JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CARTA AO JORNAL EXTRA DA ESPOSA DO CAPITÃO UANDERSON, ASSASSINADO EM UMA UPP


Prezados leitores, a seguir transcrevemos e-mail recebido contendo carta da Capitã PM Bianca, esposa do Capitão PM Uanderson, assinado em serviço em uma UPP, direcionada ao jornal Extra, em face da capa grosseira que reproduzimos nesse artigo.

Carta ao Jornal EXTRA:
A nossa vida vale tanto quanto a de vocês. Não mais, não menos. A vida humana tem o mesmo valor, para um policial : seja pobre, rico, criminoso, honesto, brancos, negros, amarelos, brasileiros, estrangeiros, a vida humana não tem diferença. 
E é por entender que a vida humana tem o mesmo valor que eu não consegui compreender a capa do jornal EXTRA. Não entendo como o pai da minha filha é colocado em uma espécie de charge quando seu corpo ainda estava no Instituto Médico-Legal. Não compreendo como o homem da minha vida estava numa peça de jogo desenhada na capa de um jornal, horas depois de receber um tiro e perder a vida. Não consigo assimilar que nem bem eu avisava a minha filha que ela havia se tornado órfã e o pai dela estava na capa de um jornal, chegando às bancas às cinco da manhã, enquanto eu ainda não tinha pegado no sono — mas acordada, vivia um pesadelo. 
Eu queria respostas. Mas fico imaginando que respostas eu receberia. Iriam me dizer que “isso é jornalismo” ? Me diriam que “já foi feita a mesma coisa com outras pessoas”? Me diriam que o autor da montagem é um jornalista premiado? Ou que estavam “se indignando”? Não sei. Não sei o que me responderiam. Quando fico imaginando o que seria respondido, fico com medo de perguntar. 
“O comandante perde o combate”. Não, ele não perdeu. Ele está vencendo até hoje. O Uanderson venceu porque ele teve a mim, teve uma filha, e soube honrar a família dele. Para os que não têm honra, é difícil entender esta vitória. Não, o comandante não perdeu e não perderá. A nossa Polícia Militar nunca perderá, porque não recua. O comandante não recua, os soldados não recuam, porque vivemos para prestar serviços à população. Nossa meta não é vender jornais, anúncios, espaço publicitário, nossa meta não é hostilizar uma corporação, nossa meta não é fazer ataques gratuitos, nossa meta não é desumanizar a morte de um pai de família. 
Não, nossa meta é defender a vida. Meu marido perdeu a dele. Mas com certeza, para que outros não a perdessem. Por isso, o comandante venceu, sim, o combate. 
Vocês, que não sabem disto, nunca saberão. 
Assina Capitão Bianca, esposa do extinto Capitão Uanderson, Comandante da UPP Nova Brasília".

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. E AGORA? QUAL SERÁ A MANCHETE DO TAL JORNAL AMANHÃ? O (COMANDO DA PM PERDEU A GUERRA EM CASA!!) SEIS!! OF.PM SUPERIORES PRESOS! É ISSO QUE FAZEMOS FORNECEMOS MUNIÇÃO PARA ESTE JORNAL., estranho 16hs. e poucos comentários,deve ser medo? ou respeito? seis no mesmo saco!! os que estão na varanda devem estar arrumando as malas para assumi r serão 6vagas!! niúva.nada contra a viúva.

    ResponderExcluir
  2. Num Pais onde os valores parecem invertidos. O que esperar? Os heróis são taxados de bandidos. E os bandido são tratados, por jornalecos como este como heróis.

    ResponderExcluir
  3. Não existe o mínimo de respeito com as famílias de agentes garantidores da lei por parte deste veiculo de comunicação, JORNAL EXTRA,por si só deveria pedir desculpas publicas a viúva e sua filha. As vezes tenho duvida se traficantes, ladrões, bandidos ou criminosos de um modo geral são nossos verdadeiros inimigos, ou melhor inimigos da sociedade de um modo geral.

    ResponderExcluir
  4. Seu herói está retratado como uma peça de jogo porque é assim que a sociedade e o Estado olha pra nós policiais: como uma peça descartável. Quando entramos pra Polícia julgam que estamos assumindo o risco de morrer e que esta morte é uma consequência natural deste risco. Uma peça. Um número. No ano que vem, abre-se mais uma vaga na Academia de Oficiais e a vida segue. Aliás, parece paradoxo mas apesar de saberem que assumimos o risco, não acreditam que fazemos por ideologia. Só enxergam os interesseiros e corruptos que ajudam a preencher as páginas dos jornais pra vender as desgraças que o povo gosta. Só sentirão falta os colegas mais próximos, os que estavam ao seu lado quando foi alvejado, seus amigos, familiares, a nobre Capitão Bianca e sua filha. Que Deus o tenha e ajude a Bianca e sua filha a superar esta perda irreparável.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.