JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

VOCÊ É FAVORÁVEL À "DESMILITARIZAÇÃO" DAS POLÍCIAS CIVIS DO BRASIL?

(Jornal Extra)


Prezados leitores, diante da matéria publicada no Jornal Extra dessa sexta-feira, repetimos a pergunta que fizessemos algumas vezes nesse espaço democrático.
- Você é favorável à "desmilitarização" das Polícias Civis do Brasil?
O discurso ufanista é no sentido de desmilitar as Polícias Militares para melhorar a segurança pública, mas esquecem que as Polícias Civis agem de modo idêntico às Polícias Militares quando entram em comunidades.
Portanto, salta aos olhos, que o problema da violência policial não tem relação com o modelo organizacional.
No tocante ao conteúdo da matéria, cabe esclarecer "QUEM É O CHEFE QUE ASSINA EMBAIXO"?
Só existem três opções de resposta:
(   ) Beltrame.
(   ) Pezão.
(   ) Pezão e Beltrame.
Qual a sua opinião?
Quem assina embaixo?

Juntos Somos Fortes!


4 comentários:

  1. Meu nobre Coronel Paúl,

    As Polícias Civis usam técnicas militares, sim! Assim como qualquer outra instituição do mundo que tenha de lidar com verdadeiros guerrilheiros (como é o caso dos narcotraficantes cariocas). Contudo, essas polícias (civis) não são militares, não são regidas por estatutos, regulamentos ou tradições militares, o que, portanto, não nos permite falar em sua desmilitarização. Desculpe-me, mas esta colocação, o título do seu texto, somente serve para manipular as ideias daqueles menos atentos à intencionalidade do texto e abalar a corrente que deseja a desmilitarização de uma polícia que de fato é militar: AS POLÍCIAS MILITARES. Usar técnicas militares não implica, necessariamente, em se tornar militar. Além do mais, a repressão ao narcotráfico cabe às polícias judiciárias (Civil e Federal) e é justamente por isso que elas precisam criar meios para entrar e sair dos redutos dos marginais. Enquanto a PM apenas deveria policiar as ruas e evitar a ocorrência de delitos através de sua ação ostensiva e preventiva.

    Esqueçamos as outras polícias e foquemos na melhoria da prestação de serviços da nossa querida Polícia Militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes crer. As PMs são usadas indevidamente pelo Estado que não consegue capacitar os verdadeiros responsáveis em reprimir o.tráfico. Como as PMs são militares, obviamente, seus gestores acabam não participando da simples ação de estar em pé ou em veículos policiando as ruas. Mas criam "soluções" e avocam responsabilidades fora de suas competências para manter o próprio emprego ao agradar o governante que não precisará se empenhar na solução correta. Por isso aceitam "tentar" colocar seus homens para cobrir o que não é feito eficientemente pelas instituições titulares. O MODELO ORGANIZACIONAL DAS PMs É OBSOLETO, ANTIDEMOCRÁTICO E PRECISA SER REVISTO URGENTEMENTE, pois está provado que é um fiasco diante da redemocratização do pais iniciada há mais de 30 anos. Só a atual Constituição Federal já fez 28 anos, mas ninguém tem coragem de atualizar as Polícias Militares que continuam presas a constituição que não está mais em vigor. Não precisamos de militares que foram forjados para defender o estado, nas ruas, precisamos de policiais forjados para defender o cidadão, que pensem como cidadãos. E isto não quer dizer que as táticas militares não possam ser usadas quando necessárias (são excelentes em determinados casos). O erro da Polícia Civil no morro do banco, se é que houve erro, nada tem a ver com o título militar, mas sim com a conduta do agente que pode ter sido desviada pela decisão dele próprio..

      Excluir
  2. EXCELENTE COLOCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. ´é o foxtrot na área, duvido que não kkkk

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.