bem diferentes da nossa Polícia Militar, a começar pelo fato de serem nacionais, e não estaduais. Em geral, as atribuições de policiamento das gendarmarias europeias se restringem a áreas rurais, cabendo às polícias civis o policiamento, tanto ostensivo como investigativo, das áreas urbanas, o que restringe bastante o âmbito de atuação dos militares. As gendarmarias europeias também são polícias de ciclo completo, isto é, realizam não só o policiamento ostensivo, mas também são responsáveis pela investigação policial.

      Excluir
    4. (CONTINUAÇÃO) PARTE 3
      Nos EUA, na Inglaterra e em outros países que adotam o sistema anglo-saxão, as polícias são compostas exclusivamente por civis e são de ciclo completo, isto é, o policial ingressa na carreira para realizar funções de policiamento ostensivo e, com o passar do tempo, pode optar pela progressão para os setores de investigação na mesma polícia. Para que se tenha uma ideia de como esse sistema funciona, um policial no Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) ingressa na carreira como agente policial (police officer) para exercer atividades de polícia ostensiva (uniformizado), tais como responder chamadas, patrulhar, perseguir criminosos etc. Depois de alguns anos, esse agente policial pode postular sua progressão na carreira para o cargo de detetive (detective) no qual passará a exercer funções investigativas e não mais usará uniformes. A carreira segue com os cargos de sargento (sergeant), que chefia outros policiais; de tenente (lieutenant), que coordena os sargentos; e de capitão (captain), que comanda o que chamaríamos de Delegacia.Apesar do que a semelhança dos nomes poderia sugerir, não se trata de patentes, mas de cargos, pois todos são funcionários públicos civis. Cada policial está subordinado apenas a seus superiores hierárquicos em linha direta, assim como um escrivão judicial brasileiro está subordinado ao juiz com o qual trabalha. Um agente policial estadunidense não está subordinado de qualquer forma às ordens de um capitão de uma unidade policial que não é a sua, assim como o escrivão judicial brasileiro não deve qualquer obediência a juízes de outras varas. Para se ter uma ideia da importância dessa diferença, basta imaginar a situação difícil em que fica um policial militar brasileiro ao parar, em uma blitz, um capitão a quem, para início de conversa, tem o dever de prestar continência. A hierarquia militar acaba funcionando, em casos como esse, como uma blindagem para os oficiais, em um nítido prejuízo para o princípio republicano da igualdade de tratamento nos serviços públicos.
      As vantagens de uma polícia exclusivamente civil são muitas e, se somadas, a unificação das polícias ostensiva e investigativa em uma única corporação de ciclo completo só traz benefícios para os policiais, em termos de uma carreira mais atrativa, e aos cidadãos, com um policiamento único e mais funcional. Com a unificação da polícia, o ingresso se daria sempre para o cargo de policiamento ostensivo, no qual o policial ganharia experiência e só então poderia ascender na carreira para os cargos de investigação. Um modelo que privilegia a experiência prática, e não o conhecimento técnico normalmente exigido em provas de concursos,a PEC 51 é o primeiro passo para que isso se torne realidade, minhas continências e respeito aos verdadeiros policiais, pois mesmo em caso de unificação ,a hierarquia ,a disciplina e principalmente o respeito, sempre deverão prevalecer.

      Ass: GLADIADOR

      Excluir
  3. Coronel Amigo,o Militarismo da PM só é bom para OFICIAIS e não para PRAÇAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repetir isso não leva a nada.
      Por favor, mostre a estrutura e o funcionamento da nova polícia.
      #JSF!

      Excluir
  4. Cel Paul sentiu na pele a injustiça deste militarismo quando foi preso, mais pelo visto, como muitos outros Oficiais não querem perder suas prerrogativas do Oficialato, mais o caso dele não foi regra, foi totalmente atípico, e querer comparar as polícias Estaduais com a Federal só pode ser piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a minha incapacidade de fazê-lo entender.
      Querem unificar as polícias, alegando que uma polícia única é melhor. Logo, usando o raciocínio deles, melhor unificar todas. Simples.
      Busco alguém que mostre como será a estrutura e o funcionamento da nova polícia. Só isso.
      Tente.
      #JSF!

      Excluir
  5. A desmilitarização significa acabar com a hierarquia e disciplina. Não existe pa´s no mundo que não tenha uma polícia militarizada ( a Guarda CIVIL Espanhola é considerada a polícia mais militarizada do mundo ), em Portugal existe a Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de natureza militar, na França existem a Gerdamaria, que é militar, e a Polícia Nacional que tem estrutura militar.
    Aqui no Brasil, por desconhecimento ou incompetencia, se confunde o nome militar com estrutura militar que sempre existe quando se tem uma estrutura hierarquizada.
    Na polícia civil no Brasil esta hierarquia não existe.
    Desafio a quaisquer pessoas a apontarem um país no mundo que não tenha polícia com estrutura militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 20 de maio de 2014 21:22

      Amigo, está confundindo policia militar com MILITARIZADA,ou quer levar o leitor ao erro, uma gendarmaria (em francês: gendarmerie) é uma força militar, encarregada da realização de funções de polícia no âmbito da população civil. Os seus membros são designados "gendarmes".
      Ocasionalmente, as gendarmarias podem também exercer funções de preboste ou polícia militar no âmbito das forças armadas, sobretudo nos teatros de operações do estrangeiro.As gendarmarias constituem forças policiais. No entanto, em muitos países (ex.: França), a palavra "POLÍCIA" normalmente é usada apenas para designar POLÍCIAS CIVIS. Por outro lado, as gendarmarias são frequentemente classificadas como "polícias militares", mas esta classificação pode ser ilusória, uma vez que este termo está associado sobretudo ao policiamento no âmbito interno das forças armadas, o qual não constitui a função básica de uma gendarmaria, apesar de algumas delas também terem essa função (ex.: Itália e França).m alguns casos, o estatuto militar de alguns corpos policiais é ambíguo para ser claro se esse corpo deve ser ou não classificado como gendarmaria. Casos como estes incluem os da Real Polícia Montada do Canadá, da Polícia Federal do México, das polícias militares do Brasil ou da antiga Polícia Sul-Africana. Por outro lado, as Tropas Internas da Rússia dependem do Ministério do Interior e desempenham funções quase policiais, mas há dúvidas em classificá-las como gendarmaria uma vez que são unidades estritamente "MILITARES".
      E outra, os Delegados de Polícia são responsáveis por dirigir as Polícias Civis (art. 144, § 4º da Constituição) e encarregadas de presidir o inquérito policial, instrumento que formaliza a investigação criminal a cargo das policias judiciárias brasileiras. É o Delegado de Polícia o responsável pela investigação, sendo auxiliado por investigadores e demais componentes dos quadros funcionais,que agem sob suas ordens,aonde não existe hierarquia?
      Na PCERJ, o DELEGADO possui nível Superior em Direito,concorre a um cargo altamente disputado, comparado atualmente aos de Promotores de Justiça e Juízes, devem estar sempre se atualizando,o que não podemos dizer de um Oficial, que ingressa com um simples diploma de nível médio, são promovidos meteoricamente , com isso, acarretando um total despreparo, para comandar os seus subordinados, não respeitam os subordinados e outras anomalias,o que tem causado tudo este caos, que estamos vendo atualmente com a PMERJ, se a Policia Civil fosse tão ruim e não tivesse uma hierarquia,porque estariam logo querendo mudar a PMERJ,se o sistema PMERJ é tão eficiente e funcional, não haveria necessidade de um mudança tão radical, mais entendo o descontentamento de vocês "Oficiais", suas prerrogativas e regalias que o Oficialato proporciona seriam perdidas, certo que, os maiores desvios de condutas são vistos nas Polícias Militares.
      Os Policiais Civis, tem a sua atividade funcional regida pelo Estatuto dos Policiais Civis, devendo observar os princípios ditados pelo Código de Ética Policial, e não é um "RQUERO".
      Entretanto, se ocorrerem desvios de conduta no exercício das funções deverão os mesmos ser investigados pelas Corregedorias Gerais de Polícia, que fazem parte do organograma das polícias estaduais, com atribuição de penalidades compatíveis com a transgressão apurada, e consequentemente havendo algum crime, julgados e tendo seus Direitos Constitucionais preservados, o que vocês Oficiais lutam para que não aconteça e fiquemos a mercê das suas vontades, vaidades,e do RQUERO, como diz a grande pensadora, "beijinho no ombro"!

      Excluir
  6. Pelos próprios comentários se vê que o que as pessoas querem é poderem fazer o que quiserem, como quiserem e sem respeitar nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corremos o risco de mudar para pior.
      #JSF!

      Excluir
    2. "Não é fazer o que querem", vocês Oficiais, tem a gama de serem controladores e arbitrários, a questão, é que qualquer ser humano deve ser " respeitado e ter os direitos Constitucionais respeitados", e não sermos coagidos, por um regulamento arcaico,ultrapassado,desumano e totalmente em desacordo com a Constituição Brasileira, já se passaram 200 anos as coisas só pioram e nada muda, e isso está prestes a acabar, Justiça para todos independente de cargo ou função,durmam com essa desculpa esfarrapada ela não cola mais!

      Excluir
    3. Cel Paul, pior que está, não fica, não fiquem preocupados, o cargo de Investigador é de nível médio, por enquanto,kkkkkkkkk.

      Excluir
    4. Os oficiais têm que ter um caráter acima de suas patentes, para que elas não os dominem e exerçam as missōes que lhes foram confiadas pela população através do Estado, segundo o juízos que cada caso requer. E não se deixarem ser dominados por suas patentes para que não exerçam o que determinam as suas vaidades.
      Se os regulamentos são injustos, como o coronel reconhece, que os oficiais peçam para que sejam mudados, convençam as autoridades de que tais injustiças faz mal a principal peça do sistema de segurança pública, “ao ser humano da corporação”.
      Os oficiais estudam tanto para chegarem onde chegaram e faz o oposto DOS DIREITOS HUMANOS, ou seja, OS DIREITOS HUMANOS tratam OS SERES DESUMANOS como HUMANOS e os oficiais tratam OS SERES HUMANOS de forma DESUMANA. É lamentável !!!!

      Você sabe com quem está falando? Que coisa mais abominável. . .

      Excluir
  7. Coronel

    A desmilitarização é um perigo para o Brasil.Há instituições de esquerda que querem isso e enfraquecer as Forças legas de nosso país.

    O assunto é muito longo e o que posso afirmar ao Sr. com toda certeza é que o Foro de São Paulo e a própria ONU têm interesse nisso.O problema não é ser militar.

    A Rádio VOX já abordou o tema e concordo com eles. Gostaria que o Sr. ouvisse no You tube o programa.

    https://www.youtube.com/watch?v=5fhQzdbwi-0

    O site da RádioVOX é www.radiovox.org

    ResponderExcluir
  8. Coronel

    A desmilitarização da PM é um perigo para a nossa democracia.Eu sou ABSOLUTAMENTE CONTRA. A instituição precisa ser melhorada com condições de trabalho.

    Instituições como ONU e o Foro de São Paulo têm interesse nisso.

    Gostaria que o Sr.ouvisse esse programa da Rádio VOX e concordo com o que foi falado.

    https://www.youtube.com/watch?v=5fhQzdbwi-0

    Não gosto do que vêm acontecendo com o Brasil nesses últimos tempos e é preocupante.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xi, lá vem a teoria da conspiração... A nossa democracia não depende das PMs, amigo. Se há uma conspiração que ponha a democracia em perigo, a solução também se encontra redigida na Constituição Federal.

      Outro terrorista querendo levar pavor às pessoas.

      Excluir
  9. Acabei me esquecendo.

    O endereço da rádio VOX é www.radiovox.org

    ResponderExcluir
  10. Nos EUA, na Inglaterra e em outros países que adotam o sistema anglo-saxão, as polícias são compostas exclusivamente por civis e são de ciclo completo, isto é, o policial ingressa na carreira para realizar funções de policiamento ostensivo e, com o passar do tempo, pode optar pela progressão para os setores de investigação na mesma polícia. Para que se tenha uma ideia de como esse sistema funciona, um policial no Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) ingressa na carreira como agente policial (police officer) para exercer atividades de polícia ostensiva (uniformizado), tais como responder chamadas, patrulhar, perseguir criminosos etc. Depois de alguns anos, esse agente policial pode postular sua progressão na carreira para o cargo de detetive (detective) no qual passará a exercer funções investigativas e não mais usará uniformes. A carreira segue com os cargos de sargento (sergeant), que chefia outros policiais; de tenente (lieutenant), que coordena os sargentos; e de capitão (captain), que comanda o que chamaríamos de Delegacia.Apesar do que a semelhança dos nomes poderia sugerir, não se trata de patentes, mas de cargos, pois todos são funcionários públicos civis. Cada policial está subordinado apenas a seus superiores hierárquicos em linha direta, assim como um escrivão judicial brasileiro está subordinado ao juiz com o qual trabalha. Um agente policial estadunidense não está subordinado de qualquer forma às ordens de um capitão de uma unidade policial que não é a sua, assim como o escrivão judicial brasileiro não deve qualquer obediência a juízes de outras varas. Para se ter uma ideia da importância dessa diferença, basta imaginar a situação difícil em que fica um policial militar brasileiro ao parar, em uma blitz, um capitão a quem, para início de conversa, tem o dever de prestar continência. A hierarquia militar acaba funcionando, em casos como esse, como uma blindagem para os oficiais, em um nítido prejuízo para o princípio republicano da igualdade de tratamento nos serviços públicos.
    As vantagens de uma polícia exclusivamente civil são muitas e, se somadas, a unificação das polícias ostensiva e investigativa em uma única corporação de ciclo completo só traz benefícios para os policiais, em termos de uma carreira mais atrativa, e aos cidadãos, com um policiamento único e mais funcional. Com a unificação da polícia, o ingresso se daria sempre para o cargo de policiamento ostensivo, no qual o policial ganharia experiência e só então poderia ascender na carreira para os cargos de investigação. Um modelo que privilegia a experiência prática, e não o conhecimento técnico normalmente exigido em provas de concursos,a PEC 51 é o primeiro passo para que isso se torne realidade, minhas continências e respeito aos verdadeiros policiais, pois mesmo em caso de unificação ,a hierarquia ,a disciplina e principalmente o respeito, sempre deverão prevalecer.

    Ass: GLADIADOR

    ResponderExcluir
  11. Acho que toda a polícia tem que ser te cunho civil militares pra mim é forças armadas, tem coisa mais ridícula do que um bombeiro militar , isso é totalmente incoerente

    ResponderExcluir
  12. sou policial estou sendo injustiçado na corporação eles fasem o que querem e não respeitam nem a constituição te acusam te condenam sem dar chance de vc se defender ,o coronel bandeiras comandante do crsp esta cometendo varias injustiça com alunos do cfap fazendo acusações e ele mesmo juga e condena sem provas ele ta pensando que ta acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.