JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 - EXPLICANDO A OPERAÇÃO ABAFA DA IMPRENSA



Prezados leitores, seguimos transcrevendo os artigos sobre futebol para um novo blog, pois não pretendemos mais tratar do tema nesse espaço democrático, mas surgiu uma oportunidade excelente para tentarmos explicar aos incautos como funciona uma operação abafa na imprensa.
O que chamou a nossa atenção para tal necessidade foi o fato de dias atrás termos lido no twitter uma postagem de um torcedor do Flamengo nos acusando de tentar convencer os outros que o Flamengo teria comprado toda a imprensa para promover o abafa.
Inocente, não sabe de nada.
Imaginem o fato: a direção de um clube tendo que comprar toda imprensa para impedir a divulgação de algo contra o referido clube. Isso não é factível. Só alguém muito apartado da realidade para pensar que tal ação possa ser desenvolvida.
Uma ação coletiva da imprensa em determinada direção só ocorre quando existe interesse generalizado nela.
Não esqueçam que apesar da importância da imprensa, o seu exercício é uma atividade comercial que tem como objetivo primordial o lucro.
Os jornalistas idealistas são cada vez mais raros e, via de regra, acabam seguindo para a imprensa independente, a parcela que não precisa lucrar com a atividade.
Eles são perigosíssimos, volta e meia, derrubam os interesses da grande imprensa, soltando um furo e desencadeando um espalha brasas.
O nosso blog é um exemplo de imprensa independente, não temos qualquer patrocinador, não visamos o lucro e nos sustentamos com as receitas das nossas atividades profissionais fora do mundo da imprensa.
Nós podemos falar bem ou mal com igual naturalidade sobre qualquer tema.
Decidimos sobre o que escrevemos e sobre o que não escrevemos.
Não temos os freios impostos pelos interesses comerciais.
Trazendo o inocente de volta ao assunto, ninguém comprou a imprensa toda para abafar o escândalo do Brasileirão, ele simplesmente não interessa à imprensa. 
A imprensa não tem nenhum interesse em vincular o Flamengo no tema, isso por razões comerciais, simples assim. Tanto que tentaram empurrar o Fluminense na fogueira, mas foram vencidos por nós, torcedores tricolores que nos mobilizamos.
Esclarecer a verdade sobre a escalação de Heverton interessa a um grupo muito pequeno de pessoas, eis a verdade.
Prezados leitores, para que possa ser feita uma comparação, guardando as devidas proporções, tomem como referências o que denominamos como o "Escândalo do Brasileirão 2013" e as gravíssimas acusações feitas pelo Ministério Público, após 5 anos de investigações, contra nada mais, nada menos, que o "pacificador do Rio de Janeiro, o Secretário de Segurança Beltrame.
Ele é acusado de improbidade administrativa e de superfaturamento de contratos. O MP quer que devolva R$ 134 milhões aos cofres públicos e que ele perca a função pública.
Isso é um escândalo!
Os fatos são gravíssimos e em qualquer lugar ele teria sido exonerado no instante da divulgação das denúncias do Ministério Público, pois é injustificável manter alguém acusado de tais práticas no cargo de Secretário de Segurança. Além disso, deporão no processo contra ele Policiais Militares, os quais são subordinados a ele, portanto, ele tem que ser afastado.
Perguntamos:
- Ele foi afastado?
Não.
- A imprensa está cobrando que ele seja exonerado como seria o normal?
Não.
- A imprensa está abafando o caso?
Sim. 
Você não vai achar mais qualquer notícia nos jornais, nas revistas, nas rádios e nas redes de televisão.
- O Secretário comprou toda a imprensa?
Claro que não.
Simplesmente, a exoneração do Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro não interessa à imprensa.
Como não interessa a verdade sobre a escalação do Heverton.
O que nos resta fazer?
Insistir na luta pela verdade e pelo correto.
No caso do Brasileirão 2013 nós continuamos conversando aqui e ali, buscando cada dia mais peças para montar o que aconteceu. Não desistimos.
No caso da exoneração do Secretário Beltrame nós temos cobrado insistentemente nas redes sociais, a sua manutenção no cargo é surreal.

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Dr. Senise, já passou da hora do Sr. divulgar com quantas papeletas amarelas o framengo pagou o suicídio da Lu$a. !!!!

    " o roubado é mais gostoso ". tem que ser punido. !!!!!

    promotor,promotor, prevaricar é crime. !!!!

    ResponderExcluir
  2. O ex-jogador Juninho Pernambucano participa de um programa esportivo na rádio Globo toda segunda-feira. Como qualquer comentarista esportivo, ele erra e acerta. Mas sempre quando fala do Flu, ele dá um jeito de 'dar uma alfinetada'.
    Ontem, receberam no programa um procurador do STJD. Entre outros assuntos falaram sobre o caso (fla) Lusa. Juninho ficou 'indignado' e usou aquele argumento tolo de 'o que vale é o resultado dentro e campo'. O procurador, educadamente, contra argumentou usando um exemplo, algo como: "Se Messi ou Cristiano Ronaldo fosse escalado pra jogar no Fla ou Flu. Eles não foram inscritos no campeonato Brasileiro e mesmo assim jogasse por uma das equipes, valeria o resultado mesmo estando irregulares?" Juninho pensou, pensou... e acabou cedendo (que vale o resultado em campo desde que o jogador esteja em situação irregular).

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto coronel... Seguiremos na busca para que a verdade apareça.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, coronel!
    Poucas horas atrás foi noticiado por vários sites que o Criciúma poderá perder pontos por conta de uma suposta escalação irregular! O jogador em questão foi escalado numa partida em que o Criciúma perdeu de 1 x 0. Portanto, poderá perder 3 pontos (3 pontos pela infração + 0 pelo ponto conquistado).

    Quero ver agora a mídia dizer que é culpa do Fluminense! Alguns Tricolores acusam (em tom de brincadeira) o lixo da Gávea de estar envolvido. Torcedores (ignorantes) e jornalistas (com má fé) não entendem que assim como o Flu não teve culpa alguma com a perda de pontos de fRamengo e PÔQUERguesa, o Flamengo (em tese) não tem culpa pela perda de pontos do time catarinense. Mesmo que perca os pontos, o Flamengo hoje (30/05/2014) não subiria na tabela.

    Links de sites que noticiam a possível punição ao Criciúma:

    Globoesporte.com
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2014/05/criciuma-corre-risco-de-perder-pontos-por-escalacao-irregular-de-jogador.html

    UOL
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2014/05/30/criciuma-pode-perder-tres-pontos-por-escalacao-irregular-de-atleta.htm

    Lancenet
    http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2014/05/30/criciuma-pode-perder-ate-seis-pontos/


    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.