JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 15 de outubro de 2017

ARTIGO "RELIGIÃO OU EDUCAÇÃO? OU AMBAS AS COISAS?" - CORONEL PM ALEXANDRE C. ROSETTE

Prezados leitores, transcrevo artigo da lavra do Coronel PM Ref Alexandre C. Rosette:



"RELIGIÃO OU EDUCAÇÃO? OU AMBAS AS COISAS?
É recorrente que vivemos tempos difíceis. Muito difíceis mesmo...
Há pouco menos de 2 anos estávamos afundados num pântano, um lodaçal de mentiras, corrupção e crises econômica e política sem precedentes na História. Certamente que os 14 anos anteriores, iniciados em Janeiro de 2003, não passariam imaculados pelo crivo da soberana das virtudes – a VERDADE.
A construção da verdade é algo interessante, estudada ao longo de toda a História da Humanidade por diversos pensadores, filósofos e operadores do Direito. Ela pode ser “construída” sim, a partir de premissas falsas e uma massiva campanha de divulgação pelos meios de comunicação, mas tratam-se de “castelos de areia” (muito bonitos e suntuosos mas não resistentes ao tempo e as intempéries).
A partir do momento que pequenos grupos, inicialmente, com maior esclarecimento começaram a fazer um contraponto divulgando “outras verdades” através das redes sociais, nasce um movimento nacional indignado contra aqueles que manipularam corações e mentes e só utilizaram o poder para se locupletar e farrear com o dinheiro público (de todos). Nesse ponto temos a inflexão, trazida à tona pelo conhecimento, do statusquoísmo anterior e a derrocada daqueles que subiram ao trono como vestais da ética e moralidade públicas, quando na verdade as conspurcaram e somente tinham um projeto de enriquecimento ilícito e de apunhalar as liberdades democráticas tão duramente perseguidas pela nação brasileira.
O povo foi às ruas! Uma, duas, três, quatro e mais outras vezes, em diversas cidades, em números expressivos e com motivação apolítica. Vamos recordar que políticos profissionais não eram sequer convidados a usarem os microfones. Os poucos que tinham coragem de comparecer o faziam como cidadãos comuns, no chão, caminhando ao lado dos indignados.
Mas será que o risco acabou? O impeachment de um presidente bastaria para nos limpar de toda a sujeira acumulada? Claro que não! Ela continua maculando a nossa democracia, dilapidando a nossa república e nos destruindo como povo e nação soberanos.
Talvez na tênue diferença entre essas duas palavras – Democracia e República – resida a luz que falta nessa escuridão que vivemos. A República (o império da Lei) sobrevive sem Democracia(o poder do povo, da maioria dele), mas esta não suporta viver sem a primeira.
O que pode fazer com que o povo (a maioria) imponha Leis que impeçam seus escolhidos (governantes) a trai-los como estes que ora respondem nos Tribunais por seus crimes? Pode ser a Religião? Pode, mas não necessariamente ou somente ela. Vamos nos reportar à gênese das manifestações de 2014/2015 – pequenos grupos ESCLARECIDOS, informaram e propagaram informações verdadeiras sobre o que estava de fato em curso no Brasil. Sendo assim encontramos o que realmente liberta um povo – a INFORMAÇÃO, o CONHECIMENTO e, num sentido mais amplo, a EDUCAÇÃO.
Daí entendermos por que a Educação Pública tem sido tão depreciada ao longo dos anos pelos detentores do poder. Entendemos que os atuais dirigentes não prestam, mas eles foram eleitos pelos desinformados, pelos que ignoram (os ignorantes) e por essa razão mantém as futuras gerações deseducadas, pois isto lhes garante sobrevida. O antídoto para político corrupto chama-se EDUCAÇÃO.
Um projeto dessa natureza, naquele mundo convencional de algumas décadas atrás – da Era do Petróleo e do Aço, levaria algumas décadas para se viabilizar. Mas na Era da Informação, cujo lócus mais visível é a INTERNET, tal processo pode ser acelerado e a transformação social poderá ser antecipada. Existem atalhos?
Sim! Mas isto ficaria para uma outra discussão".

Juntos Somos Fortes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.